Melhores Pneus para HB20

HB20 prós e contras: pontos positivos e negativos do modelo

Ao pesquisar por “HB20: prós e contras”, você irá se deparar com uma infinidade de artigos e opiniões. É normal, diante da grande variedade de carros que podemos encontrar.

Ou seja, na hora de comprar um veículo, por mais que você tenha muitas opções para escolher, você também precisará pesquisar bastante, caso não tenha ideia ainda do modelo ou fabricante que deseja.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre o modelo da Hyundai, o HB20, que vem ganhando mercado a cada nova versão e acumula elogios, mas também acumula uma certa quantidade de problemas.

Confira, em seguida, os números e as informações e tire sua própria conclusão sobre o Hyundai HB20, prós e contras e se vale a pena comprá-lo.

Vendas do Hyundai HB20

Hyundai HB20
Fonte: Portal Lubes

O HB20 se popularizou rapidamente no Brasil, por conta da visão da Hyundai.

Uma empresa sul-coreana que ainda não tinha chegado no mercado brasileiro, mas criou um modelo totalmente voltado para os gostos e necessidades do povo.

Durante três anos, a empresa desenvolveu um modelo que entrasse no mercado do Brasil de forma competitiva e ganhando em custo-benefício.

Conseguiu – e ainda consegue – fazer sucesso em suas vendas e galgou posições cada vez melhores com o passar dos anos.

O modelo conseguiu fazer seu melhor ano em 2013 ficando atrás, por pouco, do Chevrolet Onix.

Mas, até hoje, os dois modelos brigam pela escolha do consumidor, ambos com propostas incríveis e sempre revolucionando.

Quatro anos após seu lançamento, o HB20 assumiu a tão sonhada segunda posição e o Onix permaneceu à sua frente, liderando a tabela de vendas. ]

Ou seja, esses números provam que o carro realmente caiu no gosto dos brasileiros.

Vantagens e desvantagens de se ter um Hyundai HB20: prós e contras do modelo

Todo modelo possui pontos bons e ruins. Assim, ao pesquisar a respeito do HB20, prós e contras surgirão.

Por isso, a importância de se pesquisar sobre o fabricante e o veículo e buscar a opinião de antigos e novos proprietários para ter certeza do que você terá que lidar.

Além disso, verifique as marcas dos componentes que acompanham seu veículo, afinal, uma boa bateria pode influenciar em diversos aspectos.

Confira, em seguida, alguns pontos sobre Hyundai HB20, prós e contras do modelo, bem como nossa opinião se vale a pena ou não adquiri-lo.

Vantagens

Entre as mais variadas vantagens presentes no HB20, aqui você encontrará oito pontos positivos que podem te fazer reconsiderar e confirmar a decisão por ter esse modelo hatch da Hyundai.

Desempenho e consumo

O primeiro ponto positivo da lista de vantagens do HB20 está ligado a algo que gera muito problema para os donos de veículos: desempenho e consumo.

O carro existe em três versões com tipos diferentes de motor e todas elas foram muito bem quanto ao uso na cidade e na estrada.

Com uma boa desenvoltura, o veículo não causa dores de cabeça ao condutor nessas situações. Você pode ir trabalhar ou viajar tranquilo, com a confiança de que o seu carro não o deixará na mão.

Seu câmbio manual traz conforto na direção e o seu consumo apresenta excelentes resultados para os dois tipos de combustível, gasolina e etanol.

Lembre-se também que a qualidade das marcas fornecidas para os itens como pneus, acessórios e outros, influencia bastante no desempenho e consumo.

Segurança do veículo

Segurança do veículo
Fonte: Blog Volpato

O mercado automobilístico já teve péssimas experiências com carros hatch e a segurança que eles ofereciam aos passageiros.

O Onix, por exemplo, já esteve na lista dos hatches que mais tiveram problemas em testes de segurança.

Com as novas regras e técnicas empregadas com o auxílio da tecnologia, esse cenário de medo e acidentes foi revertido em sua grande maioria e os modelos investem bastante em segurança hoje em dia.

O HB20 possui diversos acessórios e sistemas voltados para a segurança de quem o dirige, como quatro airbags, cinto em formato de três pontas, controle de estabilidade da tração, entre outros.

Se você resolver escolher esse veículo, saiba que a Hyundai colocou a segurança no topo da lista.

Design

É necessário ser sincero: apesar da mecânica ser uma parte fundamental para adquirir qualquer carro, a parte visual também é um ponto que pesa muito na hora da escolha, afinal, ninguém pretende andar com um carro que não o agrada esteticamente.

O modelo da empresa sul-coreana passou por mudanças, agradando e desagradando algumas pessoas.

