Se você busca um sedã para comprar, então pode vir a se interessar por escolher entre um Logan ou Grand Siena. Afinal, são dois sedãs de boa qualidade, feitos por duas montadoras de respeito no mercado brasileiro.
Além disso, ambos são modelos de destaque no segmento: Fiat Grand Siena foi o 10º com mais vendas em 2022, enquanto o Renault Logan ficou na 7ª posição da mesma tabela.
Por isso, é importante conhecer os dois modelos com toda a atenção possível e decidir qual deles é o mais interessante para você.
Pensando nisso, preparamos uma avaliação dos equipamentos de série de ambos, bem como uma análise do motor e tudo que faz os dois rivais se diferenciarem.
Quer saber o resultado dessa avaliação e como os dados podem te ajudar a escolher o melhor modelo? Então, siga a leitura para aprender a escolher entre Logan ou Grand Siena.
Ótimo Custo-Benefício
O Renault Logan foi lançado oficialmente em 2004, na França, mas chegou ao Brasil apenas em 2007
- Motor 1.0 SCe e câmbio manual de 5 marchas
- Em relação a categoria, o Logan tem um preço bastante atrativo
- O consumo do Renault Logan também é um ponto bastante positivo
Melhor Escolha
A Fiat equipou o Grand Siena para brigar com o “irmão mais velho”, o Fiat Linea
- Motor 1.6 16v. Ele alcança 117 cv de potência e 16,8 de torque e é capaz de atingir a velocidade máxima de 194 km/h
- Seu porta malas tem uma ótima capacidade, com 520 litros, excelente para viagens em família
- Ele apresenta ar condicionado, travas elétricas, quatro conjuntos de airbags, freios ABS e computador de bordo
Logan ou Grand Siena: as muitas versões de ambos
Para fazer uma avaliação justa e um comparativo entre Logan ou Grand Siena, especialmente de modo a compreender o melhor custo-benefício entre ambos, precisamos compreender quais são as versões à venda.
Aqui no Brasil, já estamos na segunda geração do Renault Logan. Entretanto, vale lembrar que o modelo já tem uma terceira geração no exterior, que não chegou ao país.
O modelo é feito na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) e é vendido em duas versões:
- Renault Logan Life 1.0
- Renault Logan Zen 1.0
Antigamente, existia também o Renault Logan Authentique, mas o modelo parou de ser produzido no Brasil.
Em ambos os casos acima, o Renault Logan é vendido com um motor 1.0, que exploraremos com um pouco mais de detalhes a seguir.
Do outro lado da comparação, temos o Fiat Grand Siena, que também conta com várias versões diferentes para os consumidores conhecerem e explorarem.
São elas:
- Fiat Grand Siena Attractive 1.4
- Fiat Grand Siena Essence 1.6
- Fiat Grande Siena Tetrafuel 1.4
O primeiro e o último da lista usam um motor 1.4, enquanto o Essence usa um motor 1.6. Além da diferença de motorização, há também uma variação no preço e em outros fatores.
Em nossa avaliação, levaremos tudo isso em consideração para que você possa encontrar o carro certo, com o preço ideal para o seu bolso.
Logan ou Grand Siena: qual sedã comprar?
A seguir, começaremos com os prós e contras dos dois modelos, tanto o Renault Logan, quanto o Fiat Grand Siena.
Levaremos em consideração todos os fatores relevantes, como o comprimento deles, a qualidade do ar-condicionado, porta-malas, tipo de câmbio e muito mais.
Faremos um completo raio-X, preço sugerido de venda e os principais pontos positivos e negativos de ambos.
Prós e contras do Renault Logan
Começaremos o processo pela análise dos prós e contras do Renault Logan. Vejamos quais são, logo em seguida.
Prós do Logan
Preço
Existe um fator que ajuda a explicar porque o Renault Logan é um dos sedãs mais vendidos do Brasil, ficando na 7ª posição do ranking: seu preço.
Atualmente, é possível encontrar modelos do carro à venda por cerca de R$ 88 mil, um valor que é próximo de um hatch completo, por exemplo.
Para um sedã, especialmente um bom como é o caso do Logan, é um bom preço, algo que só se via antigamente no Chevrolet Prisma LT, por exemplo.
