loader image

Como Aprender a Dirigir? Seu Guia Definitivo para ser Bom Motorista

Quer saber como aprender a dirigir sem medo e se preparar para tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na autoescola?

Aqui, no Review Auto, você vai descobrir o passo a passo para dirigir um carro e se sentir mais confiante durante o exame do curso.

Pode parecer difícil à primeira vista quando se está aprendendo a dirigir, ainda mais na teoria, mas saiba que ter as primeiras noções pode te ajudar a ficar mais preparado diante do instrutor.

Por isso, preparamos boas dicas para você aprender a dirigir e se preparar para a condução na prática.

Boa leitura!

Como aprender a dirigir sem medo?

Como aprender a dirigir sem medo?
Fonte: Doutor Multas

A primeira coisa que você deve ter em mente é que este passo a passo não substitui a autoescola nem serve para você pegar um carro emprestado para aprender a dirigir em vias públicas.

As nossas dicas são para você ter uma boa noção de como dirigir um carro, antes de tirar sua CNH após as aulas práticas e teóricas do DETRAN.

Dessa forma, você não vai ficar perdido ao se deparar com o câmbio manual ou automático, embreagem, partida e ponto morto.

Essas dúvidas podem atrapalhar no primeiro momento e fazer a pessoa se distrair na direção.

E, como bem sabemos, o curso de como aprender a dirigir não sai barato.

Segundo o instrutor e especialista em Gestão e Segurança no trânsito, Ronaldo Cardoso, um curso para tirar a CNH pode chegar a R$ 3.000. Não é pouco, não é?

Esse valor considera os custos com os exames médico e psicotécnico, taxas do DETRAN e a autoescola.

Sem contar que são, pelo menos, 25 horas de aulas práticas para alguém, que nunca aprendeu a dirigir, conseguir se tornar motorista.

Agora, imagine chegar lá com todas as noções de como dirigir um veículo? Certamente, você estará mais confiante, sem medo de errar em coisas básicas, e muito perto de conseguir sua primeira habilitação.

Agora que você sabe como aprender a dirigir sem medo, chegou a vez de entender os primeiros passos para conduzir um carro.

Antes de tudo, entenda o câmbio manual e o câmbio automático

Antes de tudo, uma dúvida que algumas pessoas podem ter sobre os dois tipos de marchas: o câmbio manual e o câmbio automático.

O primeiro, como o próprio nome sugere, requer que o motorista troque de marcha manualmente.

Ele deve pisar com o pé esquerdo no pedal da embreagem e, com a mão direita, acionar a alavanca para trocar de marcha.

Já os veículos com direção automática são bem mais fáceis de dirigir, já que não têm pedal de embreagem nem exigem mexer sempre na alavanca.

Eles são, portanto, a preferência das pessoas na hora de aprender a dirigir.

Inclusive, os melhores carros para um aprendiz de direção são aqueles hatches compactos e subcompactos, com tamanhos reduzidos para fazer uma baliza perfeita, como o Fiat Mobi e o Renault Kwid.

Ainda que você possa comprar um carro com câmbio automático, direção elétrica e hidráulica e com o tamanho reduzido, é sempre bom aprender a dirigir veículos com câmbios manuais também.

Como aprender a dirigir carros com câmbio manual? Passo a passo para futuros motoristas

Como aprender a dirigir carros com câmbio manual?
Fonte: Doutor Multas

Para facilitar a nossa aula teórica sobre como aprender a dirigir um carro, fizemos um resumo do passo a passo, antes de começar:

  1. Prepare os ajustes do veículo;
  2. Identifique os pedais;
  3. Verifique o freio de mão e o ponto morto, e ligue o veículo;
  4. Observe as luzes do painel;
  5. Engate a primeira marcha;
  6. Faça o carro andar;
  7. Pise no acelerador;
  8. Troque de marcha;
  9. Pare o carro.

Aprendendo a dirigir: prepare os ajustes do veículo

Ao entrar no carro, faça alguns ajustes necessários antes de dar a partida. Eles são importantes para que você não tenha problemas de falta de conforto durante a condução do veículo.

Primeiramente, ajuste o banco do condutor, de modo que a distância entre você e o volante + pedais seja confortável.

Depois, ajuste o retrovisor interno e as laterais. O espelho interno deve permitir que você tenha uma boa visão da traseira do carro.

Já os retrovisores laterais devem ser posicionados um pouco para o lado, de modo a evitar os pontos cegos, isto é, quando você consegue ver as laterais e a traseira do veículo, e não o fundo da estrada.

