O que fazer na revisão de 90.000 km está entre as principais dúvidas entre os proprietários de veículos.
Isso porque essa é uma marca importante também, já bem próxima dos 100.000 km de rodagem.
Nesse período, vale lembrar, que seguindo o cronograma padrão das montadoras, essa já é a 9ª revisão do carro.
Afinal, a indicação é que essa vistoria aconteça a cada 10 mil km rodados, garantindo assim um perfeito funcionamento e segurança do mesmo.
A manutenção preventiva, embora seja negligenciada por alguns proprietários, têm um papel realmente efetivo na prevenção de problemas maiores.
E com uma quilometragem tão alta como essa, não há como evitar essa análise da situação veicular.
Mas, você sabe o que fazer na revisão de 90.000 km? Então acompanhe o restante do conteúdo e descubra!
O Que Fazer na Revisão de 90.000 km?
Quando o veículo se aproxima dos seus 100 mil km rodados, é o momento de prestar um pouco mais de atenção nas revisões.
Nesse caso, ele começa a necessitar de cuidados que vão além das avaliações básicas, feitas em revisões passadas, como de 30 mil, 50 mil ou 80 mil km rodados.
Um desses destaques, por exemplo, é a lubrificação das dobradiças e das canaletas, que já estão mais secas nessa marca.
Outro ponto importante é que, assim como a revisão de 70 mil km se assemelha bastante à revisão de 10 mil, a de 90 é bastante similar à de 20, incluindo outros diferenciais, é claro.
Lubrificação das dobradiças e das canaletas
Como mencionado, um dos pontos diferenciais que entram na lista de o que fazer na revisão de 90.000 km é a lubrificação das dobradiças e das canaletas.
Essas são peças acionadas cotidianamente e esse uso frequente é o que acaba retirando a sua lubrificação original.
As canaletas, vale lembrar, têm a função de vedar a região onde há o vidro das portas, facilitando assim o seu “sobe e desce”.
Quando secas, dificultam bastante essa mecânica, e perdem ainda um precioso tempo de vida útil.
O mesmo vale para as dobradiças, que tornam o “abrir e fechar” das portas bem mais dificultoso, quando secas.
A lubrificação desses itens, quando o carro atinge a quilometragem de 90 mil, dá vida novamente às peças.
No geral, trata-se de um processo realmente bem simples, mas de extrema importância para a funcionalidade e usabilidade do veículo.
Troca de óleo do motor
Presente também em outras revisões, a troca de óleo do motor é fundamental para o funcionamento do carro.
Afinal, ele tem o papel de lubrificar todas as peças que se movimentam no motor, impedindo que elas se fundam, devido ao calor.
Com o tempo, porém, ele vai acumulando os resíduos e algumas sujeiras, ficando mais denso, e perdendo sua eficácia. Daí, a necessidade da troca.
Troca dos filtros do carro
Assim como a troca de óleo, a substituição dos filtros do carro é um ponto frequente nas revisões.
No geral, eles têm a função de realmente filtrar impurezas, seja no combustível, óleo ou ar que chega até o motor.
Sem eles, diversos resíduos teriam um caminho livre até o interior do carro, interferindo completamente em seu funcionamento.
Nesse caso, é preciso providenciar a troca do filtro de ar, filtro de combustível (que fica externo ao tanque de combustível) e do filtro de óleo.
Enfim, troca de óleo e filtros são essenciais na revisão de 90 mil km.
Troca do anel de vedação do bujão do cárter
Não adianta nada trocar o óleo lubrificante do motor e não realizar também a substituição do chamado anel de vedação, que fica no bujão do cárter.
Esse é um componente bem simples, mas que tem uma função primordial: fazer uma vedação perfeita entre o bujão do cárter e o próprio cárter do motor.
Quando velho, esse anel fica deformado e gasto e não consegue mais impedir essa passagem, levando a um vazamento de óleo pelo bujão.
Nesse caso, ela também entra na lista com o que fazer na revisão de 90.000 km do carro, em modelos como o Chevrolet Onix.
Substituição do líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento é o grande responsável por permitir que haja a troca de calor entre o propulsor do carro e o radiador.
Em linhas gerais, ele passa por dentro do motor, absorve o seu calor, e segue até o radiador, onde é resfriado, e retorna novamente para o motor, dando reinício ao processo.
Suas características fazem com que o líquido não evapore nesse processo, e nem congele quando exposto a regiões frias.
Em alguns modelos de carros, como é o caso do Hyundai HB20, a substituição desse líquido deve fazer parte da revisão de 90 mil km.
Revisar o alinhamento e o balanceamento do carro
Assim como na revisão de 20.000 km, a vistoria do alinhamento e balanceamento do carro também entra nessa análise.
Nesse caso, o objetivo é observar se o veículo está devidamente alinhado e se as rodas não estão desreguladas.
As consequências diretas desses problemas é um desgaste irregular dos pneus, e também dificuldade de comandar o veículo, já que a direção também é afetada.
Quanto custa a revisão de 90 mil km?
As revisões, de forma geral, possuem preços variados, ligados a características da marca e também do modelo do carro.
Ou seja, a revisão de uma Hilux não é o mesmo valor que o de um Honda Fit, uma vez que além de marcas distintas, são categorias diferentes.
Outro fator que influi nesse preço final é que, a depender da análise, outras peças podem precisar de uma troca.
Componentes como as velas de ignição, fluído de freio, ar condicionado, para brisa, freio de estacionamento, amortecedores, injeção eletrônica, suspensão, pastilhas de freio, etc. também podem apresentar problemas com essa quilometragem.
A título de exemplo, na concessionária, o valor da revisão de 90 mil km do Chevrolet Onix é de 1076,00 reais; o Hyundai HB20 custa 620,52 reais; e a do Ford KA sai por 685,00 reais.
Enfim, por hoje, é só!
Se você ainda tem dúvidas, consulte o manual do proprietário do seu veículo.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.