Prós e Contras da Renault Master: Vale a Pena Investir no Carro?

Se a sua empresa está precisando de um furgão para o trabalho ou se você quer um utilitário com bastante espaço e variedade, vale a pena conhecer os prós e contras da Renault Master.

Essa é a van líder do mercado no Brasil e uma das primeiras opções para quem vai investir nesse segmento.

No entanto, como outros modelos no mercado já mostraram, ser líder de vendas não significa ter a melhor oferta ou os melhores benefícios para os motoristas.

Por isso, é muito importante conseguir pesar adequadamente os pontos fortes e fracos dos veículos antes de tomar sua decisão de compra.

Quer entender se vale a pena investir neste modelo? Então siga a leitura para conhecer os prós e contras da Renault Master e tomar sua decisão!

EM DESTAQUE
Renault Master
Liderança do seu segmento há 8 anos consecutivos
PONTOS POSITIVOS:
  • Sobra muito espaço interno na traseira do automóvel
  • Dentre os utilitários de grande porte, a série Master da Renault é aquela que apresenta maior valorização no mercado de usados
  • Apresenta um ótimo consumo de combustível
Renault Master - Enquanto o modelo continuar se valorizando nesse segmento, valerá a pena comprá-lo

Versões da Renault Master

Quando se quer analisar os prós e contras da Renault Master, não dá para a conversa não começar pela quantidade de versões diferentes do utilitário dentro da linha da montadora francesa.

É comum que as montadoras criem diversas versões de um mesmo automóvel. Essas linhas costumam variar em alguns detalhes apenas, como os itens de série, mas são basicamente o mesmo carro.

No entanto, no caso da Renault Master, as variações são um pouco mais profundas.

Por isso, você deve conhecer todas as versões antes de decidir qual delas analisar com mais detalhes!

Renault Master Minibus Exclusive

Renault Master Minibus Exclusive
Fonte: Motor1

Este modelo aproveita todo o espaço interno da Master para transformar a van em um mini-ônibus.

O automóvel ganha capacidade para levar mais de 11 pessoas na parte de trás, fora os passageiros que podem ir na frente. É um modelo indicado para quem precisa transportar muitas pessoas por vez.

Renault Master Chassi Cabine

Renault Master Chassi Cabine
Fonte: Premier Renault SIA

Precisa de versatilidade? Esta é a sua opção. A Chassi é a versão da Renault Master que só traz o chassi da van.

A carroceria atrás está totalmente livre para você acoplar o que precisar (e for compatível com o cockpit, claro).

Master Vitré

Master Vitré
Fonte: Jubiabá | Renault

A versão Vitré é um modelo mais pensado no visual e na personalização.

O modelo tem vidros laterais que oportunizam a inserção de peças personalizadas conforme a necessidade de uma empresa ou do usuário.

Renault Master Furgão

Renault Master Furgão
Fonte: Motor1

Se espaço é o que você procura, espaço é o que você terá com essa modalidade.

O foco dela é ter uma traseira repleta de espaço e com bastante reforço para po der conduzir cargas pela cidade.

Master Pro

Renault Master Pro
Fonte: Renault

Por fim, a versão Renault Master Pro é a mais otimizada e potente de todas.

Reúne características positivas das outras e, assim, se destaca por ser um modelo bastante completo.

Prós e contras da Renault Master

Para avaliar se vale a pena comprar uma versão deste automóvel, precisamos pesar os prós e contras da Renault Master. Apesar da flexibilidade, as versões do utilitário contam com praticamente a mesma configuração.

Por isso, vamos tratar dos prós e contras da Renault Master de uma maneira geral, fazendo adendos e considerações de versões específicas quando for pertinente.

Siga a leitura para conhecer quais são os pontos mais vantajosos e desvantajosos deste modelo da Renault!

Prós

Comecemos a nossa comparação citando os pontos positivos da Renault Master.

1. Versatilidade

O primeiro pró a ser citado da Renault Master é a sua versatilidade. Pois é, não poderíamos escolher outro ponto a mencionar no início desta análise. Afinal, este é o pró que realmente chama a atenção na linha.

Por ser um utilitário, a Master é uma van de trabalho.

É claro que você até pode comprá-la para usar individualmente, mas o grande foco dela é ser uma ferramenta de trabalho, com a maior parte dos seus compradores sendo empresas ou autônomos.

Por isso, a sua versatilidade é muito importante.

O fato de ter versões só com chassi, modelo furgão ou minibus, além de outras particularidades internas, coloca a Master sempre na discussão, independentemente da necessidade do comprador.