Por último, um item indispensável e obrigatório, tanto para quem quer aprender a dirigir como para quem já tirou a habilitação, é usar o cinto de segurança.

Ajuste o cinto de maneira que fique confortável para você e sempre exija o mesmo para o seu carona.

Aprendendo a dirigir: identifique os pedais

Os veículos de câmbios manuais possuem três pedais: embreagem, freio e acelerador. Enquanto o pedal da embreagem (à esquerda) é para dar partida, trocar de marcha e impedir o carro de morrer, o freio é para brecar o veículo.

Ao pisar de leve no freio (pedal do meio), o carro vai parando gradualmente. É importante não frear bruscamente durante uma velocidade média/alta para evitar aquele “tranco”.

Já o pedal da direita, o acelerador, serve justamente para isso: acelerar o carro. Pise na embreagem com o pé esquerdo, e os outros dois (freio e acelerador) com o pé direito, mas nunca ao mesmo tempo.

Aprendendo a dirigir: verifique o freio de mão e o ponto morto, e ligue o veículo

Para saber como aprender a dirigir, você também deve ter algumas noções sobre o funcionamento de carros, como, por exemplo, entender o ponto morto.

Ao pisar na embreagem, verifique se a alavanca está no meio, sem engate de marcha. Isso é para garantir que o carro está em ponto morto antes de ligá-lo.

Em seguida, pise fundo no pedal da embreagem e ligue o veículo (é só colocar a chave na ignição e girar tudo).

Ah, não esqueça de apertar o botão do freio de mão para desengatá-lo!

Aprendendo a dirigir: observe as luzes do painel

Assim que você enfia a chave na ignição do veículo, uma série de luzes vai aparecer no painel de instrumentos.

Essas luzes servem para ajudar o motorista a identificar algumas situações do carro, como velocidade, termômetro, indicador do nível de combustível, farol, etc.

O veículo pode não ligar ou fazer um barulho estranho, então tente descobrir onde está o problema apenas olhando o painel.

Aprendendo a dirigir: engate a primeira marcha

A primeira marcha só vai ser acionada se o carro não estiver mais em ponto morto.

Sendo assim, quando você pisa fundo na embreagem e liga o veículo, é só empurrar a alavanca para a esquerda e para cima para acionar a primeira marcha do carro.

Além disso, ao empurrar a mesma alavanca para baixo, você pode andar para trás, isto é, dar marcha ré.

Essa instrução vai depender de cada modelo de veículo, mas de todo modo, basta observar a letra “R” (de ré) no topo da alavanca.

Aprendendo a dirigir: faça o carro andar

Antigamente, para fazer o carro andar tinha que pisar no acelerador, mas em carros atuais você só precisa de dois comandos: tirar o pé do freio e suspender o outro pé, lentamente, do pedal da embreagem.

Mas você precisa tirar o pé esquerdo desse pedal bem devagar, pois, do contrário, ele morre.

À medida que você vai fazendo isso, o carro chega no ponto da embreagem, que é quando ele dá uma tremida (uma espécie de “aviso”) para você subir o pé mais um pouco.

Em seguida, o carro deve começar a andar. Esteja com as duas mãos no volante.

Esse procedimento é perfeito para fazer manobras em um estacionamento ou em vagas apertadas nas ruas.

Aprendendo a dirigir: pise no acelerador

A melhor parte da aula de como aprender a dirigir é conseguir dirigir, certo? Mas, ao acelerar o carro, você tem a sensação de liberdade, de que finalmente aprendeu.

No entanto, ainda não é o fim.

Depois de engatar a primeira marcha e ligar o carro, você precisa acelerar a velocidade. Lembre-se que a saída com o carro é lenta, e sem usar o pedal do acelerador, você conduz o veículo em velocidade muito baixa.

Então, com o pé na embreagem (não esqueça de ir suspendendo o pé aos poucos), pise no acelerador de forma suave.

Enquanto você vai pisando um pouco mais fundo no acelerador, o seu pé esquerdo vai liberando totalmente o pedal da embreagem.

Pronto, você já sabe como aprender a dirigir!

Mas, espere! Faltam dois detalhes para este passo a passo ficar perfeito. Vamos aos próximos tópicos.

Aprendendo a dirigir: troque de marcha

A primeira marcha só serve para dar a partida, mas, à medida que você começa a acelerar o veículo, você deve trocar de marcha.

Há duas maneiras de fazer isso:

  • Pelo marcador de RPM (rotações por minuto);
  • Pelo barulho do motor.

