O assunto desse artigo responde a uma pergunta que você já deve ter se feito: qual carro tem a manutenção mais barata: Onix ou HB20?
Ultimamente, a Chevrolet e a Hyundai têm se destacado no mercado com o número crescente das vendas de seus compactos mais famosos, mas a gente sabe que o gasto com manutenção pode pesar no orçamento.
Design, motor, acabamento, espaço interno, itens de segurança e de comodidade, tamanho do porta-malas, ar condicionado.
Tudo isso conta na hora da compra, mas o que pesa mesmo na decisão do consumidor é o custo-benefício.
Esse termo se define pela relação entre o preço do carro, o consumo (medido em km/l), e o custo de manutenção e das revisões do carro.
O Chevrolet Onix e HB20 estão entre os hatches mais vendidos do Brasil, e como a gente sabe o que faz diferença na vida do motorista, a gente analisou cada caso para trazer esse comparativo para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto antes de pegar o volante.
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Boa Opção
A versão mais vendida do carro da fabricante norte-americana é o Onix 1.0 turbo, especialmente no formato hatch
- Atualmente ele é vendido com câmbio manual ou automático
- As revisões periódicas do Onix são feitas a cada 10.000 km rodados
- A soma das primeiras 6 revisões fica em aproximadamente R$3.780,00
- Consumo de 12,8 e 14,6 km/l na cidade e na estrada
- As revisões a cada 10.000 km do HB20 variam numa faixa entre os R$200 e os R$800
- A primeira revisão é a mais em conta, e a última, dos 100.000 km, a mais cara
Qual carro tem a manutenção mais barata: Onix ou HB20?
Os carros escolhidos para este comparativo foram o Onix e o HB20. Ambos figuram na lista dos hatches mais populares do mercado por características como preço atrativo, equipamentos de segurança e um motor resistente.
Não é à toa que esses dois estão por todo lado nas ruas do Brasil.
Então, bora analisar o custo-benefício dos modelos Chevrolet Onix 2020 e Hyundai HB20?
Chevrolet Onix
A versão mais vendida do carro da fabricante norte-americana é o Onix 1.0 turbo, especialmente no formato hatch.
O compacto da Chevrolet conquistou o título de mais vendido do Brasil por 5 anos seguidos.
Com os preços começando nos R$49 mil e chegando aos R$69 mil na versão premier, atualmente, ele é vendido com câmbio manual ou automático e agrada por sua estabilidade e eficiência em consumo de combustível, que varia entre os 13 e os 16 km/l na cidade e na estrada.
Revisões
O veículo da Chevrolet é equipado com um motor aspirado 1.0 com 82 cavalos de potência.
As revisões periódicas do Onix são feitas a cada 10.000 km rodados, e os valores não fogem da média dos modelos do segmento, ficando na faixa dos R$600 a R$700. A soma das primeiras 6 revisões fica em aproximadamente R$3780.
Para a versão 1.0 turbo do Onix, a diferença é praticamente insignificante: as seis revisões totalizam aproximadamente R$3830.
Segundo as informações da GM, esse pacote de revisões da geração mais recente do Onix é em média 18% mais barato do que o dos modelos dos anos anteriores.
Manutenção e troca de peças
E não tem como falar em manutenção sem falar em troca de peças, não é verdade? O desgaste de algumas peças é natural e inevitável de acordo com o tempo de uso e quilometragem do seu carro.
Aqui vamos citar somente as mais importantes:
Embreagem
Uma das peças que mais frequentemente (e mais rapidamente) precisam de substituição, a embreagem acaba sofrendo desgaste muito cedo por causa de mau uso por parte do motorista.
Caso seja necessário fazer a substituição da peça, será necessário desembolsar pelo menos R$800.
Amortecedores
Essas peças são cruciais na estabilidade do carro, e o kit completo de amortecedores do Onix (com as coifas, os batentes e os coxins) custa em média R$2500.
Bicos injetores
O Onix possui 4 bicos injetores de combustível, e a reposição de cada um custa, pelo menos, R$600. Mas calma, essa é uma das peças que menos dão dor de cabeça.
Central eletrônica (ECU)
A ECU coordena todos os sensores e funções eletrônicas do automóvel, tendo influência em sua dirigibilidade e segurança.
A peça de substituição custa aproximadamente R$2000.
Coxins do câmbio e motor
O veículo da Chevrolet é equipado com um motor aspirado 1.0 com 82 cavalos de potência.
Os coxins são peças de borracha que isolam trepidações e ruídos. Seu valor varia entre os R$80 e os R$160.
HB20
O carro da Hyundai já chegou pertinho do posto de campeão de vendas, ficando atrás somente do hatch mais vendido da Chevrolet, o Onix.
Com consumo de 12,8 e 14,6 km/l na cidade e na estrada, o compacto coreano conquista por sua beleza, performance e equipamentos de segurança.
Revisões
A versão com câmbio manual de 6 marchas é equipada com o motor Kappa aspirado 1.0, de 80 cavalos.
As revisões a cada 10.000 km do HB20 variam numa faixa entre os R$200 e os R$800, sendo a primeira revisão a mais em conta, e a última, dos 100.000 km, a mais cara.
Entre a segunda e a penúltima, os valores flutuam entre os R$400 e R$600.
Manutenção e troca de peças
Ponto que acaba sendo alvo de reclamações dos proprietários, a manutenção do HB20 não é um de seus pontos fortes.
Além de ser uma manutenção complicada de fazer, de acordo com mecânicos, o preço atrativo na hora da compra é compensado pelo alto valor das peças para reposição.
Olhando para as mesmas peças que foram avaliadas no Onix, temos:
- Embreagem: Os valores para os kits completos de embreagem do Hyundai HB20 variam entre os R$700 e os R$1000;
- Amortecedores: Os valores dos kits de amortecedores para o HB20 começam por volta dos R$1800 e vão até os R$2000;
- Bicos injetores: Um bico injetor novo para o HB20 pode custar até R$300. O carro usa de 3 a 4 bicos injetores;
- Central eletrônica (ECU): entre R$1500 e R$2500;
- Coxins do câmbio e motor: substituir essas peças no HB20 custa entre R$50 e R$190.
Vale lembrar que todos os valores mencionados são de peças 100% novas, e não recauchutadas, e os gastos com mão de obra não estão inclusos.
E aí? Curtiu este comparativo entre Onix e HB20? O Review Auto tem sempre o melhor conteúdo sobre o mundo automobilístico para você.
Não se esqueça de avaliar, também, outros aspectos, como central multimídia, vidros elétricos, sistema de som, espaço no banco traseiro, sistema Isofix e capacidade do tanque de combustível. Assim, você pode fazer a escolha mais adequada ao seu perfil.
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Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.