E aí, já conhece as diferenças entre um motor transversal ou longitudinal? Se a resposta for não, se prepare, pois o conteúdo de hoje vai te explicar tudinho sobre o assunto.
Tanto o motor transversal quanto o longitudinal possuem características específicas que sofreram perda ou aumento da valorização no decorrer dos anos. Mas você sabe qual deles é o mais vantajoso, em termos gerais?
Caso a resposta seja não, continue conosco. A seguir, descubra as diferenças entre o motor transversal ou longitudinal e qual deles pode trazer mais vantagens para você!
Motor transversal ou longitudinal?
Muitas pessoas devem se lembrar de alguns carros que acabaram se tornando ícones entre os anos 80 e 90, como o Volkswagen Gol 1.8 ou o Chevrolet Santana 2.0 GLS.
Mas você sabe o que esses carros tinham em comum? Esses e outros modelos possuíam os capôs em formato mais longos, cuja função primordial era esconder os enormes motores longitudinais.
Acontece que esses veículos também consumiam bastante combustível, emitiam grandes doses de poluição e aos poucos foram atualizados ou descontinuados.
Um dos exemplos dessa atualização foi o Gol, que acabou migrando seus motores longitudinais para os motores transversais a partir de 2008.
E esses capôs compridos e antigos, que favoreciam o uso de motores longitudinais e valorizavam o estilo daquela época, foram se tornando desvantajosos em nossos dias, devido a uma série de fatores.
Atualmente, as frentes com motores transversais dão maior liberdade aos designers de veículos, permitindo uma melhor redistribuição e diminuição do peso do carro, tornando-se assim um fator importante na relação entre peso e potência do mesmo.
Dessa maneira, para que você conheça e se informe melhor sobre as diferenças entre motor transversal ou longitudinal, continue com o Review Auto e veja tudo a seguir.
A projeção de um veículo e sua relação com o motor
Na estrutura do projeto de um carro, a empresa responsável pela montagem planeja todo o conjunto mecânico e sua relação com a carroceria, levando sempre em consideração que esse planejamento exerce forte influência na produção, no desempenho, na eficiência e no design do modelo.
Nesse sentido, podemos nos lembrar de como os carros mais antigos possuíam capôs mais compridos, e se beneficiava de um tipo de design feito para esconder os motores longitudinais, que eram bem grandes e pesados.
Entretanto, hoje em dia, é importante saber que, independentemente do tipo de motor escolhido, pode-se posicioná-lo na parte dianteira, traseira ou nos eixos. A
ssim, conta a favor do projeto de um carro, uma maior flexibilidade na escolha do design ou do layout.
Motor longitudinal
O posicionamento de um motor longitudinal no interior de um veículo é relacionado a modelos que tem tração traseira, tração 4×4 ou um número elevado de cilindradas.
Isso acontece porque esse tipo de motor é encaixado de forma paralela ao comprimento do carro, de uma forma que os cilindros fiquem distribuídos em uma linha.
O motor longitudinal é bastante comum nos carros produzidos entre os anos 80 e 90, os quais são caracterizados pelo seu enorme tamanho, tanto fora quanto no interior desses veículos.
Uma das principais características dos veículos com motor longitudinal é que eles são muito potentes, mas pouco econômicos.
Hoje em dia, esse tipo de motor ainda é comum em sedãs, SUVs de luxo e carros super esportivos.
Quando usado, o motor longitudinal desses veículos faz com que a saída da energia cinética seja direcionada às rodas motrizes.
É importante ressaltar, porém, que esses modelos de veículos exigem engrenagens em 90 graus para fornecer o alcance às rodas, e isso pode fazer com que se tenha uma certa perda de energia e a estabilidade fique um pouco prejudicada, além de afetar também o espaço interno do veículo.
Motor transversal
O motor transversal costuma tomar uma posição de forma perpendicular ao comprimento do veículo. Isso permite que os cilindros sejam distribuídos partindo do lado esquerdo para o lado direito.
Quase todos os veículos que recebem esse tipo de motor são os compactos médios ou que possuem tração dianteira.
Geralmente, as produtoras de carros fazem a opção pelo motor transversal para que possam aproveitar melhor o espaço interno dos veículos.
E, junto a isso, os modelos que contam com o motor transversal costumam ter maior economia de combustível, além de gerar maior eficiência, leveza e sustentabilidade.
A aparência do veículo também costuma sofrer modificação por causa do motor transversal. Os carros desse tipo possuem um design mais sofisticado e delicado.
Vantagens do motor transversal
Como vimos até aqui, é evidente que possuir um veículo que utiliza o motor transversal possui mais vantagens que carros com motor longitudinal.
Dentre as principais, podemos citar:
- Veículo fica mais leve;
- Maior desempenho;
- Caixa de marchas transversal;
- Espaço interno otimizado.
Design e layout
Ainda que grande parte dos compactos brasileiros tenha adotado o estilo de motor transversal, os veículos maiores e mais luxuosos ainda fazem maior uso dos motores longitudinais.
Com relação ao design, é preciso lembrar que a disposição do motor, por si só, não altera significativamente o visual de um veículo.
O que irá mudar é o planejamento do trem de força como um todo e o pacote associado ao carro.
A liberdade de criação de um designer pode até mudar de acordo com o tipo de motor, mas o que realmente conta mais é o quanto a montadora valoriza ou não o design de um veículo.
No que se refere à indústria automobilística, a mentalidade da marca costuma contar mais que o layout dos veículos produzidos.
Motor transversal ou longitudinal: qual o melhor?
Chegamos ao final de mais um conteúdo e esperamos que você tenha gostado de todas as informações sobre as diferenças entre os tipos de motores: transversal ou longitudinal.
Apesar de cada um possuir suas próprias características ou mesmo funções específicas, é possível perceber vantagens mais atraentes no uso do motor transversal.
A principal delas talvez seja a economia do combustível, que pesa bastante no fator custo-benefício.
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!