HB20 Sedan ou Voyage? Dois modelos icônicos entre os sedans no mercado nacional. Mas, qual vale mais a pena levar para casa?
Neste artigo, você verá um comparativo completo entre os modelos, contemplando consumo, preço, desempenho, porta-malas, espaço interno e mais. Assim, ficará bem mais fácil observar quem vence o duelo. Acompanhe!
Melhor Escolha
Este modelo se popularizou com velocidade, isso se deve, em grande medida, à visão da Hyundai
- Diversos sistemas e acessórios voltados à segurança dos condutores e passageiros
- O consumo apresenta ótimos resultados tanto para o etanol quanto para a gasolina
- Chega ao mercado com o aumento de 5 cm entre banco dianteiro e banco traseiro
Ótimo Custo-Benefício
Quando o assunto é mecânica, a VW sempre recebe opiniões positivas
- A versão Voyage Comfortline 1.6, consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos
- A sensação de segurança nas curvas e em alta velocidade se tornam evidentes
- Se você circula muito na estrada e sente falta de segurança na velocidade máxima, vai de Voyage
HB20 Sedan ou Voyage? Vamos compará-los
O Hyundai HB20S e o Volkswagen Voyage são realmente duas versões sedan de peso, em um mercado recheado de rivais a altura, tais como o Nissan Versa, Chevrolet Prisma, Renault Logan e Chevrolet Onix, que contam com muitas variações ao longo dos seus anos de produção.
Um ponto importante, aliás, é que o Voyage saiu de linha em 2022/23 e não está mais disponível como zero quilômetro no Brasil.
De todo modo, será dado destaque para as últimas versões dos modelos, ambos com motor 1.0.
Hyundai HB20 Sedan
O HB20 Sedan ou Hyundai HB20S, como é conhecido, é um dos grandes sucessos da categoria.
Apesar de não ter um destaque tão significativo quando a sua versão hatchback, o veículo sempre figura entre os mais vendidos do país dentro do segmento sedan.
Em 2021 e 2022, por exemplo, ficou com a 4ª colocação no ranking de vendas, com 25.497 unidades emplacadas no último ano, sendo superado apenas pelo Chevrolet Onix Plus (1º), pelo Fiat Cronos (2º) e pelo próprio Volkswagen Voyage (3º).
Atualmente, o modelo é comercializado em 4 versões, todos com motor 1.0, entre opções aspiradas e turbo:
- Hyundai HB20S Comfort
- Hyundai HB20S Limited
- Hyundai HB20S Platinum
- Hyundai HB20S Platinum Plus
Nesse caso, o Comfort conta com variações aspirada e turbo, o Limited é apenas aspirado, enquanto o Platinum e o Platinum Plus são turbo.
Entender essa questão é fundamental, uma vez que elas levam a desenvolvimentos diferentes do veículo.
O motor 1.0 Kappa flex aspirado, por exemplo, entrega 75 cv de potência (gasolina) e 80 cv (etanol), a 6.000 rpm. Já o torque varia entre 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente, alcançados a apenas 4.500 rpm.
Por outro lado, o motor 1.0 turbo entrega até 120 cv de potência, também a 6.000 rpm, mas agora com um torque de 17,5 kgfm, atingido já em 1.500 rpm, em ambos os combustíveis, o que garante um melhor desempenho em baixa rotação.
Vale lembrar que versões anteriores do HB20S contavam com motorização 1.6, agora equipando apenas modelos usados.
Pontos positivos do Hyundai HB20 Sedan
Porta-malas
A categoria sedan tem como destaque o seu porta-malas, que é sempre bastante amplo.
Dentro do comparativo entre o HB20 Sedan ou Voyage, no entanto, quem leva a melhor é o modelo da Hyundai. São 475 litros de capacidade, frente aos 462 litros do rival, considerando as versões mais recentes de cada veículo.
Vale lembrar, é claro, que versões mais antigas do Voyage dispõem de uma capacidade de 480 litros.
Espaço interno
Apesar do Voyage aproveitar muito bem a sua estrutura e oferecer um bom espaço interno para os usuários também, o HB20S sai na frente nesse quesito.
O modelo sul-coreano conta com 4,26 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos.
Enquanto isso, o rival dispõe de 4,213 m de comprimento, 1,656 m de largura, 1,463 m de altura e 2,467 m de distância entre-eixos.
Equipamentos e tecnologias
A Hyundai, assim como modelos de marcas japonesas, também tem a tecnologia como um ponto forte.
As versões do HB20S são extremamente tecnológicas, o que contribui diretamente para a segurança, conforto e comodidade do carro. O Platinum Plus, por exemplo, pode chegar com:
- 6 airbags
- Ar condicionado digital
- Piloto automático
- Câmera de ré
- Sistema de som
- Sensores de estacionamento
- Assistente para partida em aclives
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Vidros elétricos
- Computador de bordo
- Sistema para frenagem autônoma
- Assistente para permanência na faixa
- Alerta para saída segura
- Assistente de tráfego cruzado
- Sistema detector de fadiga do motorista
- Farol alto adaptativo
- Alerta para a presença de objetos ou ocupantes no banco traseiro
- Monitoramento da pressão dos pneus
- Assistente de monitoramento do ponto cego
- Android Auto
- Apple CarPlay
O Voyage, por outro lado, não conta com tantos equipamentos disponíveis. Faltam, por exemplo, o detector de fadiga, os controles de estabilidade e tração, o assistente para a partida em rampas, sistema para o monitoramento do ponto cego e mais.
