O Que Fazer na Revisão de 30.000 km? Deixe Seu Carro em Dia

Saber o que fazer na revisão de 30.000 km é um ponto crucial para manter o bom funcionamento do veículo ao longo do tempo.

Afinal, as revisões têm um carácter preventivo e atuam justamente impedindo que problemas maiores e mais caros apareçam.

Ou seja, não se trata de um dinheiro jogado fora, mas sim de uma forma de conservar o veículo, e impedir que ele se danifique severamente por falta de cuidados.

As revisões, no entanto, não são iguais, e muitas contam com características e análises diferentes. Então, se você não sabe o que fazer na revisão de 30.000 km, fique até o final e descubra!

O Que Fazer na Revisão de 30.000 km?

O Que Fazer na Revisão de 30.000 km
Fonte: Azul Seguros

Como mencionado, ao longo do tempo, as revisões realizadas, apesar de contar com procedimentos similares, como troca de óleo e filtros, balanceamento, etc. também contam com variações.

Afinal, tudo está ligado também com a própria vida útil de algumas peças.

Geralmente, essas análises acontecem a cada 10 mil km rodados, ou seja, os 30 mil km marcam a 3ª viagem na concessionária ou oficina especializada.

Felizmente, essa não está entre as revisões mais complexas, uma vez que a quilometragem ainda é baixa, e o carro já fez outras observações e trocas anteriores.

Mas tudo vai depender, é claro, das recomendações da própria marca do veículo, que apresentam variações de uma para a outra.

As indicações a seguir, com o que fazer na revisão de 30.000 km, seguem um média entre as marcas, com itens presentes em praticamente todas elas.

Trocar as velas de ignição

A troca das velas de ignição é um item presente na revisão de 20 mil km do carro. No entanto, caso essa substituição não tenha acontecido, passa a integrar a lista dos 30 mil.

Vale lembrar que as velas têm um papel fundamental em todo o funcionamento do veículo, e não apenas na hora de dar partida.

As faíscas provocadas pelo componente são o grande responsável pela queima do combustível na câmara de combustão.

E quando há um mau funcionamento, impactam diretamente o desempenho do motor em si.

Sem falar no consumo de combustível, que se eleva de forma considerável, caso a vela esteja operando de forma irregular.

Trocar o óleo do motor

Algo que representa muito bem as revisões dos veículos motorizados é a troca do óleo do motor. E isso independe de ser uma moto, caminhão ou carro.

No caso dos carros, por exemplo, é um item que integra praticamente todas as revisões preventivas.

O óleo serve como um lubrificante interno, que ajuda as peças móveis do motor a rodarem com o menor atrito possível.

Sem ele, esse atrito causaria uma elevação insuportável da temperatura do sistema de propulsão, até que as peças se fundissem umas às outras.

O ideal é que o líquido esteja sempre em boas condições, para que possa realizar seu trabalho da forma correta.

Isso não acontece quando ele envelhece, e é daí que surge a necessidade dessa troca periódica.

Trocar os filtros do veículo

Os filtros do carro também fazem parte de uma lista presente em praticamente todas as análises. Mas, quais são esses filtros?

  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Filtro de óleo.

Esses são componentes que atuam impedindo a passagem de impurezas para o interior do carro, como para os propulsores.

Todos têm essa mesma função de filtragem, e atuam para um bom funcionamento do mesmo.

Com o tempo, eles acabam acumulando muita sujeira, e tem seu trabalho comprometido. E esse é o porquê das trocas periódicas.

Trocar o fluído de freio

A substituição dos fluidos do freio faz parte dessa lista de o que fazer na revisão de 30.000 km do carro.

É claro que há uma análise do sistema, observando o desgaste das pastilhas, etc. No entanto, ainda não é comum que peças mais completas sejam substituídas.

A depender do modelo, a troca dos fluidos de freio acontece de 10 mil a 10 mil km, ou de 20 mil a 20 mil km.

Por isso, ela costuma fazer parte, assim como a troca das velas de ignição, da revisão de 20 mil km rodados, podendo integrar também a vistoria dos 30 mil.

O objetivo é que o fluido de freio velho seja retirado do sistema e colocado um novo, uma vez que com o tempo, ele pode oxidar internamente a frenagem, comprometendo a segurança da viagem.

Quanto custa a revisão de 30 mil km?

Apresentando preços diferentes entre concessionária e oficinas com mão de obra especializada, tão importante quanto saber o que fazer na revisão de 30.000 km é por quanto sai essa vistoria.

Assim como as demais análises preventivas, porém, chegar a um valor médio é praticamente impossível.

As marcas costumam variar bastante os preços das revisões, a depender do próprio modelo de carro. Ou seja, o valor varia por marca e modelo.

Apenas como exemplo, o Ford KA tem uma manutenção de 30 mil km rodados de R$ 624,00. Preço da concessionária.

Já o Fiat Argo possui um valor de R$ 604,00, também por agendamento direto com a montadora.

O que acontece se eu não fizer a revisão de 30 mil km?

Cada revisão tem suas peculiaridades, baseado na vida útil de alguns componentes. Além, é claro, de itens presentes em todas as vistorias. Esse é o caso da troca de óleo, dos filtros e mais.

Negligenciar essas revisões tem um impacto direto na conservação do veículo, fazendo com que ele acumule problemas ao longo do tempo.

Deixar de fazer a troca do fluido dos freios no tempo certo, lavará a oxidação desse sistema; deixar de trocar as velas, irá interferir no desempenho do carro, e aumentar seu consumo; e assim por diante.

A revisão de 30 mil km rodados, nesse caso, é tão importante quanto as demais, e impedirá que um problema pequeno acabe se tornando uma dor de cabeça maior, e um prejuízo bem mais alto que o próprio valor pago pela observação.

Enfim, por hoje, é só!

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!