O marcador de RPM fica ao lado do velocímetro. Quando ele atinge o RPM de 2.500 e 3.000, é hora de trocar para a segunda marcha com a mão direita.

Inclusive, em alguns carros, você reconhece a necessidade de troca quando o ponteiro atinge uma faixa vermelha.

Já um som agudo ocorre quando a rotação está muito alta, o que significa que exigiu muito do motor. Essa é a forma mais fácil de descobrir a hora de trocar de marcha.

Ambos os casos são recomendados apenas para quem está aprendendo a dirigir.

Uma vez que você consiga experiência com a sua máquina, você vai sentir quando é hora de fazer a troca da marcha, tranquilamente.

Dica: você pode trocar para a terceira marcha quando atingir os 30 km/h e para a quarta marcha quando atingir os 40 km/h.

Aprendendo a dirigir: pare o carro

Evite parar o carro bruscamente, isto é, pressionar a embreagem e o freio ao mesmo tempo, enquanto o câmbio chega no ponto morto. Você pode perder o controle da direção!

Ao contrário disso, desça as marchas devagar até chegar na primeira.

Em seguida, retire o pé direito do acelerador e pise no pedal do freio devagar, para ele reduzir a velocidade.

Quando o carro vibrar e tremer, pise na embreagem até o fim e faça o câmbio chegar no ponto morto.

Agora sim, pise totalmente no freio e pare o carro em segurança.

Recapitulando…

  1. Ajuste o banco, retrovisor e cinto de segurança do seu veículo;
  2. Pise fundo na embreagem durante o ponto morto;
  3. Abaixe o freio de mão;
  4. Enfia a chave na ignição e gire até o fim;
  5. Verifique as luzes do painel;
  6. Acione a alavanca para a esquerda e para cima para engatar a marcha;
  7. Manobre o carro;
  8. Pise no acelerador;
  9. Troque de marcha.

Prontinho! Você agora já sabe como dirigir um carro manual!

Mas, como aprender a dirigir um carro automático?

como aprender a dirigir um carro automático?
Fonte: Dicas carros usados

Os carros automáticos possuem algumas diferenças que podem confundir quem está aprendendo a dirigir um veículo com direção manual.

A primeira delas é que um carro de câmbio automático não possui pedal de embreagem, apenas os pedais de freio e acelerador.

Ambos devem ser acionados com o pé direito, e é normal na primeira vez se confundir e acabar usando o pé esquerdo em um deles, como se fosse a embreagem.

Porém, o ideal mesmo é usar o pé direito.

A outra diferença é que a alavanca de um veículo com direção automática só funciona para cima e para baixo, e não para os lados, como no manual.

De um modo geral, o carro automático é mais fácil de dirigir em comparação com o outro.

Basta seguir as seguintes orientações abaixo:

  1. Com a alavanca no P – Park (carro parado), gire a chave na ignição;
  2. Pise no freio e troque o câmbio para a posição D – Drive (para movimentar o veículo).
  3. Tire o pé direito do freio e acelere.

A vantagem do carro automático é que a troca de marchas acontece automaticamente, assim que ele reconhece a rotação alta.

O que significam as posições do veículo automático?

A maioria dos carros automáticos possui quatro principais posições no painel. São elas:

  • P de Park  – Carro parado;
  • D de Drive – Movimenta o carro;
  • R de Reverse – Posição de marcha ré. Basta selecionar e largar o freio;
  • N de Neutral – É o ponto morto, mas é uma função desnecessária nesse caso.

Aprendi a dirigir, e agora?

Agora é uma boa hora entrar em um curso de direção e fazer aulas com um instrutor, na prática.

Você já vai chegar tendo noção dos primeiros passos, sem se sentir um ET ao lado de um especialista.

É claro que, quando você estiver aprendendo a dirigir, a prática será um pouco diferente do que a teoria.

Isso é bem normal.

Por isso, mantenha a calma, leia e releia este artigo, para quando chegar o dia da prova prática, você ter segurança para fazer manobras sem bater no meio fio, além de uma baliza perfeita.

Não esqueça também que habilidade para dirigir não é a única coisa que conta para o DETRAN.

O condutor deve ter atenção ao conteúdo programático também, que inclui prova técnica (exame psicotécnico, por exemplo), além de Primeiros Socorros e conhecimento sobre as leis de trânsito.

Quer saber mais sobre a aula de direção para aprender a dirigir e tirar sua habilitação?

Confira na nossa página o post que preparamos sobre aulas teóricas na auto escola, e boa sorte!