Na hora de escolher um SUV, qual deles chama mais a sua atenção: Hilux SW4 ou Pajero Dakar?
Ambos são carros com acabamento de luxo e equipados com itens de tecnologia para ninguém pôr defeito.
Sim, eles têm esse jeitão rústico, derivado de picape, pronto para pegar no batente, mas não resistiram ao mundo contemporâneo e ganharam requinte que disfarçam seu modo “raiz”.
De qualquer forma, tanto o Mitsubishi Pajero Sport quanto o Toyota SW4 são exemplos de SUVs de verdade, com suspensão de longo curso, tração nas quatro rodas e chassi separado da carroceria.
Ou seja, não perderam o conceito original de SUV para “vestir” um traje de luxo e ainda garantem uma fatia do mercado de quem busca por um utilitário esportivo de verdade, mas com acabamento de alto nível.
Agora é descobrir quem vence esse embate: Hilux SW4 ou Pajero Dakar?
Nós analisamos a versão HPE do Mitsubishi Pajero Sport e também a versão Diamond do Toyota SW4, ambos de 2019.
Ótimo Custo-Benefício
O Toyota SW4 é um dos mais vendidos da categoria trazem o conceito de SUV
- O Toyota SW4 tem autonomia de mais ou menos 1.000 km na estrada
- O SW4 recebeu nota cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, tanto para crianças quanto para adultos
- Airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, faróis de neblina, freios ABS e controle de tração e estabilidade
Melhor Escolha
O Mitsubishi Pajero Sport modelo HPE é importado da Tailândia, e é bastante equipado
- Medindo quase 5 metros de comprimento e bastante alto, na faixa de 1,9 metros de altura
- Bancos com ajustes elétricos, assentos dianteiros com aquecimento e ajuste de volante em altura e profundidade
- 11,3 s quando vai de 0 a 100 km/h
Qual o melhor SUV: Hilux SW4 ou Pajero Dakar?
Na briga para conquistar o consumidor apaixonado por SUVs, o renovado Pajero Sport – chamado por aqui de Dakar – e o Toyota SW4, um dos mais vendidos da categoria trazem o conceito de SUV, mas com itens de segurança e conforto de um carro de passeio.
O Mitsubishi Pajero Sport modelo HPE é importado da Tailândia, sai por R$ 265.990 e é bastante equipado; já o Hilux SW4 traz modelo feito na Argentina, menos equipado, mas com preço nas alturas também: R$ 274.790.
Ambos, assim como o Chevrolet Trailblazer, são excelentes carros para viagem devido ao espaço interno e um tanque de combustível generoso.
Mas, nesse embate Toyota SW4 x Pajero Sport, apenas um deles ganha a batalha de SUVs em nosso comparativo de hoje.
Confira!
Prós e contras do Toyota SW4
Pontos positivos do Toyota Hilux SW4
Consumo
Um dos pontos positivos do Hilux SW4 frente ao Pajero Sport está no consumo. Muita gente pode achar que é uma grande vantagem para um carro ter um câmbio automático de oito marchas, como é o caso do Pajero Dakar.
No entanto, o rival alcança os 2.000 rpm na oitava marcha a 120 km/h, enquanto o SW4 faz a mesma coisa, mas em sexta.
Na cidade e estrada, o Toyota SW4 obtém vantagem com médias de 9,5 e 12,4 km/l, respectivamente. Enquanto isso, o Pajero Sport do Mitsubishi faz 9 km/l (cidade) e 12,1 km/l (estrada).
Para fechar, o Toyota SW4 tem autonomia de mais ou menos 1.000 km na estrada, superando os 800 km do concorrente.
Portanto, vitória do Hilux SW4 x Pajero Dakar.
Segurança
No duelo Hilux SW4 ou Pajero Dakar, quem vence no quesito segurança?
Aqui, temos quase um empate. Isso porque o SW4 recebeu nota cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, tanto para crianças quanto para adultos. Do lado do Mit, nenhuma nota atribuída.
Por outro lado, faltam itens de segurança a mais no modelo da Toyota, como alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência.
Pelo menos os dois trazem airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, faróis de neblina, e os itens obrigatórios: freios ABS e controle de tração e estabilidade.
Por ter recebido cinco estrelas no Latin NCAP, a vitória fica com o SW4.
Pontos negativos do Toyota Hilux SW4
Conjunto mecânico
O conjunto mecânico é bom nos dois modelos japoneses, mas apenas um deles se garante na pista com passagens mais ágeis.
