Prós e Contras da TR4: Vale a Pena Investir no Carro?

Com tantas particularidades interessantes, é importante que você saiba quais são os prós e contras da TR4, Mitsubishi Pajero.

Afinal, o utilitário esportivo da marca tem mais de 20 anos de história e impactou o setor de esportivos menores nos seus primeiros anos.

Embora não seja mais fabricado há alguns anos, ainda existem modelos em circulação pelo país com excelente estado.

Bastante utilizada por quem gosta de pequenas aventuras, a TR4 cumpre a sua proposta inicial.

Nesse sentido, você verá a seguir os aspectos positivos e negativos desse veículo no cotidiano. Ao fim, terá informações suficientes para entender se comprar o TR4 ainda vale a pena.

EM DESTAQUE
Mitsubishi Pajero TR4
Mais de 20 anos de história e impactou o setor de esportivos menores nos seus primeiros anos
PONTOS POSITIVOS:
  • O veículo conta com um sistema de alarme eficaz sensível a aproximações indesejadas
  • Tanto no asfalto da cidade quanto sobre buracos nas estradas, o veículo se sai muito bem nos terrenos irregulares
  • O câmbio da TR4 é resistente e responde rápido aos comandos do motorista
Mitsubishi Pajero TR4 - Bastante utilizada por quem gosta de pequenas aventuras, a TR4 cumpre a sua proposta inicial

Versões da Mitsubishi Pajero TR4

Mitsubishi Pajero TR4
Fonte: Quatro Rodas

Uma das formas de analisar os prós e contras da TR4 é observar as suas três versões. Cada uma delas possui um diferencial notável que impactará na rotina dos motoristas.

Por exemplo, a TR4 GLS oferece um câmbio manual para o motorista ter mais controle sobre o carro. No entanto, essa versão não possui freios ABS e airbag para o passageiro da frente, o que limita a questão da segurança.

Enquanto isso, a TR4 AT traz um câmbio automático que facilita a direção dos condutores. Por sua vez, a TR4 MT possui os componentes básicos de uma TR4, mas oferece os itens faltantes da versão GLS.

Como resultado, a versão MT se consolidou como a mais procurada dentre as versões de TR4. Os motores dessas variantes são 2.0 e a direção é hidráulica.

Além disso, todos os carros possuem cinco portas e conseguem alcançar 140 cavalos de potência com gasolina. Com álcool, o desempenho atinge 135 cavalos de potência.

Ademais, algumas dessas versões possuem câmbio automático com 4 marchas.

Quanto aos itens de série, todas possuem ar-condicionado, sistema de som, direção hidráulica e até trio elétrico. As versões são:

  • Pajero TR4 2.0 Gls 4×4 16v Flex;
  • Pajero MT;
  • Pajero Flex AT.

Prós e contras da TR4

A fim de explicar melhor se a compra do veículo vale a pena, é essencial que você conheça os prós e contras da TR4. Desse modo, será possível projetar estimativas de uso e antecipar possíveis problemas.

Prós

A princípio, falaremos dos aspectos positivos da TR4, sendo eles:

Segurança

A TR4 conta com um bom sistema de segurança, especialmente para o motorista. Embora nem todas as versões contam com airbag para passageiros, o airbag do motorista é eficiente.

Além disso, o veículo conta com um sistema de alarme eficaz sensível a aproximações indesejadas.

Não o bastante, o modelo possui uma distribuição eletrônica de frenagem bastante responsiva. Por fim, os freios ABS respondem rapidamente aos comandos do motorista em situações cotidianas e de risco.

Tração

A tração do veículo não exige muito do motorista para ser utilizada. Tudo por causa da posição do solenóide do veículo, pois o sistema fica próximo ao calor do motor.

Como resultado, esse item diminui a carga magnética que o mantém fixo ao sistema. Por isso, o equipamento de tração é ativado com mais facilidade.

Esse sistema da Mitsubishi é essencial para a proteção do condutor. Caso o solenóide sofra defeitos, o sistema reconhecerá a falha acionando a tração. Assim, o motorista diminui a chance de acidentes em situação de perigo.

Conforto

O carro possui itens básicos, mas essenciais para garantir o conforto do condutor.

Por exemplo, volante regulável, ar-condicionado, travas elétricas e mais. Não o suficiente, os vidros dianteiros e traseiros são elétricos e a janela tem sistema de desembaçamento.

Multimídia

Sistema de som bastante completo com cd player, USB, MP3, rádio FM/AM e mais.

Resistência

O TR4 é um utilitário capaz de ultrapassar os mais variados terrenos. Tanto no asfalto da cidade quanto sobre buracos nas estradas, o veículo se sai muito bem nos terrenos irregulares.

A Mitsubishi incluiu no TR4 um recurso no chassi que transforma as longarinas e monobloco em um único conjunto.

Como resultado, o carro ultrapassa buracos e outras irregularidades com facilidade, trazendo mais segurança ao condutor.

Câmbio

O câmbio da TR4 é resistente e responde rápido aos comandos do motorista. Ele não precisa de manutenção constante como acontece na maioria dos veículos.

Por esse motivo, o motorista pode esperar até alguns anos entre as manutenções sem risco à direção.

