HB20x ou Sandero Stepway: Qual Escolher? Prós e Contras

Está pensando em trocar de carro e ficou na dúvida entre o HB20x ou Sandero Stepway? Apesar de ambos serem ótimas opções, provavelmente um deles se enquadra melhor às suas necessidades.

Por isso, a melhor forma de fazer uma boa escolha é conhecer um pouco mais sobre as especificações de cada modelo.

Então, venha conhecer os prós e contras do Hyundai HB20x e do Renault Sandero Stepway, para descobrir qual a melhor escolha para você!

Melhor Escolha

HB20X

o Hyundai HB20x tem seu estilo esportivo evidenciado desde o design

  • Acabamento interno bastante elogiado, com detalhes em vermelho e uma combinação harmônica que traz um toque de sofisticação para o veículo
  • Apresenta boa resposta em ultrapassagens e retomadas, o que agrada bastante os motoristas mais “aventureiros”
  • Possibilidade de ajustar a altura e a profundidade do volante, para trazer mais conforto ao motorista

Ótimo Custo-Benefício

Sandero Setpway

Possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas

  • Além de espaçoso, também há uma boa distribuição do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros
  • Possui ar condicionado automático
  • Possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros

 

HB20x ou Sandero Stepway: Prós e Contras

Renault Sandero Stepway
Fonte: Autoesporte

Antes de iniciarmos o comparativo, é importante mencionar que o Hyundai HB20x e o Renault Sandero Stepway têm uma proposta em comum: eles são um modelo intermediário entre os compactos e os SUVs.

O resultado são veículos utilitários esportivos, que reúnem o melhor dos dois mundos: o tamanho menor e o preço baixo dos compactos, com o conforto e a potência dos SUVs.

HB20x

Hyundai HB20X 2020
Fonte: Motor1

Apesar de ser bastante semelhante ao HB20, o Hyundai HB20x tem seu estilo esportivo evidenciado desde o design.

Ele possui motor 1.6, de 123 cavalos e câmbio automático de 6 marchas. Com essa configuração, o HB20x vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e chega à velocidade máxima de 186 km/h.

Os principais equipamentos de séries são:

  • Freios ABS;
  • Airbags frontais e laterais;
  • Alarme antifurto;
  • Controle de estabilidade e tração;
  • Travamento central das portas;
  • Sistema ISOFIX;
  • Ar condicionado;
  • Controle automático de velocidade;
  • Rodas de liga leve aro 16;
  • Banco traseiro rebatível;
  • Central multimídia com conexão Bluetooth e USB;
  • Computador de bordo;
  • Volante multifuncional.

Além disso, o HB20x possui uma autonomia de 545 km na cidade e 645 km na estrada com gasolina, e um bagageiro de 300 litros de capacidade. Agora, vamos aos pontos positivos e negativos do HB20x.

Pontos positivos do HB20x

1 – Design

Um dos pontos mais destacados pelos clientes do Hyundai HB2ox é o design, tanto pela beleza como pelos traços esportivos.

O acabamento interno também é bastante elogiado, com detalhes em vermelho e uma combinação harmônica que traz um toque de sofisticação para o veículo.

No entanto, apesar de o design ser incluído como um dos pontos positivos pela maioria dos usuários, não há como negar que esse é um aspecto subjetivo.

Assim, não dá para basear a escolha tão somente no design. Então, é importante conferir as outras características do HB20x.

2 – Desempenho

Outro ponto em que o HB20x sai na frente é o desempenho, especialmente na estrada. Isso porque o carro apresenta boa resposta em ultrapassagens e retomadas, o que agrada bastante os motoristas mais “aventureiros”.

Um simples movimento de “afundar o pé” no acelerador já faz com que o HB20x troque a marcha para ganhar mais velocidade, deixando outros veículos do segmento como o Chevrolet Onix e o próprio Renault Stepway comendo poeira.

3 – Equipamentos de série

Além disso, o Hyundai HB20x, na sua versão original, é mais completo do que o modelo da Renault.

Então, praticamente com o mesmo preço que gastaria em um Sandero, você poderá comprar um carro mais completo, sem precisar investir em opcionais.

4 – Dirigibilidade

O Hyundai HB20x também ganha pontos no quesito dirigibilidade, já que possui todo um conjunto que garante conforto e estabilidade, tanto para o motorista, como para os passageiros.

Isso vai desde a direção elétrica, que é mais responsiva e leve, até a possibilidade de ajustar a altura e a profundidade do volante, para trazer mais conforto ao motorista.

Além disso, o controle de tração e estabilidade torna o carro mais seguro em curvas, especialmente na estrada.

Por fim, a suspensão consegue absorver de forma eficiente os buracos e irregularidades na pista, de forma que esses movimentos não sejam percebidos pelos passageiros.

5 – Consumo

Outro ponto positivo do HB20x é o consumo de combustível, que chega aos seguintes números: 7,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol; e 10,9 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada com gasolina.

Assim, é um carro que consegue conciliar bom desempenho e economia, uma combinação bastante rara de se encontrar no mercado.

