Prós e Contras da RAV4: Vale a Pena Investir no Carro?

Sendo o SUV mais vendido de todo o planeta atualmente, a Toyota RAV4 busca alcançar o mesmo sucesso que possui mundo afora, dentro do mercado brasileiro. E se você quer saber quais são os prós e contras da RAV4, o Review Auto vai mostrar!

Essa é a quinta geração do veículo, sendo uma das primeiras alternativas de veículos híbridos que a Toyota ofereceu dentro no Brasil, e que cada vez mais se desenvolve em busca de mais espaço dentro do nosso território.

Mas, afinal, vale ou não vale a pena comprar uma Toyota RAV4? Acompanhe o artigo e descubra!

EM DESTAQUE
RAV4
Uma das primeiras alternativas de veículos híbridos que a Toyota ofereceu dentro no Brasil
PONTOS POSITIVOS:
  • O motor conta com propulsores dianteiro e transversal, 4 cilindros em linha e também injeção multiponto, além de duplo comando das válvulas do cabeçote
  • Bancos dianteiros contam com sistema de ventilação, enquanto o banco do motorista possui memória para até duas posições
  • O consumo também integra os pontos positivos da Toyota RAV4
RAV4 - O SUV mais vendido de todo o planeta atualmente

Versões

Toyota RAV4
Fonte: Garagem 360

Diferentemente de outras marcas concorrentes no Brasil, como a Mitsubishi Outlander, que conta com 4 versões disponíveis do seu SUV, a Toyota RAV4 conta com apenas uma: a Toyota RAV4 SX Connect Hybrid.

Ou seja, a marca não conta com um modelo de entrada, que geralmente é um pouco mais barato, por ser mais básico.

A empresa pulou esse pequeno ponto e já foi direto para o seu top de linha, disponível nas cores prata névoa, preto atitude, cinza granito, branco pérola e azul topázio.

Prós e contras da RAV4

Para descobrir se vale a pena comprar o veículo, nada melhor do que observar quais são os prós e contras da RAV4, e ter uma visão mais clara sobre o modelo.

Prós

Nessa primeira parte, serão observados os pontos positivos presentes no carro.

1. Motor

A versão SX Connect Hybrid da Toyota RAV4 conta com um motor 2.5, que sozinho já entrega 178 cv de potência.

Além disso, o seu grande diferencial é justamente a presença de mais 3 propulsores elétricos, que ajudam a elevar essa potência máxima para 222 cavalos.

Seu torque também é elevado, chegando aos 27,9 kgfm, cuja associação com o câmbio CVT de 6 marchas torna o modelo ainda mais interessante.

E durante a condução, o motorista consegue escolher entre diferentes modos, como o normal, EV, eco e sport, adaptando a dirigibilidade ao próprio terreno.

O motor conta com propulsores dianteiro e transversal, 4 cilindros em linha e também injeção multiponto, além de duplo comando das válvulas do cabeçote.

Quanto ao abastecimento, o modelo utiliza a gasolina como combustível, chegando a 180 km/h, e indo de 0 km/h a 100 km/h em apenas 8,1 segundos.

2. Segurança

Entre os prós e contras da RAV4, a segurança, sem dúvidas, também integra os pontos positivos do modelo.

Afinal, o veículo conta com 7 airbags ao todo; faróis LED de ajuste da altura automática; freio eletrônico de estacionamento, com função Hold; e controle de tração e estabilidade eletrônica.

Além disso, o controle assistente para as subidas em rampas; pacote completo de segurança ativo da Toyota Safety Sense, o TSS; e controle de oscilação e reboque também integram o carro.

3. Conforto

No quesito conforto, a Toyota RAV4 também conta com um destaque muito positivo, sendo uma grande vantagem da versão.

Os seus bancos dianteiros, por exemplo, contam com sistema de ventilação, enquanto o banco do motorista possui memória para até duas posições. Além disso, são 6 posições diferentes de regulação (elétrica).

O controle digital de climatização (automático) dual-zone, com sistema S-flow e saída direta para os bancos da parte traseira, ajuda bastante a levar mais conforto para os passageiros.

4. Visual e acabamento

A atual geração da Toyota RAV4 conta com a plataforma TNGA, que é justamente a mesma utilizada no Corolla.

Essa alteração acabou dando ainda mais robustez ao modelo, que agora é maior. São 4,85 metros de largura, 4,60 m de comprimento, 1,68 metros de altura e 2,69 metros entre-eixos.

O design do veículo também é belíssimo, com atenção nos detalhes.

As rodas de liga leve de 18 polegadas, o teto solar na variação Wide Moonroof e os faróis LED contribuem bastante para a construção desse visual.

Além disso, os bancos revestidos em couro, em algumas partes, tornam o revestimento bem atrativo.

5. Tecnologias

Dando continuidade aos prós e contras da RAV4, o uso de tecnologias de ponta é mais um destaque positivo para o SUV.

