A década de 70 foi marcada pela diversidade de carros postos à venda no mercado do Brasil. Os carros dos anos 70 ainda hoje desfilam nas ruas e chamam a nossa atenção.
O que muitos não sabem é que esses carros foram fabricados antes da década de 70, mas somente atingiram seu auge de vendas nos anos 70, ficando para sempre em nossas lembranças.
Então, agora, vamos fazer uma viagem no tempo e relembrar os carros mais vendidos nos anos 70!
IMAGEM | PRODUTO | |
---|---|---|
Modelo Clássico
|
Fusca
|
Consultar Preço → |
Carro de Luxo
|
Chevrolet Opala
|
Consultar Preço → |
“Zé do Caixão”
|
Volkswagen 1600
|
Consultar Preço → |
Modelo Assertivo
|
Ford Corcel
|
Consultar Preço → |
Outro Modelo Clássico
|
Kombi
|
Consultar Preço → |
Bom Modelo
|
Ford Belina
|
Consultar Preço → |
Arquitetura Inspirada na Brasília
|
Ford Rural Willys
|
Consultar Preço → |
Melhores carros dos anos 70
Volkswagen Fusca
Não dá pra pensar nos carros dos anos 70 e não lembrar do Fusca.
O primeiro milhão de carros fabricados desse modelo aconteceu na década de 70. Para se ter uma ideia, em 1972, o modelo já tinha alcançado a marca de carro mais vendido no mundo.
No Brasil, ficou conhecido popularmente como Fusca e foi lançado oficialmente em 1959. Um dado interessante é que foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen.
Em 1925, o engenheiro Béla Barényi apresentou um conceito semelhante ao que hoje conhecemos como Fusca.
Porém, foi Ferdinand Porsche que, compartilhando suas ideias com Hitler, retomou seu antigo protótipo, isso no período de 1934 e 1937, mas somente lançou seu primeiro modelo em 1940.
Esse modelo recebeu o nome de KdF Wagen e teve sua fabricação interrompida no período da Segunda Guerra Mundial.
Depois da guerra, sob o controle britânico, a fábrica foi reativada em 1945. Então o Fusca dominou o mercado de forma gradual. Aqui, no Brasil, o modelo começou a ser importado em 1950.
Opala
Esse modelo foi produzido entre 1968 e 1992 e, por isso, também merece destaque dentre os carros dos anos 70.
O Chevrolet Opala foi mostrado pela primeira vez no Brasil, no Salão do Automóvel de São Paulo, em 1968. Somente nos primeiros dez anos de fabricação, chegaram a ser produzidas 500 mil unidades.
O modelo teve logo uma rápida e grande aceitação do público, foi consagrado e elevado ao status de coleção.
O veículo mesclava a carroceria do alemão Opel Commodore e do norte-americano Chevrolet Impala. Aqui, no Brasil, o Opala foi produzido em São Paulo, na cidade de São Caetano do Sul. O modelo tinha duas opções de motorização: 4 ou 6 cilindros.
O modelo teve poucas modificações no projeto original até o final de sua fabricação, tendo diversas versões, como, por exemplo:
- Standard/Especial
- Luxo
- Gran Luxo
- Opala SS
- Caravan
- Comodoro
- Diplomata
Ford Belina
Seguindo a versão Station Wagon, o Ford Belina foi lançado em 1970 e descontinuado em 1991. Com motor de 1.3, atualizado para 1.4 em 1973, continha as versões: básica, luxo e LDO.
Em 1978, foi atualizado e começou a se chamar Belina II.
O veículo tinha 3 séries especiais:
- Cinco estrelas
- Astro
- Série Especial
Ford Rural Willys dos anos 70
Fabricado pela montadora dos Estados Unidos Willys Overland, de 1946 até 1967, na época em que a fábrica foi comprada pela Ford, o Rural Willys começou sua produção no Brasil em 1970, e veja só que interessante: com arquitetura inspirada na Brasília.
Descontinuado em 1977, com 182 mil unidades fabricadas, o veículo é um jurássico dos atuais utilitários esportivos. É robusto, tem espaço familiar e vocação off-road.
Os modelos brasileiros continham tração 4×4 e 4×2, e potência de 90hp (cavalos-vapor).
Volkswagen Karmann Ghia
Fabricado no período ente 1955 e 1975, o Volkswagen Karmann Ghia foi projetado pela empresa italiana Carrozeria Ghia e construído pela alemã Karmann.
O modelo esportivo começou a integrar a produção da Volkswagen marcada apenas pelo Fusca e pela Kombi, modelos mais robustos e resistentes para o período pós-guerra.
Com mais de 10 mil modelos vendidos somente no primeiro ano, o Karmann Ghia tinha painéis de carroceria produzidos a mão, liga especial e soldagem em linha – construção essa que, na época, era exclusiva para carros de luxo.
No ano de 1961, um novo modelo foi lançado, o Karmann Ghia 1500 ou Type 34 e, em 1970, o Karmann Ghia TC (Touring Coupê).
Volkswagen 1600
Esse modelo ficou conhecido como “Zé do Caixão” devido às suas formas retangulares como um esquife. O Volkswagen 1600 era derivado do alemão Typ 3. Foi lançado no Brasil em 1968 e ficou reconhecido por suas formas bem marcantes.
Teve um sucesso limitado, que o levou a descontinuação em 1971, deixando alguns derivados como a Station Wagon Variant e o TL.
Ford Corcel
Fabricado no período entre 1968 e 1986 pela Ford, aqui no Brasil, o projeto original do Corcel era da Willys Overland que o desenvolvia junto à Renault, quando foi comprada pela Ford em 1967.
Foi eleito carro do ano em 1969, 1973 e 1979 pela revista Autoesporte.
O Corcel era, no início, um sedã de quatro portas, que passou por várias alterações em 1973, ficando semelhante com o Ford Maverick. E em 1985, ganhou a frente do Del Rey e outros detalhes estilísticos.
Entre os modelos desenvolvidos, estão:
- Ford Corcel GT
- Ford Corcel Bino
- Ford Corcel GTXP
- Corcel II
Kombi
Tendo uma construção robusta, a Kombi é o modelo mais antigo no mercado aqui do Brasil, fabricada de forma contínua no período entre 1957 e 2013.
Projetado em 1940 pelo holandês Ben Pon, seu nome vem do alemão Kombinationsfahrzeug e significa “veículo combinado”.
Precursora das vans de passageiros e de carga, a Kombi atingiu o marco de 41.083 unidades vendidas no país.
Passou por diversas transformações e atualizações ao longo de sua história, até que a mudança de legislação em 2014, que prevê a obrigatoriedade de freio ABS e airbag duplo, levou à sua descontinuação, visto que o projeto era incompatível com a lei.
O veículo teve algumas edições especiais, como a Carat (uma versão de luxo com teto alto e interior com tecido diferenciado), a Série Prata (edição comemorativa com 200 unidades em 2005), a Edição 50 anos em 2007 e a Last Edition em 2013, com 1200 unidades.
Qual desses carros dos anos 70 é o seu favorito?
Essa sessão nostalgia que tivemos ao longo desse texto deve ter tocado o coração de muitos amantes de carros da década de 70. Mas, como recordar é viver, acreditamos que tenha valido a pena!
Muitos outros modelos também marcaram os anos 70, como o Fiat 147, o Fiat Uno e a Volkswagen Variant II.
Aliás, você também pode gostar de conferir nosso conteúdo com os carros dos anos 60 que também deixaram saudades.
E então, gostou? Deixe um comentário abaixo e, se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós, do Review Auto.
Até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!