Logan ou Sandero: Qual dos Carros é Melhor? Descubra Aqui

Entre Logan ou Sandero, qual dos veículos da Renault oferece um melhor custo benefício ao comprador?

Esses são os modelos de maior sucesso da marca no Brasil e possuem muitos compradores fiéis. No entanto, esse questionamento se torna ainda mais válido, se considerarmos que ambos já têm data para retirada de linha no Brasil.

Nesse comparativo, vamos analisar as versões de entrada do ano de 2020 de ambos os carros, respectivamente, em suas linhas Renault Logan Zen 1.6 16v e Renault Sandero GT Line 1.6 16v.

Todos os modelos Renault nacionais são produzidos no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no estado do Paraná. A localidade fica na região metropolitana da capital Curitiba.

Luca de Meo falou sobre futuro da dupla no país

Durante passagem pelo Brasil em 2021, o CEO global da Renault, Luca de Meo, contou para a imprensa especializada uma informação sobre o futuro dos seus veículos Sandero e Logan, detentores do maior sucesso interno da fabricante francesa.

Em suas palavras, tanto o sedã quanto o hatch, vão cumprir seu ciclo de vida determinado pelo planejamento estratégico da empresa. Assim, os dois devem sair de linha até o final de 2024.

Essa decisão afetou inclusive o projeto XJF, que projetava os novos lançamentos de Sandero Stepway, Sandero e Logan no Brasil e já estava bastante adiantado. Após a não-aprovação pela matriz, Luca de Meo cancelou de forma definitiva o projeto dessas novidades.

O foco da Renault no momento é se posicionar no mercado de veículos com maior valor agregado, então, para executar esse desenho estratégico na América do Sul, precisa abrir mão de alguns modelos em sua proposta de mercado.

Renault Logan

Renault Logan
Fonte: Revista Carro

Apesar de vender menos do que o Sandero, o sedã Logan sempre foi um dos veículos mais importantes do portfólio da Renault no Brasil.

Em sua versão 2020, ele também recebeu algumas mudanças sutis. Seu preço atual se aproxima dos R$ 59 mil.

Pontos positivos

Mais espaço

O Logan é um modelo bem espaçoso em relação ao espaço interno e possui um porta malas com incríveis 510 litros de capacidade.

Design atraente

Uma das melhorias foi em relação ao visual externo. Os faróis, a grade e o para-choque frontal foram repaginados.

Mais rápido

A motorização dos veículos Renault é quase a mesma. No entanto, o Logan atinge uma velocidade máxima maior, de 186 km/h, e realiza o teste de aceleração 0-100 km/h em dez segundos, tempo mais rápido.

Economia

Ele também é um modelo mais econômico em consumo. O álcool faz 8,7 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, enquanto que a gasolina faz 13 km/l na cidade e 14, 1 km/l nas rodovias.

Bons itens de segurança e de série

Oferece os principais itens básicos de segurança, como quatro conjuntos de airbags, alarme antifurto, freios ABS, sensores de estacionamento traseiro e ISOFIX, além de encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes.

A sua central multimídia conta com computador de bordo, volante multifuncional, conexão USB e Bluetooth e espelhamento da tela do celular, um pacote satisfatório para a faixa de preço.

Pontos negativos

Câmbio CVT não disponível em todas as versões

Apenas as versões a partir do Zen 1.6 X-Tronic podem receber a adição do câmbio CVT.

Ele também é mais discreto em relação aos itens de série. Assim, não apresenta vidros traseiros elétricos, ajuste elétrico no retrovisor e rodas de liga leve.

Nos itens de segurança, fazem falta os controles de estabilidade e tração e faróis de neblina.

Acabamento

Outro fator negativo é o acabamento do carro, problema crônico da Renault. Sobra plástico duro rígido nos revestimentos e falta qualidade e primor.

Renault Sandero

Renault Sandero
Fonte: Autoesporte

Desde o seu lançamento em 2007, mais de 800 mil unidades de Renault Sandero já foram fabricadas por aqui. Ele é o automóvel da marca mais vendido em nosso país.

A versão 2020 recebeu alguns aperfeiçoamentos e mudanças. Atualmente tem como preço de venda cerca de R$ 65 mil.

Pontos positivos

Design bem recebido pelos consumidores

O design do Sandero também recebeu uma nova grade, novos tipos de faróis e um novo para-choque frontal, além de novas lanternas.

Câmbio CVT de 6 marchas

A sua motorização é praticamente a mesma do Logan, então ele alcança 118 cv de potência e 16 kgfm de torque máximo. Uma distinção positiva fica por conta do seu câmbio CVT de 6 marchas.

Bons itens e tecnologia

O hatch apresenta um ótimo conjunto de segurança para um veículo dessa faixa de preço, com quatro conjuntos de airbags, freios ABS, faróis de neblina, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, controle de estabilidade e tração, sensores de estacionamento traseiro e ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil.

O mesmo ocorre em relação aos seus itens de série de conforto e tecnologia.

Então, o Sandero conta ar condicionado, vidros elétricos, rodas de liga leve, sistema start-stop, volante multifuncional, computador de bordo, bluetooth, placa USB e espelhamento de tela do celular.

Pontos negativos

Menos espaço

O fato de ser um hatch obviamente faz com que o Sandero saia em desvantagem em termos de dimensões, espaço interno e porta malas em comparação com o Logan. Contudo, as diferenças são bem gritantes.

A distância entre eixos do veículo é de 2,59m, uma diferença de quase 45m. O mesmo ocorre em relação ao bagageiro, que possui 320 litros, quase 200 L de capacidade a menos.

Menor desempenho e consumo

Ele é um pouco abaixo em índices de desempenho, o que podemos observar pelo tempo em que faz o teste de aceleração de 0 a 100 km/h (11 segundos) e velocidade máxima de 177 km/h. Assim, também perde no quesito consumo.

Em perímetros urbanos, o Sandero faz 7,4 km/l com álcool e 8,3 km/l com gasolina. Já em rodovias, o consumo de álcool chega a 10,8 km/l e de gasolina a 11,8 km/l.

Isso se reflete em uma autonomia de combustível bem inferior, apesar de possuírem um tanque com capacidade idêntica (50 litros).

Acabamento simplório

Assim como o Logan, o acabamento do Sandero é simplório, com os mesmos plásticos rígidos e ásperos e bancos ainda mais desconfortáveis do que poderiam ser.

Logan ou Sandero: qual veículo da marca francesa vale a mais a pena?

Para comprar uma versão seminova de 2020, entre o Logan ou Sandero, com certeza o Logan apresenta um custo benefício melhor ao usuário.

Ainda que ele apresente menos itens de série, ele possui mais espaço interno, porta malas maior, é mais econômico em consumo e mais barato. Assim, serve bem tanto para o cotidiano quanto para viagens.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como câmbio automático, controle eletrônico, chave canivete e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Sandero ou March que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Classic ou Logan para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!