Alguns usuários defenderam que o modelo anterior era mais bonito, enquanto outros preferiram a mudança no layout.

A verdade é que todo modelo precisa de uma modernização e repaginada de tempos em tempos, e com o HB20 não seria diferente.

Seu novo design levou um tempinho, mas foi aceito pelo público e as vendas renderam o 2º lugar na lista de mais vendidos.

Ou seja, esses números apenas comprovam que o novo HB20 agradou bastante o consumidor brasileiro.

Conforto e espaço

A Hyundai ouviu as inúmeras reclamações dos usuários quanto ao conforto, que apenas valorizava o condutor e não favorecia os usuários da parte traseira do veículo.

Outro ponto, alvo de reclamações, foi a falta de espaço no veículo.

Sendo assim, foi lançado o Hyundai HB20 2021 com um aumento de 5 cm na área entre o banco traseiro e o banco dianteiro, deixando as pernas dos passageiros mais livres.

Outro ponto que ganhou elogios de diversos proprietários de HB20 foi o porta-malas.

Ele, sozinho, não parece grande coisa com seus 300 litros de espaço, mas se o banco traseiro for rebatido, ele ganha um adicional de amplitude, com um tamanho que chega a ser maior que 900 litros.

Espaço nunca é demais.

Economia nas revisões

Se você compra um carro 0 km, é informado na concessionária sobre a necessidade de cumprir algumas regras para manter a garantia de fábrica. Uma dessas regras é levar o carro para as revisões de acordo com o tempo marcado.

Nem sempre as revisões facilitam na hora do pagamento.

Com alguns preços um pouco salgados, esse torna-se um ponto de preocupação dos consumidores. Pensando nisso, a Hyundai tentou facilitar ao máximo esse pagamento.

Hoje, no mercado, o HB20 é um dos veículos hatch com os menores valores para revisões do carro, um preço que pesa bastante na escolha e no bolso do futuro proprietário.

Dirigibilidade e ergonomia

Dirigibilidade
Fonte: Razor Som

O Hyundai HB20 foi construído pensando no bom funcionamento e melhor entendimento do motor com a segurança e todo o sistema do automóvel.

Essa união de sistemas oferece uma incrível dirigibilidade e uma ergonomia que agrada os motoristas e passageiros.

O sistema de suspensão, muito bem distribuído e coordenado em todo o veículo, também auxilia na desenvoltura do modelo completo, recebendo ajustes na parte dianteira e traseira.

O fabricante buscou uma forma de trazer mais estabilidade ao conjunto e os ajustes da suspensão deram conta desse trabalho, ganhando elogios de quem dirige.

Central multimídia

Em um mundo que está conectado a tudo, sempre que você precisa, o seu carro também precisa evoluir e ter a conexão em suas mãos – e o HB20 entende essa necessidade.

Esse modelo está equipado com uma central multimídia compatível, de fábrica, com os sistemas Android e iOS.

Feito pensando em todos os usuários, a central possui equipamentos com tecnologia de ponta e gadgets que irão facilitar a conectividade entre o carro e o aparelho, oferecendo o máximo de conforto tecnológico.

Você terá acesso enquanto dirige, de forma segura, aos apps do WhatsApp, Spotify, Waze e tantos outros que são usados no dia a dia.

Motor potente

Com 40.000 exemplares em 2021, possui 3 opções de motor: a versão 1.0, 1.6 e 1.0 plus.

Esse último possui 120 CV de potência e 17,5 KGFM de torque, tornando essa versão do motor uma das mais potentes da categoria.

Ao comparar com o seu concorrente mais forte, o Chevrolet Onix com motor 1.0 turbo possui 116 CV de potência e 16,8 KGFM de torque.

Em testes de velocidade, o HB20 plus conseguiu ganhar do Onix por um segundo, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.

Para os consumidores que prezam por velocidade e desempenho do veículo, então, o HB20 não deixa a desejar.

Desvantagens

Como dissemos, ao analisar o HB20, prós e contras surgirão.

Então, como nem tudo são flores e coisas maravilhosas, chegou a hora de conhecer as principais desvantagens do modelo.

Valor de compra

Para começar a lista de desvantagens que podem influenciar na compra do modelo, o primeiro defeito teria que ser o que mais dói no brasileiro: quando mexe no bolso.

O Hyundai HB20 vem para o mercado com suas versões variando de R$ 48 mil a R$ 80 mil, a depender da versão do modelo que você deseja e os opcionais que sejam necessários no seu veículo.

Com um preço um pouco salgado, torna-se ainda mais importante uma busca e avaliação do veículo antes da compra, pois será um grande investimento.

Problemas com a pintura

A pintura pode parecer algo supérfluo quando se analisa sem contexto, mas se você deseja manter o seu carro conservado para uma futura venda de usados e ganhar descontos na compra do novo, ele precisará estar em um bom estado de conservação.

