Atuador de Marcha Lenta: Como Saber Se Está Funcionando Bem?

Apesar de poucos motoristas conhecerem as peças de um automóvel, o atuador de marcha lenta é fundamental para o funcionamento dos carros mais novos.

Se essa peça começar a apresentar defeito, você irá identificar problemas como o carro desligando sem motivo e o aumento do consumo de combustível, por exemplo.

Normalmente esses são problemas com os quais nenhum motorista vai querer lidar, não é mesmo?

Por isso, é fundamental conhecer o seu carro e os produtos que o compõem, para identificar sempre que houver algo de errado.

É hora de ir além da compreensão básica do veículo e seus componentes mais utilizados, como o ar condicionado e o rádio.

Venha conferir tudo o que você precisa saber sobre o tema, e esclarecer todas as suas dúvidas!

O que é e como funciona um atuador de marcha lenta?

Atuador de marcha lenta
Fonte: Connect Parts

Muita gente não sabe para que serve a embreagem, mas você já reparou que se você tirar o pé dela lentamente, o carro começa a andar sem precisar pisar no acelerador?

Pois bem, isso acontece graças aos atuadores de marcha lenta.

Mas, então, como funciona essa peça?

Os atuadores integram a central eletrônica dos veículos, e têm como principal função controlar o fluxo de ar e de combustível.

Eles garantem o pleno funcionamento do sistema de injeção eletrônica, a fim de que haja uma rotação mínima para que o motor funcione em marcha lenta sem o uso do acelerador.

Além disso, os atuadores funcionam em conjunto com os sensores de marcha lenta.

Basicamente, o sensor envia uma informação ao módulo, que irá realizar alguns cálculos e enviar o comando para o atuador.

Com a ordem do módulo de injeção, o atuador de marcha lenta começa a funcionar, provocando alterações na entrada de ar.

Assim, diminui-se a quantidade de combustível necessária iniciar o movimento, já que não é preciso acelerar para começar a andar.

Sinais de que o atuador de marcha lenta pode estar com problema

Sinais de que o atuador de marcha lenta pode estar com problema
Fonte: Dinamicar Pneus

Oscilação da rotação do motor

Uma das coisas que você aprende na autoescola é acompanhar o conta-giros, a fim de saber como está o funcionamento do motor. Afinal, é isso que indica o momento de trocar a marcha, não é mesmo?

No entanto, a oscilação do conta-giros está associada à aceleração e ao aumento da velocidade, de forma que, com o carro parado, a rotação é mínima.

Por isso, se você perceber que o conta-giros está oscilando mesmo com o carro parado, ou ainda que o carro está acelerando sozinho, esse é um sinal de marcha lenta acelerada, ou seja, que o atuador de marcha lenta está com defeito!

Carro desligando sem motivo

Outro indício de que pode haver um problema no seu atuador é exatamente o desligamento do motor sem motivo aparente.

Isso pode ser até comum para um motorista de primeira viagem, que acaba deixando o carro estancar com uma certa frequência, mas para os motoristas mais experientes é um sinal de alerta.

Afinal, nenhum carro que esteja em seu pleno funcionamento desliga sozinho, não é mesmo? Por isso, se acontecer com você, não deixe de investigar.

Falha no motor

A falha no motor pode acontecer se o comando do sensor TPS não for transmitido para o atuador corretamente.

Em outras palavras, é como se o módulo de injeção enviasse uma informação para o endereço eletrônico errado e, assim, o atuador não funciona.

Outra possibilidade é a existência de adulteração no parafuso da borboleta.

De qualquer forma, a falha no motor é um sério indício de que pode haver um problema no atuador de marcha lenta.

Carro sem potência

Se você já está com o mesmo carro há um tempo, com certeza conhece a potência que ele tem, não é mesmo?

Pois bem, se você tentar aumentar a velocidade e não conseguir, saiba que isso é um indício que alguma das peças não está cumprindo a sua função da maneira correta.

Se a redução de potência estiver associada ao atuador de marcha lenta, ela significa basicamente que a tensão que está sendo enviada pelo sensor é muito baixa.

Por esse motivo, a borboleta não consegue controlar de forma eficiente o fluxo de ar, resultando na “fraqueza” do motor.

Luz de injeção eletrônica

Ao ligar o veículo, acende uma luz no painel indicando o acionamento do sistema de injeção eletrônica.

No entanto, se o sistema estiver funcionando corretamente, essa luz apagará logo em seguida, assim que você der a partida no automóvel.

Porém, se você perceber que a luz continuou acesa ou está piscando, esse é mais um sinal de que pode haver um problema na peça.

Alguns carros também emitem um som para chamar a atenção do motorista.

Como resolver?

Se você identificou algum ou alguns dos problemas que listamos acima, confira algumas opções para resolvê-los:

Levar o seu automóvel em uma oficina especializada

Isso porque, mesmo que não se trate de um defeito específico no atuador, é bem provável que alguma outra peça relacionada ao motor esteja danificada.

Sendo assim, procure uma oficina especializada em serviços de escaneamento de carros, para identificar onde está o problema.

Fazer um escaneamento no veículo

Normalmente, problemas no atuador de marcha lenta são mal diagnosticados, pois não é raro que o problema esteja no sensor TPS, por exemplo.

Isso pode acabar resultando em compras desnecessárias para o cliente, que pode realizar o pagamento por um produto que não irá resolver o problema.

Sem falar que, muitas vezes, é preciso comprar a peça através de uma loja online.

Assim, além de pagar pelo componente, o cliente ainda precisa arcar com o frete, que varia de acordo com a região em que foi feita a compra.

Por isso, a utilização de um scanner é fundamental, pois será responsável por identificar exatamente qual das peças está funcionando mal. Assim, garante-se a precisão no momento do reparo.

Possíveis soluções

No geral, existem duas opções para resolver esse tipo de problema: fazer a limpeza da peça ou substituir o componente.

Por isso, em um primeiro momento, faz-se a limpeza para verificar se isso é suficiente. Se não, é feita a substituição.

De qualquer forma, o que não pode acontecer em nenhuma hipótese é deixar o atuador de marcha lenta funcionando mal, pois isso irá afetar diretamente no funcionamento e potência do motor, além de aumentar o consumo de combustível.

É possível evitar?

É fato que a maior parte das peças de um veículo possui uma vida útil esperada, sendo preciso fazer a substituição depois de um tempo de uso.

No entanto, não é recomendado fazer reparos apenas quando surgem os problemas, pois isso pode causar um dano ainda maior para o motor.

Afinal, se mais peças forem danificadas, você precisará pagar um preço ainda mais alto para consertar o veículo.

Assim, se você quiser evitar problemas mecânicos em geral, a melhor opção é fazer manutenções preventivas, através de revisões anuais, a fim de coletar dados sobre as peças e analisar o funcionamento do carro como um todo.

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