Como Fazer Reclamação na Uber: Veja as Principais Formas

Teve uma péssima experiência? A maneira mais prática de reclamar por seus direitos é através do site oficial e iremos te explicar todo o procedimento abaixo.

Embora super popular e utilizado, muitas pessoas não sabem como fazer reclamação na Uber. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

O Uber é um meio de transporte urbano privado através de automóveis, que se popularizou pelos baixos custos das viagens em comparação aos táxis e pela facilidade do uso de seu aplicativo.

Além dos benefícios para os passageiros, o Uber também ajudou muitas pessoas desempregadas a terem uma renda e serem autônomas.

Mas como nem tudo é perfeito, podem ocorrer algumas situações desagradáveis (discriminação, perda de objetos, agressões verbais ou físicas, condução inadequada, assédio, cobrança de valores indevidos) – tanto para motoristas, como para passageiros.

Nesse texto, vamos informar como fazer reclamação na Uber. Assim, quando você enfrentar uma situação ou problema que precisa de auxílio para ser resolvido, você saberá o que fazer.

Resumo: A forma mais rápida é acessando o site oficial do UBER (clique aqui). Direto na aba de ajuda, selecione a opção que melhor se encaixa às suas necessidades.

Como Fazer Reclamação na Uber: aprenda todos os métodos

Como fazer reclamação no Uber
Fonte: Tecnoblog

Aplicativo

Uma das principais formas – e uma das mais rápidas e práticas – de se fazer uma reclamação na Uber, é através do próprio aplicativo em que você solicita as viagens.

Veja abaixo como fazer a reclamação no app da Uber.

  • Acesse o aplicativo e, na tela inicial, procure 3 barrinhas no canto superior esquerdo.
  • Ao abrir as opções, vá em “Suas Viagens”.
  • Procure a viagem que você deseja informar um problema.
  • Escolha a alternativa que melhor descreve a sua situação:
    • Revisão de valores ou taxas;
    • Itens Perdidos;
    • Eu me envolvi em um acidente;
    • Tive um problema de segurança;
    • Meu veículo não é como eu esperava;
    • Opiniões sobre o motorista;
    • Algo diferente aconteceu;
    • Meu motorista ou veículo não corresponde ao que o aplicativo mostrou;
    • Fui cobrado por um valor pendente de uma viagem anterior;
    • O valor cobrado em dinheiro foi maior que o esperado.

Além de escolher uma dessas opções, existe um campo que pode ser utilizado para adicionar mais informações sobre o ocorrido.

Dependendo da situação, é interessante oferecer o máximo de detalhes possível.

Depois disso basta apertar a opção “Enviar”.

Após finalizar o procedimento é necessário aguardar o contato da empresa.

Telefone

É possível também fazer uma reclamação ou relatar problemas através do telefone.

Para isso você deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelos números:

  • 0800 591 7045
  • 0800 591 1032

Esse serviço de atendimento e suporte fica disponível 24 horas, nos sete dias da semana, e não tem custo.

E-mail

Também é possível registrar uma reclamação no Uber através do envio de um e-mail.

Você terá que encaminhar sua solicitação para o seguinte endereço: [email protected]

Não se esqueça de relatar detalhadamente o que aconteceu, para que a solução da questão seja a mais rápida possível.

O retorno desse canal de atendimento é de aproximadamente 48 horas.

Redes sociais

Sua reclamação também pode ser feita através das redes sociais da empresa.

A Uber possui perfis no Instagram, Twitter e Facebook.

Mande uma DM (direct message, mensagem direta) ou Inbox para registrar a situação e ser atendido pela equipe.

Site da Uber

Através do site da Uber, você consegue também registrar algumas reclamações, como problemas de acesso à conta, itens esquecidos, viagem cancelada, cobrança indevida, dentre outras.

Para fazer o procedimento através do site, acesse https://www.uber.com e procure pela opção “Ajuda”, na barra superior.

Você verá diversas alternativas e, dentre elas, você conseguirá identificar a que melhor descreve o seu caso.

Sites de reclamação

Caso sua situação não tenha sido solucionada ou tratada da melhor forma pela Uber, existe ainda a opção de você entrar em contato através de sites de reclamação.

Os sites mais conhecidos que dão suporte a esse tipo de questão, são o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.

Esses meios de reclamação possuem um prazo de resposta muito superior ao que você encontra direto pelos canais de atendimento da Uber, portanto, se a situação depende de uma rápida solução, o indicado é optar pelos canais próprios da empresa.

