O Que Fazer na Revisão de 80.000 km? Deixe Seu Carro em Dia

Todo motorista deve saber o que fazer na revisão de 80.000 km. Afinal, conhecer o processo de revisão do veículo ajudará a entender melhor quais são os reparos que o carro precisa.

Dessa forma, seu veículo rodará sem impedimentos e não apresentará problemas em momentos inoportunos.

Nesse sentido, o carro com quilometragem acima de 80.000 precisará de uma atenção maior do seu condutor.

Tudo porque o ciclo de uso das peças, bem como a revisão, são essenciais para manter o veículo ativo e não devem ser negligenciados ou esquecidos.

Então, veja a seguir o que observar na revisão de 80.000 km rodados do seu carro.

Fazer a revisão com a concessionária ou contratar um mecânico?

O Que Fazer na Revisão de 80.000 km
Fonte: Azul Seguros

Ao pensar sobre o que fazer na revisão de 80.000 km, muitos motoristas sentem dúvida se vão a uma concessionária ou oficina mecânica. Diante disso, é essencial entender quais os prós e contras de cada escolha.

Revisão de 80.000 km feita pela concessionária

A princípio, a concessionária sempre presta um atendimento especializado.

Como a equipe é composta por profissionais capacitados e sempre utilizam peças originais, o serviço é de alta qualidade. Porém, o valor da revisão costuma ser mais caro.

Não o bastante, é comum que as concessionárias possam oferecer serviços que o motorista não precisa ou não solicitou. Essa é uma técnica comum para aumentar os gastos.

Diante disso, basta recusar com educação, evitando ceder à pressão da compra e pedir para eles se manterem no roteiro de revisão do veículo.

Jamais faça a revisão em lojas não autorizadas pela concessionária para não perder a garantia e afetar a saúde do veículo.

Revisão de 80.000 km feita pela oficina mecânica

A vantagem de fazer a revisão de 80.000 na oficina mecânica é o custo mais acessível do serviço. Porém, essa escolha só é vantajosa se o motorista conhece uma oficina de confiança.

Caso contrário, as chances de ser atendido por um profissional sem tanta experiência ou de receber peças de baixa qualidade serão grandes.

Uma oficina com trabalho confiável será transparente em relação ao serviço prestado.

Além disso, o lugar oferecerá quase todos os serviços e análises que uma concessionária oferece. É uma opção para motoristas que necessitam ser atendidos em horários específicos.

O Que Fazer na Revisão de 80.000 km?

Para entender melhor o que fazer na revisão de 80.000 km, é necessário analisar quais itens devem ser observados na avaliação.

Nesse sentido, a revisão de 80.000 km feita pelas concessionárias segue o padrão da lista a seguir:

  • Análise das pastilhas, fluído de freio e disco do freio;
  • Ar-condicionado;
  • Conjunto dos amortecedores;
  • Correias;
  • Estado do óleo da transmissão, seja automática ou manual;
  • Estado do óleo reservado à direção hidráulica;
  • Filtro de ar localizado no motor;
  • Fluido de freio;
  • Freio;
  • Freio de mão;
  • Jogo de iluminação e sinalização;
  • Pneus;
  • Status da bateria e sistemas de localização e bloqueio;
  • Sistema de juntas e coifas;
  • Tubulações e mangueiras do freio;
  • Velas de ignição;
  • Verificação do motor e da transmissão.

Análise da suspensão é obrigatória

Graças à suspensão, o motorista tem uma direção mais segura e estável. Sobre o que fazer na revisão de 80.000 km, o condutor deve observar o tipo de suspensão que o automóvel possui. Ela pode ser:

  • Suspensão rígida: as rodas do eixo sentem os impactos do veículo de forma mais igualitária;
  • Suspensão independente: uma das rodas é a responsável por receber cada impacto das irregularidades do caminho. No entanto, a roda não transfere o impacto para a outra roda localizada no mesmo eixo;
  • Suspensão semi-independente: a roda secundária do eixo recebe parte dos impactos percebidos pela roda primária.

Os amortecedores devem ser avaliados

São os amortecedores que ajudam o motorista a ter mais segurança e conforto enquanto ele dirige.

Nesse sentido, sobre o que fazer na revisão de 80.000, sempre observe o estado dos amortecedores. Afinal, é essencial saber o momento de trocá-los com o objetivo de aumentar a vida útil das peças.

Os maiores inimigos dos amortecedores são pistas cheias de irregularidades ou com buracos. Além disso, pedras como paralelepípedos também provocam danos a esse componente.

Contudo, a revisão dos amortecedores manterá o sistema em ótimo estado e os pneus em contanto constante com o solo. Ademais, as peças reguladas controlarão melhor a movimentação das molas.

Quanto custa a revisão de 80 mil km?

Agora você já sabe o que fazer na revisão de 80.000 km, mas, e os valores? Eles mudam de acordo com o modelo, concessionária e outros itens.

Por exemplo, um carro Ônix tem valor de revisão de 80.000 km médio na faixa de R$ 750,00.

É possível fazer revisões básicas em casa

O dono pode realizar algumas avaliações básicas no próprio carro. Essas checagens podem diminuir alguns gastos maiores com reparos e são gratuitas.

Ao refletir sobre o que fazer na revisão de 80.000 km, experimente:

Checar a água no radiador

Veja se o nível da água do radiador está na marca máxima ou mínima do reservatório. É importante fazer o complemento com uma mistura de aditivo e água destilada se a quantidade estiver mínima.

Caso o motorista ignore perdas na água do destilador, o motor do veículo pode sofrer superaquecimento e outros danos.

Pneus

Pensando sobre o que fazer na revisão de 80.000 km, sempre realize a calibragem semanal dos pneus.

É importante manter os pneus bem calibrados para impedir o aumento no consumo de gasolina. Além disso, a calibragem semanal revelará se o pneu tem dano e se deve ser trocado com urgência.

Ver o estado do óleo do motor

Usando uma vareta de medição com o motor do carro frio e o veículo sobre um lugar plano, veja o estado do óleo do motor.

Além de mostrar o nível do lubrificante, a vareta indicará se o óleo continua bom para uso ou deve ser trocado. Jamais negligencie a quantidade e qualidade do óleo para não ter problemas no motor.

Considerações finais

Entender o que fazer na revisão de 80.000 km permitirá que você fique atento a qualquer problema no veículo.

Um carro sofre um desgaste natural à medida que é utilizado. No entanto, caminhos irregulares, peças defeituosas ou componentes faltando tornarão o uso do veículo quase impossível.

Nesse sentido, é essencial garantir que o veículo receba a assistência necessária no tempo adequado. Além disso, é importante usar componentes originais durante a reposição de peças.

Com os cuidados necessários e manutenção regular, seu veículo terá um ótimo estado de conservação e funcionará por muito mais tempo.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Consulte sempre o manual do proprietário em caso de dúvidas sobre como e quando fazer as revisões.

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Até a próxima vez – e dirija com segurança.