Quantas aulas teóricas na auto escola

Quantas Aulas Teóricas na Auto Escola? Entenda sobre o Processo

Quantas aulas teóricas na auto escola? Se você quer saber todas as aulas necessárias que envolvem o processo para tirar a sua CNH, continue lendo o nosso artigo!

Tirar a carteira de motorista tende a despertar sentimentos mistos nas pessoas.

Sentimentos esses que variam entre empolgação e apreensão, principalmente no que diz respeito às aulas práticas.

Entretanto, é necessário lembrar que as aulas teóricas são tão importantes quanto as suas saídas a campo.

Tudo isso graças à grande base de conhecimentos, aplicados de forma didática nesta etapa.

Por isso, é possível dizer que as aulas teóricas conseguem ser mais importantes que as aulas práticas, visto que há uma necessidade de progressão.

Contudo, essas não são as únicas etapas que garantirão a sua habilitação.

Na verdade, existe uma série de requisitos que identificarão se você estará apto, ou não, a circular por aí com seu carro – dentro da lei.

Por isso, se você quer dar um verdadeiro show na autoescola, confira tudo o que nós do Review Auto separamos para te ajudar nessa etapa.

Exame Médico e Exame Psicotécnico: a etapa predecessora às aulas teóricas

Antes das aulas teóricas serem realizadas, os motoristas em potencial precisarão passar por exames médicos e exames psicotécnicos.

Durante a avaliação médica, os alunos serão submetidos a testes de coordenação motora e a um rigoroso exame de vista, seguido por um teste de visão.

Já os exames psicológicos servem justamente para avaliar o estado mental dos alunos, a fim de identificarem quaisquer traços que possam comprometer a qualidade de dirigibilidade do indivíduo.

Vale lembrar que clínicas autorizadas pelo DETRAN de seu respectivo Estado realizam esses exames.

Exame Teórico: Quantas Aulas Teóricas São Realizadas na Auto Escola?

Quantas aulas teoricas na auto escola?
Fonte: Daniel Machado (YouTube)

Finalmente, chegou a hora de falarmos sobre as aulas teóricas e todo o conteúdo exigido para você possuir uma base extremamente sólida antes do seu exame de direção.

As aulas teóricas são todas realizadas no Centro de Formação de Condutores, os famosos CFC, que podem ser escolhidos livremente pelos alunos.

A carga horária, exigida para a conclusão do exame teórico, é de 45 horas, que devem ser distribuídas pelos alunos conforme sua vontade.

O aluno poderá dividi-las ao longo da semana (no período da manhã, da tarde ou mesmo da noite), ou realizá-las de uma só vez, encurtando drasticamente o tempo para retirar o seu certificado.

Sendo assim, entenda abaixo como funciona a carga-horária das aulas:

  • Legislação: 18 horas/aula;
  • Direção defensiva: 16 horas/aula;
  • Primeiros socorros: 4 horas/aula;
  • Meio ambiente: 4 horas/aula;
  • Mecânica 3 horas/aula.

Aulas Teóricas: Analisando os Conteúdos Programáticos

Apesar de toda a versatilidade oferecida pelas auto-escolas, referente à distribuição das horas e a escolha dos CFCs por parte dos alunos, o mesmo não se pode dizer dos conteúdos programáticos.

Exigidos pelo próprio Departamento de Trânsito Nacional (DETRAN), os conteúdos têm caráter obrigatório em todas as auto-escolas espalhadas pelo Brasil. Sendo assim, prepare-se para conhecer cada uma delas de forma isolada.

Legislação

Considerada o tópico mais importante dos conteúdos programáticos, a legislação tem como objetivo oferecer, de forma didática, um panorama geral sobre todas as normas e leis de trânsito do país.

Nesta aula em específico, o aluno aprenderá sobre todas as leis e normas fundamentais para o funcionamento do tráfego.

Além disso, trata-se da aula mais importante de todo o exame teórico.

Não é à toa, afinal, que sua carga horária seja maior que as demais matérias estudadas.

Direção Defensiva

Direção defensiva – ou condução defensiva, como também é conhecida – é um dos pontos mais importantes de toda a parte teórica.

Nesta aula, os estudantes analisarão inúmeros procedimentos para prevenir ou minimizar os riscos de acidente no trânsito. Afinal de contas, sabemos que todos os acidentes acontecem por uma falha humana, seja por negligência, imprudência ou imperícia.

Pode ser de grande ajuda para os estudantes saber que a matéria de direção defensiva divide-se em cinco grupos, sendo eles:

  • Conhecimento;
  • Atenção;
  • Previsão;
  • Habilidade;
  • Ação.

Primeiros Socorros

Apesar de a direção defensiva, de fato, diminuir consideravelmente o número de acidentes no trânsito, os mesmos ainda continuam ocorrendo com frequência.

Por conta disso, durante suas aulas práticas você terá uma matéria dedicada aos primeiros socorros.

Os primeiros socorros são fundamentais para que o acidente em questão não se desenvolva em uma tragédia ainda maior.

Contudo, mesmo sendo medidas bastante importantes para a prevenção de algo pior, o conteúdo em questão tem apenas 4 horas totais de duração, e dificilmente se apresentará como algo complicado.

Para que tudo ocorra de forma ordenada e eficaz, é necessário seguir estes 5 pontos essenciais para realizar os primeiros socorros no local do acidente, sendo eles:

  1. Manter a calma;
  2. Controlar a situação;
  3. Sinalizar o local;
  4. Avaliar a situação;
  5. Pedir ajuda especializada (como a polícia, ambulâncias ou mesmo bombeiros).

Meio Ambiente

Mais do que identificar os graves acidentes que podem ocorrer nas estradas e como preveni-los, é de grande importância também identificar os impactos ambientais ocasionados pelos veículos.

E é nesse ponto que o meio ambiente se faz presente.

A matéria é de suma importância para a conscientização de novos motoristas, a fim de identificar o real efeito de seus veículos para com o ambiente.

Por isso, para que você arrase na hora da prova teórica e também faça bonito nas estradas, deve entender os pontos determinantes das poluições ocasionadas pelo seu veículo:

  • Emissão de gases;
  • Emissão de partículas;
  • Poluição sonora.

Mecânica

As aulas teóricas sobre mecânica dão uma ótima noção sobre o funcionamento dos carros e outros automotores.

Você não vai se tornar um expert em mecânica, mas poderá obter noções de quando é hora de fazer alinhamento e balanceamento, quais são os tipos de óleo para motor e outros detalhes.

Contudo, é necessário gravar algumas coisinhas extras antes de partir para a sua prova.

Entre os tópicos mais importantes estão:

  • A identificação, a utilização e os cuidados de alguns equipamentos de uso obrigatório;
  • Noções de manuseio e o uso do extintor de incêndio;
  • Responsabilidade com a manutenção do seu veículo;
  • Identificar alternativas para solucionar eventuais complicações do cotidiano;
  • Condução econômica e inspeção mecânica;
  • Monitoramento constante aos itens básicos do veículo, como água, óleo, calibragem dos pneus, lubrificação interna (na região do motor), entre outros pontos.

Agora você já sabe quantas aulas teóricas na auto escola são necessárias para que você possa, enfim, chegar à prova prática.

Precisa de mais dicas e informações? Então, acesse o Review Auto!