Se você ainda não conhece o significado das letras do câmbio automático, continue aqui, pois hoje explicaremos tudo!
Afinal, veículos com transmissão automática são uma grande tendência mundial, e apostamos que você não quer ficar de fora.
E se você ainda não possui ou nunca dirigiu um veículo com câmbio automático, com certeza em breve vai ter acesso a um.
Os carros que possuem a modalidade de câmbio automático vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
Afinal, as vantagens são muitas, como conforto, segurança e versatilidade, três dos quesitos de que nenhum motorista pode abrir mão.
Além disso, várias pesquisas apontam o fato de que, dentro dos próximos anos, esses tipos de carros serão a maioria a circular pelas ruas e rodovias brasileiras.
Embora o uso desse tipo de câmbio seja intuitivo e relativamente simples, é normal que surjam dúvidas sobre seu funcionamento, principalmente entre motoristas que ainda não tiveram contato com esse tipo de transmissão.
Por isso, caso você também faça parte desse grupo de pessoas, confira a seguir tudo sobre o significado das letras do câmbio automático e como se dar bem com os carros que possuem esse tipo de transmissão.
Significado das letras do câmbio automático: para que serve cada comando?
Preparamos esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o significado das letras do câmbio automático e como funciona um carro que se encaixa nessa modalidade.
E caso você ainda queira saber um pouco mais, traremos algumas outras informações e dicas para quem está tendo seu primeiro contato com um carro que funcione através do câmbio automático.
Em primeiro lugar, vamos informar o que, na verdade, é um câmbio automático e como ele funciona.
Logo após, mostraremos qual o significado de cada letra na transmissão automática e os tipos de câmbios automáticos que um veículo pode ter.
O que é câmbio automático?
O câmbio é o elemento de um veículo que compõe o sistema de transmissão do mesmo.
Ou seja, o câmbio é o principal responsável por transferir a potência do motor para os pneus.
E ele faz isso com o auxílio de uma série de outros componentes que fazem parte desse sistema.
Quando o veículo possui câmbio manual, o sistema de embreagem, ao se conectar com o motor, consegue responder à troca de marchas para indicar qual a força necessária para o veículo agir em determinada ocasião.
No caso dos veículos que possuem câmbio automático, o sistema de transmissão age sozinho, gerando resposta automática quanto a necessidade de força do veículo.
Ou seja, por meio do câmbio automático, é gerada a força necessária conforme a necessidade identificada automaticamente por meio do uso do acelerador.
Desse modo, o câmbio automático acaba gerando maior conforto e segurança ao motorista, uma vez que, enquanto dirige, esse só precisa se preocupar em acelerar e frear o veículo, enquanto as trocas de marchas são feitas de modo automático no carro.
Como funciona o câmbio automático?
O câmbio automático funciona através de um conversor de torque, que é aliado ao câmbio, com o auxílio de discos que se movem por meio da pressão do óleo.
Na prática, isso significa o seguinte: o câmbio automático funciona como se fosse um mecanismo de escala, fazendo a distribuição do torque do motor.
Ou seja, à medida que o veículo aumenta ou diminui sua velocidade, o sistema automático faz a troca das marchas conforme a relação entre a potência e a velocidade do carro.
Desse modo, fica mais claro entender a importância de conhecer o significado das letras do câmbio automático, que será explicado para você logo a seguir.
Significado das letras do câmbio automático
Como vimos, o sistema de transmissão automática pode diminuir as preocupações na hora de dirigir, além de proporcionar aumento na segurança de motoristas e passageiros.
Para isso, basta que o motorista escolha os comandos mais adequados, fazendo uso do acelerador, do freio motor e guiando o volante.
Nesse sentido, os modelos de transmissão automáticos trazem algumas diferenças na alavanca de marchas.
E isso pode gerar um certo estranhamento quando é o primeiro contato do motorista com esse modelo de transmissão.
Mas, após conhecer e entender exatamente qual o significado das letras do câmbio automático, você irá perceber que o sistema é bastante simples, fácil de localizar e seguro.
As letras do câmbio automático (P, R, N e D) indicam posições que originalmente estão em inglês.
Vamos ao significado?
Letra P: Parking
A posição P significa estacionar. E o ponto do câmbio automático que se utiliza na ocasião em que você precisa parar o carro.
A letra P também é comumente utilizada quando o carro está parado ou estacionado.
