HB20 ou C3: Qual Sai Ganhando? Qual Vale Mais a Pena? Veja Aqui

Pensando em comprar um carro novo e ainda não sabe se a melhor opção é o HB20 ou C3?

Não se preocupe, pois o artigo de hoje vai te explicar tudinho e trazer um comparativo entre esses dois modelos de veículos que são muito populares aqui no Brasil.

As características dos carros costumam ter mudanças significativas a cada geração lançada, por isso, é necessário acompanhar de perto essas mudanças para escolher o veículo mais vantajoso.

Afinal, as versões mais recentes do Citroën C3, fabricadas aqui no Brasil na cidade de Porto Real/RJ, possuem potencial suficiente para acompanhar de perto veículos como o Fiat Argo ou o próprio Hyundai HB20?

Para responder a essa questão, iremos comparar diversas características entre o HB20 e o Citroën C3, e o que cada uma das fabricantes tem feito para entrar em disputa com os principais rivais no mercado.

Pronto para levar seu próximo hatch compacto para a garagem? Boa leitura!

Melhor Escolha

HB20

O Hyundai HB20 foi um dos maiores motivos do aumento da credibilidade da Hyundai aqui no Brasil.

  • Câmbio de mão com 6 marchas e tração na frente
  • Suspensão tem eixo de torção na parte de trás e McPherson na parte da frente
  • Confere tecnologia de bordo, com central multimídia sensível ao toque

Ótimo Custo-Benefício

Citroen C3

Conta com a inclusão de uma central multimídia com capacidade de espelhar smartphones

  • Sensores para auxiliar a estacionar e câmera de ré volante
  • Central multimídia com tela de 7 polegadas
  • Vidros e travas elétricas, ajuste elétrico dos retrovisores

 

HB20 ou C3? Confira tudo o que você precisa saber sobres os modelos

HB20 Hatch
Fonte: Quatro Rodas

Chegou a hora de saber qual carro mais vale a pena adquirir: o HB20 ou o Citroën C3.

Apesar de possuírem diversas características parecidas ou em comum, como o câmbio automático, tamanho do porta-malas e alguns dos equipamentos de série que saem de fábrica, existem também diferenças muito importantes que podem definir o seu veículo preferido, inclusive se levarmos em conta as versões mais recentes do HB20 ou o novo Citroën C3.

Portanto, saiba agora sobre cada um desses carros e qual a melhor opção para você escolher.

Design

A briga entre o HB20 e o Citroën C3, no que tange ao design de ambos, é uma verdadeira batalha entre o tradicional e o moderno.

No visual externo, a carroceria de estilo arredondado Citroen C3 mostra um certo desgaste e poucas novidades desde seu lançamento, assim como em seu pára-choque e outros componentes visuais.

Como muitos fãs desse modelo já sabem, o C3 está no mercado brasileiro desde 2012 e desde então vem sendo lançado com pouquíssimas atualizações, mesmo para o novo Citroën C3 em suas últimas versões.

As mudanças que podem ser observadas são mais internas, como a troca de motor da opção de entrada, que antes era 1.5l e passou a ser 1.2l Pure Tech 3 cilindros.

Por outro lado, o HB20, que chegou ao mercado brasileiro no mesmo ano que o Citroën C3, recebe atualizações desde 2015.

Dentre os destaques, o veículo recebeu para-choques novos, faróis, lanternas e grade frontal. Do mesmo modo, o motor deixou de usar o tanquinho de partida a frio.

Equipamentos de série

Se você pretende escolher as versões mais tops e recentes de ambos os veículos, saiba que nos dois casos estará optando por veículos bastante completos.

Alguns dos itens valiosos que acompanham o Citroën C3, nas condições citadas acima, são:

  • Faróis de neblina;
  • Luzes diurnas LED;
  • Vidros e travas elétricas;
  • Ajuste elétrico dos retrovisores;
  • Central multimídia com tela de 7 polegadas;
  • Para-brisa Zenith;
  • Faróis automáticos;
  • Sensor de chuva;
  • Regulador de velocidade;
  • Sensores para auxiliar a estacionar e câmera de ré volante;
  • Rodas de liga leve 15 polegadas;
  • Assistência de direção elétrica.

Em relação ao Hyundai HB20, são disponibilizados como itens de fábrica para os veículos mais recentes:

  • Faróis com projeção e light Guide de LED;
  • Faróis de neblina na parte dianteira;
  • Travas elétricas nas portas e porta-malas;
  • Abertura e fechamento de vidros por meio de chave-canivete;
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico;
  • Sensor de estacionamento;
  • Rodas de liga leve 15 polegadas.

Assim, comparando ponto a ponto os itens de série, é possível notar uma leve vantagem no novo Citroën C3, que traz praticamente todos os itens do HB20 em suas versões mais atualizadas, acrescidos de outros valiosos complementos tecnológicos.

Dirigibilidade

No quesito dirigibilidade, o conjunto motor e câmbio do HB20 é melhor em movimento, uma vez que seu desempenho é fortemente influenciado pelo tipo de calibração.

Sua velocidade é sempre constante, sem maiores trancos ou mudanças bruscas.

Saindo do arranque até atingir uma velocidade de pelo menos 40 km/h, os dois veículos se mostram bastante semelhantes em seus resultados, com uma pequena vantagem para o Citroën C3 que necessita de menos rpm para conseguir chegar a essa velocidade.

