Onix ou Sandero Stepway: Qual Vence o Duelo? Veja os Detalhes

Se você vive na cidade, mas gosta de um pouco de aventura, pode se interessar por comprar um dos modelos “aventureiros urbanos”, como são chamados. Nesse contexto, vale a pena avaliar qual é o melhor para você: Onix ou Sandero Stepway.

Obviamente, não estamos falando aqui do Chevrolet Onix “comum”, o hatch mais vendido do Brasil há muitos anos. Afinal, não há muito de aventureiro urbano nele.

Entretanto, sua versão Chevrolet Onix Activ é, de fato, um modelo mais voltado para a aventura e pode sim ser comparado ao Sandero Stepway.

Mas, como fazer essa avaliação? Qual dos dois você deve comprar: o Onix ou Sandero Stepway? Siga a leitura para descobrir!

Melhor Escolha

Chevrolet Onix Activ

É a versão “aventureira” da família da Chevrolet

  • O seu câmbio automático é bem configurado para o seu motor 1.4
  • O modelo tem um excelente padrão de consumo para um carro de 5, 6 anos de idade
  • O Onix Activ é uma opção bastante vantajosa para o bolso dos consumidores

Ótimo Custo-Benefício

Renault Sandero Stepway

Possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas

  • Além de espaçoso, também há uma boa distribuição do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros
  • Possui ar condicionado automático
  • Possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros

Onix ou Sandero Stepway: comentários sobre este duelo

Para fazer essa avaliação, vamos levar em consideração o que mencionamos: faremos o comparativo de ambos dentro de um contexto de “aventureiros urbanos”.

Essa categoria de automóveis é um segmento “não-oficial” do mercado, por assim dizer.

Envolve versões de veículos que foram feitas para dar a impressão de serem mais robustas e terem características tradicionais de modelos off road, mas que não chegam a ser, de fato, adequados para o terreno acidentado.

Há muito tempo, esses carros se tornaram populares, mas tiveram uma queda de popularidade logo em seguida.

Depois de um tempo, com o lançamento de modelos como o Ka Freestyle e o Argo Trekking, eles voltaram aos holofotes, mas já saíram de moda novamente.

Por isso, faremos o comparativo entre Onix ou Sandero Stepway, reunindo informações sobre ambos, analisando a ficha técnica de cada um e, claro, coletando comentários de motoristas que dirigem os veículos todos os dias.

Na comparação, usaremos o Onix Activ como base, uma vez que é a versão “aventureira” da família da Chevrolet. Do outro lado, seu rival será o Renault Sandero Stepway Iconic.

Vale mencionar que ambos já saíram de linha e que só dar para encontrá-los no mercado de usados e seminovos.

Todos os dados utilizados para o comparativo foram fornecidos pelas montadoras e alguns motoristas, que fizeram login em sites de depoimento e relataram a experiência com cada veículo.

Siga a leitura com atenção para ver a nossa análise e perceber qual carro está mais em conta para você: Chevrolet Onix ou Sandero Stepway.

Prós e contras do Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ 2019
Fonte: Autos Segredos

Como dito, vamos comparar os pontos positivos e negativos de ambos os carros. Assim, poderemos perceber a relação entre o desempenho deles e as opções que cada um oferece para os seus motoristas.

Afinal, não existe um carro que é “ruim” ou “bom” para todo mundo. Cada modelo de veículo pode ser mais ou menos indicado para cada pessoa, dependendo do tipo de necessidade que cada pessoa tem.

Veja, a seguir, os pontos positivos e negativos do Chevrolet Onix Activ.

Prós do Onix

Começaremos nossa análise com os pontos positivos do Onix Activ.

Lembrando que esses prós foram selecionados com base nos comentários de motoristas de várias cidades do Brasil, de Porto Alegre a Manaus, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e muito mais.

Dirigibilidade

A primeira vantagem do Onix Activ em relação ao seu concorrente nesse comparativo é a sua dirigibilidade, ou seja, a facilidade com a qual o carro é conduzido.

Apesar de ter um motor “mais fraco” do que o do concorrente, o Onix é bem mais gostoso de dirigir.

Existem muitos motivos para isso. Por exemplo, o seu câmbio automático é bem configurado para o seu motor 1.4, com as marchas entrando sempre suavemente e garantindo maior aceleração (velocidade com a qual o carro vai de 0 a 100 km/h).

Para completar, o Onix apresenta uma direção elétrica que faz com que as manobras e a condução fiquem muito mais leves. Em comparação, o Renault Sandero Stepway tem uma condução muito mais pesada, característica do carro.

Preço

Outro fator importante e de vantagem para o Onix Activ é o seu preço em relação às versões do Renault Sandero Stepway.

É claro que, hoje em dia, os valores já não são os mesmos, uma vez que o modelo saiu de linha e só existem versões suas no mercado de carros seminovos e usados.

