medidas de pneus de carros

Medidas de Pneus de Carros: Veja Como Saber o Aro do Pneu

Conhecer as medidas de pneus de carros é algo indispensável para quem vai realizar uma troca.

Afinal, essa é uma peça fundamental para todo o funcionamento e estabilidade do veículo, e deve se adequar às características do carro.

O aro do pneu, por exemplo, deve encaixar-se perfeitamente com o tamanho da roda.

Mas, felizmente, a própria peça já oferece muitas informações relevantes inseridas no seu desenho. Assim, basta apenas saber como interpretar corretamente esses dados, e então compreender as dimensões do pneu.

Com isso, você poderá saber não apenas o aro do pneu, mas também sua largura, altura e demais medidas importantes.

E então, quer saber tudo sobre os números “misteriosos” que acompanham um pneu? Você vai descobrir que não se trata de um bicho de sete cabeças.

Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto.

Como saber o aro do pneu do carro?

De uma forma geral, para descobrir o aro do pneu do veículo, é indispensável saber interpretar corretamente as informações disponíveis na peça. Afinal, esse é um dado presente na própria lateral externa do pneu, o que chamamos de “costado”.

No entanto, também há outras formas disponíveis de como saber o aro do pneu. Normalmente, o próprio carro já oferece esse dado em alguns locais, facilitando a vida de quem está procurando por essas informações.

Assim, basta procurar no próprio manual do veículo, uma documentação onde consta todos os seus dados.

Outra opção é na tampa do tanque do combustível, em sua parte interna.

Além do mais, também é possível procurar dentro do porta-luvas ou no próprio batente, no lado onde fica a porta do motorista.

Ou seja, além do costado, há quatro outras alternativas de como saber o aro do pneu do carro.

De todo modo, não é apenas essa a medida que importa, sendo fundamental conhecer também outras medidas de pneus de carros.

Isso dado que essa é uma questão que ajudará bastante na compreensão geral da peça e na escolha de pneu mais adequada, oferecendo mais segurança.

Como entender as medidas de pneus de carros?

Como entender as medidas de pneus de carros?
Fonte: Pneu Best Multimarcas

Para entender na prática as medidas de pneus de carros, vamos utilizar como exemplo um pneu com a numeração 175/65 R14.

Dessa forma, você aplicar essa base em todos os outros modelos, pois eles sempre apresentam as informações seguindo esse padrão.

Nesse caso, essa numeração fica na parte externa, na lateral do pneu, e oferece as medidas completas da peça.

Então, basta observar o costado e saber interpretar o que essas informações significam. Veja em seguida.

175 – Largura

O primeiro número do exemplo é o 175, e ele significa simplesmente a largura do pneu. Em outras palavras, trata-se da medida da banda de rodagem, ou seja, a área que realmente entra em contato com o solo.

Além do mais, a unidade de medida padrão é o milímetro. Dessa forma, são 175 milímetros de largura da banda de rodagem, ou 17,5 centímetros.

Vale lembrar que é sempre importante buscar um pneu compatível com a própria largura da roda, para que ele encaixe perfeitamente.

65 – Porcentagem

Diferentemente do primeiro número, a segunda numeração não se trata de uma medida exata. Na verdade, ela significa uma porcentagem, ou seja, a própria relação entre a altura do pneu e a sua largura.

Então, o 65 significa que a altura do pneu é exatamente 65% da sua largura, ou seja, dos 175 milímetros.

Nesse caso, ela manterá a unidade de medida para a contagem, e nesse caso temos 113,75 milímetros de altura nesse pneu.

R – Modo de construção

Após a indicação do tamanho da peça, a numeração irá mostrar a forma como ele foi construído.

Dessa forma, o R significa que se trata de um pneu radial, que possui uma base construtiva de aço.

Por outro lado, poderia ser também um D, que significaria um pneu diagonal – que, ao invés do aço, tem como base uma construção em nylon.

Por isso, trata-se de uma informação muito importante e que você também deve considerar na hora da compra.

14 – Diâmetro

Por fim, o último indicador da numeração se trata do diâmetro da roda, que nesse exemplo é o 14.

Outro fator importante é que essa é a medida da sua parte interna, e tem como unidade de medida padrão a polegada. Assim, estamos falando de 14 polegadas de diâmetro interno do pneu.

Índice de carga e índice de velocidade

Quando o assunto são as medidas de pneus de carros, outros fatores também são de fundamental importância.

Assim, além da numeração explicada acima, que oferece os dados da largura do pneu, altura, o modo de construção e o seu diâmetro, há também um segundo indicador.

Nesse caso, trata-se de uma numeração que aparece sempre seguida desses dados. Você sabe o que ela significa?

De uma forma geral, esses são indicativos relacionados ao índice de carga e ao índice de velocidade do pneu, que também são cruciais, sendo representados por um número e uma letra.

Desse modo, o número irá indicar a carga máxima que o pneu pode suportar. Já a letra refere-se à velocidade máxima que o veículo pode rodar com essa carga.

Qual é a importância de conhecer as medidas de pneus de carros?

Os pneus são realmente uma peça fundamental para o bom funcionamento do veículo. Assim, a utilização de um pneu com as medidas corretas está relacionada com a própria segurança do carro.

Dessa forma, não apenas o pneu deve se adequar ao carro, mas também é preciso manter um padrão nessa medida para as quatro rodas.

Caso contrário, o veículo perderá todo o seu equilíbrio e balanceamento, aumentando consideravelmente as probabilidades de um acidente.

E tudo fica ainda mais perigoso em caso de alguma manobra mais arriscada, em casos emergenciais.

Além do mais, o pneu terá um desgaste muito maior, devido ao balanceamento inadequado. Fora isso, haverá também um aumento em relação ao consumo do combustível, por causa da carga e das condições atípicas geradas.

Desse modo, é realmente uma necessidade importante conhecer o significado das informações disponíveis no pneu. Assim, você poderá ter uma noção muito mais efetiva de qual produto é o mais adequado para o veículo.

E então, gostou de saber mais sobre esse assunto? Esperamos que sim! Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente. Vamos adorar conversar com você!