2. Economia de combustível

Como ninguém quer queimar dinheiro, é importante considerar o consumo energético ao pesar os prós e contras da Renault Master. E, nessa área, ela se sai bem.

O automóvel usa um motor a Diesel 2.3 em praticamente todas as versões, com algumas mudanças em modelos bastante específicos.

Esse motor é o dCI 2.3L Turbo, com opções de tração traseira (RWD) e dianteira (FWD), permitindo ao motorista a capacidade de especificar o trem de força dependendo da necessidade.

Isso é muito útil para quem realmente vai pegar no batente com o utilitário.

A versão atual do motor 2.3 movido a Diesel foi desenvolvido seguindo as restrições bastante rígidas do padrão Euro 6, uma série de normas que determina padrões de qualidade e eficiência que os motores devem cumprir.

Por isso, a versão 2023 do automóvel alcançou uma incrível melhoria de 30% no consumo de combustível se comparada com a versão anterior (que já era bastante econômica).

Assim, a Renault Master faz 10,4 km/l em um ambiente urbano, um valor absurdo e que fica na média de hatches (que são carros extremamente mais leves).

3. Opção elétrica

Quer economizar com combustível ainda mais? Então veja esse pró da Renault Master: até o momento, esta é uma das poucas linhas de utilitários que vem com uma opção 100% elétrica para os consumidores.

Nós não mencionamos este modelo inicialmente, pois ele não consta oficialmente no catálogo da Renault Brasil, mas é vendido normalmente no exterior, sendo passível de importação, caso seja do seu interesse.

Em janeiro de 2022, a empresa francesa anunciou que lançará a Master E-Tech, a versão 100% elétrica da Renault Master. O utilitário elétrico ainda não chegou ao país, mas deve aparecer em breve.

Nesse caso, os empreendedores e empresários terão uma opção de utilitário 100% elétrico, com maior economia de bateria e menor impacto ambiental (algo importante no mercado de hoje).

Inicialmente, a frota de elétricos da Master deverá ser baixa, uma vez que a Renault totaliza apenas 500 carros elétricos em circulação no Brasil (contando Zoe, Twizy e Kangoo).

Entretanto, com a chegada da Master e do Kwid elétrico, a tendência é uma expansão desse mercado.

4. Muito, muito espaço

Com a exceção do modelo chassi, todas as versões da Renault Master compartilham este benefício: eles têm muito, muito espaço.

Afinal, este é um utilitário grande e com uma cabine que é pequena (mas confortável).

Isso significa que, na prática, sobra muito espaço interno na traseira do automóvel. Para quem precisa carregar carga, é uma enorme vantagem. Para quem quer levar pessoas, também.

No geral, os modelos da Renault Master variam entre mini-caminhões e mini-ônibus, ideais para grandes transportes de carga urbana ou de pessoas pela cidade.

Esse espaço todo, portanto, é uma excelente vantagem e dá ainda mais flexibilidade às empresas que estão atrás de um utilitário.

Afinal, quanto mais espaço, mais possibilidades do que fazer com ele.

5. Valorização de usado

Se você se preocupa com a valorização dos seus ativos após investir neles (e todos deveriam se preocupar com isso!), a Renault Master apresenta vantagens nessa área também.

Dentre os utilitários de grande porte, as vans e furgões, a série Master da Renault é aquela que apresenta maior valorização no mercado de usados.

Segundo um levantamento da Mobiauto, a Renault Master foi a versão de furgão comercial que mais se valorizou no último ano no mercado de seminovos no Brasil.

Em média, o modelo ganhou 24,7% de valor em 2021, comparado a 20,5% da Fiat Ducato e 16,7% da Mercedes-Benz Sprinter, suas duas principais concorrentes.

Vale lembrar que essa foi a média de valorização do Renault Master, mas alguns modelos específicos tiveram valorizações muito maiores.

A versão Furgão ganhou 33,41% de valor no mercado de seminovos. A Grand Vitré aumentou 30,21%.

Dos 10 furgões comerciais com maior valorização no mercado de seminovos em 2021, 6 são da linha Renault Master. Nada mal, não é?

Isso é muito importante, pois mostra que há um mercado forte de seminovos e usados para ajudar a reduzir ao máximo a perda de valor com o investimento feito na aquisição desses modelos.

Assim, as empresas podem investir com mais tranquilidade, sabendo que parte do valor voltará no futuro.

Contras

Para continuar a nossa análise dos prós e contras da Renault Master, é hora de conferir quais são os pontos negativos desse utilitário.

