Para Que Serve a Embreagem? Entenda Seu Funcionamento

Você está em dúvida para que serve a embreagem?

É importante aprender o que faz esse sistema e qual sua função em carros. Esse conhecimento vai te ajudar a cuidar melhor do seu automóvel e evitar ficar na mão.

O sistema de embreagem é um dos mais sensíveis e mais usados pelos motoristas. No entanto, muitos não compreendem adequadamente sua função ou cuidados necessários.

Assim, muitos erros são cometidos, o que pode levar a uma diminuição da vida útil dos carros.

Quer aprender de uma vez para que serve a embreagem? Quer descobrir como cuidar dos seus componentes e fazer a manutenção desse sistema?

Então este é o último artigo sobre o tema que você precisará ler.

Siga a leitura para aprender tudo agora mesmo!

O que é e para que serve a embreagem?

Para que serve a embreagem
Fonte: Autoentusiastas

O sistema de embreagem é um conjunto de peças automotivas acopladas ao volante que conecta o eixo das rodas do veículo com o eixo do seu motor. Dessa forma, pode cumprir função vital para que o carro se mova.

A embreagem tem como principal função controlar o processo que conduz a força do motor para o eixo de transmissão da caixa de câmbio.

Assim, é possível acionar a troca de marcha do automóvel de maneira eficiente.

Para entender como funciona a embreagem e sua função em um carro, precisamos em primeiro lugar compreender como ela é construída e o uso de cada componente.

São eles:

  • platô
  • disco de embreagem
  • rolamento
  • pedal da embreagem

Além desses componentes, o conjunto ainda conta com um cabo e sistema hidráulico para o seu funcionamento adequado.

Antes de explicarmos como funciona a embreagem, vamos entender como um carro se move.

Para poder andar, o automóvel conta com um sistema que produz o torque (ou seja, a força motriz). Esse sistema é o motor.

Há, também, um sistema que transmite o torque do motor para as rodas. É a transmissão, como o nome já indica.

Entretanto, dependendo do contexto da condução, pode ser necessário que o motor faça mais ou menos rotações por minuto.

Quem controla isso é a caixa de câmbio, que muda as marchas do motor conforme necessário.

O problema, no entanto, é que a troca de marcha não pode ser feita enquanto o eixo piloto da transmissão está em movimento — e ele sempre está em movimento enquanto recebe o torque do motor.

O sistema de embreagem é quem resolve esse dilema. Ele atua como um “filtro do motor” em automóveis.

Basicamente, ele pode cortar a ligação entre o motor e a transmissão, permitindo que trocas de marchas aconteçam.

Como funciona a embreagem na prática?

Agora que entendemos para que serve a embreagem, vamos entender o seu funcionamento prático dentro de um carro. Assim, ficará mais fácil utilizá-la quando for dirigir (ou aprender a conduzir um veículo).

A primeira peça da embreagem que precisamos compreender é o seu disco.

Ele é feito de um material de fricção de ambos os lados. Esse disco é fixado no volante do motor e faz pressão sobre ele, transmitindo assim a sua força e permitindo a rotação do eixo piloto.

Em seguida, há o platô, que é afixado no volante do motor e está em contato direto com o disco, além do pedal.

Dentro do platô há uma mola membrana que controla o contato entre o disco de embreagem e o eixo piloto.

Quando o motorista coloca o pé no pedal e começa a usar a embreagem, o sistema hidráulico transmite essa força para o rolamento, que ativa a mola membrana, localizada entre o disco de atrito e a placa de pressão.

Essa peça, a partir daí, alivia o atrito do disco sobre o volante do motor.

Assim, o motor mantém seu funcionamento, mas a transmissão para o eixo é interrompida. Ou seja, a rotação do motor para de acontecer.

Isso permite que o motorista utilize o câmbio para fazer trocas de marchas livremente, sem que o carro pare de funcionar.

Ao soltar o pedal da embreagem, a mola membrana volta a permitir o contato entre disco de embreagem e eixo piloto, retomando a transmissão para as rodas e fazendo o carro andar em velocidade.

Como funciona a embreagem em um carro com caixa de câmbio automática?

Não há uma embreagem em um carro automático. Em um automóvel com transmissão automática, existe um componente chamado de conversor de torque.

A sua função é exatamente a mesma da embreagem: transferir a força do motor para a transmissão.

Além disso, esse tipo de câmbio usa também engrenagens planetárias em tamanhos diferentes, que estão sempre engatadas.

A relação de força é controlada de acordo com a ordem de conexão dessas engrenagens.

Em um carro com câmbio automatizado, o conjunto de peças interno (com disco, platô e rolamento) é o mesmo.

Entretanto, não há um pedal de embreagem, mas sim um mecanismo auxiliar que desacopla o motor da transmissão para promover trocas de marcha.

Dicas para utilizar a embreagem do jeito certo

Agora que você já entendeu para que serve a embreagem, é hora de conhecer algumas dicas para cuidar melhor dela e, assim, aumentar a vida útil do seu carro.

Confira abaixo as dicas que separamos para você!

  • Evite segurar o carro em uma descida usando a embreagem. Caso contrário, você poderá danificar parte desse mecanismo. Se precisar, opte pelo freio de mão;
  • Nunca dê partida direto da segunda marcha. O que se deve fazer é engatar a primeira marcha e, depois, ir trocando conforme necessário;
  • Não desça uma ladeira em ponto morto, pois o veículo em movimento dessa forma por muito tempo pode causar desgaste nas peças;
  • Esteja atento aos sinais de desgaste na embreagem. Sempre que necessário, leve seu veículo para a manutenção. Você não quer ter de trocar o platô, por exemplo, o que custaria muito dinheiro. Por isso, é vital fazer cuidados preventivos;
  • Sempre reduza ou aumente marchas na ordem certa, sem pular. Por exemplo, vá da primeira marcha para a segunda e depois para a terceira. Esse cuidado aumenta a vida útil da embreagem;
  • Quando parar no semáforo, controle o ponto da embreagem e segure o carro parado. Assim que der o sinal verde, acelere o automóvel para não causar atrito;
  • Quando estiver em uma ladeira, você pode encontrar o ponto certo da embreagem ao pisar no pedal e colocar o pé no freio ao mesmo tempo. Quando o volante começar a tremer, tire o pé do freio e acelere (mantendo a embreagem por alguns segundos).

Agora que você sabe como usar a embreagem (que, como vimos, fica entre o motor e a caixa de câmbio), para que ela serve e como utilizá-la de modo a causar menos desgaste, terá mais controle do seu automóvel, inclusive quando for mudar a marcha.

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