Manutenção barata
Se você não quer gastar muito dinheiro cuidando do seu carro, então o Renault Logan pode ser uma ótima opção para você.
Isso porque o carro está entre as 10 manutenções mais baratas do Brasil, sendo um destaque justamente na categoria dos sedãs.
Para se ter uma ideia, o pacote com 6 revisões a cada 10 mil quilômetros (o que totaliza 60 mil km andados) custa cerca de R$ 3.100.
Considerando a média de 20 mil quilômetros rodados por ano no Brasil, isso equivale a 3 anos com o veículo. Ou seja, pouco mais de R$ 1.000 em manutenção por ano, o que já inclui revisão geral e substituição de 40 itens simples, como óleos, anel, filtros gerais (de óleo, combustível, cabine) e mais.
Consumo
O Renault Logan é um sedã compacto com bom desempenho de consumo. Seu motor 1.0, por exemplo, faz 13,6 km/l com gasolina na cidade e 14,4 km/l na estrada. Já com etanol, os números são de 9,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.
Já o seu motor 1.6 tem um desempenho um pouco pior. Na cidade, faz 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol. Já na estrada, os valores são de 13,1 km/l e 9 km/l respectivamente.
No entanto, é importante lembrar que esse motor está fora de linha e só se encontra em versões usadas ou seminovas do Renault Logan.
Contras do Logan
Motor sem embalo
Um dos problemas principais do Renault Logan é que o seu motor 1.0 não tem o impacto ou a força necessária para enfrentar alguns obstáculos do dia a dia. Por exemplo, subir uma ladeira quando está cheio de pessoas ou peso.
Nessas situações, quando o motorista tenta dar entrada em uma marcha mais alta, por exemplo, o motor não consegue gerar a potência para o carro subir.
O problema chega em um ponto crítico para quem mora em cidades com muitas ladeiras ou quem precisa carregar muita gente ou muito peso constantemente.
Por conta disso, muitos motoristas preferem não pegar o Logan e trocá-lo por um Renault Sandero Expression 1.6, por exemplo, que tem um motor mais potente.
Outra opção muito buscada pelos consumidores é o antigo Prisma, que também poderia apresentar uma motorização mais robusta. O próprio Fiat Grand Siena tem mais recursos.
Sem direção elétrica
O Renault Logan, até hoje, ainda trabalha apenas com direção hidráulica. Ou seja, todas as versões que estão no mercado não contam com direção elétrica.
A direção hidráulica é bastante útil para os motoristas, claro, mas não traz tantos benefícios e nem é tão gostosa de conduzir quanto a direção elétrica.
Por conta disso, o Renault Logan passa a impressão de estar uma geração abaixo da lista de competidores que precisa enfrentar. Seria útil, portanto, que houvesse pelo menos uma versão do modelo com direção elétrica.
Prós e contras do Fiat Grand Siena
Agora que já vimos os prós e benefícios do Logan, precisamos conferir os pontos fortes e fracos do Fiat Grand Siena para dar um tratamento justo aos rivais. Vamos lá?
Prós do Fiat Grand Siena
Porta-malas: 520 litros
O primeiro grande fator a se considerar sobre o Fiat Grand Siena é o fato dele ter um porta-malas de 520 litros.
É uma capacidade de armazenamento enorme, especialmente para um automóvel com esse preço. Afinal, existem SUVs no mercado com menos capacidade de armazenamento no porta-malas.
Por ser um sedã compacto, esse valor surpreende. No entanto, o Renault Logan também não fica atrás com a capacidade do seu porta-malas: 510 litros para guardar compras, malas para uma viagem ou o que for necessário.
Baixo índice de manutenção no Fiat Grand Siena Essence 1.6
Outra vantagem significativa que o Fiat Grand Siena tem a oferecer, pelo menos na versão do Fiat Grand Siena Essence 1.6, é o baixo índice de manutenção do seu conteúdo mecânico.
Pela forma que é construído e pela rede de oficinas e manutenção da Fiat, o Grand Siena tem um baixíssimo índice de manutenção.
