Você pensa em pegar um Polo ou Corolla, mas está em dúvida sobre qual deles é um carro mais vantajoso em matéria de desempenho, consumo, conforto e manutenção?
Pois a Review Auto colocou o Polo e o Corolla frente a frente para decidir quem leva a melhor: o sedã ou o hatch.
Ambos trazem um bom pacote de equipamentos, com ar-condicionado, bancos revestidos em couros e bancos bipartidos e rebatíveis e airbags frontais e laterais.
Para a nossa análise de hoje, vamos considerar as versões intermediárias dos dois carros: Corolla XEi 2.0 e Polo Comfortline 1.0 TSi.
Acompanhe o comparativo e veja qual desses carros vai se sair melhor.
Melhor Escolha
O Toyota Corolla está na lista dos 27 carros mais vendidos em 2023
- O Corolla traz 7 marchas para a sua versão de entrada
- O porta-malas do Toyota Corolla também é grande, com 470 litros
- Recheado de equipamentos, tanto de segurança quanto de tecnologia, incluindo o computador de bordo e GPS
Ótimo Custo-Benefício
Um dos modelos de destaque entre os hatches e que tem metas ousadas para o futuro
- Apresenta bons níveis de consumo de energia
- Airbags laterais que chegam na coluna B, protegendo assim a cabeça do passageiro e do motorista
- Sexta marcha programada para a entrega da velocidade máxima
Polo ou Corolla: qual deles é o melhor carro?
Se comprar um carro zero km é impensável para você, mas, ao mesmo tempo, você não quer um carro que fique devendo em alta tecnologia por ser de entrada, aqui vão dois intermediários: Polo ou Corolla.
O Volkswagen Polo é um hatch compacto que parece uma versão mini Golf e aparência de carro popular. Possui câmbio automático de 6 marchas e custa quase R$ 100 mil na linha 2022.
O preço é salgado e pode não ser páreo para modelos mais bem equipados, ainda mais se for um campeão de vendas como o Corolla.
Ainda assim, colocamos os dois lado a lado para ver quem leva a melhor nesse embate. Antes, porém, confira as versões lançadas em 2022 dos dois veículos.
Polo
- 1.0;
- 1.6;
- 1.6 AT;
- Comfortline 1.0 TSi;
- GTS 1.4 TSi;
- Highline 1.0 TSi.
Corolla
- Altis 2.0;
- Altis Hybrid 1.8;
- Altis Premium Hybrid 1.8;
- GLi 2.0;
- GR-S 2.0;
- XEi 2.0.
Acompanhe agora mais um comparativo entre carros do Review Auto e descubra a melhor opção para você!
Prós e contras do Toyota Corolla
Pontos positivos do Toyota Corolla
Motorização
Por ter motor 2.0 já era esperado que a potência fosse maior no Corolla. São 177 cv, com 21,4 kgfm de torque a 4400 rpm contra 128 cv do rival, com 20,4 de torque a 2000 rpm.
Pela eficiência do motor e do câmbio CVT com 10 marchas simuladas, o Corolla chega a 205 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.
O VW Polo até se esforça para chegar perto – seus números são interessantes por conta também do câmbio de 6 marchas –, com 192 km/h na velocidade máxima e 9,6 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.
Espaço e porta-malas
O Toyota Corolla é mais espaçoso, tanto na cabine interior quanto no porta-malas. Os ocupantes do banco traseiro se sentem confortáveis graças à distância entre eixos de 2700 mm, 135 mm a mais do que no rival.
Além disso, o carro da Toyota é grande, com 4630 mm de comprimento e 1780 mm de largura. Tamanhos que colocam esse veículo bem à frente do oponente, ainda mais porque o porta-malas também é vantajoso: 470 contra 300 litros do modelo da Volks.
Câmbio
O tipo de câmbio do carro é um dos responsáveis por conferir melhor desempenho e dirigibilidade durante a condução do veículo.
Nesse sentido, temos um câmbio CVT com 10 marchas simuladas no Corolla e câmbio automático de 6 marchas no Polo. Qual deles garante melhor eficiência: Polo ou Corolla?
Bom, como esse está na lista de pontos positivos do Corolla, já entendemos quem vence. O número de marchas no câmbio garante que o motorista não vai precisar pisar tão fundo no acelerador para movimentar o carro.
Sem contar que o tipo CVT torna a direção mais confortável e econômica no que diz respeito ao combustível. Isso ajuda a equilibrar o consumo, ainda que pelos testes do Inmetro ele esteja abaixo do concorrente.
Pontos negativos do Toyota Corolla
Custos
O Toyota Corolla é um dos carros mais vendidos do Brasil, ainda que sua versão intermediária esteja beirando os R$ 140 mil.
Por um lado, é até compreensível, visto que se trata de um carro bem equipado, com segurança comprovada (recebeu 5 estrelas do Latin NCAP), garantia de 5 anos e com excelente espaço.
Contudo, além do valor de aquisição tem ainda os custos com o seguro e IPVA, que são mais caros do que no concorrente.
Prós e contras do Volkswagen Polo
Pontos positivos VW Polo
Consumo
Ainda que o Corolla tenha uma configuração que favoreça à economia de combustível, o carro perde nessa categoria, ainda mais por sustentar pneus largos e de aro maior (225/45 aro 17 contra o Polo (185/65 aro 15).
Veja as seguintes medidas de consumo do sedã e do hatch:
- Polo (cidade/estrada) – 12,2 km/l e 15,1 km/l (gasolina)/8,4 km/l e 10,3 km/l (etanol);
- Corolla (cidade/estrada) – 11,6 km/l e 13,9 km/l (g)/8 km/l e 9,7 km/l (etanol).
Pontos negativos VW Polo
Segurança, segundo o Latin NCAP
O Latin NCAP é um serviço que faz uma bateria de testes de impacto para descobrir quais os veículos garantem segurança e proteção aos ocupantes do carro.
O teste de colisão foi até razoável para o lado da VW, mas a nota recebida ficou abaixo do rival: 3 estrelas no teste do Latin NCAP contra 5 estrelas.
Os testes confirmaram que o Corolla tem mais segurança nas estradas, com notas percentuais acima dos 80% na proteção para adultos e crianças, e 60% para pedestres.
O Latin NCAP informou, à época, que o modelo 2022 da VW, mesmo com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade, foi prejudicado pela falta de airbags de cortina e da assistência à condução (ADAS).
Itens de série
Tanto o Polo ou Corolla contam com freios ABS, controle de tração e estabilidade, airbags, vidros elétricos, ajuste do volante em altura, além de uma excelente central multimídia.
Contudo, a falta de airbags de cortina prejudicou sua nota no Latin NCAP, como vimos anteriormente. Também não há câmera traseira para manobras nem os bancos são revestidos em couro.
Já o Corolla apresenta um pacote chamado Toyota Safety Sense, com sistema pré-colisão, alerta de mudança de faixa e cruise control adaptativo. Isso também contou na nota do teste de impacto do Latin NCAP.
Quem vence o comparativo de hoje: Polo ou Corolla?
O VW Polo pode ser uma excelente opção de compra, pois mesmo abaixo do rival, ele ainda possui bons equipamentos e desempenho, aliados a um consumo de combustível econômico.
Entretanto, o vencedor do duelo de hoje fica por conta do Toyota Corolla versão 2022, com eficiência de motor, espaço, conforto e boas notas no Latin NCAP.
Vá a uma concessionária e faça um test drive com os dois para confirmar qual deles é o melhor para o seu perfil.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Corolla ou C4 Lounge que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Elantra ou Corolla para descobrir qual é o melhor.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima vez, amigo leitor.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.