A Nissan Frontier é um dos carros topo de vendas no Brasil, na categoria picapes médias e 4×4. Diante da ótima aceitação dos compradores e da grande procura para compra, o Review Auto decidiu preparar esse conteúdo com os principais prós e contras da Nissan Frontier para você saber os detalhes desse veículo.
Com design inovador, estiloso e moderno, a Nissan Frontier trouxe um modelo robusto e com tecnologia de ponta no motor, equipamentos, sistemas e acessórios.
Então, siga a sua leitura e confira os prós e contras da Nissan Frontier e veja se vale a pena comprar esse modelo.
- Para quem gosta de picapes com aparência robusta e imponente, a Nissan Frontier é a opção certa
- O câmbio de sete marcas agrega um ótimo desempenho nas cidades e nas estradas
- Suas versões contam com banco traseiro com iluminação, tomada USB e saídas de ar-condicionado
Versões da Nissan Frontier
A Nissan Frontier superou todas as expectativas de venda e de tecnologia aplicada na categoria picape média e 4×4.
As suas versões mais vendidas são as maiores concorrentes das rivais S10, Ranger, Hilux e Amarok. Juntas, elas abrangem o top cinco picapes mais vendidas no Brasil.
Para 2023, a Nissan Frontier lançou seis versões:
- S MT 4×4;
- SE AT 4×4;
- Attack AT 4×4;
- XE AT 4×4;
- Platinum AT 4×4;
- PRO-4x AT 4×4.
Todas as versões da Nissan Frontier 2023 são ótimas opções de compra quando se trata de veículo de carga e de direção nas estradas. Isso porque todas contam com conforto, resistência, potência e uma boa força de propulsão.
Contudo, o que varia em cada versão é o nível de conforto e os equipamentos alocados em cada veículo.
Vale destacar que que a Nissan Frontier S MT 4×4 é o modelo de entrada, com preços mais acessíveis, enquanto a Frontier Pro-4x, é a versão mais completa e com preço salgado.
Já para quem procura uma picape com visual mais esportivo, deve observar em especial a versão Platinum.
Prós e contras da Nissan Frontier
A Nissan Frontier é um carro com ótimas avaliações pelos compradores, com destaque para o design moderno, conforto, segurança, resistência e força do motor.
Contudo, como todos os outros veículos do mercado, a Frontier possui pontos positivos e negativos.
Tais devem ser avaliados antes de finalizar a compra, em especial ao analisar se as características desse carro se enquadram em suas necessidades e preferências.
Então, veja a seguir os principais prós e Contras da Nissan Frontier.
Prós
Agora que já vimos as versões deste veículo, vamos começar analisando os pontos positivos.
Aparência
Para quem gosta de picapes com aparência robusta e imponente, a Nissan Frontier é a opção certa.
Nas versões de 2023, a Frontier ganhou quatro projetores, nichos verticais nos faróis de neblina, parachoque com design mais agressivo na dianteira e nas laterais, além de compartimento de carga mais elevado, o que aumenta a imagem imponente da picape.
As versões Platinum e PRO-4x contam ainda com opções de acessórios pretos ou cromados, banco de couro e degraus na lateral.
Todos esses acessórios deixam a picape com um visual mais atrativo e são pontos positivos muito importantes para o perfil de quem compra picapes 4×4.
Melhor desempenho em baixas velocidades
A Frontier possuía um grande problema de instabilidade e tremor do veículo em baixas velocidades. Contudo, em 2023, a picape mostrou uma evolução no desempenho do propulsor em baixa rotação.
Além disso, o câmbio de sete marcas agrega um ótimo desempenho nas cidades e nas estradas.
Tecnologia semi autônoma
Algumas versões mais completas da Nissan Frontier, como a Platinum e a Pro-4x, contam com acessórios que garantem um maior conforto e segurança ao dirigir.
Dentre eles, ganham destaques o alerta de colisão frontal, assistente de mudança de faixa e tráfego cruzado traseiro.
Tecnologia e conforto
Quando se trata de conforto interno, a Nissan Frontier acertou em cheio. Suas versões contam com banco traseiro com iluminação, tomada USB e saídas de ar-condicionado.
Além disso, o painel de multimídia possui tela colorida de oito polegadas, com a opção de emparelhar o celular.
Compartimento de carga com divisória
Pode não parecer, mas a divisória no compartimento de carga faz toda a diferença quando se trata de picapes.
A Nissan Frontier possui capacidade de carga para 1.100 quilos. Ou seja, possui um espaço muito amplo.
Por isso, a divisória permite carregar cargas menores com mais segurança ou ainda separar materiais que podem danificar.
Contras
A Nissan Frontier trouxe várias mudanças positivas nas versões 2022 e 2023. Contudo, também é interessante analisar os pontos negativos do veículo.
Falta de iluminação do compartimento de carga
Por ser uma picape que comporta grande volume de carga, a Nissan Frontier pecou em não ter iluminação no compartimento de carga.
Pode parecer um simples detalhe, mas faz toda a diferença no conforto de manuseio de cargas, quando comparada a outras versões como S10 ou Hilux.
Sem cargas, a Frontier pula bastante
Apesar da tecnologia de ponta aplicada na suspensão da Nissan Frontier, a picape não conseguiu solucionar o problema de instabilidade e “pulos” da suspensão quando o veículo está sem carga.
Apesar da picape contar com outros sistemas que garantem mais conforto na direção, a instabilidade é um ponto muito negativo. Isso porque pode gerar insegurança ao dirigir a picape sem cargas, em especial nas cidades.
Direção hidráulica ao invés de direção elétrica
A tendência dos novos carros é conter direção elétrica. Afinal, ela garante mais leveza em manobras e mais segurança em velocidades altas.
Todavia, a Nissan Frontier trouxe novamente as versões com direção hidráulica. É uma pena, pois essa tecnologia não condiz com o preço elevado da picape, o que se torna uma grande desvantagem.
Necessidade de aditivo Arla 32
O aditivo Arla se refere ao Agente Redutor Liquido Automotivo. Dessa forma, ele atua na redução da emissão de gases poluentes.
Por sua vez, a Nissan Frontier trouxe essa necessidade que pode ser um detalhe chato aos compradores.
Apesar de ser uma boa opção para o meio ambiente, isso pode gerar um gasto extra, seja com o produto, ou quando as peças começarem a falhar.
Prós e Contras da Nissan Frontier: vale a pena ou não comprar o modelo?
A Nissan Frontier de 2022 e 2023 trouxe uma série de vantagens, em comparação com suas versões anteriores.
Porém, alguns detalhes não condizem com o elevado preço do veículo. Por isso, hoje falamos dos principais prós e contras da Nissan Frontier.
Para quem precisa de uma picape forte e com direção confortável e segura em estradas, altas velocidades e com peso de carga, a Nissan Frontier é uma ótima opção.
Contudo, quem deseja um veículo para trafegar na cidade, deve avaliar se os prós e contras estão de acordo com as suas necessidades e o seu orçamento.
Enfim, antes de comprar um carro, avalie os pontos mais importantes para você, tais como câmbio automático, para choque, desempenho dentro e fora de estrada (off road), rodas de liga leve, conectividade com Android Auto ou Apple Carplay, pós-venda, assistente de ponto cego, consumo (km/l) e teto solar, por exemplo.
E então, o que achou do nosso conteúdo de hoje?
Se gostou e ainda tem dúvidas se a Nissan Frontier é a melhor picape para você, veja outros ótimos modelos de caminhonetes que já publicamos aqui no blog.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Até mais!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!