Entre Versa ou Cobalt, qual é melhor? Esses são dois sedãs compactos de bastante destaque no mercado nacional.
Neste artigo, o Review Auto traz uma análise sobre os pontos positivos e negativos de ambos os modelos, para te ajudar a decidir qual comprar. Confira!
- O câmbio manual com 5 marchas é suficientemente bem escalonado, apresentando trocas relativamente precisas
- Todas as versões possuem ajuste de altura no volante e no banco do motorista
- ABS, airbag duplo, direção assistida, rádio completo, ar condicionado e mais
- Capacidade para 5 passageiros, e um porta-malas de 563
- Apresentava um excelente consumo de combustível
- Conta com opções de câmbio manual ou automático, ambos com 6 marchas
Versa ou Cobalt? Vamos descobrir!
O mercado de sedãs compactos é também bastante concorrido no Brasil, e conta com exemplares de peso, como o Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos, Volkswagen Voyage e o Renault Logan.
Além destes, outros nomes de destaque são o Nissan Versa e o Chevrolet Cobalt, que são os veículos deste comparativo.
Vale a pena lembrar, é claro, que enquanto o Versa ainda está sendo fabricado no Brasil, o Cobalt saiu de linha em 2020, e atua apenas no mercado de usados.
Versa
O Nissan Versa chegou ao Brasil ainda em 2011, e é atualmente um dos top 10 sedãs compactos mais vendidos do país. O modelo atual conta com 3 versões disponíveis:
- Nissan Versa 1.6 Sense CVT
- Nissan Versa 1.6 Advence CVT
- Nissan Versa 1.6 Exclusive CVT
Pontos positivos do Versa
Segurança e tecnologias
Acompanhando as tendências atuais, o Versa é um grande destaque quando o assunto é tecnologia e segurança, sendo algo presente em todos os modelos da marca japonesa.
As versões completas do Versa, nesse caso, possuem:
- Nissan Intelligent Mobility;
- Sistema Safety Shield;
- Controle de tração e estabilidade;
- 6 airbags;
- Sistema de alerta de colisão frontal;
- Visão 360° inteligente;
- Monitoramento do ponto cego;
- Alerta de tráfego traseiro;
- Assistente de partida em rampa;
- Apple CarPlay e Android Auto;
- Alerta de Objetos no Banco Traseiro;
- Assistente inteligente de frenagem;
- Direção elétrica;
- Piloto automático;
- Alerta de tráfego cruzado;
- Câmera de ré.
Motor
O Nissan Versa atualmente conta com um motor 1.6 16V, de 110 cv de potência e um torque de 15,2 kgfm, quando abastecido com gasolina.
Já com etanol sua potência é de 113 cv, com torque de 15,3 kgfm. Além disso, o propulsor é ligado a um câmbio automático (câmbio CVT).
Consumo
O consumo do Versa também é atrativo, uma vez que na cidade o veículo faz 7,92 km/l com etanol e 11,55 km/l com gasolina, e nas estradas consegue fazer 10,23 km/l com etanol e 14,68 km/l com gasolina.
Visual
Característica marcante da Nissan, o Versa tem um visual ousado e moderno, bastante atrativo para o consumidor.
Essa, aliás, é um dos grandes prós do modelo, que consegue cativar tanto internamente quanto por seus diferenciais externos.
Pontos negativos do Versa
Preço
No geral, o preço do Nissan Versa é consideravelmente alto, uma vez que a versão de entrada ultrapassa os 100 mil reais.
Para se ter uma ideia, o Onix Plus, líder de vendas na categoria, tem versões a partir dos R$ 86.180,00.
- Nissan Versa 1.6 Sense CVT – a partir de R$ 101.330,00
- Nissan Versa 1.6 Advence CVT – a partir de R$ 109.370,00
- Nissan Versa 1.6 Exclusive CVT – a partir de R$ 121.690,00
Cobalt
O Chevrolet Cobalt chegou ao mercado brasileiro ainda no ano de 2011, como uma espécie de substituto para o Corsa Classic.
Desde o início, sempre conseguiu bons números de vendas, sendo um sedan compacto buscado principalmente por taxistas e frotistas, que representavam uma grande parte dos emplacamentos do modelo.
Com o passar dos anos, porém, o Cobalt acabou perdendo espaço dentro do concorrido mercado da categoria, culminando com o encerramento de sua produção em 2020.
A própria chegada do Chevrolet Onix Plus, o grande sucesso da marca, é um dos grandes responsáveis por esse desfecho.
Assim, o último modelo disponível do Chevrolet Cobalt é o de 2020, fabricado ainda no ano de 2019.
Levando em consideração esse modelo, há duas versões disponíveis: a LT e a LTZ, ambas com opções de motor 1.4 e 1.8.
Pontos positivos do Cobalt
Espaço interno
Desde o início de sua produção, a grande vantagem que a marca americana queria entregar ao público com o Cobalt era o amplo espaçamento interno.
E isso se manteve até os últimos modelos em produção, com capacidade para 5 passageiros, e um porta-malas de 563.
