Entre os carros usados na categoria de hatches compactos, a dúvida de hoje é sobre levar um Sandero ou Celta para casa.
Na dúvida entre Sandero ou Celta, vale conhecer algumas informações. O Chevrolet Celta, por exemplo, se tornou popular nos anos 2000, projetado para ser um dos carros mais acessíveis e de baixo custo de manutenção.
Infelizmente, com o aumento do preço veio a queda nas vendas e, consequentemente, o fim da era Celta. Ainda assim, pode ser uma excelente opção agora que está fora de linha.
Por outro lado, o Renault Sandero continua com a sua produção ativa, e mesmo os modelos mais antigos ainda persistem entre os seminovos que valem a pena comprar.
Lado a lado, quem se garante como o melhor hatch do mercado nacional: Sandero ou Celta?
Fizemos um comparativo entre os veículos usados desses modelos da Renault e Chevrolet e trouxemos aqui o resultado.
Vamos lá!
Melhor Escolha
O Renault Sandero continua ganhando atualizações, e é um dos carros seminovos que valem a pena comprar
- As baixas rotações do Sandero indicam que ele tem um bom desempenho na pista
- O Sandero é uma das opções de carros altinhos do segmento de hatches
- Tem notas elevadas no teste de impacto do Latin NCAP
Ótimo Custo-Benefício
O Chevrolet Celta se tornou um sucesso em seus primeiros anos e era a união do Vectra e do Corsa
- Apresenta bons índices de consumo de combustível
- Tanque de combustível com capacidade para até 54 litros
- O Celta consegue aguentar o tranco, graças ao seu peso mais leve
Qual o melhor hatch compacto: Sandero ou Celta?
Na briga para saber se é o Sandero ou Celta o melhor hatch usado para comprar, vamos considerar as versões LT 1.0 do Celta e Authentique 1.0 16V do Sandero.
Ambos têm câmbio manual de 5 marchas, direção hidráulica, 4 cilindros em linha cilindrada 999 cm³ e 4 portas.
Primeiramente, algumas informações a cerca desses dois modelos.
O Chevrolet Celta se tornou um sucesso em seus primeiros anos e era a união do Vectra e do Corsa (design e traseira, respectivamente), chegando para brigar com outras versões de entrada do Ford Ka, Fiat Uno e VW Gol.
Com o lançamento do seu motor 1.0, o celta ganhou alterações estéticas para a sua terceira e última geração. À época era um dos seminovos que valiam a pena comprar; hoje, continua sendo uma opção interessante no mercado de usados.
Já o Renault Sandero que continua ganhando atualizações, também é um dos carros seminovos que valem a pena comprar, e hoje bate de frente com o Chevrolet Celta.
Assim como seu rival da nossa lista de hoje, o Sandero também é um dos veículos mais econômicos da categoria e com melhor custo-benefício. Afinal, o preço de ambos é bem similar.
Porém, qual dos dois, Sandero ou Celta, vence o duelo de hoje?
É o que vamos descobrir agora!
Prós e contras do Renault Sandero
Pontos positivos do Sandero
Motorização
Sandero ou Celta, tanto faz, a motorização é bem semelhante, contudo, há uma vantagem para o modelo da Renault.
A potência máxima quando usado gasolina é de 77 cv para os dois, mas o torque é de 10,2 kgfm a 4250 rpm e 9,5 kgfm a 5200 rpm no rival.
As baixas rotações do Sandero indicam que ele tem melhor desempenho na pista, sem precisar pisar tão fundo no acelerador para ter respostas rápidas.
Isso também influencia no consumo, muito embora, tecnicamente, os números estejam abaixo do Celta.
Espaço, porta-malas e Carroceria mais alta
O Sandero é uma das opções de carros altinhos do segmento de hatches. Isso pode ser vantajoso para quem usa o veículo em subidas íngremes e teme ver o “chão” do carro raspar no chão da estrada.
Ele possui altura mínima do solo de 150 mm contra 115 mm do rival – uma diferença enorme! Além disso, se garante na distância entre eixos, com seus 2590 mm contra 2443 mm da distância entre eixos do Celta.
O carro da linha hatch da Renault também é maior no comprimento, com seus 4060 mm contra 3788 mm.
É claro que, quanto maior o carro e mais pesado, maior será o seu consumo. Por isso ambos são considerados econômicos; o Sandero por trabalhar em baixas rotações; e o Chevrolet Celta por ser menor, mais leve e ter maior peso/potência e peso/torque.
Ainda no quesito espaço, o Sandero tem porta-malas de 320 litros contra 260 litros do oponente.
Segurança
Ambos têm airbags e freios ABS, mas somente o Sandero tem notas elevadas no teste de impacto do Latin NCAP.
São 3 estrelas no teste para adultos e 4 estrelas para crianças, enquanto o Celta peca nessa categoria com 1 estrela para adultos e 2 para crianças. Avaliar esses detalhes faz diferença na tomada de decisão.
Pontos negativos do Sandero
Ar-condicionado
Aparentemente, pode parecer supérfluo a preocupação com um dos principais itens de série da maioria dos carros, mas não é.
O ar-condicionado surge como um equipamento necessário, ainda mais em regiões extremamente quentes. Ninguém quer passar sufoco em um engarrafamento, por exemplo.
Nesse sentido, vale considerar o acessório quando comprar um veículo usado, mas no que depender dessa versão do Sandero, você vai precisar desembolsar a parte, já que ele está na lista de opcionais.
Prós e contras do Chevrolet Celta
Pontos positivos do Celta
Peso
O concorrente do Ford Ka e do Fiat Uno é mais leve, pesando 890 kg contra 1013 kg do Sandero. Como o seu peso/potência de 11,41 kg/cv e o peso/torque de 91,8 kg/kgfm são menores do que no oponente, o consumo também é menor, mesmo que os números dizem que não.
Isso ocorre porque, mesmo com todos os ocupantes no carro mais porta-malas cheio, o Celta consegue aguentar o tranco, graças ao seu peso mais leve.
Tanque de combustível
Com 54 litros contra 50 do Sandero, o Chevrolet Celta tem mais vantagem no abastecimento de combustível. Ainda que os números sejam menores, quanto maior o tanque de combustível, menor será o tempo para abastecer.
De todo modo, Sandero ou Celta são econômicos, cada um por sua maneira. Ou seja, o consumo não deve ser o ponto principal da escolha, visto que os dois são bem similares – 10,7 km/l (G) e 11,9 km/l (G), respectivamente.
Pontos negativos do Celta
Itens de série
O Chevrolet Celta 1.0 não vem com alguns acessórios de conforto que equipam o rival, como ajuste do volante em altura, cinto de segurança com ajuste, porta-malas com destravamento remoto e capô sustentado por mola a gás.
Ainda assim, ele traz alguns itens que faltam no Sandero, como vidros elétricos, ar-condicionado e travamento central das portas.
Quem vence, afinal: Sandero ou Celta?
Apesar de termos mostrado poucos pontos positivos do Celta frente ao Sandero, ambos são acessíveis em seus preços, tanto no valor final do veículo quanto no preço do seguro.
A manutenção também é de baixo custo com boa disponibilidade de peças em estoque.
Porém, considerando a segurança e o espaço interno, a melhor escolha fica para o Renault Sandero.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Peugeot 206 ou Celta que fizemos aqui no blog.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.