O Review Auto decidiu fazer este artigo mostrando os prós e contras da BMW X1.
A sigla SUV hoje em dia é sinônimo de luxo. Quando associada à BMW, então, nem se fala.
Quem busca um SUV está atrás de versatilidade, potência e conforto, sem abrir mão da sensação de possuir um carro luxuoso.
Nesse sentido, o BMW X1 frequentemente aparece como uma das principais opções de quem busca um carro no segmento – embora, na verdade, tenha inaugurado um segmento ainda mais específico: os “utilitários esportivos premium de entrada”.
Apesar de a BMW ser uma marca muito reconhecida pelo luxo de seus automóveis, o BMW X1 não é um dos modelos mais queridos da marca.
Embora esteja entre os mais vendidos, vários pontos acabam sendo alvo de críticas de muitos proprietários. Ainda assim, o número de apaixonados por ele é alto e cresce continuamente.
A verdade é que a questão se vale a pena comprar um carro ou não é relativa em quase todos os casos.
E então, vamos analisar os prós e contras da BMW X1 e ver se esse é o carro certo para você?
- A estabilidade, tanto em linha reta como em curvas fechadas, é uma das características mais elogiadas por quem dirige
- Seu design moderno, elegante e imponente chama atenção por onde passa, arrancando olhares admirados
- Na cidade, com etanol no tanque, o carro percorre 7 km/l, já com gasolina, esse número sobe para 10 km/l
As versões da BMW X1 no mercado
O carro da fabricante alemã escolhido para introduzir o segmento dos SUVs no Brasil foi o BMW X1.
Inicialmente o carro foi comercializado na versão xDrive28i, e posteriormente a versão sDrive18i, a campeã de vendas do BMW X1 até 2014. Embora não sejam mais produzidos, ambos ainda podem ser encontrados para a compra de usados.
Atualmente, o BMW X1 é fabricado e vendido nas versões sDrive20i GP, GP Plus, X Line Plus, M Sport Plus e xDrive25i, todos com motores 2.0. Os valores de compra do carro na concessionária começam em R$ 289.950.
O modelo de estreia da linha de SUVs da BMW no Brasil chegou aqui em 2015, e fazendo jus à sua posição entre os SUVs mais vendidos do mundo, seus números também não fizeram feio no Brasil.
Mas será que sucesso de vendas se reflete em satisfação do consumidor? É o que vamos ver nas seções seguintes.
Prós e contras da BMW X1
Comprar um carro de luxo faz parte dos sonhos de muitas pessoas (e da realidade de algumas).
Porém, não se pode deixar de levar em consideração que o investimento para colocar um desses na garagem é necessariamente muito alto.
Da mesma forma, a gente sabe que as despesas envolvidas em ter um carro vão muito além do dinheiro deixado na concessionária.
É preciso também se preocupar com as revisões, a manutenção, a troca de peças, o combustível, o IPVA, entre outros.
Sendo assim, a escolha de comprar um SUV ou não, e especialmente qual modelo escolher, precisa ser tomada com muita cautela.
Então bora colocar na balança os prós e contras da BMW X1 e descobrir se vale ou não a pena comprar o modelo.
Prós
Vamos começar com os pontos positivos da BMW X1.
Estabilidade
Existem versões do BMW X1 com tração dianteira, não muito apreciada pelos proprietários, que a acusam de diminuir o prazer de dirigir o carro.
As versões com tração traseira são sem dúvida as favoritas dos motoristas.
Mas o importante é que seja com tração traseira ou dianteira, a estabilidade do carro, tanto em linha reta como em curvas fechadas, é uma das características mais elogiadas por quem dirige o carro, e que confere ainda mais segurança para os ocupantes do veículo.
Design
Não dá para dizer que a beleza não é uma das coisas que as pessoas procuram nos carros de luxo. E o BMW X1 não decepciona em nada nesse aspecto.
Seu design moderno, elegante e imponente chama atenção por onde passa, arrancando olhares admirados. Dá para o motorista se sentir uma estrela de cinema ao volante do X1.
Não só bonito como atemporal, o desenho do BMW X1 possui linhas que não envelhecem facilmente.
Passou apenas por uma discreta reestilização desde 2009, ano de sua estreia, e ainda hoje continua a ser considerado um dos SUVs mais modernos e bonitos da atualidade.
Preço de revenda
O preço que um BMW X1 alcança na hora de trocar de dono é muito satisfatório, tanto para quem vende, quanto para quem compra.
