Não há dúvidas de que a indústria automobilística tem evoluído com uma velocidade impressionante, mas a verdade é que ainda existem modelos de carros dos anos 60 que marcaram época e encantam até os dias de hoje.
Afinal, quando se fala nos clássicos, quanto mais tempo se passa, mais valorizados eles se tornam. Hoje em dia, quem ainda tem um desses automóveis na garagem certamente é um colecionador assíduo.
E é claro que, para quem teve um desses carros na juventude, ver um de perto com certeza traz várias lembranças maravilhosas. O primeiro dia que levou uma namorada para dar uma volta, as saídas com os amigos, as primeiras viagens…
Por outro lado, também há quem não tenha vivido nada disso, mas valoriza a indústria da época.
Afinal, com muito menos conhecimento e tecnologia do que nós temos hoje, já existiam diversos automóveis de qualidade circulando no mercado.
Por isso, pouco importa se você é da geração dos anos 60 ou da geração atual, se você é um apreciador de carros, com certeza vai gostar de conferir este post.
Então, venha lembrar os 10 modelos de carros dos anos 60 que marcaram época!
IMAGEM | PRODUTO | |
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O Primeiro do Brasil
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Aero Willys
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Carro de Luxo
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Chevrolet Opala
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Clássico Francês
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Simca Chambord
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Combinação entre Jeep e Pick-up
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Jeepster Comando
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Um dos Mais Amados do Mundo
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Ford Mustang
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Um dos Precursores
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Lamborghini Miura
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Foco no Público Esportivo
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Puma GT
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Carros dos Anos 60: Estes 10 Modelos Marcaram Época
1 – Aero Willys
Para começar a falar dos clássicos, não poderíamos deixar o Aero Willys de fora. Afinal, trata-se do primeiro carro desenvolvido no Brasil.
Ele começou a ser produzido no país exatamente em 1960 e fez bastante sucesso à época.
Nas palavras do Quatro Rodas, onde circulavam carros como Jeep, Rural e Kombi, o Aero Willys “era o cara de terno no meio do povo comum”. Por isso mesmo, era um carro para quem tinha dinheiro.
Em 1962, no entanto, o modelo que havia sido importado dos Estados Unidos foi atualizado no Brasil, dando origem ao Aero 2600. Além de mudanças no design, o novo veículo ainda ganhou desempenho no motor, que chegou a 110 cv.
Com essa potência, era possível sair de 0 a 100 km/h em apenas 21,1 segundos, e a velocidade máxima era de 129 km/h. Sem dúvidas, para os parâmetros da época era um verdadeiro carrão: bonito e potente!
2 – Chevrolet Opala
Talvez você nunca tenha visto um, mas com certeza já ouviu seus avós contarem alguma história sobre o Chevrolet Opala.
Apenas para que você possa ter uma ideia de como o modelo conquistou o Brasil, o Opala foi lançado pela GM em 1968 e ficou à venda até 1992, ou seja, por 24 anos ele ocupou as garagens dos brasileiros.
O lançamento contou com a participação de pessoas como Tônia Carrero, Jair Rodrigues e Rivelino para a divulgação. À época, existiam duas opções de motores: um de 6 cilindros e 125 cavalos, e um de 4 cilindros e 80 cavalos.
No design, também existiam duas versões: standard e luxo. Ambas eram sedãs de quatro portas, com capacidade para 6 pessoas, e apenas alguns detalhes diferentes de uma para a outra.
Até mesmo o nome da Chevrolet, escrito em letra cursiva, dava um toque de sofisticação ao carro que levava o nome de uma pedra preciosa.
Com isso, o Opala conseguiu ocupar o posto entre os clássicos dos anos 60, e está ocupando algumas garagens até hoje.
3 – Simca Chambord
Mais um dos clássicos dos anos 60, o Simca Chambord foi lançado oficialmente no Brasil em 1959 pela Simca, que tinha sede em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Projetado para ser um carro de luxo, o Chambord era um sedã de quatro portas que comportava 6 pessoas com conforto, além de possuir um porta malas de 500 litros.
No que se refere ao motor, ele tinha o V-8 na parte dianteira, com potência de 84 cavalos e um câmbio de três marchas.
Na prática, no entanto, o Chambord recebeu algumas críticas. Isso porque, apesar de ser um carro bastante estável, o motor não correspondia.
O que ele tinha de beleza – que era indiscutível – o Chambord deixava a desejar em desempenho, ficando conhecido como um carro fraco.
Por isso, apesar de ser um dos clássicos da época, ele nunca chegou a ser uma unanimidade na opinião pública.
4 – Jeepster Comando
Com um estilo bastante diferente dos modelos anteriores, o Jeepster Comando era a perfeita combinação entre um Jeep e uma Pick-up.