Pontos negativos do Hyundai HB20 Sedan
Preço
Considerando as versões 2023 do Hyundai HB20 Sedan, seu preço é sim um ponto negativo a considerar frente ao Voyage.
Isso porque atualmente o modelo da Volkswagen está disponível apenas como usado e tem valores mais em conta, com média de 80 mil reais. O HB20S, por outro lado, parte de:
- HB20S Comfort Motor Kappa 1.0 Manual – a partir de R$ 88.790,00
- HB20S Limited Motor Kappa 1.0 Manual – a partir de R$ 94.290,00
- HB20S Comfort Motor Kappa 1.0 turbo Automático – a partir de R$ 108.090,00
- HB20S Platinum Motor Kappa 1.0 turbo Automático – a partir de R$ 114.590,00
- HB20S Platinum Plus Motor Kappa 1.0 turbo Automático – a partir de R$ 123.790,00
Consumo
Dentro da comparação entre o HB20 Sedan ou Voyage, o modelo da Hyundai leva a pior, por muito pouco, considerando os motores 1.0. O HB20S faz uma média de:
- Cidade (motor aspirado) – 10 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina)
- Estrada (motor aspirado) – 10,6 km/l (etanol) e 15,2 km/l (gasolina)
- Cidade (motor turbo) – 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina)
- Estrada (motor turbo) – 10,9 km/l (etanol) e 15,5 km/l (gasolina)
Já o Volkswagen Voyage consegue fazer cerca de:
- Cidade – 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
- Estrada – 10,9 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina)
Volkswagen Voyage
O Volkswagen Voyage conta com bastante história no mercado mundial, uma vez que deu seus primeiros passos ainda em 1981.
No Brasil, o projeto mais recente acabou chegando apenas em 2008, depois de alguns anos sem produção.
O veterano, porém, já deu adeus ao mercado nacional, saindo de linha em definitivo em 2022/23, quando chegou com a versão 1.0. O veículo não aparece mais no configurador do site da marca alemã.
Em seu último ano por aqui, conseguiu ainda bons números de vendas, ficando com a 3ª colocação no ranking entre os sedans, como já adiantado acima. Foram 35.927 emplacamentos ao todo.
Com seu motor 1.0, ele entrega 77 cv de potência e 9,7 kgfm de torque (gasolina), e 84 cv com 10,4 kgfm de torque (etanol), ambos a 6.450 rpm.
No entanto, versões anteriores dispõem de motor 1.6, que é capaz de gerar 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol), a 5.250 rpm. Já o torque fica, respectivamente, em 15,4 e 15,6 kgfm, a 2.500 rpm.
Pontos positivos do Volkswagen Voyage
Preço
Como mencionado, o HB20S está mais caro que o Voyage, uma vez que o modelo alemão não é mais encontrado 0 km no Brasil.
De acordo com dados da Tabela Fipe, a linha 2023 do veículo (que chegou em 2022) custa em média R$ 80.825,00, em sua versão única 1.0.
Já um Volkswagen Voyage 1.6 2022 manual, também de acordo com a Fipe, é vendido por valores médios de R$ 68.519,00.
Estabilidade
O Voyage se destaca também por sua estabilidade nas estradas, garantida por sua suspensão menos macia.
Fácil manutenção
Apesar de não ser mais produzido, o Voyage saiu de linha há pouquíssimo tempo. Além disso, é um veterano do mercado.
As manutenções do veículo são mais práticas nesse sentido, já que é mais simples encontrar profissionais que conheçam o carro.
Desempenho
Mais um ponto positivo está ligado ao desempenho do motor. No entanto, esse é um quesito que não se aplica a todas as versões do rival.
O HB20S aspirado alcança apenas 162 km/h, saindo de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos. Por isso, é superado pelo 1.0 Voyage, que chega aos 170 km/h, e tem aceleração de 13,5 segundos.
Considerando o motor 1.0 turbo do sedan da Hyundai, porém, o modelo alemão sai perdendo, já que o desempenho do oponente sobe para 191 km/h, com aceleração de 10,7 segundos.
Pontos negativos do Volkswagen Voyage
Falta de airbags laterais e de cortina
Diferentemente do que acontece com HB20S, falta ao Voyage um número mais adequado de airbags.
A versão 1.0 recente dispõe somente dos 2 frontais (obrigados por lei), não oferecendo as bolsas laterais e de cortina, comuns nos carros atuais.
HB20 Sedan ou Voyage: Qual Vale Mais a Pena?
Embora seja mais caro atualmente, o HB20 Sedan é uma opção mais completa de compra.
Afinal, conta com uma ótima série de equipamentos e amplo espaço interno, o que garante conforto e segurança para as viagens.
E mesmo quando leva a pior em algum quesito, a vantagem garantida pelo rival é mínima, não desapontando tanto quando o assunto é consumo ou até mesmo desempenho.
O Voyage conta com toda a tradicionalidade da marca e é também uma opção bastante atrativa, agora entre os usados.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Analise todos os pontos mais importantes para você, como câmbio manual ou câmbio automático, direção hidráulica, rodas de liga leve, bancos com regulagem de altura e mais aspectos.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Spacefox ou Voyage que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Fiesta ou Voyage para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.