Entretanto, mesmo sabendo que existem problemas na pintura depois de algum tempo de uso do carro, existem consumidores que reclamaram de carros saindo de fábrica com problemas de riscos e avarias.

Outra reclamação foi que a pintura era frágil demais, sendo danificada no uso normal com pedras na estrada, criando pequenos problemas na carroceria.

Sistema de frenagem preocupante

O sistema de frenagem está entre um dos principais itens, se não o principal, a se levar em conta na compra de um carro. Um bom freio garante a sua segurança.

Você pode pesquisar se o sistema possui freios ABS e se é a disco, por exemplo, mas saber como o sistema funciona é primordial e os freios e o pedal do HB20 são pontos de grande reclamação entre os consumidores.

Segundo o fabricante, ruídos e trepidações são normais em sistemas de freio ABS, já que tudo é controlado eletronicamente, mas os usuários informam que esses defeitos passaram a incomodar bastante em qualquer velocidade.

Caso você adquira um HB20, fique atento a esses problemas e procure sempre ajuda se identificar algo sério.

Falha na partida e no motor

Falhas no motor e problemas na partida são mais dois defeitos que os clientes relatam.

Segundo os proprietários, o veículo perde força na estrada sem nenhum motivo aparente e existem dificuldades em ligar o carro.

Poderia ser algo conectado aos dois combustíveis, com o carro tendo problemas com o etanol na partida.

Mas o caso também envolve o motor, o que leva a crer que o problema esteja no módulo de controle.

O módulo, provavelmente, pode estar com problemas para entender a troca de combustíveis, causando confusão na injeção eletrônica.

Ar-condicionado insuficiente

Ar-condicionado insuficiente
Fonte: WebArCondicionado

Em um país tropical, com temperaturas altíssimas, todo brasileiro recorre ao ar-condicionado como um salva-vidas dentro de um engarrafamento, o que é uma decepção enorme quando esse item não funciona como deveria.

Os proprietários apresentam queixas sobre o hatch da Hyundai no quesito sistema de refrigeração, devido ao ar-condicionado não dar conta de resfriar o carro inteiramente – principalmente, sofre mais quem está no banco traseiro.

Assim, o fabricante vem tentando encontrar a raiz do problema e já promoveu trocas de peças e equipamentos como condensadores e compressores em diversos veículos do modelo durante a manutenção.

Bobina de ignição

A bobina de ignição é responsável por, durante o funcionamento dos cilindros, gerar a produção da centelha que criará a reação da queima de combustível no interior do sistema e fará o carro funcionar.

Entretanto, segundo alguns proprietários do modelo com o motor 1.0 flex, essa bobina tornou-se um defeito crônico, que continua apresentando problemas mesmo depois da substituição da peça defeituosa.

Além disso, outros donos relataram que o próprio fabricante já realizou essa troca dentro da garantia e sem reclamações, concluindo que a Hyundai sabe da peça defeituosa e, provavelmente, busca soluções.

Faróis com péssima visão noturna

Para fechar a lista de alguns dos defeitos apresentados pelo modelo hatch compacto da Hyundai, o último também está atrelado a segurança.

Sem os faróis, hoje em dia, você pode levar uma multa em algumas estradas e não consegue dirigir durante a noite.

O que acontece é que os donos do HB20 relatam que as mudanças do visual e design do modelo podem ter prejudicado o item.

Isso causaria uma ineficiência durante a noite e em locais com baixa visibilidade, como neblinas que acontecem em São Paulo, por exemplo.

Os faróis demonstram uma baixa luz e, quando se precisa de mais iluminação, os faróis de neblina são os que salvam.

O que aparenta é que seja defeito de projeto, pois mesmo trocando o tipo de lâmpada, o problema permanece.

Devo confiar nos números e investir em um Hyundai HB20? Prós e contras compensam?

Melhores Pneus para HB20

Dentro de qualquer tipo de mercado, sabe-se que nenhum produto entrega 100% de positividade e qualidade.

Tudo tem seus prós e contras. Ou seja, o que vai pesar na hora da escolha é o perfil, a necessidade e, acima de tudo, o gosto do consumidor.

Além disso, o seguro precisa ser feito por uma empresa confiável.

De acordo com a lista acima, apesar dos pontos negativos, os carros HB20 da Hyundai possuem pontos positivos bastante relevantes e que conseguem ganhar das desvantagens apresentadas.

Uma coisa muito importante são os números e essas estatísticas que comprovam que o modelo está entre os mais escolhidos pelos brasileiros.

E a Hyundai sempre está buscando melhorias para os seus modelos, evoluindo em entrega e tecnologia.