Ouvidoria

A empresa não disponibiliza um serviço de Ouvidoria, portanto, qualquer tipo de reclamação deve ser realizado através dos canais de atendimento anteriormente mencionados.

Atendimento presencial

Para aqueles que desejam resolver os problemas presencialmente, a Uber oferece alguns postos no país.

Abaixo você confere os endereços desses Centros de Atendimento:

ALAGOAS

  • Tr. Comendador Gustavo Paiva, 2789 – Sala Catorze – Maceió
  • R. Professor Domingos Correia, 732 – Centro – Arapiraca

ACRE

  • Av. Brasil, 303, Sala 3 – Térreo – Rio Branco

AMAPÁ

  • Av. Coaracy Nunes, 669 – Macapá

AMAZONAS

  • Av. Torquato Tapajos, 6464 – Manaus

BAHIA

  • Av. Juracy Magalhães, 3340 A – Vitória da Conquista
  • Av. Cinquentenário, 1061 – Itabuna
  • R. Professor Leonídio Rocha, 74 – Feira de Santana
  • Praia do Mundaí, Av. Beira Mar – Praia do Mundaí – Porto Seguro
  • Tr. Santos Dumont, Estacionamento Bambuzal – Salvador

CEARÁ

  • R. Coronel Diogo Gomes, 1050 – Sobral
  • Meridional Convenções Center – Fortaleza
  • R. Doutor Gilberto Studart, 155 – Fortaleza

DISTRITO FEDERAL

  • Edificio Morro Vermelho Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco H – Térreo – Brasília

ESPÍRITO SANTO

  • Av. João Palacio, 300 – Piso 1 – Vitória
  • Building Corporate Center Torre Advanced – 7º andar – Santa Lúcia
  • R. Romero Botelho, 236 – Piso G1 – Vila Velha

GOIÁS

  • Av. Brasil Sul, 2750 – Chácara Jonas Duarte – Anápolis
  • Av. Deputado Jamel Cecilio, 2929 – Ed. Brooksfield Tower – Goiânia

MARANHÃO

  • Posseidon Hotel – Imperatriz
  • Av. Colares Moreira, 7 – Sala Dois – São Luís

MATO GROSSO

  • Av. Fernando Correa da Costa, 1899 – Loja 1 – Jd. das Américas – Cuiabá

MATO GROSSO DO SUL

  • Shopping Patio Central – Primeiro Andar – Loja 213 – Campo Grande

MINAS GERAIS

  • Av. Professor Magalhaes Penido, 269 – Belo Horizonte
  • R. Professor Moraes, 216 – Belo Horizonte
  • R. Manoel Lopes Ferreira, 10 – Betim
  • Ibituruna Center Shopping Avenida Jose Correa Machado, 1079 – Montes Claros
  • Av. João Naves de Avila, 4135 – Uberlândia
  • R. Oscar Vidal, 309 – Loja Dois – Juiz de Fora
  • Av. Afonso Vaz de Melo, 640 – Barreiro
  • Av. Guilherme Ferreira, 1760 – Uberaba

PARANÁ

  • R. Dona Izabel A Redentora, 2356 – São José dos Pinhais
  • R. Prefeito Faria Lima, 755 – Londrina
  • Av. Monteiro Lobato, 1214 – Salas 1001/1002 – Maringá
  • Al. Doutor Carlos de Carvalho, 373 – 10º andar – Curitiba

PARAÍBA

  • R. Treze de Maio, 329 – Loja Seis – Campina Grande
  • R. Vandick Pinto Filgueiras, 111 – João Pessoa

PARÁ

  • Tr. Barao do Triunfo, 3540 – Belém
  • Hotel London Santarem – Santarem
  • Hotel São Bento Folha 31, quadra 1, lote E09 lt 09 e 10, R. Nova – Maraba

PERNAMBUCO

  • Av. Agamenon Magalhães, 1057 – Caruaru

RIO GRANDE DO NORTE

  • Av. Presidente Dutra, 870 – Hotel VillaOeste – Sala 103 – Mossoro
  • Av. Senador Salgado Filho, 1718 – Natal

RIO GRANDE DO SUL

  • Av. dos Gauchos, 443 – Porto Alegre
  • Av. Carlos Gomes, 190 – Bairro Auxiliadora – Porto Alegre

