Em um comparativo entre o Sandero ou Palio, você sabe qual dos dois carros tem melhor custo-benefício de compra?
Nesse artigo, vamos analisar as características de ambos os veículos para chegar a um veredicto.
Apesar de terem algumas estruturas bastante semelhantes, há diferenças importantes entre os modelos da Fiat e da Renault.
O comparativo será feito com o Palio 2017, um dos últimos a serem lançados pela marca italiana, com a versão mais recente do Sandero.
Ótimo Custo-Benefício
O Fiat Palio chegou ao Brasil no ano de 1996 e a ideia da montadora italiana era que ele se tornasse o substituto do Uno
- Possui câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira e direção hidráulica
- Apresenta computador de bordo, farol de neblina, ar condicionado, travas elétricas e volante com regulagem de altura
- Velocidade máxima de até 190 km/h e realiza o teste de aceleração de 0 a 100 em menos de 10 segundos
Melhor Escolha
Possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas
- Além de espaçoso, também há uma boa distribuição do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros
- Possui ar condicionado automático
- Possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros
Fiat Palio Essence 1.6 16v
O Fiat Palio chegou ao Brasil no ano de 1996 e a ideia da montadora italiana era que ele se tornasse o substituto do Uno.
Outro objetivo da empresa era que ele fosse o concorrente direto do Gol, que era um sucesso de vendas da Volkswagen. No entanto, apenas no ano de 2014 o Palio conseguiu ultrapassar seu rival direto, sendo o veículo mais vendido daquele ano.
Produzido na cidade de Betim, em Minas Gerais, ao longo de sua história o Palio teve mais de 3 milhões de emplacamentos no país.
Em 2018, a Fiat decidiu que o modelo sairia da sua linha de montagem. Portanto, a versão 2017 Essence 1.6, que integra as mais recentes, será a analisada no artigo.
Pontos positivos
O hatch veterano chegou ao mercado com algumas adições de equipamentos e mudanças discretas no visual, como as faixas laterais.
Contudo, outras características também se somam de forma positiva ao resultado final. Ele possui câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira e direção hidráulica.
Preços
O preço é uma delas. Atualmente, é possível adquirir uma das versões da última linha de Fiat Palio produzida no Brasil por valores que ficam entre R$ 40 e R$ 50 mil reais.
Desempenho e consumo
O Fiat Palio conta com motor 1.6, com potência de até 117 cv e média de 16 de torque.
Consegue atingir uma velocidade máxima de até 190 km/h e realiza o teste de aceleração de 0 a 100 em menos de 10 segundos. Assim, ele tem um ótimo desempenho para um veículo desse segmento.
O mesmo ocorre em relação ao consumo de combustível. Com motor flex, é possível abastecê-lo tanto com álcool quanto gasolina.
Então, ele tem um consumo interessante, que fica abaixo de 9 km/l na cidade e por volta de 11,5 km/l na estrada.
Equipamentos e conforto
O Fiat Palio apresenta computador de bordo e farol de neblina. Ele ainda conta com ar condicionado, travas elétricas e volante com regulagem de altura.
Em relação aos equipamentos de segurança, o veículo conta com airbags para o motorista e passageiros, alarmes e freios ABS.
Pontos negativos
Ainda no quesito de segurança, vale comentar que o Palio não conta com airbag lateral, um item bastante presente em outros veículos hatches concorrentes.
Espaço interno e porta malas
O visual do veículo não mudou muito, nessa última versão, em comparação aos lançamentos anteriores. Em relação ao espaço interno, o modelo não apresentou grandes mudanças, apenas ficou mais escurecido.
O tamanho do porta malas também deixa a desejar, visto que outros carros semelhantes apresentam volume maior.
Kit multimídia
Outra ausência importante dessa versão do Fiat Palio é o kit multimídia, um item cada vez mais valorizado pelos motoristas. No entanto, o veículo conta com CD player, entrada USB e rádio AM/FM.
Renault Sandero Stepway
Curiosamente, o Renault Sandero também saiu de linha, após 15 anos no mercado. Isso é uma consequência do reposicionamento que a marca pretende realizar na América Latina.
O modelo nasceu em 2007 e foi apresentado no Salão de Frankfurt integrando a divisão de baixo custo da empresa. Ainda nesse ano, o carro chegou ao Brasil. A ideia da Renault era que ele fosse oferecido como uma opção acima do Clio nacional.
A segunda geração do modelo chegou à Europa em 2012, e no Brasil em 2014. Um dado interessante é que o Stepway primeiro foi lançado apenas como versão, com uma proposta mais aventureira.
No entanto, ele passou a ser tratado como modelo próprio em 2017 e se tornou o único sobrevivente da linha Sandero no país.
Pontos positivos
A versão mais recente do Renault Sandero Stepway 1.0 manteve o mesmo visual aventureiro das versões anteriores, que tem boa aceitação entre os consumidores.
As lanternas com acabamento mais escuro e o para-choque com refletores tornam o visual um pouco mais sofisticado.
Além disso, o veículo possui câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira e direção hidráulica.
Desempenho
O desempenho do veículo com motorização 1.6 é satisfatório. Ele chega a 118 cv de potência com 16 de torque. Ademais, atinge a velocidade máxima de 177 km/h e realiza o teste de aceleração de 0 a 100 em 10 segundos.
Espaço interno e porta malas
Um dos principais diferenciais desse modelo com pegada mais aventureira é em relação ao seu espaço interno, que é bastante satisfatório. Isso vale especialmente para o porta malas, que tem um ótimo tamanho com 320 L.
Equipamentos, segurança e multimídia
O Renault Sandero apresenta computador de bordo, farol de neblina, ar condicionado, travas elétricas e volante com regulagem de altura.
Em relação aos equipamentos de segurança, o veículo é bastante completo. Conta com três conjuntos de airbags, além de alarmes e freios ABS.
Outro destaque positivo é a central multimídia Media Evolution, que tem suporte da Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda entrada USB.
Pontos negativos
O ponto negativo do Renault Sandero fica em relação ao consumo de combustível. O motor 1.6 flex apresenta uma média de consumo de gasolina bem acima do que o correspondente de etanol.
O consumo na cidade, por exemplo, tem uma diferença de quase 4 km/l a mais para a gasolina. Então, de modo geral, o motorista consegue obter um custo benefício maior com o álcool do que com a gasolina.
Outro ponto que pode pesar para alguns consumidores é em relação ao preço. Seus valores custam a partir de R$ 80 mil até quase R$ 108 mil.
Para alguns clientes em potencial, pode ser um valor considerado alto para um modelo hatch.
Entre Sandero ou Palio, qual o melhor?
De modo geral, os dois automóveis possuem características bastante semelhantes em termos de estrutura, desempenho e equipamentos.
Contudo, o Renault Sandero apresenta algumas vantagens em relação ao espaço de porta malas, itens de segurança, multimídia e visual.
Por isso, nesse comparativo, achamos que o veículo francês leva a melhor.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Analise todos os pontos mais importantes para você, como distância entre eixos, vidros elétricos, tipo de câmbio e mais aspectos.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Agile ou Sandero que fizemos aqui no blog.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.