Isso porque dá para economizar alguns milhares de reais em relação a comprar o SUV na concessionária, mas sua modernidade e beleza são capazes de conservar o valor do carro por um bom tempo.
Versatilidade
O carro possui dois modos de uso, adaptando o comportamento da suspensão e direção a diferentes situações.
No modo comum, a direção mais macia favorece as manobras na cidade, como fazer baliza, estacionar, dobrar esquinas ou passar por quebra-molas.
No modo sport, a direção e suspensão se tornam mais rígidas, aumentando a precisão e estabilidade nas rodovias.
Conforto
Com um projeto pensado no motorista em primeiro lugar, é um sonho em matéria de conforto.
Os bancos macios possuem estofamento em couro sintético. Com regulagem elétrica, aumentam a facilidade e comodidade no controle e na procura da posição perfeita para dirigir.
O X1 é um carro bem grande, e seu espaço interno contribui ainda mais com a sensação de conforto nos bancos da frente.
Embora nos bancos de trás o espaço seja um pouco menos folgado, não dá para dizer que os passageiros fiquem espremidos.
Potência
Todas as versões do BMW X1 são fabricadas com motores 2.0. De uma versão para outra, o que muda são as cilindradas e a potência entregue pelo propulsor.
De qualquer forma, nenhuma das versões decepciona em potência.
Nas versões mais antigas, eram 150 cv no sDrive18i e 258 no xDrive28i. No atual sDrive20i, são 192 cavalos de potência.
Consumo
Levando em consideração a média de consumo de combustível por SUVs, carros bem grandes e bastante pesados por definição, fica visível a vantagem que o BMW X1 possui.
Na cidade, com etanol no tanque, o carro percorre 7 km por litro. Já com gasolina, esse número sobe para 10 km por litro.
Na estrada a performance consegue ser melhor ainda: 9 km/l usando etanol e 13km/l rodando com gasolina.
Não dá pra reclamar, não é mesmo?
Câmbio automático
As versões do modelo X1 saem da fábrica com câmbios de 6 ou de 8 marchas, que funcionam com assistente de rampa, impedindo que o carro volte para trás, mesmo que o motorista tire o pé do freio.
Porta-malas
Os SUVs compactos unem o melhor dos espaços carros de luxo com o design conciso dos hatches.
Com a ideia de expressar robustez e força economizando em peso e tamanho, os SUVs têm uma traseira reduzida, e o BMW X1 segue esse padrão.
Por isso a capacidade do porta-malas pode ser considerada bastante satisfatória em comparação a outros da categoria.
As versões mais antigas do SUV já tinham um porta-malas com bem mais de 400 litros de capacidade. Depois de atualizações recentes, a fabricante aumentou esse volume para além dos 500 litros.
Contras
Agora é hora de analisar os pontos negativos da BMW X1.
Passou por um recall
As unidades do BMW X1, em suas versões SDrive20i X e X2 SDrive20i M Sport, fabricadas entre 5 de agosto de 2016 e 17 de fevereiro de 2018, tinham um defeito de fabricação na barra de direção e precisaram passar por um recall para reparo.
Portanto, se você pretende comprar um usado fabricado num desses anos, é importante conferir se o veículo estava na lista desse recall, que pode ser conferida aqui.
Perda de potência
Não são poucos os problemas que podem afetar o funcionamento do motor do X1, levando à perda de sua eficiência.
O Sensor de fluxo de ar é o culpado mais comum, mas o sistema de pressurização ou o entupimento de um filtro também podem causar o problema, assim como um mau funcionamento nos bicos injetores, nas velas ou na válvula EGR.
Suspensão dura
Com certeza um dos maiores alvos de reclamações de quem dirige o X1.
Os proprietários desse carro de queixam de uma suspensão rígida demais, com baixa capacidade de absorver impactos, por mais suaves que sejam.
Qualquer desnível na pista, o menor buraquinho no chão, já se reflete dentro do carro, onde o motorista se sente fortemente “sacolejado”.
Frequentemente dizem as pessoas que conhecem ou convivem com o X1 que o carro não foi projetado para as pistas do Brasil, irregulares e esburacadas quase que por tradição.
Pneus
O X1 sai da concessionária com um conjunto de pneus run flat, que não agrada os motoristas brasileiros.
É uma prática muito recorrente realizar a troca dos pneus run flat por pneus comuns, mais adequados às ruas e estradas do Brasil.