Ambos possuem motores a diesel, sendo que o Pajero Sport tem motor 2.4 e câmbio automático de 8 marchas para fazer passagens suaves, sem trancos e barrancos.
A versão Dakar traz potência de 190 cv e torque de 43,9 kgfm, que recebe ajuda das marchas para dar conta do peso de 2.095 kg. Silencioso nas arrancadas, o Pajero Dakar supera o motor 2.8 do SW4.
O rival entrega 177 cv de potência com 45,9 kgfm de torque, garantindo força para as saídas do Toyota, mas só. O Pajero Sport chega com tudo justamente por conta das 8 marchas do câmbio.
Vitória, então, do Pajero Dakar.
Itens de série
Já mencionamos neste artigo a falta de alguns itens de segurança no SW4, mas há outros acessórios em falta para essa versão do Toyota.
Em primeiro lugar, o modelo não possui conexão Apple Carplay e Android Auto (presente no rival com central multimídia), fora que o funcionamento do seu computador de bordo é ainda mais lento do que o Mitsubishi. Infelizmente, recursos intuitivos não são bem o ponto forte desses dois SUVs.
Além disso, quem não for um fã do visual retrô não vai gostar do interior desse SW4, que conta com um relógio bem “Casio” dos carros da década de 90.
Sem contar o freio de estacionamento por alavanca, quando no Pajero Sport é eletrônico. Claro que, nesse caso, leva-se em conta a necessidade de cada um. Um freio por alavanca pode ser mais útil no uso off road, por exemplo.
Pelo menos o sistema de som fica por conta do Toyota Hilux SW4 nesse nosso comparativo. Ele traz um projeto sofisticado, com 10 autofalantes e um subwoofer.
Ainda assim, o SW4 peca em outros itens e deixa a versão HPE do Mitsubishi levar a vitória com seu teto solar, sensores de estacionamento, piloto automático e central multimídia com conexões Apple Carplay e Android Auto.
Prós e contras do Mitsubishi Pajero Sport
Pontos positivos do Pajero Dakar
Espaço e conforto
Para quem está em busca de um SUV espaçoso, pode ficar na dúvida entre o Hilux SW4 ou Pajero Dakar. Ambos são enormes, medindo quase 5 metros de comprimento e bastante altos, na faixa de 1,9 metros de altura, mais ou menos.
Nesse sentido, desconforto não será problema para os ocupantes, que sentirão a diferença ao experimentar um Hilux SW4 ou Pajero Sport, bem mais interessantes do que os chamados “SUVs de shopping”.
Além disso, são imponentes, dificilmente alguém vai querer te fechar na pista, pois trata-se de dois grandões com cara de marrentos. No entanto, isso é apenas capa, já que o interior é requintado e bastante confortável para 7 ocupantes.
Nesta categoria, parece difícil definir o vencedor, porque os dois oferecem interior com espaço generoso, contudo, o Pajero ainda surpreende.
Seu entre eixos tem 2,8 metros, sendo perfeito para quem vai no banco traseiro e reclama de desconforto das pernas. Não há com o que reclamar. A diferença é gritante para outros carros com entre eixos abaixo de 2 metros.
Além disso, é possível rebater os bancos extras no assoalho do porta-malas, sem sacrificar a capacidade do bagageiro, que chega a 571 litros (no SW4, são 500 litros).
Apesar de ambos oferecerem bancos com ajustes elétricos, assentos dianteiros com aquecimento e ajuste de volante em altura e profundidade e controle do ar-condicionado para a parte de trás é o Pajero Dakar que sai na frente do Hilux SW4.
Isso porque o Mitsubishi Pajero Sport acomoda melhor os joelhos para ninguém sofrer de câimbras dentro do veículo. Além disso, o motorista também recebe melhor acomodação para uma condução mais confortável.
Sendo assim, a dúvida se leva Hilux SW4 ou Pajero Dakar em relação a espaço e conforto termina com a vitória do Mitsubishi Pajero Sport.
Dirigibilidade
Até aqui você viu que tanto o Hilux SW4 quanto o Pajero Dakar são grandes, espaçosos e também pesados (2130 kg para o SW4 contra 2095 kg para o Pajero Sport).
Isso requer força para empurrar esses veículos pesados em desvios e frenagens mais fortes, mas isso não é um grande problema para esses grandões, pois ambos são macios e enfrentam muito bem os obstáculos da cidade.