No entanto, mesmo na época de lançamento, o veículo da Chevrolet tinha um custo de, no mínimo, R$ 10 mil a menos.

Some isso a um gasto bastante menor com o consumo e manutenção e fica bastante evidente como o Onix Activ é a opção mais vantajosa para o bolso dos consumidores.

Autonomia

O consumo de combustível é uma dúvida comum de muitos consumidores e, nesse sentido, o Onix Activ se sai bem.

O modelo tem um excelente padrão de consumo para um carro de 5, 6 anos de idade, fazendo 11,2 km/l com gasolina na cidade e 13,6 km/l na estrada. Esses valores são considerados bem altos para o padrão de um hatch de alguns anos atrás.

Com base nesse consumo e em um tanque de combustível com 54 litros, isso garante uma autonomia média de 740 quilômetros. É um excelente valor para rodar com um tanque completo!

Contras do Onix

Como nem tudo são flores, o Onix também tem alguns contras. Veja abaixo quais são.

Porta-malas

Um ponto negativo sobre o Onix é que, além de ter um espaço interno relativamente pequeno, ele ainda sofre com um porta-malas de baixa capacidade de armazenamento.

Ao todo, são 280 litros de capacidade de armazenamento apenas, um dos menores valores do mercado.

Itens de Segurança

Além disso, o Onix Activ também se destaca, em um nível relativamente negativo, pela falta de itens de segurança.

Por exemplo, o carro conta basicamente apenas com os itens obrigatórios por lei, como freios ABS e airbags frontais. Não existem controles de estabilidade, airbags laterais e outros recursos.

Ao todo, o carro ganhou nota 3 (de 5) no teste de segurança do Latin NCAP. É o suficiente para ser aprovado, mas não é o melhor resultado possível.

Prós e contras do Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway 1.6
Fonte: Comprecar

Agora, é hora de comparar com os prós e contras do Renault Sandero Stepway.

O carro já se destaca por ter uma velocidade máxima superior à do Onix e outros modelos semelhantes. Veja abaixo o que mais o modelo tem de bom e de ruim.

Prós do Sandero Stepway

Começaremos com a lista dos pontos positivos do automóvel.

Design

Um dos seus principais pontos de destaque é o design. Afinal, o aventureiro da Renault foi reformulado na sua última geração, ganhando novas lanternas para combinar melhor com a carroceria.

Ele ficou um pouco parecido com o Fiat Argo, mas com um charme todo particular.

Além disso, vale mencionar que o modelo tem várias cores disponíveis com pintura metálica para os consumidores, o que chama a atenção e é um atrativo todo particular, especialmente nas fotos.

Equipamentos

Um outro fator interessante a ser mencionado é que o Renault Stepway Sandero entrega mais para os consumidores do que o Onix Activ.

Em sua versão mais intensa, a Iconic, o hatch (apresentado como “SUV” pela Renault, mas erroneamente) tem itens de segurança como airbags laterais, mas também tem bancos de couro, acendimento automático dos faróis, assistente de estabilidade e de partida em rampas, ar-condicionado digital, sensor de chuva e estacionamento, câmera de ré, central multimídia (que faz pareamento com Android Auto e Apple CarPlay) e mais.

Espaço interno

Estando dentro do segmento de carros compactos, é claro que o espaço interno pode fazer a diferença. Nesse quesito, o Sandero Stepway vai bem.

O carro da Renault tem mais de 4 metros de comprimento e bastante espaço interno, considerando o básico da categoria.

Isso permite ao consumidor não só ficar mais confortável, como também levar mais itens quando precisar.

Contras do Sandero Stepway

Agora, veremos os pontos negativos do Renault Sandero Stepway.

Preço alto

Como vimos, na sua época de lançamento, o Sandero Stepway já era cerca de R$ 10 mil mais caro do que o seu concorrente.

Hoje, considerando que ambos estão no segmento de usados e seminovos, o impacto do custo de aquisição do veículo não pesa tanto, mas ainda é considerável.

Câmbio CVT

Por fim, um problema do Sandero Stepway é o seu câmbio CVT mal otimizado. Na prática, essa versão de câmbio automático não dá a vazão correta para a potência do motor.

Isso faz com que o carro ande “meio pesado”, parecendo que está perdendo potência e que é meio duro para comandar.

Onix ou Sandero Stepway: qual comprar?

Agora que você já viu tudo isso, é hora de decidir qual comprar, o Onix ou Sandero Stepway.

Afinal, qual deles traz mais benefícios para você? A resposta correta, claro, depende do seu contexto.

Se você quer um carro mais gostoso de dirigir e com melhor preço, além de menos custos com combustíveis, o Onix Activ é a sua escolha aqui. Ele tem os melhores recursos para essas necessidades.

Já se você quer um carro mais bonito, mais completo e mais confortável, com mais espaço, você deve optar pelo Sandero Stepway. É o automóvel que melhor atende nesse sentido.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Crossfox ou Sandero Stepway que fizemos aqui no blog.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!