A mais nova picape da Renault melhorou bastante em comparação às suas versões anteriores, mas será que adquirir esse carro vale a pena? Se você quer saber mais sobre o modelo, continue aqui e descubra todos os prós e contras da Oroch.
Muito se comenta sobre as recentes mudanças da Oroch, principalmente nos quesitos design, multimídia, motor, câmbios e acabamento.
Apesar disso, algumas pessoas ainda possuem dúvidas em relação à possibilidade de adquirir o novo veículo da Renault.
Afinal, será que todas as mudanças vieram mesmo para fazer a diferença? Descubra com o Review Auto, nessa análise de todos os prós e contras da Oroch.
- Através de seu motor 1.6 manual, o veículo oferece uma enorme vantagem contra seus principais rivais
- Especialmente na versão Oroch Outsider, é um dos veículos mais bonitos da categoria
- Por meio do seu diâmetro de giro o veículo necessita de 1,5 a menos para realizar manobras de 180 graus
Versões da Renault Duster Oroch
A Renault Oroch conta com três versões lançadas em nosso mercado. Vamos a elas:
- PRO;
- Intense;
- Outsider (versão topo de linha).
Prós e contras da Oroch
Historicamente, a Oroch foi uma grande pioneira no mercado automobilístico por introduzir o conceito de picape cabine dupla intermediária com carroceria monobloco.
Isso fez com que o modelo da montadora se conquistasse mais e espaço e se posicionasse entre as picapes pequenas e médias.
O já conhecido display multimídia de 8 polegadas agora foi posicionado para cima, tornando-o mais visível.
Além disso, a nova central multimídia vem equipada com Wi-Fi, Android Auto e Apple CarPlay, além de ar-condicionado digital.
Dito isso, e após conhecer as principais versões lançadas, é hora de analisar todos os prós e contras da Oroch.
Prós
Agora que você já sabe quais são as versões da Oroch lançadas no mercado e, ainda, algumas informações referentes a essas versões, confira todos os pontos positivos que pesam a favor do veículo.
Potência
Para início de conversa, potência é o que não falta nas versões da Oroch.
Através de seu motor 1.6 manual, o veículo oferece uma enorme vantagem contra seus principais rivais.
Afinal, são 120 cv com torque de 159 Nm.
Mesmo em sua versão top de linha, quando comparada ao Fiat Toro Endurance, por exemplo, apesar de menos cv que o rival (170 contra 185), sua maior leveza faz com que o veículo da Renault seja mais ágil nas acelerações e durante as retomadas de velocidade.
E o câmbio automático (ou câmbio CVT) de 8 marchas contribui bastante para isso.
Diâmetro de giro
Esse fator positivo é uma das grandes vantagens da Oroch contra a maioria dos seus concorrentes.
Por meio do seu diâmetro de giro o veículo necessita de 1,5 a menos para realizar manobras de 180 graus.
Esse ponto positivo pode ser considerado até mesmo decisivo para manobrar em alguns tipos de estacionamentos.
Design
A Oroch, em suas 3 versões, mas especialmente na versão Oroch Outsider, é um dos veículos mais bonitos da categoria.
O design é altamente moderno e faz com que essa máquina consiga uma combinação interessante entre potência e visual.
E junto a isso, seu porte mais compacto, permite uma grande agilidade na hora de dirigir.
Contras
Nenhum veículo é perfeito e, é claro, a Renault Oroch conta com alguns elementos que contam pontos negativos para o modelo. Vamos a eles.
Aceleração
O modelo Oroch é um carro bastante pesado e, quando comparado aos outros carros da mesma categoria, possui uma leve desvantagem no quesito aceleração.
Assim, é preciso que o motorista tenha um pouco de paciência durante os primeiros metros rodados após o veículo ser posto em movimento.
Por outro lado, quando se leva em conta a velocidade que se consegue atingir após esse período inicial, esse ponto negativo acaba por ser compensado e pesa com menor importância.
Consumo
O próximo ponto negativo que iremos citar sobre a Oroch costuma se refletir bastante para a decisão do consumidor que visa carros mais econômicos.
O alto consumo de combustível da Oroch também é um ponto negativo bastante significativo. Geralmente, esse tipo de elemento está muito associado a carros com altas doses de potência.
Algumas estatísticas, por exemplo, apontam a Oroch como um carro até 20% menos econômico na questão do combustível, quando comparada a veículos de categorias e portes semelhantes.
Ou seja, ao optar por uma Oroch, é preciso estar preparado para gastar quantias mais consideráveis com combustível.
Equipamentos
Em suas versões intermediárias, apesar de possuir equipamentos como piloto automático e navegador por GPS, alguns itens mais básicos acabam ficando de fora, fazendo com que o modelo da Renault não seja considerado essencialmente completo.
Por exemplo, a Oroch não traz air bags laterais e perde muito na questão multimídia ao não apresentar rádio, conexão via Bluetooth ou entrada USB.
Nesse sentido, veículos como o Fiat Strada são mais baratos e possuem todos esses equipamentos nas versões intermediárias.
Mesmo a sua versão top de linha, quando comparada a outras versões mais completas, também peca na ausência de diversos itens importantes.
Em resumo, optar por esse veículo que não está entre os mais baratos, e não ter acesso a uma série de equipamentos que costumam ser encontrados em veículos de menor preço acaba por influenciar negativamente na questão de custo-benefício.
Capacidade de carga
O nível de carga que a Oroch consegue carregar se mostra abaixo na comparação com diversos carros da mesma categoria e com pesos semelhantes.
Sua capacidade de carregamento é de 650 kg, o que se mostra um pouco baixo, levando em conta que vários carros de categorias e portes semelhantes possuem como média a capacidade de carregar até 700 kg.
Prós e contras da Oroch: afinal, compensa investir no veículo?
O objetivo desse artigo foi trazer todas as informações essenciais para quem está decidindo se comprar um veículo Renault Oroch vale a pena ou não.
Diante dos prós e contras apresentados, chegamos ao veredito de que Oroch é um bom carro para quem roda na cidade, mas terá um custo-benefício que não compensa muito para quem precisa enfrentar viagens mais longas e pegar rodovias.
Acontece que o veículo não é nada econômico em termos de combustível e não possui um bagageiro muito grande, além de outros detalhes que tiram um pouco o conforto para quem necessita pegar viagens mais longas.
Sendo assim, encerramos por hoje. Esperamos que você tenha gostado. Continue nos acompanhando para mais dicas como essa.
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!