Manutenção acessível

Um modelo TR4 não exige tantos custos quanto outros concorrentes. A manutenção do veículo costuma ser eficiente e o carro demora a apresentar problemas mais sérios.

Custo-benefício

As maiores vantagens da TR4 são a versatilidade de direção, facilidade de conserto e direção. Mesmo para um utilitário, o custo-benefício do veículo é muito satisfatório ao orçamento do motorista.

Contras

Após conhecer as vantagens da TR4, hora de conhecer os aspectos negativos do veículo. Somente assim você terá os critérios necessários para analisar os prós e contras da TR4.

Facilidade para a entrada de água no carro

Os chicotes elétricos do veículo são mais baixos que a maioria dos carros da categoria. Além disso, é muito comum a passagem de água para o interior do veículo.

Como resultado, quando o motorista passa por lugares alagados, as chances de os chicotes elétricos sofrerem algum problema aumentam bastante.

Consumo

A TR4 consome muita gasolina em relação ao baixo desempenho nas ruas. Ela faz somente 6,5 quilômetros com 1 litro de gasolina.

Algumas versões do utilitário fazem somente 4,8 quilômetros com a mesma quantidade de combustível.

Ruído

Esse utilitário apresenta um ruído constante após o veículo atingir 80 km/h. O defeito é de fábrica e o som lembra bastante o rolamento de pneus.

O mau funcionamento acontece por causa da posição e formato do protetor de cárter que permite uma entrada irregular de ar no sistema. Para consertar, o motorista deve adicionar calços capazes de mudar a posição do protetor.

Retomadas

Quem costuma passar por muitas rodovias pode sentir diferenças ao fazer retomadas. Afinal, a TR4 possui um desempenho baixo nas retomadas em estradas.

Suspensão dianteira

As buchas da barra, assim como as bieletas da TR4, costumam falhar frequentemente. Os batentes localizados nos amortecedores são sensíveis e se danificam com facilidade.

Não o bastante, os amortecedores da suspensão dianteira costumam vazar após o carro completar 80.000 quilômetros rodados.

Mesmo que a suspensão em si seja resistente, alguns componentes dela costumam falhar após um tempo.

Suspensão traseira

Caso o motorista coloque muito peso na parte de trás do veículo, as buchas quebrarão mais rapidamente.

Elas são naturalmente frágeis e o excesso de peso na carroceria danifica as peças com facilidade. Como resultado, a durabilidade das buchas diminui antes do esperado.

Além disso, os danos nas buchas criam na roda traseira uma folga de quase 1 cm de espaçamento. Então, quando o carro ultrapassa 60 km/h, a estabilidade do veículo diminui consideravelmente.

Ou seja, um pequeno dano nas buchas da suspensão colocará a vida do condutor em risco se não for consertado.

Custo das peças

A princípio, a TR4 possui peças de reposição muito fáceis de serem achadas nas concessionárias. No entanto, a maioria dessas peças estão mais caras que a média de mercado.

A situação fica mais complicada, pois não são muitas as oficinas que costumam oferecer tantos descontos aos repositores e clientes.

Caso o mecânico ou motorista não tenha acesso às peças desejadas, será necessário ir a uma importadora ou loja de autopeças.

Ainda assim, será obrigatório a compra de peças de reposição de qualidade para evitar outros danos.

Tanque de combustível

O tanque de combustível da TR4 tem um formato diferenciado que impacta no seu funcionamento. Seu tanque tem um formato semelhante a dois reservatórios conectados.

Cada reservatório tem tanto um sensor de combustível quanto uma bomba de combustível. Infelizmente, ambas as peças não funcionam como deveriam e dão defeito sempre.

A fabricante já sabia desse problema e por esse motivo o carro possui um kit com bomba auxiliar. Quanto aos sensores, será necessário a troca deles caso apresentem qualquer defeito.

Conclusão se vale a pena ou não comprar a Mitsubishi TR4

Mitsubishi TR4
Fonte: Automais

A análise dos prós e contras da TR4 revela alguns indicativos importantes que o motorista deve observar durante a compra. Embora o carro possua contras consideráveis, o modelo também oferece vantagens relevantes.

O carro é bastante indicado para quem costuma fazer passeios e trilhas mais leves. Contudo, o veículo responde também atende as situações mais desafiadoras, como asfalto ruim.

Além disso, é um carro muito resistente e com grande versatilidade na cidade e estradas. Com os cuidados certos e no tempo adequado, o condutor experimentará uma direção prazerosa.

Não o suficiente, o carro possui um índice de reparabilidade bastante alto.

Ou seja, o motorista não terá muitas dificuldades para fazer os ajustes e reparos que necessita por causa da grande disponibilidade de peças. Basta compreender qual o problema e usar peças de confiança nas trocas.

A manutenção do veículo não exige um custo tão alto para o motorista. Desse modo, é possível manter o carro com uma eficiência semelhante ao momento de quando ele saiu da fábrica.

Por esses motivos, vale a pena investir na TR4 e aproveitar o que o utilitário pode oferecer.

Enfim, antes de comprar um carro, avalie os pontos mais importantes para você, tais como espaço no banco traseiro e tamanho do porta malas, por exemplo.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

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Até a próxima vez – e dirija com segurança.