Pontos negativos do HB20x

1 – Porta malas

Quando colocado lado a lado com o Sandero, o HB20x perde no quesito porta malas. Isso porque são apenas 300 litros de capacidade, o que pode ser pouco, principalmente com lotação máxima.

No entanto, é preciso destacar que, mesmo com esses 300 litros, o HB20x ainda consegue ficar à frente de outros modelos hatch, como o Ford Ka e o Toyota Etios, por exemplo.

2 – Espaço interno

Ainda, no que se refere ao espaço interno, o HB20x possui as seguintes dimensões: 3,97m de comprimento, 1,74m de largura, 2,53m de distância entre-eixos e 1,54m de altura.

À primeira vista, isso pode não parecer um problema. No entanto, o espaço não é bem distribuído entre a parte dianteira e o banco traseiro, de forma que os passageiros não ficam confortáveis, especialmente com lotação completa.

Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway 1.6
Fonte: Comprecar

O Renault Stepway, por sua vez, possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas.

No que se refere ao desempenho, é possível ir de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, e a velocidade máxima é de 177 km/h.

Quanto aos equipamentos de série, confira os principais:

  • Freios ABS;
  • Airbags frontais e laterais;
  • Alarme antifurto;
  • Câmera traseira;
  • Controle de estabilidade e tração;
  • Faróis de neblina;
  • Sistema ISOFIX;
  • Ar condicionado;
  • Bancos de couro;
  • Vidros elétricos (dianteiros e traseiros);
  • Faróis e limpador de para-brisa automáticos;
  • Ajuste elétrico dos retrovisores;
  • Rodas de liga leve aro 16;
  • Central multimídia com conexão USB e Bluetooth;
  • Computador de bordo;
  • Volante multifuncional.

Por fim, ele possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros. Então, vamos aos prós e contras do modelo.

Pontos positivos do Sandero Stepway

1 – Porta malas

No comparativo com o modelo da Hyundai, o primeiro ponto em que o Stepway leva vantagem é o porta malas. Isso porque são 320 litros de capacidade, em contraste com os 300 litros do HB20x.

Uma diferença de 20 litros pode não parecer tão grande, mas, na prática, pode ser suficiente para acomodar a mala de mais um passageiro no carro.

2 – Espaço interno

Além disso, o modelo da Renault possui as seguintes dimensões: 4,07 metros de comprimento, 1,73 metros de largura, 2,59 metros de distância entre eixos e 1,63 metros de altura.

Com isso, o Stepway supera o modelo da Hyundai em todas as medidas, o que faz com que ele leve a melhor no quesito espaço interno.

Afinal, além de ser objetivamente mais espaçoso, também há uma distribuição melhor do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros.

3 – Ar condicionado automático

Outro diferencial entre os dois modelos é a presença de ar condicionado automático, que está disponível apenas no carro da Renault.

Inclusive, você não teria nem a opção de incluir esse adicional no carro da Hyundai, se quisesse.

Por isso, se esse componente for importante para você, o Stepway leva a melhor.

Pontos negativos do Sandero Stepway

1 – Consumo

Já no que se refere ao consumo, o Sandero alcança as seguintes marcas: 7,2 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol; e 10,8 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada co gasolina.

Com isso, o HB20x fica na frente, já que supera o Sandero em todos os números. E, em um cenário em que o combustível está em alta, optar por carros mais econômicos é fundamental.

2 – Desempenho

O câmbio CVT da Renault é alvo de críticas pela maioria dos clientes. Isso porque ele não apresenta uma boa resposta, sendo preciso aguardar algum tempo até que o carro consiga pegar o “embalo”.

Isso atrapalha nas ultrapassagens e não torna o carro mais econômico, como já vimos no tópico anterior.

Assim, para um carro que se propõe a alcançar o público dos motoristas aventureiros, ele ainda deixa muito a desejar.

3 – Tecnologia

Por fim, o Sandero também fica atrás no quesito tecnologia. Isso porque, apesar de possuir uma central multimídia com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, o carro da Renault não possui boa integração com os smartphones.

Assim, não é raro perceber atrasos nas trocas de música e nos comandos de ligações, por exemplo.

Além disso, apesar de o volante possuir diversos comandos, o posicionamento dos botões não é tão intuitivo, o que pode acabar distraindo o motorista na hora de acioná-los.

E aí, Sandero Stepway ou HB20x? Qual Vence Esse Duelo?

HB20x
Fonte: Autoesporte – Globo

Quando falamos em preço de venda e nas despesas com manutenção, IPVA e seguro, o Sandero e o Hyundai HB20x ficam praticamente empatados.

No entanto, os modelos possuem várias diferenças entre si, apesar de competirem com carros do mesmo segmento.

No geral, a partir desse comparativo, a primeira conclusão é de que o HB20x vence a disputa contra o modelo da Renault.

Mas cada caso é um caso, então, é importante que você analise todos os detalhes que mencionamos para conseguir compreender qual dos dois aventureiros atende melhor às suas necessidades.

Antes de comprar um carro, avalie todos os aspectos mais importantes para você, como lanternas com máscara negra, para choque, direção hidráulica, piloto automático, isolamento acústico e câmera de ré, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Agile ou Sandero que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Onix ou Sandero Stepway para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!