1. Direção dura

Um ponto negativo que muitos analistas e especialistas do mercado apontam sobre a Renault Master é que essa van tem uma direção um pouco dura, um pouco desconfortável.

Isso fica mais evidente, portanto, quando comparada com concorrentes que são mais macias.

Na prática, no entanto, essa direção um pouco mais dura não chega a ser um problema gravíssimo.

É algo que pesa?

Claro, especialmente se você dirigir por muitas horas todos os dias. Entretanto, também não chega a ser algo que tira os modelos da Master de consideração.

2. Câmbio automático em modelos top de linha

As versões mais top de linha da Renault Master contam com câmbio automático. No entanto, esse recurso é um ponto negativo por dois motivos.

O primeiro é que o câmbio automático ou versão automatizada só está disponível nos modelos mais caros da linha Renault Master. Naqueles com menor preço, o sistema de câmbio é manual.

O segundo ponto negativo é que o câmbio automático da Renault Master não é o melhor do mercado. Tampouco, proporciona uma experiência melhor de direção.

Por isso, muitos motoristas que adquiriram as versões mais caras da empresa, chegaram a postar reclamações online sobre a perda de qualidade na direção por causa do câmbio automático.

3. Cabine não é tão confortável

Um problema que vem desde versões antigas da Renault Master é a sua cabine. Tanto é assim que a empresa francesa focou parte do seu marketing para ressaltar aos consumidores as melhorias na cabine de direção.

De fato, a versão 2023 dos furgões da linha ganhou uma bela renovação. Agora, o espaço interno se transformou em uma “área de trabalho”, nas palavras da empresa.

Assim, o utilitário ganhou uma central multimídia de 7” com TV digital, um cluster com computador de bordo, volante com comandos de piloto automático e bancos mais confortáveis.

No geral, a experiência melhorou muito, mas ainda está um pouco abaixo da qualidade e conforto internos dos principais concorrentes do segmento.

4. Dificuldade na manutenção

A principal reclamação dos donos de modelos da Renault Master está na manutenção da van, furgão ou chassi no dia a dia. São 3 motivos que caracterizam essa dificuldade.

O primeiro deles é o fato de que são muitos recursos, o que aumenta a usabilidade e traz mais valor, claro, mas também criam mais oportunidades de problemas.

No geral, os modelos contam com ar-quente, direção eletro-hidráulica, retrovisores elétricos com dupla visão, vidros e travas elétricas, freios ABS, controle de tração e estabilidade e airbags duplos.

Não é uma lista impecável de itens de série, mas é bastante completa.

O segundo motivo é que as peças de manutenção desses itens de série e do carro em si são bastante caras.

Muitos consumidores reclamam dos preços da Renault, não só no caso da Master, mas também de outros modelos da empresa.

Pelo menos, nós sabemos que existem bons pneus para Renault Master, não é?

Por fim, o terceiro motivo é que a manutenção é complicada por exigir muitas idas à oficina, bem como a falta de capilaridade na rede de apoio da Renault.

Traduzindo em miúdos, os motoristas reclamam de ser difícil achar opções de manutenção para o modelo.

E aí, vale a pena comprar a Renault Master?

Bom, após avaliar com bastante cuidado os prós e contras da Renault Master, é hora de fazer o nosso veredito: e aí, vale ou não comprar modelos dessa linha de utilitários?

A nossa resposta é: depende. Pois é, parece neutro, mas é verdade.

De um lado, os prós e contras da Renault Master mostraram que tem motivo para a linha estar na liderança do seu segmento há 8 anos consecutivos.

Os benefícios desses veículos, que estão entre os melhores da montadora francesa, especialmente a economia de energia, a versatilidade e o espaço interno, são tudo que as empresas querem em utilitários.

No entanto, é importante lembrar dos contras, especialmente os problemas de manutenção, que são aqueles que pesam mais.

Para resumir, a valorização no mercado de seminovos é um fator de desequilíbrio. Enquanto o modelo continuar se valorizando nesse segmento, valerá a pena comprá-lo.

Nunca se esqueça de avaliar todos os pontos que você busca em um carro, como ar condicionado, capacidade de carga, controle de estabilidade, conectividade com Android Auto ou Apple CarPlay e mais.

E aí, gostou de ler mais sobre os prós e contras da Renault Master? Essa análise te ajudou a tomar sua decisão de compra?

Então comente abaixo, compartilhe nas redes sociais e envie este artigo por e-mail para algum amigo que está buscando uma van para comprar!

Aliás, se você se interessou pela Renault Master, é provável que também goste de conhecer os prós e contras do Renault Sandero, outro ótimo carro da marca.

Até a próxima!