RIO DE JANEIRO

  • Via Sergio Braga, 901 – Volta Redonda
  • R. Angra Azul Promenade Costabella Hotel & Marina – Angra dos Reis
  • Partage Shopping São Gonçalo G3 – São Gonçalo
  • Av. Presidente Vargas, 844 – Rio de Janeiro
  • Est. do Mendanha, 450 G6 – Campo Grande
  • Av. Alberto Braune, 148 – Nova Friburgo
  • R. Coronel Bernardino de Melo, 2201 – Loja Dez – Nova Iguaçu
  • Hotel Petropolis – Petrópolis Grande
  • R. Dagmar da Fonseca, 192 – Segundo andar – Madureira
  • Av. Teixeira e Souza, 1056 – Green Hotel – Cabo Frio

RONDÔNIA

  • Av. Pinheiro Machado, 1495 – Porto Velho

RORAIMA

  • Av. Ville Roy, 5354 G – Boa Vista

SANTA CATARINA

  • R. Doutor Heitor Blum, 310 – Florianópolis
  • R.  Dona Francisca, 364 – Sala 214 – Joinville

SÃO PAULO

  • R. Julio Gonzalez, 132 – Trigésimo andar – Barra Funda
  • R. Frei Damiao, 805 – Santo Amaro
  • Av. Corifeu de Azevedo Marques, 5069 – Loja Dez – Jaguaré
  • R. Dona Primitiva Vianco, 244 – Osasco
  • Av. Comendador Martinelli, 342 – Lapa
  • Av. Cassandoca, 125 – Loja Dezesseis – Mooca
  • Av. Emilio Ribas, 1056 – Guarulhos
  • R. Julio Gonzalez, 132 – Trigésimo andar – Campinas
  • R. Euclides Miragaia, 145 – Primeiro andar – São José dos Campos
  • Av. Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 480 – São José do Rio Preto
  • Av. Marechal Tito, 3936 – Itaim Paulista
  • R. Frei Damiao, 805 – São Bernardo do Campo
  • Av. Independencia, 3840 – Residencial Florida – Ribeirão Preto
  • Av. Nações Unidas, 14-20 – Bauru
  • R. Capitao Cassiano Ricardo de Toledo, 191 – Loja Quinze – Jundiaí
  • Av. Fernando Costa, 321 – Mogi das Cruzes
  • Av. Doutor Afonso Vergueiro, 1700 – Loja 24/25 – Sorocaba
  • R. Alexandre Gusmao, 11 – Sala 1222 – Santos
  • Av. Doutor Cássio Pascoal Padovani, 861 – Piracicaba

SERGIPE

  • Av. Hermes Fontes, 1761 – Aracaju

Ações que devem ser tomadas para evitar problemas e situações indesejadas

Para que diminua a chance de você ter algum problema ao embarcar no Uber, existem alguns procedimentos que você pode tomar.

Entre as ações, estão:

  • Confirmar o nome do motorista antes da viagem iniciar;
  • Verificar a nota do motorista ao solicitar a viagem pelo app;
  • Ler os comentários de outros passageiros;
  • Atentar-se ao modelo e placa do carro para ter certeza de que condiz com o que mostra o aplicativo.

Ações que podem ser tomadas durante a viagem

Se por acaso ocorrer alguma situação de risco à sua segurança durante a viagem, existem alguns recursos que o próprio app da Uber oferece, por exemplo:

  • U-HELP: possibilita ligar para a polícia;
  • U-ACOMPANHA: opção que o passageiro tem de compartilhar o trajeto em tempo real com outra pessoa;
  • U-ÁUDIO: esse recurso permite que se inicie uma gravação de áudio durante o trajeto, que pode também ser encaminhado à Uber, se necessário.

Os problemas são resolvidos pela Uber?

Bem, agora que você já descobriu como fazer reclamação na Uber, fica a pergunta: a empresa realmente soluciona os casos?

Por ser um meio de transporte privado, que usa pessoas comuns, sem treinamentos específicos de responsabilidade da empresa, os problemas inevitavelmente acabam acontecendo.

Porém, a Uber disponibiliza vários recursos e funções interessantes para evitar situações desagradáveis, procurando sempre se atualizar e oferecer todo o suporte para os passageiros.

Como vimos nesse artigo, o próprio aplicativo é muito completo no que diz respeito aos passageiros relatarem qualquer tipo de problema.

Além disso, existem diversos canais com um atendimento ágil e pronto para solucionar qualquer tipo de ocorrência.

Então, respondendo à pergunta, diríamos que sim, grande parte dos problemas que você pode enfrentar é solucionada pelo atendimento da empresa e, para aqueles casos que fogem da alçada da Uber, ela dá o suporte necessário para que os clientes consigam resolver na melhor forma.