Vale a pena comprar um Celta ou Prisma da marca Chevrolet? Trouxemos um comparativo entre as duas versões da linha 2012 da General Motors para você que deseja comprar um carro barato.
Ambos estão custando entre R$ 25 mil a R$ 30 mil, têm a mesma motorização 1.0 bicombustível VHCE de 78 cavalos, garantia de 1 ano, mas algumas diferenças.
De um lado, o hatch Chevrolet Celta, um dos carros mais populares do mercado brasileiro, devido ao preço, baixo custo de manutenção e boa economia.
De outro, o sedã Chevrolet Prisma, que segue a linha do Celta e também é bom de vendas tanto quanto de revenda, apesar dos pesares que veremos a seguir.
Entre os populares da General Motors, quem se sai melhor: Celta ou Prisma?
Acompanhe essa disputa e confira se teremos um vencedor no comparativo de hoje.
- Se o que você procura é um bom preço em carros populares, o Chevrolet Celta sai mais em conta
- Surpreende pela folga nas pernas para quem vai no banco de trás
- Possui abastecimento flex e seu tanque de combustível tem capacidade para 54L
- Se trata de um modelo econômico, o que é indispensável para um semi-novo
- Acoplado com versões de câmbio automático e manual de 6 marchas
- Porta-malas com capacidae para até 439 litros
Qual o melhor carro da Chevrolet: Celta 2012 ou Prisma LS?
Colocamos o Celta e Prisma da linha 2012 lado a lado para saber qual desses populares é o melhor carro usado para comprar.
Eles ganharam pequenas mudanças para o seu motor 1.0 em 2012, como um visual mais bonito e mimos no acabamento interior, como um porta-objetos maior, mas não resistiram à modernidade de outros modelos.
Ambos, por exemplo, não contam com freios ABS, airbags, muito menos com controle de tração e estabilidade. Os dois primeiros passaram a vigorar como obrigatórios a partir de 2014, enquanto os outros dois serão obrigatórios em 2024 para novos carros fabricados.
Por isso, eles não entram em nossa análise de hoje, para sermos mais justos.
Entre as semelhanças, temos a potência de 78 cavalos, já que possuem o mesmo motor e a gravatinha com a logotipo dourada na grade dianteira da Chevrolet, atendendo à nova regra global da fabricante GM.
Além disso, os dois modelos da Chevrolet têm câmbio manual de 5 marchas, tanque de combustível com capacidade de 54 litros e a mesma distância entre eixos (2443 mm).
Os preços também são similares, tanto o valor de aquisição (na faixa dos R$ 26 mil) quanto o valor do IPVA (isso também depende da região do Brasil, podendo ser mais barato em São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo), são mais econômicos.
Como ambos não são exemplos de carros com bons itens de série (ao menos eles trazem banco traseiro rebatível), sobra falar apenas da lista de opcionais que o Celta e Prisma compartilham:
- Ar-condicionado;
- Vidros elétricos dianteiros;
- Travamento central das portas.
Não é à toa que tanto o Celta ou Prisma aderiram à aposentadoria, já que existem outros veículos de entrada que dão conta do recado.
Entretanto, quem não dispõe de mais recursos financeiros, pode optar por um desses modelos da fabricante.
Vamos conferir!
Prós e contras do Chevrolet Celta 2012
Pontos positivos do Celta
Potência
Mesmo tendo o mesmo motor 1.0 e os mesmos números de potência (78 cv) e torque (9,7 kgfm a 5200 rpm), ele consegue ir de 0 a 100 km/h em 13,4 s contra 14,3 s do veículo concorrente.
Talvez por ser mais leve, cerca de 30 kg menor, e ter um porta-malas pequeno isso acaba deixando o carro mais rápido. No entanto, sua velocidade máxima é inferior, ainda que seja uma diferença pífia (161 contra 164 km/h).
Pontos negativos do Celta
Desempenho
O desempenho entre o Celta e Prisma não é igual só por conta de suas semelhanças no motor e no câmbio. Enquanto o Celta tem direção não assistida, o Prisma em 2012 já trazia a direção hidráulica.
Um câmbio manual associado a uma direção não assistida, isto é, manual, obriga o motorista a empregar mais força para movimentar o volante.
Essa falta de recurso para tornar a direção mais leve e confortável é um ponto negativo tão ruim quanto a falta de acessórios obrigatórios, como os freios ABS.
segurança
Como se não bastasse a falta de equipamentos de segurança no modelo 2012 do Celta, as mudanças para essa versão não contemplaram a avaliação nos testes de impacto.
Segundo o Latin NCAP, responsável por testar a segurança dos carros, o Celta recebeu nota 1 na proteção para adultos e nota 2 para crianças.
Sim, é um dos carros com preços populares, muito bom de vendas e que tem um carinho especial dos fãs, mas nos dias de hoje fica mais difícil optar por ele.
Prós e contras do Chevrolet Prisma LS
Pontos positivos do Prisma
Consumo
A explicação para o Prisma estar à frente do Celta no quesito média de consumo está na direção hidráulica, muito comum nos carros vendidos no Brasil.
Esse modelo da GM faz 7,5 km/l na cidade (contra 7,6 do Celta) e 9,1 km/l na estrada (contra 8,7 do rival), ambos usando etanol.
Espaço e porta-malas
O Prisma também é mais espaçoso. Apesar de ambos terem a mesma distância entre eixos, o Prisma ganha vantagem por ser maior no comprimento (4127 mm contra 3788 mm), na largura (1645 mm contra 1626 mm) e na altura (1463 mm contra 1429 mm).
Além disso, impressiona com o seu porta-malas gigante perto do irmão: 439 contra 260 litros. Um bom carro para acomodar 5 pessoas mais a bagagem.
Pontos negativos do Prisma (e que também comprometem o Celta)
Itens de série e conforto
É um pouco difícil falar dos pontos negativos desse sedã, já que ele se mostrou bem mais interessante até agora e a falta de itens de série se repete no Celta.
Então, nessas duas versões da marca Chevrolet você vai sentir falta do ar-condicionado, airbags e outros produtos automotivos que já se tornaram comuns em diversos outros carros.
É também importante frisar que o Celta ou Prisma têm problemas na dirigibilidade, já que o volante é torto, comprometendo o conforto. Fora que a GM não corrigiu um problema crônico do Celta Prisma: o ruído do motor.
Afinal, quem vence a disputa entre carros da Chevrolet: Celta ou Prisma?
Por ser mais seguro, ter bom espaço e economia de combustível, o melhor entre Celta ou Prisma é apostar no Chevrolet Prisma.
Ambos passaram por mudanças no visual para se manter entre os compactos mais vendidos do segmento.
No caso do Celta, há uma grade na frente, com uma gravatinha dourada da marca fixada ao centro, e novo desenho das calotas. Além disso, o veículo ganhou bancos e volante com novo desenho, e um painel iluminado no tom Ice Blue.
Já o Prisma tem visual mais moderno, com uma barra cromada na traseira e uma grade do radiador larga na frente.
No mais, ambos têm um bom acabamento interno, visual bonito dentro do esperado da marca e preços que partem de R$ 26 mil (podendo encontrar valores mais baratos).
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série.
Fazer um test drive em ambos os modelos, se possível, também é uma forma de tomar uma decisão mais assertiva.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Virtus ou Prisma que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Celta ou Fiesta Hatch para descobrir qual é o melhor.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.