Entre Duster ou Corolla, qual dos dois apresenta um melhor custo benefício para o seu comprador? Isso porque, apesar de serem modelos de categorias distintas, eles disputam o mesmo público-alvo em termos de faixa de preço.
A cada ano, o segmento de SUVs cresce mais no Brasil, sejam opções de compactos ou porte médio. Assim, os modelos mais afetados por essa mudança são justamente a dos sedans e a dos hatches médios.
Por isso, nesse comparativo entre Renault Duster ou Corolla, ou seja, entre um SUV compacto e um sedã médio, vamos analisar seus principais aspectos positivos e negativos, para saber qual veículo vale mais a pena, em termos de entrega de vantagens x preços.
Melhor Escolha
Se destaca em relação à equipamentos, consumo de combustível e painel multimídia cheio de detalhes
- Ar condicionado manual, painel de instrumentos com tela digital de 4,2″, sensor crepuscular e DRL em Led
- 7 airbags, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, assistente de permanência em faixa, além de possuir alerta de colisão frontal e frenagem autônoma
- Oferece uma central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas
Ótimo Custo-Benefício
O Duster é o carro de entrada da Renault, quando falamos de SUV
- Motor 1.6 de quatro cilindros, injeção multiponto, com potência máxima de 120 cv, torque de 16,2 kgfm e câmbio CVT de seis marchas
- Ar condicionado automático, câmbio automático, banco do motorista e volante com ajuste de altura, retrovisores elétricos, rodas de liga leve e muito mais
- Porta malas com capacidade para 475 litros
Toyota Corolla
O Toyota Corolla é um sedã que dispensa apresentações, tão alta é a sua credibilidade no mercado automotivo.
Considerando todos os veículos na história, ele é o carro mais vendido do mundo. Além disso, há anos é o líder isolado no Brasil na categoria de sedãs médios.
Só em 2022, o modelo vendeu quase 43 mil unidades, mais de 8 mil emplacamentos à frente do segundo colocado, o Chevrolet Cruze.
Atualmente, o Corolla conta com as seguintes versões: GLi, XEi, Altis Premium, GR-S, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium.
Pontos positivos
Visual
O visual do Toyota Corolla sempre é um fator de destaque e muito decisivo para a decisão de compra. Esse sedã oferece um design sofisticado, com linhas modernas, boa cartela de cores e acabamento em ótimo padrão.
Motor
Em termos de motor, a linha atual do Corolla tem duas versões híbridas, que são capazes de gerar 101 cv de combustão via propulsores elétricos.
Contudo, todas as demais versões são 2.0 flex, que chegam a 177 cv de potência com torque de 21,4 kgfm. A transmissão é via câmbio automático de 10 marchas.
Economia de combustível
Todas as versões do Corolla apresentam uma boa economia de combustível. As híbridas, por exemplo, chegam a fazer quase 18 km/l na gasolina.
Já as demais versões também apresentam boas médias. O consumo de etanol na cidade faz 8,3 km/l e 9,8 km/l na estrada. O uso da gasolina sobe os índices para 11,9 km/l na cidade e 14,2 km/l em rodovias.
Conjunto de equipamentos
O conjunto de equipamentos de segurança do Toyota Corolla é bem completo, com 7 airbags, controle de tração e estabilidade, sensor de chuva, alerta para mudança de faixa e pré colisão, sensores de estacionamento e assistente para a partida em subidas.
O mesmo ocorre em relação aos itens de série, que contam com sistema start-stop, ar condicionado digital, retrovisores elétricos e também um teto solar elétrico.
A central multimídia apresenta uma tela de 10 polegadas e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de computador de bordo.
Pontos negativos
Mais limitado
Um dos motivos que impulsionam o crescimento dos SUVs é a sua versatilidade. Então, em um comparativo contra um utilitário esportivo, o sedã perde por não ser um carro com característica off road.
Muito caro
No entanto, o principal ponto negativo do Toyota Corolla com certeza é o seu alto preço.
A linha atual zero quilômetro tem preço de partida de quase R$ 147 mil, na versão de entrada GLi, enquanto que o topo de linha Altis Hybrid Premium ultrapassa os R$ 190 mil.
Renault Duster
O Renault Duster chegou ao país no ano de 2011, como a grande aposta da marca francesa para o disputado mercado de SUVs compactos.
No último ano, o veículo ocupou o 10° no ranking de vendas da sua categoria, com quase 22.700 emplacamentos.
Atualmente, o Renault Duster está disponível em quatro versões: Intense MT 1.6, Intense CVT 1.6, Iconic 1.6, Iconic Turbo 1.3.
Pontos positivos
Amplo espaço interno
O espaço interno, definitivamente, é um dos aspectos mais positivos desse modelo.
Além disso, ele apresenta um porta malas de excelente capacidade, com 475 litros, muito acima de outros carros SUV. Inclusive, é maior do que o próprio Corolla, cujo porta malas tem 470 litros.
Equipamentos e itens de série
Os equipamentos e itens de série do Renault Duster são bem completos, tanto em termos de segurança quanto conforto.
Assim, ele conta com airbag duplo, câmera de ré, monitoramento de ponto cego, farol de neblina, sensores de estacionamento, controle de tração e estabilidade, freios ABS e assistente de frenagem de emergência.
Apresenta ainda ar condicionado digital, vidros e retrovisores elétricos, câmera 360°, sistema start-stop e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Preço mais ameno
O preço é um ponto positivo quando comparado ao Corolla, visto que seus valores são bem mais em conta.
O Intense MT 1.6 custa a partir de R$ 110 mil enquanto que o Iconic Turbo 1.3 custa pouco acima de R$ 143 mil.
Pontos negativos
Menos potência e consumo maior de combustível
O conjunto mecânico da Renault não é ruim, com suas opções de motor 1.6 ou 1.3 turbo.
Contudo, no comparativo, ele tem desempenho abaixo em termos de potência do que o Corolla, inclusive apresentando menor velocidade máxima.
A versão 1.6 alcança 120 cv, enquanto que o 1.3 chega a 170 cv.
O mesmo ocorre em relação ao consumo, que apresenta números inferiores ao sedã japonês e também a outros veículos da categoria.
Na cidade, ele faz 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l no uso da gasolina. Já na estrada, a média do etanol aumenta para 8,5 km/l e da gasolina para 12,3 km/l.
Menos airbags que o concorrente
Apesar de apresentam um bom conjunto de segurança no geral, um ponto negativo é a ausência de mais airbags, mesmo como itens opcionais. O SUV só tem airbags frontais.
Entre Duster ou Corolla, qual é a melhor escolha?
Para quem deseja um SUV versátil e com bom preço de entrada, o Renault Duster certamente é uma boa opção como representante dentre as opções na categoria de compactos.
Contudo, ao compararmos todos os aspectos do carro, o Toyota Corolla é um veículo muito superior.
Itens como conforto, câmbio CVT e economia fazem diferença.
Assim, ainda que seja mais caro, o Corolla entrega um bom custo benefício porque é muito completo em termos de itens de série e tecnologia, além de ser um veículo seguro, confortável, com ótimo conjunto de motor e câmbio CVT e boa economia de consumo de combustíveis.
Por isso, no comparativo entre os carros Duster ou Corolla, acreditamos que o veículo da Toyota leva a melhor do que o utilitário esportivo da Renault.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Corolla ou Sonata que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Vectra ou Corolla para descobrir qual é o melhor.
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É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.