Entre o Renault Duster ou Ecosport, você sabe qual dos veículos esportivos é mais completo? Quais são os diferenciais que o consumidor deve levar em consideração?
Realizamos um comparativo para explanar as características principais desses automóveis utilitários compactos para, então, chegar a uma conclusão.
Ótimo Custo-Benefício
O Ford Ecosport é um veículo pioneiro porque foi um dos primeiros exemplares da categoria SUV compacto
- Câmbio automático de 6 marchas, direção elétrica, tração dianteira e motor 1.6, que chega a 137 cv de potência e 16 de torque
- Encostos reguláveis do banco traseiro, bom sistema multimídia Sync, ar condicionado, travas elétricas e volante com regulagem de altura
- Já vem equipado com dois conjuntos de airbag e freios ABS
Melhor Escolha
Atualmente, o modelo está em sua segunda geração e já teve mais de 320 mil unidades vendidas
- Câmbio manual de 5 marchas, direção hidráulica, tração dianteira e motor 1.6, que chega a 115 cv de potência com média de 15,5 de torque
- Amplo espaço interno, com porta malas ainda mais generoso
- Bem completo em termos de equipamentos, com ar condicionado, ar quente, travas elétricas, regulagem de altura no volante e computador de bordo
Ford Ecosport
O Ford Ecosport é um veículo pioneiro porque foi um dos primeiros exemplares da categoria SUV compacto, tão cultuada hoje em dia.
No início dos anos 2000, especialmente no Brasil, o segmento de utilitários esportivos engatinhava. Quem desejava um SUV precisava recorrer a modelos grandes. Por isso, a figura do SUV compacto foi tão impactante no mercado.
Eles reuniam uma plataforma e conjunto mecânico de carro de entrada, no entanto, com uma carroceria de linha robusta e suspensão elevada, como a dos veículos utilitários.
Por quase uma década, a primeira geração do Ford Ecosport foi líder absoluta de vendas em nosso país. Apenas após a chegada do Renault Duster ao mercado, o carro teve um concorrente à altura.
Com o passar dos anos, entretanto, e o aumento da oferta de outros SUVs a partir da metade da década passada, o Ecosport foi perdendo espaço. Isso ficou ainda mais claro quando a Ford tirou o veículo de linha em janeiro de 2021.
Ainda assim, ele pode ser uma opção interessante para quem pretende adquirir um utilitário semi-novo ou usado. Nesse artigo, vamos analisar as características do Ecosport Freestyle.
Pontos positivos
O Ford Ecosport tem câmbio automático de 6 marchas, direção elétrica, tração dianteira e motor 1.6, que chega a 137 cv de potência e 16 de torque.
Além disso, seu visual agrada bastante aos consumidores em geral.
A versão mais recente do Ecosport Freestyle 1.6 16v custa em média R$ 85 mil reais.
Consumo km/l
O consumo de etanol na cidade é de 7,1 km/l, enquanto na estrada é de 8,6 km/l.
Por sua vez, o consumo de gasolina na cidade chega a 10,3 km/l e 12,5 km/l na estrada.
De modo geral, é um bom nível de consumo.
Conforto e tecnologia
O modelo da Ford apresenta mais itens de conforto, como encostos reguláveis do banco traseiro e o bom sistema multimídia Sync. Possui, ainda, ar condicionado, travas elétricas e volante com regulagem de altura.
Tanto as janelas dianteiras quanto traseiras possuem vidros elétricos. O veículo conta também com computador de bordo.
Segurança
O Ecosport apresenta um bom equipamento de segurança, já que vem equipado com dois conjuntos de airbag e freios ABS. Os airbags laterais entram como opções.
Outro ponto a ressaltar nesse aspecto é que todos os cintos traseiros são de três pontos.
Pontos negativos
O acabamento do modelo não é dos melhores, como por exemplo o painel de plástico duro. Há também encaixes malfeitos.
Um ponto ergonômico que incomoda alguns usuários é a localização do estepe, na tampa do porta malas.
Espaço interno e porta malas
Por falar em porta malas, esse é um quesito bastante negativo do modelo da Ford. Para um veículo com proposta off roads, o Ecosport tem um bagageiro de tamanho apenas razoável.
Além disso, o espaço interno do veículo também é mais restrito. Se três pessoas sentarem nos bancos traseiros, elas não ficarão completamente confortáveis.
Renault Duster
Em 2021, o SUV Renault Duster completou 10 anos de comercialização no mercado brasileiro. Atualmente, o modelo está em sua segunda geração e já teve mais de 320 mil unidades vendidas.
Quando foi lançado, ele rapidamente se tornou o principal concorrente do Ecosport, que reinava sozinho no segmento. Desde então, o veículo da marca francesa segue sendo um modelo bastante competitivo em vendas.
Nesse artigo, vamos utilizar como referência o Renault Duster Dynamique 1.6 16v.
Pontos positivos
O Renault Duster tem câmbio manual de 5 marchas, direção hidráulica, tração dianteira e motor 1.6, que chega a 115 cv de potência com média de 15,5 de torque.
O visual do veículo agrada bastante porque remete mais à estética e estilo dos modelos SUVs mais recentes.
Como esse modelo já está fora de linha há alguns anos, é possível adquiri-lo por cerca de R$ 60 mil reais. Assim, é um ótimo custo benefício para quem deseja comprar um SUV usado.
Espaço interno e porta malas
Certamente, o grande destaque do Duster 1.6 é o seu amplo espaço interno, com porta malas ainda mais generoso. São 475 L no bagageiro, o que torna esse carro muito indicado para pessoas que amam viajar.
Outra vantagem em relação a esse aspecto é o espaço interno. Três pessoas se acomodam de forma muito confortável no banco de trás, sem que isso prejudique o conforto do motorista.
Segurança, conforto e equipamentos
O Renault Duster é bem completo em termos de equipamentos, com ar condicionado, ar quente, travas elétricas, regulagem de altura no volante e computador de bordo.
Ainda conta com controle elétrico em todos os vidros, retrovisores elétricos, conexão USB e Bluetooth e outros itens que aumentam o conforto do passageiro.
Seu equipamento de segurança contém airbags frontais, freios ABS, alarmes antifurto, sensores de estacionamento e faróis de neblina.
Pontos negativos
Da mesma forma como no Ecosport, um detalhe ergonômico que pesa negativamente no Renault Duster Dynamique é a localização do estepe. Aqui, ele fica sob a carroceria e também exige um certo esforço para ser manuseado.
Outra semelhança negativa com o concorrente é em relação ao acabamento e montagem de algumas peças, que deixa a desejar.
Por fim, outra desvantagem desse modelo é não contar com kit multimídia.
Renault Duster ou Ecosport: qual é o melhor?
No comparativo entre o Renault Duster e o Ecosport, em nossa opinião, a marca francesa leva a melhor.
Não que o veículo da Ford seja um modelo ruim, longe disso. Na verdade, há muitas semelhanças entre os dois, como na questão do desempenho e consumo, por exemplo.
No entanto, pela soma do visual (que segue bem o estilo utilitário esportivo clássico) com o amplo espaço interno e de bagageiro mais um conjunto de eficientes de equipamentos, itens de segurança e conforto, acreditamos que o Renault Duster é uma opção com melhor custo benefício, especialmente para quem busca um bom SUV de entrada usado.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como distância entre eixos, km/h e ajuste de altura, por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Duster ou TR4 que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Ecosport ou Cruze para descobrir qual é o melhor.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.