Dentre esses elementos, por exemplo, vale mencionar o sistema de áudio, equipado com tela LCD de 7 polegadas, sensível ao toque, que combina com o painel instrumental de TFT (7”); o sistema que aciona e desliga o motor através do botão; e o sistema inteligente de entrada inteligente.

Outras tecnologias presentes são o carregador por indução (para celulares); porta-malas com acionamento interno, ou por sensor, do sistema de fechamento e abertura; e o sistema de transmissão, equipado com a função Paddle Shift.

Além disso, a RAV4 conta também com sistema de alerta de tráfego traseiro, ponto cego e para a utilização do cinto de segurança traseiro; sistema de pré-colisão frontal; frenagem de emergência automática; o sistema de alerta da mudança de faixa; dentre outras.

6. Consumo

Embora não seja algo tão comum para um SUV tão robusto, o consumo também integra os pontos positivos da Toyota RAV4.

Como mencionado, seu desempenho é bem interessante também, com cerca de 180 quilômetros por hora de velocidade máxima, e levando apenas 8,1 segundos para atingir os 100 km/h.

Tudo isso em um veículo que pesa quase duas toneladas, o que mostra a potência da RAV4, mesmo sem ser um modelo esportivo.

O combustível utilizado, como informado, é a gasolina, cujo sistema elétrico ajuda a dar um empurrãozinho. E é por isso que o seu consumo realmente ajuda a atrair os compradores.

Para se ter uma ideia, na cidade, a Toyota RAV4 consegue fazer 12,8 km/litro, enquanto na estrada alcança a marca de 14,3 km/litro.

Contras

Por fim, depois de observar os pontos positivos, é a hora de analisar quais são os contras do modelo.

1. Preço

Um dos principais contras da Toyota RAV4 é justamente o seu preço, uma vez que trata-se de um valor bastante elevado.

O que impacta diretamente nessa questão é que o veículo conta apenas com a sua versão completa.

Geralmente, as marcas, ao lançarem um carro, costumam trazer mais variações do mesmo, para agradar diferentes públicos.

Assim, a chamada versão de entrada sempre costuma fazer bastante sucesso, por ser mais barata que as demais. Isso deve-se, por exemplo, à presença de um motor menos potente e a ausência de alguns itens da série, como sensores.

No caso da RAV4 há disponível apenas a versão completa, com todos os equipamentos inclusos, inclusive sem a presença de opcionais.

Como resultado, a média para conseguir comprar um modelo novo é a partir de 300 mil reais.

Para um SUV desse calibre, é sim um custo-benefício interessante, mas a ausência de uma versão de entrada acaba impedindo o acesso de alguns compradores.

No caso da Mitsubishi Outlander, por exemplo, que é um SUV concorrente direto no mercado, há versões que partem de cerca de 208 mil reais.

2. Peças e manutenção

Para quem compra um SUV, um dos pontos que mais pesa é justamente as manutenções futuras, que independentemente da marca, acabam sendo mais caras do que outras categorias, é claro.

No caso do modelo da Toyota, esse também entra como ponto negativo na lista de prós e contras da RAV4.

O ideal, nesse caso, é realmente buscar revisões periódicas, que são mais simples e evitam maiores problemas com o tempo.

Assim, mesmo que o gasto seja significativo, a probabilidade de algum dano mais grave acontecer é bem menor.

De um modo geral, aliás, a RAV4 é sim um veículo bem durável, desde que tenha os cuidados adequados.

Por isso, quando se trata de uma unidade de segunda mão, vale a pena avaliar bem, e conferir se o dono zelou bem o carro, para fugir das dores de cabeça.

3. Revenda futura

Aqui entra novamente o fato de haver apenas a versão completa do modelo, sem opções de entrada.

Ou seja, assim como as pessoas que adquirem esse veículo novo são uma parcela menor da sociedade, na hora de revender também não há um mercado tão grande assim para explorar.

O que ajuda bastante é a popularidade de conceito da marca, que é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas e confiáveis do mercado.

De todo modo, a revenda é sim um ponto negativo que vale a pena mencionar, uma vez que encontrar um comprador certo não é tão simples quanto se possa desejar.

Vale a pena comprar a Toyota RAV4?

Como foi possível observar nessa lista de prós e contras da RAV4, o modelo da Toyota conta com um custo-benefício atrativo, apesar do alto valor de investimento.

Trata-se de um veículo bastante tecnológico, que preza pela segurança e conforto dos seus usuários, além de ser um SUV robusto, bonito e muito chamativo.

Os pontos positivos são bem mais claros que os negativos e quem busca um veículo que entregue qualidade de uso, não fará um investimento perdido na RAV4.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Aliás, se você se interessou pela RAV4, é provável que também goste de conhecer os prós e contras da Trailblazer, uma de suas concorrentes.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!