Seguradora Zurich é Boa? É Confiável? Análise Detalhada para Tirar suas Dúvidas

16 SEGURADORAS
Minuto Seguros
A Minuto é a maior corretora de seguro auto do país e a maior do segmento online.
PONTOS POSITIVOS:
  • Mais de 740.000 seguros vendidos
  • 16 Corretoras
  • Personalização
Minuto Seguros
Cote com até 16 seguradoras!

Quer descobrir se realmente a seguradora Zurich é boa? Veja quais são e como funcionam seus serviços, prós e contras dessa empresa e então tire suas conclusões.

O que é a Zurich Brasil Seguros?

A Zurich Seguros é uma multinacional de origem suíça, que atua no Brasil desde 1984. Apesar disso, ela tem uma trajetória mais longa, pois sua fundação foi em 1872.

Hoje em dia, a instituição tem mais de 55 mil funcionários e opera em cerca de 215 países. Então, trata-se de uma companhia com sólida presença no mercado internacional. Essa empresa tem sede em Minas Gerais e escritórios em São Paulo.

No Brasil, a Zurich oferece uma série de serviços para pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, ela atende a diferentes perfis, do público geral e pequenas empresas até multinacionais.

Assim, além de seguro para carros, ela tem, por exemplo, o mesmo para:

  • Imóveis;
  • Equipamentos, eletrônicos e portáteis;
  • Seguro de vida;
  • Patrimônio;
  • Riscos financeiros.

Os clientes também podem contratar alguns benefícios adicionais, como a extensão de quilômetros do reboque 24 horas.

Por outro lado, qualquer cobertura de seguro auto tem alternativas flexíveis de contratação.

Agora, continue na leitura para descobrir mais pontos sobre a empresa e decidir se a seguradora Zurich é boa.

Seguro auto para pessoas físicas da seguradora Zurich

Com a Zurich Seguros, os segurados podem pagar em até 10 vezes sem juros. Ainda, há descontos nos consertos em oficinas parceiras.

Quem contratar essa empresa tem assistência 24 horas e direito a um carro reserva. Dessa maneira, é possível ter um veículo mesmo quando o seu estiver na oficina.

Nos planos mais básicos de seguro de carro, há cobertura de Responsabilidade Civil de Veículos. Em outras palavras, o contratante garante o benefício a terceiros em acidentes. Por exemplo, em uma batida, qualquer pessoa ferida, fora do carro, se beneficia do RCV.

Outra cobertura incluída nos produtos da Zurich é o Acidentes Pessoais aos Passageiros (APP). Com esse serviço, a companhia oferece indenização por morte ou invalidez de qualquer indivíduo que esteja dentro do veículo.

Cobertura para carros elétricos e híbridos da Zurich

A Zurich Seguros tem serviços especiais para veículos de qualquer marca, elétricos ou híbridos, que são aqueles que funcionam com motor a combustão e eletricidade.

Essa seguradora tem parceria com oficinas com foco nesse tipo de carro, em todo o Brasil. Isso porque eles precisam de alguns cuidados especiais, sobretudo com respeito à bateria.

Um benefício que se destaca é a cobertura contra roubo ou furto de cabos. Assim, o usuário se previne de não poder carregar a bateria do automóvel.

Enfim, outro diferencial nesse tipo de seguro é a assistência 24 horas. Em vez do atendimento comum, o cliente tem uma atenção personalizada, que a empresa chama de “concierge”.

Proteção Carta Verde da seguradora Zurich

Aqueles que viajarem de carro para Argentina, Uruguai ou Paraguai podem contratar a Zurich Seguros. Ela oferece a Carta Verde, que é um documento obrigatório para circular no Mercosul.

Esse tipo de seguro cobre a terceiros em acidentes e é diferente do tradicional. Desse modo, ainda que seu seguro tenha cobertura nesses países, é necessário ter Carta Verde.

A proteção garante indenização em caso de:

  • Danos materiais ou corporais;
  • Morte;
  • Invalidez permanente;
  • Gastos médicos e hospitalares;
  • Advogados ou processos judiciais.

O documento não é necessário caso o viajante decida alugar um carro nesses países. Então, o turista pode escolher uma das opções de seguro na própria locadora.

Cobertura básica da Zurich Seguros

Os planos de cobertura básica da Zurich Seguros incluem o RCV e o APP. Além disso, existem alternativas específicas, de acordo com a necessidade do segurado.

É possível combinar seguro contra roubo, incêndio e colisões. Ou seja, você pode optar por duas delas ou pelas três, exceto somente roubo e colisão juntos.

Outra opção é a de indenização total por batidas, roubos, furtos ou incêndios. No entanto, esse produto é válido para perdas que chegam ou superam 75% do valor do contrato.

Quais são as coberturas opcionais da Zurich?

A Zurich Seguros tem serviços adicionais em proteção para automóveis. Por exemplo, o pagamento do aluguel de um veículo de uma semana a 30 dias.