Vazamentos
O vazamento de óleo é um dos problemas mais recorrentes que os donos dos BMW X1 costumam enfrentar.
Um problema com a os retentores ou a junta da tampa das válvulas favorece a ocorrência do vazamento de óleo, cujo aquecimento e queima provocam cheiro desagradável e aquela fumaça preta altamente tóxica e agressiva ao meio ambiente.
Esses vazamentos também podem danificar o cabeçote.
Outra peça onde os vazamentos ocorrem é na bomba de vácuo, que não tem conserto: exige substituição.
Tração dianteira
Neste caso, não se trata exatamente de um problema.
Acontece que motoristas do BMW X1 relatam com frequência que a troca da tração traseira pela tração dianteira afetou a experiência de guiar o modelo.
Sendo assim, embora isso não interfira de forma alguma na segurança ou na qualidade do carro, os amantes do simples “prazer de dirigir” podem não se agradar das versões mais recentes do BMW X1.
Falta de espaço interno
Em pesquisas de opinião dos proprietários, percebemos que muitos consideram o espaço disponível para os passageiros do banco de trás insuficiente, embora haja bastante espaço para quem vai na frente.
Barulhos
Um dos relatos mais frequentes dos proprietários do BMW X1 se refere à barulheira do motor.
Todos os veículos da linha vêm equipados com um motor flex 2.0. Em algumas versões, o motor é aspirado (e um tanto criticado), noutras é turbo. Porém, ambos são ditos tão barulhentos quando o propulsor de um carro a movido a diesel.
E os ruídos não param por aqui: a aerodinâmica do carro produz o sinistro “uivo” do vento em alta velocidade.
Falta de recursos
A falta de tecnologia surpreende e decepciona nesse carro, especialmente considerando o valor cobrado por ele nas concessionárias.
O SUV da montadora alemã não vem com camera de ré, sensor de estacionamento, nem piloto automático.
Em algumas versões, a simplicidade é ainda mais profunda: a regulagem dos bancos é manual, assim como o câmbio.
E a maioria dessas funcionalidades especiais que costumam vir de linha em carros muito mais baratos, não são oferecidas nem mesmo como adicional no BMW X1.
Aquecimento
Os BMW X1 com mais de 5 aninhos de idade frequentemente apresentam problemas na bomba d’água elétrica, o que prejudica o sistema de arrefecimento do veículo e causa um consequente superaquecimento.
Custo da manutenção e peças
As peças desse carro possuem preços estratosféricos, e todos os valores relacionados ao BMW X1 são altos: desde o IPVA de R$11 mil e o seguro de R$12 mil até os pneus que custam R$4 mil.
O problema do vazamento de óleo, por exemplo, pode ser consertado pela bagatela de R$9 mil até R$17 mil.
É preciso, no mínimo, muita estrutura para sustentar um “filho” como esse.
Prós e contras da BMW X1: afinal, vale a pena ter um?
Conforme já foi citado anteriormente, tudo é relativo. Atualmente é possível encontrar unidades do BMW X1 (usadas, evidentemente), na cada dos R$60 mil, o preço de um carro popular na concessionária.
Mas lembre-se de que a manutenção do BMW X1 ainda custa muito caro, mesmo quando se trata dos modelos mais antigos.
Por isso a importância de ter consciência do quanto custa ter um carro como esse e ter a também a possibilidade de gastar quantias como essas sem ir literalmente à falência.
Com relação aos contras do carro, alguns dos problemas não representam nada de fato grave, e outros se podem prevenir.
Portanto, resta olhar para os pontos positivos do carro, relacionar com a condição financeira e os desejos do possível comprador, e se todas essas peças se encaixarem bem, investir num BMW X1 é certamente uma boa ideia.
Enfim, antes de comprar um carro, avalie os pontos mais importantes para você, tais como tração integral, teto solar, câmera de ré, acabamento interno, tela multimídia touch screen e sistema Start Stop, por exemplo.
Gostou de descobrir os prós e contras da BMW X1? Fique de olho no Review Auto para mais artigos sobre o universo automotivo. São comparativos, prós e contras, dicas e muito mais!
Aliás, pode ser que você goste também de conferir os prós e contras da BMW 118i.
E se você ainda não tem uma BMW x1 e está apenas pesquisando valores e custos para decidir se a compra vale a pena, confira o comparativo entre o BMW x1 ou 320i que fizemos.
Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!