Se você está pensando em comprar um bom automóvel novo, que tal considerar entre o Fiat Toro ou Jeep Renegade? São dois carros de segmentos diferentes e que oferecem expectativas diversas para o motorista.
Por isso, vamos mencionar quais são os pontos positivos da picape e também do SUV, levando os dois modelos em consideração.
Além disso, pesaremos os seus prós e contras para identificar aquele com melhor custo-benefício e que melhor atende às suas necessidades.
Quer saber qual comprar entre Fiat Toro ou Jeep Renegade? Então, siga a leitura do artigo abaixo!
- Visual muito bonito e avançado, até futurista, de certa forma
- O modelo conta com dois motores debaixo do seu capô
- Na caçamba, dá para levar até 910 litros de capacidade
Melhor Escolha
O Jeep Renegade 2021 foi lançado em 7 versões diferentes, com duas opções de motor
- O veículo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 8,8 segundos
- Teto solar, sistema de som bastante potente, banco traseiro mais confortável e controle eletrônico anticapotamento
- Outro ponto positivo onde o Jeep leva vantagem é a sua dirigibilidade
Comparativo Fiat Toro ou Jeep Renegade: qual automóvel é o mais interessante?
Um ponto que devemos levantar aqui é que, na escolha entre Fiat Toro ou Jeep Renegade, estamos falando de carros de dois segmentos diferentes do mercado.
Por exemplo, o Toro é uma picape feita pela Fiat Chrysler Automobiles, enquanto o Renegade é um utilitário esportivo montado pela Jeep.
Ou seja, há muitos fatores que devemos ter em mente nesse comparativo, uma vez que eles não têm os mesmos requisitos.
Por isso, vamos levantar a opinião dos motoristas e donos dos dois carros, além dos seus pontos positivos e negativos que surgem na avaliação.
Sempre que houver alguma dúvida sobre os dois modelos, levaremos em consideração o desempenho deles dentro do próprio segmento, em vez de em comparação com o outro.
Também vamos levar em consideração as versões mais potentes de ambos para a comparação. Por exemplo, levaremos em conta o Fiat Toro Ultra, em vez do Fiat Toro Volcano ou outros, que têm menos recursos.
Do lado do Renegade, vamos considerar os benefícios do Jeep Renegade Series S, que é a versão atual mais potente do modelo.
Apesar de serem carros de segmentos diferentes, há um ponto em comum entre ambos: eles saem da mesma linha de montagem de uma fábrica em Goiania (PE).
Segundo a Fiat, ambos compartilham mais ou menos de 30% do mesmo conjunto mecânico, o que faz do comparativo um pouco mais possível.
Prós e contras do Fiat Toro
Para avançar com a avaliação entre Fiat Toro ou Jeep Renegade, começaremos listando os pontos positivos da picape Fiat Toro.
Prós do Fiat Toro
Design
Um dos pontos que chama a atenção dos motoristas sobre o Fiat Toro e o afasta de qualquer rival é o seu design. O modelo não é apenas uma picape comum, mas sim com um visual muito bonito e avançado, até futurista, de certa forma.
No geral, as principais picapes do mercado oferecem aos usuários pouca inventividade no design, que é o que o Toro tem de mais vantagem em relação aos seus competidores.
Desempenho
Todas as picapes precisam ter uma potência bem significativa, afinal, são carros de trabalho, que precisam carregar carga no dia a dia, fazer pequenos trabalhos e cumprir objetivos específicos.
Nesse sentido, o Fiat Toro não decepciona.
O modelo conta com dois motores debaixo do seu capô. Um deles é um E.torQ Evo 1.8, que é capaz de entregar de 135 a 139 cavalos de potência quando alimentado com gasolina ou etanol, respectivamente.
Já o segundo motor é um Tigershark 2.4 flex com 16 válvulas, capaz de produzir 170 cv a 3.750 rpm, além de 35,7 kgfm de torque.
Com tração integral nos dois motores, o Fiat Toro é um dos veículos mais potentes do mercado brasileiro. Não importa o desafio, o carro dá conta.
Espaço
Sendo uma picape, não tinha como não mencionarmos o amplo espaço disponível no Fiat Toro, não é?
Claro que o carro não tem porta-malas (afinal, é uma picape), mas compensa com uma caçamba de amplas dimensões.
Ao todo, o Toro tem quase 5 metros de comprimento, além de 1,75 m de largura. São medidas de respeito, claro.
Na caçamba, dá para levar até 910 litros de capacidade, o que torna esse um dos carros que mais podem ajudar a levar itens e objetos.
Além da capacidade de armazenamento enorme na caçamba, as grandes medidas da picape (como comprimento e largura) ainda garantem excelente espaço interno e muito conforto para os usuários.
Só é preciso ter uma garagem grande para dar conta do veículo.
Contras do Fiat Toro
O Toro também tem alguns pontos negativos, claro. Veja a seguir quais são.
Consumo
Um dos pontos negativos do Fiat Toro, como acontece com praticamente qualquer picape, aliás, é o seu consumo de combustível.
