Prós e Contras da Outlander: Vale a Pena Investir no Carro?

A Outlander chegou ao mercado mundial ainda no ano de 2001, sendo um modelo da marca japonesa Mitsubishi. Atualmente, há muitas unidades aqui no Brasil, mas será que ainda vale a pena investir no carro? Quais são os prós e contras da Outlander?

Nesse artigo, você verá um descritivo completo, com o detalhamento de todos os pontos positivos e negativos do modelo. Confira!

EM DESTAQUE
Mitsubishi Outlander
Todas as 4 versões do Mitsubishi Outlander contam com espaço confortável para até 7 pessoas
PONTOS POSITIVOS:
  • O modelo é extremamente tecnológico
  • Sistema de multimídia, apresentando uma tela de 7 polegadas, com sensibilidade ao toque
  • É um veículo belíssimo, por dentro e por fora, e chama a atenção também pelos detalhes
Mitsubishi Outlander - Apresenta um bom custo-benefício quando bem zelado e utilizado nas áreas corretas

Versões da Mitsubishi Outlander

Outlander (Mitsubishi)
Fonte: Motor Show

Atualmente, o Mitsubishi Outlander conta com 4 versões em produção, diversificando bastante seu catálogo.

Essas versões, por sua vez, possuem 3 alternativas de motorização, com o 2.0 L aspirado, 3.0 l V6 (gasolina), e o 2.2 L (turbodiesel).

Quanto às transmissões, as alternativas disponíveis são o INVECS-II ou o INVECS-III, ambos com 6 marchas; e tração integral AWD ou dianteira.

Além disso, todas as 4 versões do Mitsubishi Outlander contam com espaço confortável para até 7 pessoas. São elas:

  • Outlander HPE 2.0 L;
  • Outlander HPE-S 3.0 L V6 AWD;
  • Outlander HPE-S 2.2 L Diesel AWD;
  • Outlander Black Edition V6 AWD.

Prós e Contras da Outlander

Para descobrir se vale a pena ou não comprar o veículo, nada mais adequado do que conhecer os prós e contras da Outlander.

E para facilitar essa compreensão, esses quesitos estão distribuídos separadamente nos próximos tópicos. Acompanhe!

Prós

Nessa primeira parte, os destaques são os pontos positivos do modelo, que são:

Motor

Nessa lista de prós e contras da Outlander, um dos principais pontos positivos do modelo é justamente o seu motor.

Afinal, como mencionado, o veículo conta com 3 tipos diferentes de motorização, com duas opções a gasolina e uma delas a diesel.

Motor 2.0 L MIVEC

A primeira alternativa é o 2.0 L MIVEC, capaz de entregar 160 cv de potência e 20,1 kgfm de torque, sendo desenvolvido com a parceria da Chrysler,

Seu cabeçote e bloco são de alumínio, com válvulas de comando duplo variável, e um sistema multiponto de injeção.

O 2.0 L MIVEC utiliza somente gasolina, possui transmissão de 6 marchas CVT, e tração dianteira. Com essas características, vai de 0 km/h a 100 km/h em apenas 11,1 segundos, e atinge a velocidade máxima de 193 km/h

Motor V6 3.0 L MIVEC

O V6 3.0 L MIVEC também é a gasolina, mas conta com uma potência de 240 cv e incríveis 31,0 kgfm de torque.

Oferece injeção eletrônica, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, e vai de 0 km/h a 100 km/h em apenas 8,7 segundos, chegando a 220 km/h no total.

Motor 2.2 L MIVEC

Por fim, outro motor da Mitsubishi Outlander é o 2.2 L MIVEC, a diesel, com 165 cv de potência e 36,7 kgfm de torque.

Conforto

O conforto também é um dos pontos positivos nessa lista de prós e contras da Outlander, uma vez que o SUV se destaca por oferecer espaço para 7 pessoas.

Para isso, conta com uma terceira fileira de bancos, e roda tranquilamente, mesmo com essa capacidade máxima de ocupantes.

Outro ponto que contribui bastante para o conforto da Mitsubishi Outlander é que o modelo é extremamente tecnológico, com ajuste elétrico no banco do motorista; ar-condicionado digital e automático; aquecimento nos bancos dianteiros; banco traseiro reclinável e piloto automático.

Além disso, conta ainda com direção elétrica; retrovisor eletrocrômico interno; sensor de chuva e de luz; paddle shifts; ajuste de profundidade e altura do volante; e apoio central para descansar o braço.

O sensor traseiro de estacionamento também faz parte das versões mais avançadas do modelo.

Tecnologias

Na parte de conforto, já foi possível observar bastante das tecnologias que a Outlander possui, mas não é apenas isso.

Afinal, o modelo conta ainda com sistema de multimídia, apresentando uma tela de 7 polegadas, com sensibilidade ao toque; Apple Car Play e Android Auto; 4 alto-falantes e 2 tweeters no som; sistema de monitoramento de autonomia e consumo de combustível, através do Eco Mode; e computador de bordo;

Versões mais completas oferecem também Spotify e apps Waze; navegador com GPS integrado; entrada dupla de SD Card; e conexão subwoofer de canal único.