Também está disponível o conserto ou substituição de partes quebradas ou trincadas. Ainda, há dois tipos de reembolso que você pode contratar.

Em primeiro lugar, o de indenização a terceiros por danos morais. Depois, gastos em processos judiciais.

Outra alternativa de cobertura adicional é a extensão para incluir danos corporais. Dessa forma, o seguro cobre dependentes, empregados e sócios do segurado, entre outros.

A Zurich Seguros oferece, ainda, a alternativa de indenizar o cliente com o valor do carro 0 km por seis meses. Por último, isenção da franquia quando as perdas passam do valor que consta na apólice.

Zurich seguros para empresas

Pessoas jurídicas podem contratar a Zurich Seguros para frotas com dois veículos ou mais. Assim, como no seguro auto, há opções flexíveis, segundo as necessidades do cliente.

A seguradora oferece consultorias especiais para ajudar a empresa a entender os riscos que enfrenta. Desse modo, ela pode ter em conta o que mais pode afetar seus lucros.

Contudo, em geral, as coberturas são similares ao produto para pessoa física.

O serviço pode ficar no nome da empresa ou de seus sócios. Além disso, ele atende a frotas com até 30 carros de passeio, vans, entre outros.

Avaliações da Zurich Seguros

Para entender se a Zurich é realmente boa, confira, em seguida, diferentes índices. Dessa forma, você poderá ter em conta a avaliação segundo os clientes da companhia.

Superintendência de Seguros Privados

A SUSEP é um órgão oficial do governo federal que integra o Ministério da Economia. Ela é responsável por regular e fiscalizar seguros, resseguros, previdências privadas e capitalizações.

Todos os anos, a instituição divulga dados de reclamações de várias companhias atuantes no país. Para isso, ela calcula um índice dividindo o número de queixas pelo de arrecadação.

Em 2020, a Zurich ficou na 21ª posição de 69. Por outro lado, ela recebeu 822 reclamações e um índice de 0,18.

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site que media conflitos entre consumidores e empresas. A plataforma existe há mais de 20 anos e mostra a reputação de diversas companhias. Tudo com base nas avaliações de clientes.

Atualmente, a Zurich tem 8,3 pontos nas críticas, o que o site considera ótimo. Além disso, 73,3% das pessoas que reclamaram voltariam a fazer negócio com a empresa.

96,4% dos usuários obtiveram resposta e a nota do consumidor é 7,55. Em 2021, a seguradora recebeu indicação ao prêmio Reclame Aqui, na categoria “Seguros em geral”.

Prós e contras da Zurich

Para encontrar o serviço ideal é preciso levar em conta os fatores positivos e negativos. Portanto, agora que você já viu como são as coberturas do seguro auto da Zurich, confira os prós e contras da seguradora.

Prós da Zurich

Embora a história da Zurich no Brasil tenha começado em 1984, a empresa é antiga. Ou seja, ela tem bases sólidas e expertise quando o assunto é avaliação de riscos.

Outro ponto positivo é a quantidade de alternativas de coberturas básicas. Assim, o cliente pode escolher a opção que melhor se encaixa em suas necessidades.

Por último, a facilidade na hora de contratar e pagar o seguro é uma vantagem. Isso porque, é possível fazê-lo online e quitar em parcelas sem juros.

Contras da Zurich

A maior reclamação dos clientes da Zurich diz respeito ao contato com a empresa.

Segundo a avaliação dos usuários do Reclame Aqui, a companhia demora a responder. Ou seja, ao reportar um sinistro, os clientes não ficaram satisfeitos com o atendimento.

Mas, segundo dados do mesmo site, a seguradora respondeu a mais de 95% das queixas. Ainda que os clientes tivessem que entrar em contato e reclamar por esse meio.

Afinal, a empresa de seguros Zurich é confiável?

Com mais de 100 anos de história e atuação internacional, a Zurich é uma das empresas de seguros mais confiáveis do mercado. Tendo em conta as opiniões dos usuários, ela vem alcançando boas posições nos rankings.

Por um lado, seus índices de reclamações não são os mais alarmantes do setor. Por outro lado, ela não entra nas listas de melhores seguradoras, pois não recebe as notas mais altas.

Olhando seu histórico recente, a empresa está melhorando sua performance. Pelo menos no que diz respeito às opiniões de clientes.

Isso porque sua pontuação foi de 6,9 (regular), em 2019, aos atuais 8,3. Concorrentes como a Marítima e a Itaú Seguros apresentam melhores custos-benefícios, por exemplo.

Além disso, são consideradas mais confiáveis e possuem menos queixas.

Assim, pode-se dizer que a seguradora Zurich é boa, mas ainda não é excelente. Vale a pena pesquisar outras opções antes de tomar uma decisão.

Confira tambémSeguro Auto Itaú é bom? É Confiável? Análise Detalhada para Tirar suas Dúvidas