Mas isso muda quando a intenção é atingir velocidades maiores, pois o HB20 necessita de apenas 2.100 rpm para alcançar a velocidade de 100 km/h numa rodovia, contra 2.500 rpm do Citroën C3, que também tem controle de tração.

Os ajustes das suspensões também são um fator que conta muito a favor dos dois modelos de carros, e acabam atendendo às principais necessidades para os veículos que possuem esse porte.

Assim, ao dirigir uma versão recente do HB20 ou o novo Citroen C3, o motorista irá notar o quanto os dois carros são firmes para fazer as curvas e macios quando precisam encarar valetas, lombadas e diversos tipos de imperfeições no asfalto.

Câmbios

Os veículos que possuem câmbio automático têm um grande público cativo e, dentre eles, aquelas pessoas que enfrentam o trânsito das grandes cidades no dia a dia.

O que antes já foi artigo de luxo, hoje faz parte do cotidiano de boa parte dos motoristas. Nesse quesito, tanto o HB20 quanto o Citroën C3 não deixam a desejar.

As duas marcas agradaram em cheio aos consumidores brasileiros, pois ambas mantiveram a opção de troca de marchas automáticas em seus catálogos, mesmo após o lançamento da atual geração da HB20 e do novo Citroën C3.

Esse último, por exemplo, conta em sua última versão com o  câmbio automático de seis marchas.

Dimensões

As dimensões e capacidade de carga possuem valores muito próximos entre os dois modelos de veículos.

Em termos de tamanho da carroceria, o modelo da Citroën possui 3,94 m, enquanto o Hyundai HB20 possui 3,92 m.

A distância entre os eixos também apresenta dimensões bem próximas, contando com 2,46 m para o Citroën C3 e 2,5 m para o rival.

Na questão da capacidade de carga no porta-malas, sem precisar rebater os bancos, ambos os veículos contam com 300 litros.

Por outro lado, o Citroën C3 leva uma pequena vantagem em relação à capacidade do porta-malas ao abaixar o encosto traseiro.

Afinal, nessas condições, o veículo da Citroen conta com mil litros, em contrapartida aos 900 litros do Hyundai HB20.

Mecânica

Ao considerarmos somente a parte mecânica dos dois modelos, dá para perceber diversas semelhanças e pequenas variações.

O Citroën C3 utiliza o motor 1.6 16 válvulas VTI 120 Flex Start, com potência de 115 cv com gasolina e 118 cv com etanol.

Por outro lado, o HB20 vem equipado com um propulsor Gamma 1.6 16v DOHC CVVT Flex, que entrega uma potência de 122 cv na gasolina e 128 cv no etanol.

Os dois propulsores são montados a partir de blocos de alumínio, com comando de válvulas variável na admissão, e não necessitam do tanque auxiliar de gasolina para fazer partida a frio.

E para o novo Citroën C3, a promessa é de que o veículo ganhe um motor 1.0 Firely, o mesmo que foi aplicado nas últimas versões do Peugeot 208.

Ainda em relação às semelhanças, ambas as suspensões dianteiras são independentes McPherson e os freios são a disco ventilados na parte da frente e tambores em sua parte traseira.

Tecnologia

As últimas atualizações do novo Citroen C3 contam com a inclusão de uma central multimídia com capacidade de espelhar smartphones.

Por outro lado, em termos de atualização tecnológica, o HB20 mais atualizado conta hoje com recursos como paridade com Android Auto e Apple Carplay.

Os instrumentos de medição do Citroën C3, como o velocímetro, são todos analógicos.

Mas o computador de bordo é capaz de apontar consumo médio de combustível (km/l), autonomia, velocidade média e distância.

No Hyundai HB20, esses itens são um pouco diferentes, e marcam distância, consumo médio, autonomia e tempo de viagem.

Os dois modelos possuem ar-condicionado digital. Porém, nesse quesito, o Citroën C3 leva desvantagem, pois a iluminação do equipamento só funciona com ele ligado.

Isso pode gerar certa dificuldade se o motorista precisa encontrar comandos durante a noite ou em ambientes escuros.

HB20 ou C3: qual a melhor escolha?

Citroën C3
Fonte: Quatro Rodas

Como visto até aqui, os dois modelos são bem parecidos em diversos quesitos, como a manutenção do câmbio automático e ar-condicionado automático.

Mesmo assim, algumas diferenças não passam despercebidas, como a diferença marcante entre o design tradicional do Novo Citroen C3 e a aparência mais moderna da versão recente do HB20.

Portanto, a escolha de qual o carro ideal para você adquirir deve passar, necessariamente, pelo crivo da sua necessidade de momento.

No entanto, percebe-se uma ligeira vantagem do modelo HB20 nos itens e características mais importantes de nossa análise, e mesmo algumas das últimas versões do Novo Citroen, como o C3 Live 1.0, Live Pack 1.0, Feel 1.0 ou o Feel 1.6, parecem não superar.

Apesar disso, a versão Feel 1.6 é uma das grandes esperanças da montadora para brigar nos novos mercados emergentes, diretamente com as suas principais concorrentes, que incluem os modelos Fiat Argo, Chevrolet Onix e HB20.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo do Review Auto. Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais, pois o seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima vez!