Entre o Linea ou Grand Siena, qual dos dois veículos leva a melhor na comparação?
Vamos analisar as principais características de cada um dos modelos da montadora italiana para chegar a um veredicto de qual vale mais a pena para o consumidor.
Melhor Escolha
O Fiat Linea foi lançado no Brasil no ano de 2008 e foi produzido até 2016
- O visual clássico e bem equilibrado do Linea Essence sempre foi um aspecto positivo do veículo
- Seu conjunto mecânico conta com câmbio manual sequencial com modo automático de 5 marchas e direção hidráulica
- Apresenta como equipamentos de segurança conjunto de airbags para o motorista, freios ABS, alarmes antifurto e airbags para os passageiros
Ótimo Custo-Benefício
A Fiat equipou o Grand Siena para brigar com o “irmão mais velho”, o Fiat Linea
- Motor 1.6 16v. Ele alcança 117 cv de potência e 16,8 de torque e é capaz de atingir a velocidade máxima de 194 km/h
- Seu porta malas tem uma ótima capacidade, com 520 litros, excelente para viagens em família
- Ele apresenta ar condicionado, travas elétricas, quatro conjuntos de airbags, freios ABS e computador de bordo
Fiat Linea
O Fiat Linea foi lançado no Brasil no ano de 2008 e foi produzido até 2016.
Foi um modelo importante da fabricante italiana porque trouxe novos parâmetros para o segmento de sedãs ao oferecer mais conforto e itens de série que os concorrentes não tinham.
Assim, fez a Fiat voltar a brigar pelas vendas nesse mercado, uma vez que ela não lançava sedãs no mercado nacional desde o Fiat Tempra. O Linea foi oferecido nas versões Essence e Absolute.
Outra inovação trazida por esse modelo foi o fato dele estrear dois novos motores por aqui, como por exemplo o 1.4 turbo.
Atualmente, segundo a tabela FIPE, um Fiat Linea Essence com motor 16v Dualogic do ano de 2016 custa um pouco mais de R$ 46 mil reais.
Pontos positivos
Para começar, o visual clássico e bem equilibrado do Linea Essence sempre foi um aspecto positivo do veículo.
Os detalhes cromados em sua grade frontal reforçavam a intenção de que ele fosse um sedã médio mais luxuoso que os demais concorrentes. A traseira do veículo também apresenta um visual mais clean e refinado, assim como as lanternas amendoadas.
O carro oferece uma dirigibilidade agradável, proporcionada especialmente pelo ajuste de profundidade e altura do volante e pela regulagem de altura no banco do motorista.
Com uma distância entre eixos de 2.603 mm, o carro dá uma impressão de ser maior e mais comprido do que realmente é na prática. De fato, ele apresenta um bom espaço interno aos ocupantes.
Seu conjunto mecânico conta com câmbio manual sequencial com modo automático de 5 marchas e direção hidráulica. O motor é o Dualogic 1.8 16v flex que alcança 132 cv de potência e 18,9 de torque.
No test drive de aceleração de 0 a 100 km/h, ele cumpre o tempo em 10 segundos, em média. Ademais, consegue atingir a velocidade máxima de 192 km/h.
Um dos principais diferenciais do Linea quando lançado foi o seu conjunto de equipamentos. Então, o Essence apresenta como equipamentos de segurança conjunto de airbags para o motorista, freios ABS, alarmes antifurto e airbags para os passageiros.
Ele ainda tem travas elétricas, faróis de neblina, cinto de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Tanto os vidros traseiros quanto dianteiros são elétricos.
Em relação a outros itens de série, o Linea Essence conta com ar condicionado, computador de bordo, piloto automático, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve 6.0 x 15″, rádio com CD player e mp3 e conexão USB e mais outros itens que acrescentaram bastante conforto ao veículo.
Pontos negativos
O desempenho do motor 1.8 Dualogic perde no comparativo com o Grand Siena e, em termos de consumo, ele também não apresenta índices muito bons.
Com etanol, ele faz 6,9 km/l em percursos urbanos e 8,6 km/l em rodovias. Já com gasolina, ele faz 8,3 km/l na cidade e 12,3 km/l nas estradas.
Ele não apresenta itens de segurança como controle de tração e distribuição eletrônica de frenagem.
Apesar do tamanho do porta malas ser robusto, com 500 L de capacidade, ele também é menor que o do Siena.
Fiat Grand Siena
Curiosamente, a Fiat equipou o Grand Siena para brigar com o “irmão mais velho”, no caso, o próprio Fiat Linea. Especialmente depois que este último perdeu o fôlego na concorrência com uma outra geração de sedãs, como Honda Civic e Toyota Corolla.
Contudo, a turbinada de equipamentos no Grand Siena também aumentou seu preço de entrada, como foi o caso da versão Attractive 1.4.
Nesse comparativo, vamos analisar o Grand Siena Essence 1.6 16v com motor Dualogic que, como as credenciais já informam, é bastante semelhante ao outro irmão de fábrica.
Atualmente, o preço de um Grand Siena Essence 2018 1.6 16v fica em torno de quase R$ 52 mil.
Pontos positivos
A Fiat fez um bom trabalho nas carrocerias do Siena, especialmente na parte traseira, que é inspirada em modelos da Alfa Romeo.
O conjunto visual do veículo é leve e mais moderno do que o do Linea, o que é natural visto que o Grand Siena é mais jovem.
Já o seu porta malas tem uma ótima capacidade, com 520 litros, excelente para viagens em família.
No conjunto mecânico, ele conta com câmbio manual de 5 marchas, direção hidráulica e motor 1.6 16v. Ele alcança 117 cv de potência e 16,8 de torque e é capaz de atingir a velocidade máxima de 194 km/h.
Seus índices de consumo são um pouco mais baixos do que os do Fiat Linea. Ele faz 7,3 km/l com etanol na cidade e 8,8 km/l em rodovias, enquanto com gasolina chega a 8,9 km/l em perímetros urbanos e 12,5 km/l nas estradas.
Como itens de série, ele apresenta ar condicionado, travas elétricas, quatro conjuntos de airbags, freios ABS e computador de bordo.
Pontos negativos
O acabamento do Siena é simples e bem feito, contudo, parece menos refinado do que o do irmão sedã mais velho.
As suas medidas também são mais acanhadas, então, os ocupantes do banco traseiro ficam ligeiramente mais apertados.
Um ponto negativo do Grand Siena é que muitos itens de equipamentos que são itens de série no Linea entram como adicionais nesse modelo.
Alguns exemplos são o alarme antifurto, o kit multimídia com CD player e conexão USB, o piloto automático, retrovisores externos elétricos e os vidros elétricos traseiros.
Na comparação entre Linea ou Grand Siena, quem vence?
Para quem está em busca de uma boa opção para compra de veículo seminovo, no nosso ponto de vista, acreditamos que o Fiat Linea ofereça um melhor custo benefício.
Isso porque ele apresenta um conjunto de equipamentos maior, uma ótima dirigibilidade e um bom nível de conforto e espaço para todos os passageiros.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Logan ou Grand Siena que fizemos aqui no blog.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.