Segurança

A segurança também integra os pontos positivos ao analisar os prós e contras da Outlander.

Afinal, o modelo conta com airbags laterais, frontais, joelhos (motorista) e de cortina; freios com sistema ABS, integrados com BAS e EBD; sistema de monitoramento da pressão nos pneus; keyless; assistente para partidas nas rampas; e controle ativo da tração e estabilidade.

Versões completas destacam-se ainda pela sua câmera de ré; sistema de alerta para colisões; sistema de aviso para quando o veículo sai da faixa; ajuste do farol; Auto Hold no freio para estacionamento; dentre outros.

Visual e acabamento

A Mitsubishi Outlander é um veículo belíssimo, por dentro e por fora, e chama a atenção também pelos detalhes.

A versão HPE 2.0, por exemplo, possui retrovisores externos com a mesma cor da carroceria do carro, com a presença da luz para indicar a direção; rodas de liga-leve com 18 polegadas; teto solar; dentre outros.

E seu acabamento interno é com a cor preta, tendo os bancos com revestimento de couro, assim como a alavanca e o volante também com esse revestimento.

Contras

Depois de observar os prós, é o momento de analisar os pontos negativos da Outlander e completar a visão geral sobre o modelo da Mitsubishi. São eles:

Preço

Um dos principais pontos negativos da Mitsubishi Outlander é justamente o preço de mercado que o veículo possui.

Para se ter uma ideia, um modelo atual não sai por menos de 208 mil reais, mesmo em sua versão de entrada.

Obviamente que se trata de um SUV, tornando as comparações com modelos mais básicos, como o Onix ou o HB20, ambos abaixo dos 100 mil reais, bem injusta.

De todo modo, a Outlander tem um valor de mercado mais alto sim, em relação a alguns concorrentes. Confira os valores:

  • 1 – Outlander HPE 2.0 L – a partir 209 mil reais;
  • 2 – Outlander HPE-S 3.0 L V6 AWD – a partir de 256 mil reais;
  • 3 – Outlander HPE-S 2.2 L Diesel AWD – a partir de 284 mil reais;
  • 4 – Outlander Black Edition V6 AWD – a partir de 264 mil reais.

Consumo

O consumo também entra na parte de pontos negativos, na lista de prós e contras da Outlander.

Tudo vai depender, é claro, da versão escolhida, uma vez que o motor influi diretamente nesse consumo.

Os trechos percorridos, assim como nos demais veículos do mercado, são mais um fator que interfere nessa questão.

Assim, na cidade, a Mitsubishi Outlander, com motor 2.0, consegue fazer 9,3 km/l, utilizando gasolina, enquanto o motor 3.0 faz apenas 6,9 km/l. Em relação ao diesel, a Outlander 2.2 faz 11,0 km/l na cidade.

Para quem vai percorrer mais pela estrada, o motor 2.0 faz 10,1 km/l com gasolina, e o motor 3.0 entrega 8,4 km/l; já a versão 2.2 faz 13,4 km/l com o diesel.

Suspensão

Esse não é exatamente um problema que recai sobre o carro em si. No entanto, a Mitsubishi Outlander não foi feita para rodar em pistas repletas de buracos.

Nesses casos, a suspensão acaba apresentando problemas de forma mais rápida, sendo preciso realizar os devidos reparos com frequência, como a troca da bieleta, pivô e buchas.

Peças e manutenção

O quesito peças e manutenção também entra na área de pontos negativos entre os prós e contras da Outlander.

Afinal, diferentemente de outros modelos mais populares no Brasil, que encontram bastante facilidade de manutenção, a Mitsubishi não encontra esse mesmo amparo.

Encontrar as peças de reposição e profissionais capacitados para a manutenção do veículo não é impossível, é claro, mas também não é uma tarefa tão simples quanto se possa desejar.

Revenda futura

Quem teve um desses modelos, conhece bem a Outlander, suas qualidades e defeitos.

No entanto, em um ranking de popularidade, esse não é um dos primeiros colocados da lista.

Ou seja, na hora de revender o veículo, também pelo preço elevado, não será uma tarefa tão simples quanto um carro popular.

Quem compra, aliás, busca sempre os veículos mais bem cuidados, uma vez que as chances de que eles apresentem problemas mais para frente são menores.

Vale a pena comprar a Mitsubishi Outlander?

Mitsubishi Outlander
Fonte: Motor1

Como observado ao longo desse artigo sobre os prós e contras, embora o preço, consumo, manutenção e a revenda futura sejam pontos negativos da Outlander, o modelo apresenta também muitos destaques.

Afinal, o motor, o uso de tecnologias de ponta, segurança, conforto e o visual e acabamento são pontos bastante positivos.

Além disso, o veículo é um SUV robusto, que chama bastante atenção onde passa, e apresenta um bom custo-benefício quando bem zelado e utilizado nas áreas corretas.

Ou seja, a Mitsubishi Outlander é sim um carro que vale a pena comprar, principalmente para quem quer mais espaço, em uma versão belíssima, e está disposto a pagar um pouco mais por isso.

Enfim, por hoje, é só!

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!