São poucas as vezes em que o motorista deve ir até uma oficina mecânica e, quando vai, o custo dessas operações é baixo, o que torna toda a iniciativa mais vantajosa.
É claro que esse é um ponto muito positivo para os motoristas. Além do Grand Siena, outro automóvel que conta com esse benefício é o líder do segmento, Fiat Cronos (que disputa o primeiro lugar com o Onix Plus).
design
Um dos pontos positivos do Fiat Grand Siena é o seu design.
O sedã não tem um visual muito tradicional de um sedã, mais quadrado. Podemos notar uma frente arredondada, assim como uma traseira mais cheia de curvas.
A tampa do porta-malas tem um detalhe interessante que mostra uma profundidade na tampa. É quase como se fosse um mini-aerofólio, o que causa um efeito bem interessante.
Em relação às cores, o Fiat Grand Sien é comercializado em cores comuns, como o cinza prateado, branco, preto e o vermelho. Há, também, a chance de o motorista conseguir uma versão azul, se pagar extra.
No geral, o design do Fiat Grand Siena tem alguma semelhança com o do Fiat Cronos, que é o líder do segmento para a empresa italiana. É um diferencial interessante, porque muitos dos sedãs no mercado têm a mesma aparência.
Contras do Grand Siena
Suspensão
Um dos problemas que muitos motoristas encontraram com o Fiat Grand Siena é a sua suspensão.
Não que ela seja particularmente ruim de absorver o impacto de obstáculos na pista ou da natural locomoção do automóvel, mas especialmente pela quantidade de defeitos que a peça tem e como isso impacta a vida dos donos do modelo.
Por exemplo, existem relatos de motoristas que tiveram de trocar peças da suspensão do Grand Siena aos 15 mil quilômetros rodados e, depois, aos 18 mil novamente.
Ou seja, considerando a média brasileira de 20 mil quilômetros rodados por ano, eles tiveram de trocar peças duas vezes em apenas 12 meses.
A suspensão é o único fator do Fiat Grand Siena que difere um pouco do baixo índice de manutenção do modelo.
Portanto, é um fator que pesa um pouco na relação com o veículo, especialmente no seu preço final, uma vez que o custo acaba aumentando no longo prazo.
Câmbio Dualogic
Assim como muitos modelos da Fiat, o Grand Siena usa o Câmbio Dualogic.
Para quem não conhece, essa tecnologia facilita a troca de marchas do câmbio manual, mas sem perder a potência do câmbio automatizado.
Se você notar nas fichas técnicas dos automóveis, vai notar que as versões com câmbio automático têm menos potência do que aquelas com câmbio manual. Isso porque o sistema automatizado permite uma maior queda natural de potência.
O que o Dualogic faz é manter o câmbio manual, mas automatizar o processo de troca. Fica muito mais fácil, por exemplo, cuidar de um sistema de cinco marchas.
No entanto, o câmbio Dualogic é conhecido por engasgar na direção, vazar óleo e exigir a constante troca do filtro de combustível. Portanto, como a tecnologia ainda não está 100%, ela é considerada um contra.
Comparativo Logan ou Grand Siena: qual o melhor?
Agora que já vimos todos esses prós e contras com bastante detalhes, é hora de entender qual é o melhor carro para você comprar: Logan ou Grand Siena.
Para quem busca um carro que tenha um custo-benefício mais interessante e preço menor em praticamente todos os fatores (consumo, manutenção e aquisição), o Renault Logan é uma ótima opção. Aqui, devemos considerá-lo como a “alternativa barata”, por assim dizer.
Ele tem contras, especialmente por ter um motor um pouco mais fraco e por não ter a direção elétrica na lista de equipamentos de série, mas é um bom sedã, que atenderá bem às suas necessidades.
Do outro lado, temos o Fiat Grand Siena, que é uma ótima opção para quem busca um sedã mais robusto. Há mais versões, especialmente de motorização (destacamos o motor 1.6), um porta-malas muito maior e outros benefícios.
O problema está na sua suspensão e câmbio Dualogic, que oferecem alguns desafios. No entanto, sabendo lidar com eles, o Grand Siena pode ser a opção exata para você.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Logan ou Etios que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Linea ou Grand Siena para descobrir qual é o melhor.
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Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.