No comparativo de hoje vamos falar das opções de carros para off road para quem curte um modo aventureiro. Na disputa, teremos Pajero TR4 ou Tracker vencendo o duelo de carros pesados no Brasil.
Qual deles é mais eficiente para encarar uma trilha? Quem economiza mais combustível durante um percurso repleto de terrenos íngremes?
Isso você descobre no nosso comparativo que coloca TR4 contra Tracker, ambos modelos usados de 2015, mas com boa procura.
Ou seja, quer saber tudo sobre esses dois veículos? Qual é o melhor para você? Um dos carros vai te conquistar. Acompanhe!
Melhor Escolha
A TR4 é oferecida em duas versões, a TR4 G e TR4 S, diferenciando-se pelos equipamentos e itens de série
- A TR4 possui uma linha moderna e atraente, além de boa capacidade de carga
- Versão com câmbio manual, que é bastante elogiada pelos consumidores
- Equipada com uma recursos de segurança avançados, como freios ABS, airbags frontais e laterais, sistema de estabilidade e tração (VSC) e assistente de partida em rampa
Ótimo Custo-Benefício
O Chevrolet Tracker é o SUV compacto da GM para o mercado atualmente
- Porta-malas mais avantajado do que outros SUVs dentro do segmento
- Compatibilidade com o Android Auto sem fio e o Apple CarPlay
- Partida do motor por botão e sensor de chave, além de de roda de liga leve, ar-condicionado automático, faróis full-LED, portas USB no banco traseiro e muito mais
Qual o melhor carro para off road: Pajero TR4 ou Tracker?
Quem busca um carro com tração nas quatro rodas, geralmente ouve falar muito bem do Chevrolet Tracker, chamando o veículo da GM de “legítimo 4×4”.
Não à toa, já que o Tracker tem acionamento da tração 4×4 através da alavanca de câmbio com reduzida. Como resultado, o modelo aventureiro do Chevrolet é mais robusto, ideal para trilhas.
Do outro lado, outro modelo para fazer off road, dessa vez, com a qualidade Mitsubishi: TR4.
Geralmente, quando há duelo entre Pajero TR4 ou Tracker as pessoas comentam um ponto crítico do veículo: o valor das peças e dificuldade para adaptá-las.
Sendo assim, o melhor a fazer é colocá-los frente a frente e decidir se nesse Pajero TR4 x Tracker quem leva a melhor?
Analisamos a versão Tracker LTZ 1.8 e TR4 2.0 4×4. Vejamos os principais itens de comparação em nossa análise.
Prós e contras do Mitsubishi Pajero TR4
Ponto positivos do TR4
Conjunto off road
Veículos produzidos para encarar trilhas, solo íngreme, subir serras e atravessar pistas de diferentes tipos devem incluir um conjunto de fatores que possibilitam a vida de um aventureiro.
Nesse sentido, muita gente acha que entre Pajero TR4 ou Tracker, a vitória seria do “legítimo 4×4”. Não desmerecendo o potencial da Chevrolet com tração nas quatro rodas, mas o TR4 dá conta do recado.
As características que fazem um carro para off road encarar estradas difíceis – além da tração – são:
- Ângulos de entrada (ângulo de ataque) e saída – O TR4 tem ângulo de 35 graus, tanto de entrada quanto de saída, o dobro do ângulo de entrada do Tracker. Essa informação é importante para saber o quanto o veículo é capaz de transpor um obstáculo sem causar danos na parte baixa da dianteira e traseira;
- Diferencial central – Recurso que facilita a tração 4×4 em pisos molhados e em lugares mais altos e cheio de curvas;
- Altura do solo – A altura do solo ao chão evita que o carro raspe o fundo do automóvel no chão durante lombadas e depressões. O TR4 leva vantagem por ter 1.714 mm de altura contra 1.647 mm do rival.
Pontos negativos do TR4
Reposição de peças
Esse é o ponto mais crítico do Pajero TR4. Enquanto o Tracker aceita peças de outros veículos e ainda tem manutenção mais em conta, o TR4 declina e faz o bolso do proprietário pesar com o custo das peças originais.
Quem tentar sair em busca de peças originais e baratas do Pajero TR4 terá trabalho, assim como também será difícil conseguir bons descontos.
Consumo
Outro ponto crítico muito falado é o alto consumo de combustível. O TR4 é um verdadeiro beberrão, mas isso é bem a cara de um off road mesmo.
Apesar de um tanque de combustível generoso (72 litros contra 53 do Tracker), o Pajero TR4 roda apenas 7,5 km por litro na cidade (8,3 km/l no Tracker) e 9,1 km/l na estrada (contra 11,9 km/l), ambos com gasolina.
Já com álcool, o TR4 faz 5 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada.
Itens de Segurança e conforto
Em níveis de segurança, existem alguns pontos a serem mencionados aqui: o teste de impacto do Latin NCAP e alguns acessórios de suma importância nos carros de hoje, como o Isofix.
Enquanto não há nenhuma informação sobre os testes em relação ao TR4, seu oponente recebeu cinco estrelas na proteção para crianças, adultos e pedestres.
Além disso, o modelo do Mitsubishi não traz air bag de cortina e laterais, enquanto no Tracker é opcional. Falta também o cinto de três pontos para os ocupantes, cadeirinha infantil Isofix e sensores de estacionamento.
Já em reação aos itens de conforto, ajuste de volante em profundidade, controle automático de velocidade e teto solar (opcional no Tracker), o modelo TR4 fica devendo.
Prós e contras do Chevrolet Tracker
Pontos positivos do Chevrolet Tracker
Motor e desempenho
O Chevrolet Tracker tem motor 1.8 flex com câmbio automático de 6 marchas. Seu motor tem potência máxima de 140 cv com 17,8 kgfm de torque contra 135 cv e 20 kgfm do oponente.
Considerando o peso/potência de ambos, que nada mais é do que a performance do carro, de acordo com o seu peso, o Tracker sai na frente. São 9,65 kg/cv e peso de 1390 kg contra 10,25 kg/cv contra 1435 kg do rival.
Já a relação peso/torque, ideal para dar arrancadas, ele perde para o TR4: 73,5 kg/kgfm contra 65,2 kg/kgfm do Pajero.
Pontos negativos do Chevrolet Tracker
Itens para off road
Como mencionado neste artigo, o que pesa contra o 4×4 do Tracker é que nessa versão ele não possui alguns itens fundamentais para ele trabalhar muito bem em terrenos off road.
E isso seria no mínimo estranho se considerássemos que o Chevrolet Tracker é visto como um veículo 4×4.
Seus ângulos de ataque, de saída e altura do solo são menores do que no modelo da Mitsubishi, sem contar que o diferencial central é ausente no Tracker.
Quem vence: Pajero TR4 ou Tracker?
Se você busca um carro para fazer off road com os amigos e ter uma experiência incrível independentemente do tipo de estrada, a nossa dica é optar pelo TR4.
Ele tem o conjunto ideal para off road, de modo a não danificar o carro e ainda conta com um porta-malas de 312 litros.
Por outro lado, a versão do Chevrolet Tracker tem bons entre eixos para o conforto dos ocupantes, é mais econômico no combustível e ainda tem 3 anos de garantia (2 anos no TR4).
Sem contar os itens de segurança e a aprovação em testes de impacto. Se esses são itens importantes e você só quer um SUV bonitão para as suas viagens, então o Tracker é a sua melhor opção.
Você pode conferir os dois modelos em vídeos para conferir suas performances e ver qual deles é perfeito para o que você procura.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Tracker ou Compass que fizemos aqui no blog.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.