Motor
É claro que tudo vai depender das revisões feitas até aqui, mas o Chevrolet Cobalt sempre teve um bom sistema de propulsão. Isso porque ele utiliza o motor GM Família I, já bastante conceituado pela marca.
Como mencionado, há opções com motor 1.4 e 1.8 Flex. Na versão 1.8 há 4 cilindros, e um bloco de ferro fundido com cabeçote de alumínio.
Dessa forma, o veículo consegue entregar 106 cv de potência e um torque de 16,8 kgfm, quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência sobe para 111 cv, agora com um torque de 17,7 kgfm.
Em relação ao motor 1.4, sua potência é um pouco menor, uma vez que ele conta com 106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina).
Outro ponto importante é que o veículo conta com opções de câmbio manual ou automático, ambos com 6 marchas.
Preço
Como já saiu de linha, a única opção para a aquisição de um Cobalt é no mercado de usados.
Ou seja, o valor pago pelo modelo é consideravelmente menor que outros veículos 0km da categoria sedã compacto, como o próprio Nissan Versa.
Utilizando como base a tabela FIPE, o valor atual de um Chevrolet Cobalt 2020 varia entre R$ 65.944 e R$ 77.627, a depender da versão do carro.
Considerando que esse é um valor apenas referencial, é possível encontrar opções ainda mais em conta.
Consumo
Dentro do comparativo entre Versa ou Cobalt, um ponto positivo que vale a pena destacar sobre o modelo da Chevrolet é o consumo.
Afinal, se o Onix Plus é um dos mais econômicos do mercado de 0km, o Cobalt também é um dos líderes em relação aos usados.
No geral, o Chevrolet Cobalt LTZ 2020 1.8 automático consegue fazer 11,1 km/l na cidade e cerca de 14,4 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
Já com etanol, seu consumo é de 7,6 km/l na cidade e 10 km/l nas estradas, o que é bastante atrativo.
Pontos negativos do Cobalt
Visual e design
O Chevrolet Cobalt sempre foi conhecido por ser um veículo de visual básico, e considerado feio por uma parte considerável dos consumidores, mesmo na época dos lançamentos.
Atualmente, com os novos designs dos modelos atuais, é inegável que o visual do veículo norte-americano já não é dos mais atrativos.
Internamente trata-se de um carro bem interessante, mas que não encanta em seu exterior.
Tecnologias e segurança
Como não poderia ser diferente, a evolução atual do mercado de veículos acaba tornando o Cobalt atrasado, principalmente em relação às tecnologias.
No entanto, mesmo enquanto ainda estava em produção, o modelo ficava devendo quanto a implementação de mais itens de série.
A versão completa do Cobalt 2020 conta com equipamentos relevantes, como:
- Airbag duplo (2);
- Câmera de ré;
- Ar-condicionado;
- Central multimídia básica;
- Computador de bordo;
- Ajuste de altura no banco do motorista;
- Sistema OnStar;
- Cinto de segurança de 3 pontos;
- Isofix;
- Piloto automático;
- Direção elétrica;
- Faróis de neblina;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Chave canivete.
Mas fica devendo quanto a implementação de equipamentos mais atuais, relacionados à segurança e praticidade, como:
- Airbags frontais, laterais e de cortina (6);
- Detector de fadiga;
- Ar-Condicionado digital;
- Sistema para a regulagem da profundidade do volante;
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração;
- Assistente de partida em rampa;
- Câmera para o monitoramento do ponto cego;
- Câmera de visão 360°.
Não está mais em produção
Como mencionado, a última versão lançada do Chevrolet Cobalt foi em 2019, com a chegada do modelo 2020.
Além disso, não há mais estoques 0 km da montadora, uma vez que o veículo nem aparece mais em seu site oficial.
A única forma de comprá-lo, nesse caso, é no mercado de semi-novos e usados, que embora seja atrativo pelos preços, traz também muitos pontos negativos.
O principal, é claro, é justamente o fato de se tratarem de versões já desatualizadas, com designs mais antigos e que já tiveram outro dono.
Caso o veículo não tenha passado pelas devidas revisões, as chances de adquirir um carro sem boas condições de uso são bem altas.
Versa ou Cobalt: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, a disputa entre Versa ou Cobalt não é das mais equilibradas, uma vez que se tratam de modelos atuantes em mercados distintos.
Enquanto o Nissan Versa ainda continua em produção, e disputando com os veículos 0km, o Chevrolet Cobalt já saiu de linha e agora está no mercado de usados.
A grande vantagem do veículo norte-americano em relação ao japonês, nesse caso, é que seu preço é bem mais em conta, já que se trata de um modelo semi-novo, além de seu amplo espaço interno.
O Versa, por outro lado, entrega muito mais segurança para as viagens em família, e mais comodidade de uso, devido às tecnologias atuais presentes em suas versões.
Antes de comprar um carro, avalie todos os itens de série e pontos mais importantes para você, como capacidade do tanque de combustível, custo-benefício, comando de válvulas variável, sistema de som, isolamento acústico e velocidade máxima, por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Cobalt ou Spin que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Cobalt ou Voyage para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!