Doblo ou Fiorino: Qual o Melhor Veículo? Prós e Contras

Quem procura por um carro grande para uso comercial fica na dúvida se leva um Doblo ou Fiorino. Afinal, são dois veículos perfeitos para transportar carga, sendo o Fiat Doblò Cargo o mais comum nas empresas.

O duelo de hoje é entre um carro novo e outro seminovo – Doblò Cargo deixou o cenário entre 2021/2022. Qual dos dois vale mais a pena?

Com alguns números próximos ou iguais, como torque, motor e porta malas, confira o nosso comparativo de hoje!

Ótimo Custo-Benefício

Fiat Doblô Cargo

O Fiat Doblô Cargo é um veículo comercial de pequeno porte produzido pela Fiat desde 2001

  • Van ideal para transportar mercadorias e equipamentos de trabalho
  • Oferece um excelente custo-benefício para os seus proprietários
  • O motor a diesel é capaz de obter até 30,5 km/l, o que é excelente para um veículo comercial desse tamanho

Melhor Escolha

Fiat Fiorino

A Fiat lançou o furgão Fiorino em quatro versões: Working, Hard Working, Endurance e Ambulância

  • Motor 1.4 flex e a mesma potência quando abastecido com gasolina (85 cv e 12,4 kgfm de torque)
  • Na cidade/gasolina, o Fiat Fiorino faz 10,7 km/l enquanto que abastecido com álcool o furgão Fiorino consegue fazer 7,5 km/l
  • Conta com altura de 1900 mm e entre eixos de 2717 mm, o que garante mais conforto para as pernas

Qual é o melhor: Doblo ou Fiorino?

Quando a procura é por veículos grandes para alta carga, como um furgão, os nomes Fiat Doblò Cargo e Fiat Fiorino figuram na lista dos mais buscados na internet.

De um lado, o desengonçado, porém versátil modelo do Fiat Doblò Cargo com 3 portas, ideal para quem precisa de espaço para levar outros profissionais a eventos ou até mesmo acessórios pesados.

De outro, trata-se do Fiat Fiorino furgão com 2 portas, líder da categoria, seja ele 0 km, seminovo ou usado, um dos mais procurados por quem usa para trabalho.

A disputa entre dois modelos, Doblo ou Fiorino, da mesma marca, não é fácil, mas é um desafio. Vamos descobrir quem leva a melhor?

Prós e contras do Fiat Doblò Cargo

Fiat Doblò Cargo
Fonte: Motor1

A Fiat lançou o modelo Cargo nas variações de minivan e furgão, tendo início há mais de 20 anos no mercado brasileiro.

Com ótima capacidade de carga, essa linha da Doblò saiu de cena, mas está na lista de opções de seminovos e conta com câmbio manual de 5 marchas (assim como no Fiat Fiorino).

Confira o que esperar do Fiat Doblò Cargo.

Pontos positivos do Doblò Cargo

Porta-malas

São 100 litros que distanciam o furgão da Doblò do Fiorino quando o assunto é espaço no bagageiro. E como se trata de dois modelos feitos para transportar carga, esse é um detalhe fundamental.

Enquanto a versão Fiat Doblò Cargo entra com 3.200 litros, a Fiat Fiorino entrega 3.100 litros. Pode não parecer uma diferença tão grande, mas o modelo Fiorino acabou sacrificando o porta-malas para priorizar o espaço interno.

Preço

Mais barato tanto no preço final quanto no seguro para carros e IPVA, o furgão Fiat Doblò Cargo pode ser uma boa opção para você.

Ele é do tipo ideal para aqueles trabalhos que exigem um furgão de alta capacidade, mas que não estejam em uma faixa de preços tão alta. Na dúvida entre Doblo ou Fiorino, considere os valores desses itens.

Pontos negativos do Doblò Cargo

Revisões

Outro ponto importante antes de comprar a versão Doblo ou Fiorino é observar os preços das revisões. Inclusive, tudo o que você deve pagar a médio/longo prazo (IPVA, seguro, revisão e peças) deve ser analisado.

Afinal, se você for olhar apenas pelo preço final do carro, sem colocar todos os gastos na ponta do lápis, pode vir a pagar muito mais por conta de seguros, peças e revisões.

Voltando a falar nisso, o furgão da Fiat Doblò Cargo deixa a desejar, porque o preço não é tabelado nas revisões de até 60.000 km. Isso significa que os preços não são fixos e pode levar a surpresas na hora da manutenção preventiva.

Prós e contras do Fiat Fiorino

Fiat Fiorino
Fonte: Motor1

A Fiat lançou o furgão Fiorino em quatro versões: Working, Hard Working, Endurance e Ambulância. Cada um deles com um preço, de acordo com a versão, sendo o mais alto na versão Ambulância.

Confira o que esperar do furgão Fiorino.

Pontos positivos do Fiorino

Desempenho

Ambos possuem um motor 1.4 flex e a mesma potência quando abastecido com gasolina (85 cv e 12,4 kgfm de torque).

Já na versão com álcool, os números são similares, sendo 88 cv para o Fiat Fiorino e 86 cv para o Fiat Doblò, os dois com o mesmo torque.

Em relação ao valor rpm de potência e de torque, tanto o Fiat Fiorino quanto o Fiat Doblò estão iguais.

A diferença que faz o Fiorino sair na frente é o fator peso/torque, que deixa o modelo mais leve e com boa dirigibilidade: 89,4 kg/kgfm contra 95,2 kg/kgfm.

Consumo

O Fiat Fiorino consegue bater o Fiat Doblò com folga e aclamação, tanto pelo motor e consumo, quanto pela potência associada ao peso/torque.

Na cidade/gasolina, o Fiat Fiorino faz 10,7 km/l contra 9,8 km/l da versão Doblò, enquanto que abastecido com álcool o furgão Fiorino consegue fazer 7,5 km/l contra 6,8 km/l da Doblò.

Na estrada, são 12,1 km/l (G) para o Fiat Fiorino e 10,3 km/l para o Doblò. Com álcool, o furgão Fiorino ganha novamente, com 8,3 km/l contra 7,1 km/l.

Espaço

As pessoas que procuram por um furgão querem uma linha espaçosa, com capacidade para levar itens pesados e/ou mais passageiros. Se você ficar na dúvida se leva Doblo ou Fiorino, considere o espaço e conforto na compra.

Nesse sentido, o Fiat Fiorino é mais vantajoso por contar com altura de 1900 mm (1850 mm no Fiat Doblò) e entre eixos de 2717 mm, o que garante mais conforto para as pernas.

Pontos negativos do Fiorino

Seguro

Se um carro de passeio precisa de seguro no Brasil, tenha a certeza de que os carros comerciais também – e não se trata apenas de uma opção.

Nesse ponto, o Fiat Fiorino cobra mais caro para que você não tenha surpresas com possíveis sinistros: são R$ 3.636 contra R$ 3.467 da versão Doblò.

Então, o melhor veículo para uso comercial é Doblo ou Fiorino?

Neste artigo, você conheceu os dois modelos do Fiat, ambos com motor 1.4 flex, na versão furgão, além de suas outras versões no mercado brasileiro e com ótima procura no mercado de usados e seminovos.

Tanto o Fiat Fiorino quanto o Fiat Doblò Cargo carregam itens de série, como ar condicionado, freios ABS, cinto de três pontos e airbags frontais.

Mas, levando-se em conta o consumo, desempenho e espaço, o vencedor do comparativo de hoje é o Fiat Fiorino.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Kangoo ou Doblo Cargo que fizemos aqui no blog.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.

Até a próxima vez – e dirija com segurança.