Apesar de poucos motoristas conhecerem as peças de um automóvel, o atuador de marcha lenta é fundamental para o funcionamento dos carros mais novos.
Se essa peça começar a apresentar defeito, você irá identificar problemas como o carro desligando sem motivo e o aumento do consumo de combustível, por exemplo.
Normalmente esses são problemas com os quais nenhum motorista vai querer lidar, não é mesmo?
Por isso, é fundamental conhecer o seu carro e os produtos que o compõem, para identificar sempre que houver algo de errado.
É hora de ir além da compreensão básica do veículo e seus componentes mais utilizados, como o ar condicionado e o rádio.
Venha conferir tudo o que você precisa saber sobre o tema, e esclarecer todas as suas dúvidas!
O que é e como funciona um atuador de marcha lenta?
Muita gente não sabe para que serve a embreagem, mas você já reparou que se você tirar o pé dela lentamente, o carro começa a andar sem precisar pisar no acelerador?
Pois bem, isso acontece graças aos atuadores de marcha lenta.
Mas, então, como funciona essa peça?
Os atuadores integram a central eletrônica dos veículos, e têm como principal função controlar o fluxo de ar e de combustível.
Eles garantem o pleno funcionamento do sistema de injeção eletrônica, a fim de que haja uma rotação mínima para que o motor funcione em marcha lenta sem o uso do acelerador.
Além disso, os atuadores funcionam em conjunto com os sensores de marcha lenta.
Basicamente, o sensor envia uma informação ao módulo, que irá realizar alguns cálculos e enviar o comando para o atuador.
Com a ordem do módulo de injeção, o atuador de marcha lenta começa a funcionar, provocando alterações na entrada de ar.
Assim, diminui-se a quantidade de combustível necessária iniciar o movimento, já que não é preciso acelerar para começar a andar.
Sinais de que o atuador de marcha lenta pode estar com problema
Oscilação da rotação do motor
Uma das coisas que você aprende na autoescola é acompanhar o conta-giros, a fim de saber como está o funcionamento do motor. Afinal, é isso que indica o momento de trocar a marcha, não é mesmo?
No entanto, a oscilação do conta-giros está associada à aceleração e ao aumento da velocidade, de forma que, com o carro parado, a rotação é mínima.
Por isso, se você perceber que o conta-giros está oscilando mesmo com o carro parado, ou ainda que o carro está acelerando sozinho, esse é um sinal de marcha lenta acelerada, ou seja, que o atuador de marcha lenta está com defeito!
Carro desligando sem motivo
Outro indício de que pode haver um problema no seu atuador é exatamente o desligamento do motor sem motivo aparente.
Isso pode ser até comum para um motorista de primeira viagem, que acaba deixando o carro estancar com uma certa frequência, mas para os motoristas mais experientes é um sinal de alerta.
Afinal, nenhum carro que esteja em seu pleno funcionamento desliga sozinho, não é mesmo? Por isso, se acontecer com você, não deixe de investigar.
Falha no motor
A falha no motor pode acontecer se o comando do sensor TPS não for transmitido para o atuador corretamente.
Em outras palavras, é como se o módulo de injeção enviasse uma informação para o endereço eletrônico errado e, assim, o atuador não funciona.
Outra possibilidade é a existência de adulteração no parafuso da borboleta.
De qualquer forma, a falha no motor é um sério indício de que pode haver um problema no atuador de marcha lenta.
Carro sem potência
Se você já está com o mesmo carro há um tempo, com certeza conhece a potência que ele tem, não é mesmo?
Pois bem, se você tentar aumentar a velocidade e não conseguir, saiba que isso é um indício que alguma das peças não está cumprindo a sua função da maneira correta.
Se a redução de potência estiver associada ao atuador de marcha lenta, ela significa basicamente que a tensão que está sendo enviada pelo sensor é muito baixa.
Por esse motivo, a borboleta não consegue controlar de forma eficiente o fluxo de ar, resultando na “fraqueza” do motor.
Luz de injeção eletrônica
Ao ligar o veículo, acende uma luz no painel indicando o acionamento do sistema de injeção eletrônica.
No entanto, se o sistema estiver funcionando corretamente, essa luz apagará logo em seguida, assim que você der a partida no automóvel.
Porém, se você perceber que a luz continuou acesa ou está piscando, esse é mais um sinal de que pode haver um problema na peça.
Alguns carros também emitem um som para chamar a atenção do motorista.
Como resolver?
Se você identificou algum ou alguns dos problemas que listamos acima, confira algumas opções para resolvê-los:
Levar o seu automóvel em uma oficina especializada
Isso porque, mesmo que não se trate de um defeito específico no atuador, é bem provável que alguma outra peça relacionada ao motor esteja danificada.
Sendo assim, procure uma oficina especializada em serviços de escaneamento de carros, para identificar onde está o problema.
Fazer um escaneamento no veículo
Normalmente, problemas no atuador de marcha lenta são mal diagnosticados, pois não é raro que o problema esteja no sensor TPS, por exemplo.
Isso pode acabar resultando em compras desnecessárias para o cliente, que pode realizar o pagamento por um produto que não irá resolver o problema.
Sem falar que, muitas vezes, é preciso comprar a peça através de uma loja online.
Assim, além de pagar pelo componente, o cliente ainda precisa arcar com o frete, que varia de acordo com a região em que foi feita a compra.
Por isso, a utilização de um scanner é fundamental, pois será responsável por identificar exatamente qual das peças está funcionando mal. Assim, garante-se a precisão no momento do reparo.
Possíveis soluções
No geral, existem duas opções para resolver esse tipo de problema: fazer a limpeza da peça ou substituir o componente.
Por isso, em um primeiro momento, faz-se a limpeza para verificar se isso é suficiente. Se não, é feita a substituição.
De qualquer forma, o que não pode acontecer em nenhuma hipótese é deixar o atuador de marcha lenta funcionando mal, pois isso irá afetar diretamente no funcionamento e potência do motor, além de aumentar o consumo de combustível.
É possível evitar?
É fato que a maior parte das peças de um veículo possui uma vida útil esperada, sendo preciso fazer a substituição depois de um tempo de uso.
No entanto, não é recomendado fazer reparos apenas quando surgem os problemas, pois isso pode causar um dano ainda maior para o motor.
Afinal, se mais peças forem danificadas, você precisará pagar um preço ainda mais alto para consertar o veículo.
Assim, se você quiser evitar problemas mecânicos em geral, a melhor opção é fazer manutenções preventivas, através de revisões anuais, a fim de coletar dados sobre as peças e analisar o funcionamento do carro como um todo.
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Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!