Entre os irmãos Fox ou Gol da Volkswagen, qual dos dois é uma melhor opção de compra para o consumidor atual?
Antes de iniciarmos o comparativo, é importante contextualizar algumas informações sobre o momento presente dos veículos, que são bem distintos.
Melhor Escolha
O Fox Highline 1.6 16v, fabricado pela Volks até 2018, foi um sucesso absoluto
- Consegue 11,6 km/l nas vias urbanas e 13,9 km/l na estrada
- Porta-malas com capacidade para 270 litros
- Cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além dos faróis de neblina e freios ABS
- Levando em conta o material do acabamento, apresenta um excelente encaixe das peças
- Apresenta um desempenho de motor consideravelmente satisfatório
- Costuma liderar ranking de vendas
Questão logística e conta financeira fazem Volkswagen anunciar fim de linha para o Fox
Depois de 18 anos de produção no Brasil, o Fox saiu de linha em outubro de 2021, ainda antes da previsão de seguir até dezembro.
É um dado curioso porque em algum momento se acreditou que o Fox fosse ser o substituto natural do Gol. No entanto, deixou o mercado antes do irmão mais velho e também de outros modelos veteranos da VW, como Saveiro e Voyage.
Um fator logístico que pesou contra a produção do carro foi a publicação da nova legislação brasileira sobre emissões de poluentes para veículos de passeio, a Proconve L7.
Segundo a montadora alemã, a justificativa definitiva para o fim de linha do Fox é abrir mais espaço para a montagem do T-Cross em sua fábrica na cidade de São José dos Pinhais, no estado do Paraná.
Assim, a decisão logística envolve também o aspecto financeiro, visto que o mercado de SUVs atualmente é muito mais rentável para as companhias no momento. A diferença de emplacamentos entre o T-Cross e o Fox no ano de 2021 foi de quase 30 mil emplacamentos.
Visto que foi descontinuado, será que ainda vale a pena investir nesse carro hatch?
Fox
As suas últimas versões são Connect e Xtreme. A saída de linha afetou o preço de ambas, então, atualmente a mais simples sai por pouco mais de R$ 62 mil enquanto a versão mais aventureira chega a quase R$ 68 mil.
Para essa briga Gol x Fox, vamos analisar os principais pontos do Fox Connect 2019.
Pontos positivos
Com motorização 1.6 flex, o Fox consegue atingir 104 cv de potência com média 15,5 de torque. A sua velocidade máxima é de 183 km/h e ele cumpre o teste de aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos, o que é um bom desempenho.
Sua direção elétrica e câmbio manual de 5 marchas oferecem uma boa dirigibilidade ao motorista, que também conta com uma boa posição de dirigir.
Além disso, pode usufruir de regulagem de altura do banco, altura e distância do volante e uma boa suspensão.
Desde o seu lançamento, o Fox sempre foi reconhecido por seu ótimo espaço interno, que oferecia um bom conforto a todos os ocupantes. O porta malas segue com um bom tamanho para a categoria hatch, com 270 L. Todos os vidros são elétricos.
Em relação a equipamentos, ele conta com ar condicionado, ar quente, travas elétricas, piloto automático, computador de bordo e direção assistida. O kit multimídia inclui entrada USB e conexão Bluetooth.
O Fox Connect tem um ótimo nível de segurança airbags frontais, freios ABS, alarmes antifurto, sensor de estacionamento e faróis de neblina.
Pontos negativos
Apesar de apresentar bons resultados de desempenho, o consumo é um fator negativo do Fox em comparação ao Gol.
Na cidade, ele percorre 7,8 km/l e, nas rodovias 9,7 km/l com etanol, enquanto o consumo de gasolina supera 11 km/l nas vias urbanas e quase chega a 14 km/l em estradas.
Ainda que tenha um ótimo espaço interno em termos de praticidade, o porta malas apresenta volume menor que o do irmão mais velho, com 270 litros.
O estilo do carro é bem simples, fazendo jus ao visual padrão Fox ao longo de todos os anos. O Fox Xtreme, através de sua proposta aventureira, tem um visual mais arrojado.
Gol
A Volkswagen declarou que pretende produzir o Gol até 2024, realizando apenas pequenas alterações e atualizações. Assim, o modelo mais recente não é muito diferente das versões anteriores.
Seu preço de saída está em torno de R$ 62 mil.
Pontos positivos
O Gol sempre teve como foco ser um carro prático para o dia a dia. Por isso, sempre ofereceu uma boa dirigibilidade, com ajuste para o banco do motorista, direção hidráulica e câmbio manual de 5 marchas.
Seu porta malas oferece um ótimo tamanho para um hatch, com 285 litros.
Um outro ponto de destaque é o quesito economia. Ele roda até 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l em rodovias com o consumo de álcool. Na escolha da gasolina, os índices são ainda melhores, com 13,3 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.
Ele apresenta ar condicionado, ar quente e vidros elétricos dianteiros. Os equipamentos de segurança têm airbags frontais, cintos de três pontos para todos os ocupantes e travamento central das portas.
Pontos negativos
O desempenho do Gol é pior do que o Fox em termos de potência máxima e torque, com índices de, respectivamente, 84 cv e 10,4 kgfm.
Em termos de visual, o carro segue sua premissa clássica, de não ter grandes inovações. Contudo, a última versão chama a atenção pela falta de itens de conforto e tecnologia.
O carro não conta com computador de bordo, conexão Bluetooth ou navegador GPS. Também não tem ajuste elétrico nos retrovisores e os vidros traseiros são manuais.
Outro ponto a se destacar negativamente é a ausência de alarmes antifurto, assim como faróis de neblina e faróis com refletores duplos.
Fox ou Gol: qual vale mais a pena para o comprador atual?
Na escolha entre Fox ou Gol, um quesito que não vale tanto em termos de comparação é o preço. Ambos estão na mesma faixa, com custo a partir de R$ 62 mil.
De modo geral, os dois veículos são bem semelhantes e, conforme os anos passaram, se tornaram ainda mais parecidos.
A última versão do Gol apresenta menos itens de equipamento, segurança e conforto do que o Fox que, por sua vez, perde em consumo.
No entanto, quando somamos o conjunto de equipamentos com o bom desempenho de motor e espaço interno, o Fox leva a melhor no comparativo.
Ainda que ele tenha saído de linha, ele segue sendo um modelo de ótimo custo benefício. Por isso, é um dos mais negociados no mercado de compra e venda de veículos usados.
O fato de ter uma manutenção fácil e custos dentro da realidade de outros hatches torna a escolha por esse modelo Volks mais atraente. Portanto, ele ainda vale a pena para o consumidor atual.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Gol ou Sandero que fizemos aqui no blog.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.