Contudo, o Toyota SW4 não aguenta uma curva fechada sem sacudir mais do que seu rival. Fora as frenagens nos quais o SW4 fica atrás do Pajero, que chega a 100 km/h superando os 46 metros.
Falando nisso, o Dakar também impressiona nas retomadas e acelerações, fazendo em 11,3 s quando vai de 0 a 100 km/h, enquanto o rival demora 12,8 s para fazer a mesma coisa.
Os números ainda são maiores quando a arrancada parte de 40 a 100 km/h: 8,6 s para o Pajero Dakar contra 10,3 s para o Hilux SW4.
Desempenho
O câmbio, o motor, o controle de tração e o sistema de tração com diferencial central (que não consta no Toyota SW4) se ajustam de tal maneira a responder a qualquer desafio nas estradas.
Isto é, o Mitsubishi Pajero Sport pode rodar em chão de terra, areia, lama, pedras e chão molhado de água.
É com o diferencial central que o carro pode usar a tração nas quatro rodas em pisos aderentes, incluindo pisos molhados de chuva, e em lugares altos e repleto de curvas.
Assim que sai desse tipo de estrada, a força do Mitsubishi se mantém para uma próxima rodada.
De qualquer forma, ambos dividem a força em cada roda cerca de 25%, graças ao bloqueio do diferencial traseiro.
Ainda assim, no quesito desempenho, não há muitas dúvidas se você leva o Hilux SW4 ou Pajero Dakar: a vitória é do Mitsubishi.
Pontos negativos do Pajero Dakar
Consumo
Se é um ponto positivo no SW4, então é ponto negativo no Pajero Sport.
Como mencionamos neste artigo, o fato de o Pajero ter oito marchas não influencia tão bem quanto parecia no desempenho do carro. Afinal, o rival alcança consegue fazer o motor girar a uma rotação de 2 mil rpm já na sexta marcha.
Com um tanque de combustível com capacidade para 80 litros, contra 68 do Dakar, o SW4 tem ótima autonomia, deixando o oponente comendo poeira.
Para reforçar os números, o Hilux SW4 tem médias de 9,5 km/l (cidade) e 12, 4 km/k (estrada) contra 9 e 12,1 km/l, respectivamente, do Pajero Sport.
Portanto, o Pajero Dakar bebe um pouco mais de combustível em relação ao oponente.
Afinal, Hilux SW4 ou Pajero Dakar?
Diante dos prós e contras desses SUVs, entre Hilux SW4 ou Pajero Dakar, a vitória é do Mitsubishi.
Mesmo gastando mais quilometragem por litro, não resta dúvidas de que o Pajero Dakar é mais eficiente na condução do carro sem fazer muito esforço, no desempenho em todas as estradas, garantindo seletor de modo off road.
Tem também a questão do espaço na cabine, do porta-malas e do conforto dos passageiros, já que o Dakar é bem grandão.
Além de ser concorrente do Toyota SW4, o Pajero também bate de frente com o Chevrolet Trailblazer, um dos mais famosos quando o assunto é 4×4.
De todo modo, tanto o Hilux SW4 quanto o Pajero Dakar são SUVs imponentes, de design bonito, com belo para choque, que chamam atenção por onde passam.
Com boa altura do solo, essas duas belezas de quatro rodas encaram tudo que é desafio nas estradas, sejam subidas íngremes e cheias de curvas ou descidas escorregadias, graças as suspensões de longo curso.
Em relação à compra e manutenção do veículo, ambos possuem garantia de 3 anos, sendo que o preço do Pajero Sport está mais em conta, quase R$ 10 mil a menos. A diferença é menor quando falamos em revisões, com uma diferença de quase R$ 7 mil.
Outra questão é a qualidade da compra feita pela Mitsubishi, que conta com fidelização dos clientes e possibilidades de ver provas de ralis e off-road.
Já a Toyota tem o pós-venda muito elogiado pelos consumidores, considerando que muitas vezes, a manutenção e o pós-venda sejam tão importantes quanto qualquer outro item do carro.
Apesar dos prós e contras, um sempre acaba entregando algo útil no lugar do outro. Por exemplo, o SW4 é macio diante de obstáculos, enquanto o Pajero tem um ritmo mais forte de tocada.
E então, gostou desse conteúdo? Espero ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.