O automóvel faz, na sua melhor versão, cerca de 9,7 km/l com gasolina na cidade e 6,8 km/l com etanol. No modelo 2.0 AT9 4×4, que é alimentado com diesel, o consumo é de 10,6 km/l.
Nem na estrada o consumo energético melhora muito. O máximo que chega é de 11,6 km/l com gasolina ou 13,6 km/l com diesel.
Assim, considerando um país em que o litro de gasolina passa dos R$6, é fato que ter um Toro na garagem vai pesar bastante. Ainda mais uma picape com 2 motores, um deles fazendo 170 cv a 3.750 rpm e outro fazendo mais 139 cv.
Ou seja, nessa comparação Renegade contra Toro, o Renegade bebe menos e proporciona mais economia nesse quesito.
Preço
A Fiat Toro está entre as 10 picapes mais caras do Brasil. Sua versão Fiat Toro Volcano não entra na lista, mas a versão Ultra já aparece, custando mais do que R$ 200 mil.
É um preço bastante alto, que não é comum para um SUV como o Jeep Renegade.
Parte da justificativa desse preço alto está nos componentes da picape. Coisas como o kit safe (com airbags diversos, até para o joelho do motorista) e o kit techno (com sensor de chuva e de luz, capota marítima e mais) encarecem o veículo.
Entretanto, o alto preço não tem afetado as vendas do modelo até o momento, que apresenta bom resultado no ranking do mercado.
Prós e contras do Jeep Renegade
Agora é hora de ver os prós e contras do Jeep Renegade nessa comparação. Começaremos com as vantagens do SUV.
Prós do Renegade
Aceleração de 0 a 100 km/h
Um dos grandes benefícios do Renegade atualmente é a sua alta aceleração.
No seu modelo mais avançado, o veículo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 8,8 segundos. Mesmo em uma versão com um projeto de motorização menor, a aceleração é de 9,2 segundos para ir até 100 km/h.
Além da aceleração mais rápida, é importante lembrar que o carro se destaca dentre os SUVs por ter uma boa dirigibilidade, alimentada por um câmbio automático, bom torque e uma excelente suspensão, o que faz com que a recuperação de velocidade máxima seja mais rápida nas situações do dia a dia.
Componentes extras
Como mencionamos, o Renegade e a Toro saem da mesma linha de montagem e, por isso, compartilham muito do conjunto mecânico.
Entretanto, o SUV da marca italiana apresenta alguns diferenciais, como teto solar, um sistema de som bastante potente, banco traseiro mais confortável e até um controle eletrônico anticapotamento.
Por conta disso, o SUV se destaca bastante em seu uso diário, especialmente na cidade. Entretanto, vale lembrar que há uma versão off road, com um tipo de suspensão especial, para quem gosta de partir para a aventura.
Dirigibilidade
Outro ponto positivo onde o Jeep leva vantagem é a sua dirigibilidade.
Com uma suspensão muito bem calibrada e muitos requisitos de segurança, além de um sistema de câmbio automático de muitas marchas que trabalha bem a potência do motor, conduzir um Jeep Renegade é muito agradável.
Contras do Renegade
Existem, claro, alguns pontos negativos a mencionar sobre o Jeep Renegade. Vejamos em seguida.
Porta-malas
Para começar, o primeiro deles é o seu porta-malas decepcionante para o mercado de SUVs: apenas 273 litros. Existem hatches com mais capacidade!
Claro, é possível aumentar a capacidade de armazenamento no porta-malas ao rebaixar os bancos traseiros. Entretanto, o carro perde em conforto ou em capacidade de passageiros assim.
Sistema Start & Stop
Já o segundo ponto negativo a mencionar é o sistema Start & Stop, que consome a bateria do veículo ao ficar desligando e ligando o veículo automaticamente, dependendo do contexto da direção.
Fiat Toro ou Jeep Renegade: qual comprar?
Pronto! Agora que vimos os pontos positivos de ambos, podemos analisar se é melhor comprar um Fiat Toro ou Jeep Renegade.
Afinal de contas, qual deles se destaca mais? Será que há um empate técnico entre ambos?
Na verdade, cada um desses carros terá um tipo de uso específico e, por isso, será recomendado para um tipo de cliente diferente.
Se você quer conduzir seu automóvel na cidade, com boa qualidade de dirigibilidade, conforto e melhor consumo de combustível, o Renegade é a sua melhor opção. Tem os melhores componentes e equipamentos para esse fim.
Já se você quer realmente ir para o off road, carregar muita carga e trabalhar pesado com a sua picape, mas sem perder estilo, então a Fiat Toro é a melhor opção, apesar do seu alto preço e baixa eficiência energética.
Agora é só olhar para o seu contexto e necessidades e decidir qual desses dois carros tão diferentes, mas com tanto em comum, será sua próxima compra.
Por fim verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como rodas de liga leve, espaço no banco de trás, quadro de instrumentos, capacidade de carga, assim como câmera de ré, detector de pontos cegos, airbags laterais, de cortina e de joelho, tamanho entre eixos e ar condicionado, por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Jeep Renegade ou Corolla que fizemos aqui no blog.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.