Manutenção Mais Barata: Onix ou HB20? Descubra Aqui

O assunto desse artigo responde a uma pergunta que você já deve ter se feito: qual carro tem a manutenção mais barata: Onix ou HB20?

Ultimamente, a Chevrolet e a Hyundai têm se destacado no mercado com o número crescente das vendas de seus compactos mais famosos, mas a gente sabe que o gasto com manutenção pode pesar no orçamento.

Design, motor, acabamento, espaço interno, itens de segurança e de comodidade, tamanho do porta-malas, ar condicionado.

Tudo isso conta na hora da compra, mas o que pesa mesmo na decisão do consumidor é o custo-benefício.

Esse termo se define pela relação entre o preço do carro, o consumo (medido em km/l), e o custo de manutenção e das revisões do carro.

O Chevrolet Onix e HB20 estão entre os hatches mais vendidos do Brasil, e como a gente sabe o que faz diferença na vida do motorista, a gente analisou cada caso para trazer esse comparativo para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto antes de pegar o volante.

Leia também:

Boa Opção

Onix Turbo

A versão mais vendida do carro da fabricante norte-americana é o Onix 1.0 turbo, especialmente no formato hatch

  • Atualmente ele é vendido com câmbio manual ou automático
  • As revisões periódicas do Onix são feitas a cada 10.000 km rodados
  • A soma das primeiras 6 revisões fica em aproximadamente R$3.780,00

Mais em Conta

HB20

O carro da Hyundai já chegou pertinho do posto de campeão de vendas

  • Consumo de 12,8 e 14,6 km/l na cidade e na estrada
  • As revisões a cada 10.000 km do HB20 variam numa faixa entre os R$200 e os R$800
  • A primeira revisão é a mais em conta, e a última, dos 100.000 km, a mais cara

 

Qual carro tem a manutenção mais barata: Onix ou HB20?

Os carros escolhidos para este comparativo foram o Onix e o HB20. Ambos figuram na lista dos hatches mais populares do mercado por características como preço atrativo, equipamentos de segurança e um motor resistente.

Não é à toa que esses dois estão por todo lado nas ruas do Brasil.

Então, bora analisar o custo-benefício dos modelos Chevrolet Onix 2020 e Hyundai HB20?

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix Sedan
Fonte: Motor1

A versão mais vendida do carro da fabricante norte-americana é o Onix 1.0 turbo, especialmente no formato hatch.

O compacto da Chevrolet conquistou o título de mais vendido do Brasil por 5 anos seguidos.

Com os preços começando nos R$49 mil e chegando aos R$69 mil na versão premier, atualmente, ele é vendido com câmbio manual ou automático e agrada por sua estabilidade e eficiência em consumo de combustível, que varia entre os 13 e os 16 km/l na cidade e na estrada.

Revisões

O veículo da Chevrolet é equipado com um motor aspirado 1.0 com 82 cavalos de potência.

As revisões periódicas do Onix são feitas a cada 10.000 km rodados, e os valores não fogem da média dos modelos do segmento, ficando na faixa dos R$600 a R$700. A soma das primeiras 6 revisões fica em aproximadamente R$3780.

Para a versão 1.0 turbo do Onix, a diferença é praticamente insignificante: as seis revisões totalizam aproximadamente R$3830.

Segundo as informações da GM, esse pacote de revisões da geração mais recente do Onix é em média 18% mais barato do que o dos modelos dos anos anteriores.

Manutenção e troca de peças

E não tem como falar em manutenção sem falar em troca de peças, não é verdade? O desgaste de algumas peças é natural e inevitável de acordo com o tempo de uso e quilometragem do seu carro.

Aqui vamos citar somente as mais importantes:

Embreagem

Uma das peças que mais frequentemente (e mais rapidamente) precisam de substituição, a embreagem acaba sofrendo desgaste muito cedo por causa de mau uso por parte do motorista.

Caso seja necessário fazer a substituição da peça, será necessário desembolsar pelo menos R$800.

Amortecedores

Essas peças são cruciais na estabilidade do carro, e o kit completo de amortecedores do Onix (com as coifas, os batentes e os coxins) custa em média R$2500.

Bicos injetores

O Onix possui 4 bicos injetores de combustível, e a reposição de cada um custa, pelo menos, R$600. Mas calma, essa é uma das peças que menos dão dor de cabeça.

Central eletrônica (ECU)

A ECU coordena todos os sensores e funções eletrônicas do automóvel, tendo influência em sua dirigibilidade e segurança.

A peça de substituição custa aproximadamente R$2000.

Coxins do câmbio e motor

O veículo da Chevrolet é equipado com um motor aspirado 1.0 com 82 cavalos de potência.

Os coxins são peças de borracha que isolam trepidações e ruídos. Seu valor varia entre os R$80 e os R$160.

HB20

Hyundai HB20 Sedan
Fonte: Quatro Rodas

O carro da Hyundai já chegou pertinho do posto de campeão de vendas, ficando atrás somente do hatch mais vendido da Chevrolet, o Onix.

Com consumo de 12,8 e 14,6 km/l na cidade e na estrada, o compacto coreano conquista por sua beleza, performance e equipamentos de segurança.

Revisões

A versão com câmbio manual de 6 marchas é equipada com o motor Kappa aspirado 1.0, de 80 cavalos.

As revisões a cada 10.000 km do HB20 variam numa faixa entre os R$200 e os R$800, sendo a primeira revisão a mais em conta, e a última, dos 100.000 km, a mais cara.

Entre a segunda e a penúltima, os valores flutuam entre os R$400 e R$600.

Manutenção e troca de peças

Ponto que acaba sendo alvo de reclamações dos proprietários, a manutenção do HB20 não é um de seus pontos fortes.

Além de ser uma manutenção complicada de fazer, de acordo com mecânicos, o preço atrativo na hora da compra é compensado pelo alto valor das peças para reposição.

Olhando para as mesmas peças que foram avaliadas no Onix, temos:

  • Embreagem: Os valores para os kits completos de embreagem do Hyundai HB20 variam entre os R$700 e os R$1000;
  • Amortecedores: Os valores dos kits de amortecedores para o HB20 começam por volta dos R$1800 e vão até os R$2000;
  • Bicos injetores: Um bico injetor novo para o HB20 pode custar até R$300. O carro usa de 3 a 4 bicos injetores;
  • Central eletrônica (ECU): entre R$1500 e R$2500;
  • Coxins do câmbio e motor: substituir essas peças no HB20 custa entre R$50 e R$190.

Vale lembrar que todos os valores mencionados são de peças 100% novas, e não recauchutadas, e os gastos com mão de obra não estão inclusos.

E aí? Curtiu este comparativo entre Onix e HB20? O Review Auto tem sempre o melhor conteúdo sobre o mundo automobilístico para você.

Não se esqueça de avaliar, também, outros aspectos, como central multimídia, vidros elétricos, sistema de som, espaço no banco traseiro, sistema Isofix e capacidade do tanque de combustível. Assim, você pode fazer a escolha mais adequada ao seu perfil.

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