Ao utilizar esse comando, as rodas motrizes são travadas, ou seja, o processo é semelhante a deixar o carro engatado quando se utiliza as marchas manuais
Letra R: Reverse
A posição R indica o comando de dar marcha a ré no carro, mas somente após parar o veículo.
Ou seja, o comando de marcha ré nunca deve ser acionado enquanto o veículo estiver em movimento, pois pode causar diversos tipos de avarias, tanto na transmissão em si, quanto nos diversos outros componentes que compõem esse tipo de sistema.
Letra N: Neutral
Quando você aciona a letra N no seu sistema de câmbio automático, o veículo entra no comando neutro.
Esse tipo de comando é bastante similar ao ponto morto dos veículos que utilizam os câmbios manuais.
Ou seja, quando acionado, o comando libera as rodas para a movimentação do carro.
A letra N pode ser utilizada, por exemplo, em situações que necessitem de pequenos deslocamentos enquanto o carro se encontra desligado, como nos casos de reboque.
E lembre-se: nunca desça uma rua ou rodovia utilizando o ponto morto.
Letra D: Drive
A letra D, quando usada no câmbio automático dos veículos, aciona o comando dirigir, ou seja, é utilizada para fazer o veículo se movimentar.
Sendo assim, a partir do momento em que utiliza esse comando, o motorista precisa apenas usar o acelerador ou os freios. A troca das marchas passa então a ocorrer automaticamente.
Outros comandos
As letras de câmbio automático mencionadas anteriormente são consideradas comandos universais e fazem parte de todos os veículos que possuem esse tipo de transmissão.
Porém, alguns modelos também podem vir equipados com os comandos de controle da marcha máxima.
Esses tipos de comandos, quando utilizados na transmissão automática, auxiliam o veículo a realizar subidas quando muito carregado ou realizar trechos de subidas e descidas com maior inclinação.
Esses comandos são:
- Posição 1 ou L, de Loe: quando acionado, esse comando impede que o carro saia da primeira marcha;
- Posição 2: esse comando permite que o carro se desenvolva apenas entre a primeira e a segunda marcha;
- Posição 3: por fim, ao ser acionado esse comando em veículos de câmbio automático, as mudanças ocorrerão apenas entre a primeira, segunda e terceira marcha.
Tipos de câmbio automático
Como já foi dito anteriormente, os veículos com câmbio automático se tornaram bastante populares no Brasil.
Em decorrência disso, várias mudanças nas tecnologias utilizadas nesse tipo de transmissão evoluíram, e os tipos de câmbios automáticos também.
Apesar disso, ressaltamos que o significado das letras são os mesmos nos quatro tipos de câmbios que existem atualmente.
Câmbio automático
O câmbio automático tradicional e mais popular funciona a partir do agregado dos discos que representam cada uma das marchas.
Assim, de acordo com a aceleração do motorista, as engrenagens mudam e a troca de marchas é feita automaticamente de acordo com as necessidades de rotação e velocidade do veículo.
Câmbio automatizado
O câmbio automatizado funciona com os mesmos componentes de um veículo com câmbio manual, através da embreagem e caixa de câmbio.
Porém, a diferença está na existência de sensores que fazem a análise do motor quando em funcionamento, realizando assim as mudanças de marcha automaticamente.
Câmbio CVT
Também conhecido como Transmissão Continuamente Variável, esse tipo de sistema utiliza duas polias, que trabalham uma contra a outra.
Essas polias formam um tipo de cinta, que ditam a relação entre potência e velocidade à medida que as polias mudam suas posições.
Ademais, esse tipo de câmbio não funciona com um número fixo de marchas, mas se utiliza com uma única transmissão que pode simular outras trocas de marcha.
Câmbios DSG
Originalmente, a sigla DSG representa o termo “Direct Shift Gearbox”, ou seja, esse é o Câmbio com Trocas Diretas.
Os veículos que possuem esse tipo de câmbio automático funcionam como se tivessem dois câmbios dentro de uma única caixa de transmissão.
O DSG permite bastante agilidade e suavidade durante as trocas de marcha, e conta também com uma dupla embreagem.
Significado das letras do câmbio automático: conseguiu aprender?
Encerramos por aqui o nosso artigo. Esperamos que tenha gostado de conhecer o significado das letras da caixa automática e que todo esse conteúdo possa ser bastante útil para você.
Como você pode perceber, depois que se aprende o significado de cada comando, fica mais fácil, simples e seguro dirigir um carro com câmbio automático.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!