Um automóvel robusto, sem carroceria e com um design bastante parecido com os Jeeps utilizados durante a 2ª Guerra Mundial, seu objetivo nunca foi conforto, mas sim desempenho.
E isso, sem dúvidas, o Jeepster Comando conseguiu entregar, ocupando espaço no mercado nacional e internacional.
5 – Ford Mustang
É impossível falar sobre os clássicos dos anos 60 sem mencionar o Ford Mustang, provavelmente o modelo mais famoso da época.
Ele foi lançado em 1964, nos Estados Unidos, com um objetivo bastante claro: alcançar o público dos carros esportivos.
Basicamente, foram reunidas as principais características que o público esperava: carro compacto, barato, com bom desempenho e resposta rápida.
E o Mustang conseguiu tudo isso, alcançando rapidamente o respeito do mercado. Só no dia do lançamento foram mais de 20 mil pedidos pelo automóvel, tamanho o sucesso!
Entre as suas principais especificações, temos: motor de 2.8 litros, 6 cilindros em linha, 100 cavalos de potência e transmissão de 3 marchas.
6 – Lamborghini Miura
Ainda na linha dos esportivos, não poderíamos deixar de incluir o Lamborghini Miura entre os automóveis que marcaram época nos anos 60.
Afinal, se a Lamborghini faz sucesso até hoje, o Miura foi um dos modelos que deram início a essa história.
No entanto, não foram fabricadas muitas unidades desse modelo. Por isso, se você já viu um ou tem na sua garagem, pode ter certeza de que é um carro bem difícil de encontrar!
7 – Puma
Puma é uma marca de itens esportivos, certo? Errado! Na verdade, a Puma surgiu como uma marca de automóveis, que ficou no mercado desde 1967 até a década de 90.
O primeiro protótipo lançado pela marca foi o Malzoni, que ganhou nada menos do que 5 corridas em 1964.
Com o foco no público esportivo, suas principais características eram o design aerodinâmico e a carroceria em fibra de vidro, que tornavam o automóvel bem mais veloz.
A partir daí, o motor e a carroceria foram aprimorados, dando origem a modelos como o Puma GT e GTE e o Puma DKW.
8 – Chevy Chevelle
Mais um dos modelos da Chevrolet que virou um clássico, o Chevelle foi lançado em 1964, sendo considerado um dos lançamentos mais bem sucedidos da Chevrolet.
Sua primeira geração, também chamada de Chevrolet Malibu, tinha um motor V-8 com transmissão manual de 4 marchas.
Além de possuir um desempenho bastante elogiado, o design alongado do Chevelle dava a impressão de que o veículo era ainda mais rápido.
Com isso, ele conseguiu conquistar vários adoradores ao longo dos seus quase 15 anos de produção.
9 – Dodge Charger
O Dodge Charger foi lançado em 1968 nos Estados Unidos, mas chegou pela primeira vez no Brasil em 1969, já no finalzinho da década de 60.
Ele foi o primeiro modelo da Dodge a ser importado pelo Brasil, mas possuía dimensão, quantidade de equipamentos e potência menores.
O motor era um V8 de 233 cavalos de potência, deixando claro que ele não estava aqui para brincadeira.
Com ele, era possível ir de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos, e a velocidade máxima era de 195 km/h.
O modelo foi comercializado na cor clássica Bright Red, e o design contava com detalhes sofisticados, como frisos e maçanetas cromadas.
Além disso, o acabamento interno contava com um painel em couro, que trazia ao carro um toque ainda mais luxuoso.
O acabamento dos bancos era em vinil e o assoalho acarpetado, garantindo beleza dentro e fora do carro.
Sua única “falta” era o porta malas, mas sem dúvidas o Dodge Charger entregou o que prometeu: beleza, luxo e desempenho.
10 – Ferrari 250 GTO
Para fechar com chave de ouro a nossa lista de automóveis que marcaram época nos anos 60, não poderíamos deixar de incluir a Ferrari 250 GTO, uma unanimidade entre os carros de corrida.
Considerado um verdadeiro “puro-sangue”, o Ferrari 250 GTO reuniu características contrastantes e complementares: design suave e motor potente; mecânica complexa e durável; carro de competição e de rua.
Tudo isso se dá, basicamente, por suas peças, que entregam muito mais em conjunto do que individualmente.
Com um motor V12 de 224 cavalos e a transmissão manual de 5 marchas, o Ferraro 250 GTO fazia praticamente qualquer um comer poeira. Sua velocidade máxima era de nada menos que 300 km/h!
No entanto, foram apenas 2 anos de produção (1962 a 1964), com 39 unidades vendidas. Por isso, encontrar um Ferrari 250 GTO atualmente é bastante raro, mas não passa despercebido.
Assim, se você tiver a oportunidade de encontrar um pelo menos uma vez na vida, seja na rua ou em uma galeria, não se esqueça de tirar fotos para guardar de lembrança!
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!