Está em dúvidas entre o Spin ou Ecosport? Então, chegou ao lugar certo!
Neste artigo, você vai encontrar um comparativo completo entre o SUV compacto da Ford e a minivan da Chevrolet para te ajudar nessa escolha.
Melhor Escolha
Minivan produzida pela Chevrolet, que se destaca pela sua versatilidade de uso, com opção de configuração de sete ou oito lugares
- Velocidade máxima de até 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, o que o torna uma opção dinâmica e ágil
- O Spin possui vários porta-objetos estrategicamente colocados no interior
- Possui assentos traseiros reclináveis e deslizantes, permitindo ajustar o espaço de acordo com as necessidades de cada passageiro
- Sistema multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas e conectividade Android Auto e Apple CarPlay
- Média de 8,3 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, e 11,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina
- Airbag duplo frontal, assistente de partida em rampas, volante multifuncional (ajuste de altura e profundidade)
Spin ou Ecosport
Ford Ecosport e Chevrolet Spin são duas opções incríveis do mercado de veículos. Mas, qual deles vale mais a pena comprar?
É preciso escolher com atenção. Para isso, vamos analisar os prós e contras de cada modelo, sua disponibilidade no mercado, os principais detalhes e informações com base nas avaliações dos compradores e, assim, fornecer um veredito sobre qual, em nossa opinião, é a melhor opção de compra.
Boa leitura!
Chevrolet Spin
O Chevrolet Spin é uma minivan de qualidade lançada pela GM ainda em 2012 e que domina atualmente esse mercado no Brasil, após o encerramento do Fiat Doblò, que também era produzido por aqui até 2021.
O veículo é um dos poucos sobreviventes da categoria, se destacando por oferecer até 7 lugares, mas por ter preços mais acessíveis que SUVs grandes.
Atualmente, a linha conta com 5 versões:
- Chevrolet Spin 1.8LS AT
- Chevrolet Spin 1.8 LTZ AT
- Chevrolet Spin 1.8L Premier AT
- Spin Activ 1.8L AT
- Spin 1.8L Activ7 AT
Pontos positivos do Chevrolet Spin
Motor
Todas as versões do Chevrolet Spin contam com um motor 1.8 litros SPE/4 ECO Flex de 4 cilindros, conseguindo entregar um ótimo desempenho.
O propulsor entrega 111 cavalos de potência, com um torque de 16,8 kgfm na gasolina e 17,7 kgfm no etanol, acoplado a um câmbio automático de 6 velocidades.
Assim, consegue sair de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e alcançar a velocidade máxima de 173 km/h.
Amplo espaço interno
Com opções para 5 ou então 7 pessoas, o que não falta no Spin é espaço interno, sendo esse um dos seus grandes diferenciais.
Seu porta-malas, por exemplo, tem capacidade para 710 litros, podendo chegar até os 1.668 litros quando os bancos estão rebatidos: o maior da categoria.
Outro destaque fica por conta do sistema de movimentação dos bancos da segunda fileira, que podem mover até 11 centímetros (para trás ou para frente).
Assim, amplia-se consideravelmente o espaço para os ocupantes da própria fileira, da terceira fileira ou então do porta-malas.
Equipamentos
- Airbag duplo
- Direção elétrica progressiva
- MyLink 7”
- OnStar
- Luz de posição (LED)
- Assistente de partida em rampas
- Volante multi-função
- Computador de bordo
- Controle de cruzeiro
- Faróis com sistema de acendimento automático
- Farol de neblina
- Sensor de chuva
- Sensores de estacionamento traseiro
- Câmera de ré
- Regulagem na altura da direção
- Vidros elétricos
- Apple CarPlay
- Android Auto
- Ar-condicionado
Preço
Levando em consideração os veículos de passeio com 7 lugares, o Chevrolet Spin é o carro mais barato do Brasil:
- Chevrolet Spin 1.8LS AT – a partir de R$ 107.750
- Chevrolet Spin 1.8 LTZ AT – a partir de R$ 117.750
- Chevrolet Spin 1.8L Premier AT – a partir de R$ 130.290
- Chevrolet Spin 1.8L Activ AT – a partir de R$ 127.850
- Chevrolet Spin 1.8L Activ7 AT – a partir de R$ 132.950
Pontos negativos do Chevrolet Spin
Consumo
Por ser uma minivan e buscar outros atributos para o seu público, o Spin não é um carro tão econômico assim:
- Na cidade ele faz 7,1 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina
- Já na estrada, seu consumo é de 8,3 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina
Ford Ecosport
Lançado no ano de 2003, o Ford Ecosport é pioneiro no segmento SUV compacto e conseguiu um bom destaque enquanto esteve em produção por aqui.
Atualmente, o modelo não é mais produzido, tendo sua linha encerrada após o fechamento das fábricas Ford no Brasil, em 2021.
Em seu último ano de fabricação, porém, o Ecosport chegou com 7 versões:
- EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2021
- EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021
- EcoSport SE Direct 1.5 Flex 5p Aut. 2021 (PcD)
- EcoSport FREESTYLE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2021
- EcoSport FREESTYLE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021
- EcoSport STORM 2.0 4WD 16V Flex 5p Aut. 4×4 2021
- EcoSport TITANIUM 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021
Pontos positivos do Ford Ecosport
Motor
A grande maioria das versões do Ford Ecosport contam com o motor 1.5 de 3 cilindros.
Esse propulsor é capaz de gerar 137 cv de potência no etanol, e 130 cv na gasolina, a 6.500 rpm.
Quanto ao torque, ele chega a 15,6 kgfm (gasolina) e 16,2 kgfm (etanol), alcançados a 4.500 rpm em ambos os casos.
Assim, o veículo consegue alcançar a velocidade máxima de 180 km/h e sair de 0 a 100 km/h em cerca de 11,8 segundos.
Vale lembrar que, nas versões 1.5, o câmbio pode ser tanto o manual de 5 velocidades ou o automático de 6.
Já o motor 2.0 entrega 176 cv (etanol) e 170 cv (gasolina), dispondo ainda de tração nas quatro rodas, e sendo equipado com um câmbio automático de 6 velocidades.
Equipamentos
- Controle de tração e estabilidade
- Airbag duplo
- Assistente para partida em subidas
- Volante multifuncional
- Ajuste da profundidade e altura do volante
- Ajuste da altura do banco do motorista
- Vidros elétricos
- Ar-condicionado,
- Sistema SYNC 3 6,5”
- Apple CarPlay
- Android Auto
- Computador de bordo
Preço
Por já estar fora de linha, o Ecosport tem preços mais atrativos que o Spin 0 km:
- EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2021 – preço médio de R$ 80.042,00
- EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021 – preço médio de R$ 81.440,00
- EcoSport SE Direct 1.5 Flex 5p Aut. 2021 (PcD) – preço médio de R$ 83.418,00
- EcoSport FREESTYLE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2021 – preço médio de R$ 86.732,00
- EcoSport FREESTYLE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021 – preço médio de R$ 89.519,00
- EcoSport STORM 2.0 4WD 16V Flex 5p Aut. 4×4 2021 – preço médio de R$ 92.614,00
- EcoSport TITANIUM 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021 – preço médio de R$ 94.733,00
Pontos negativos do Ford Ecosport
Espaço interno
Com um porta-malas de 356 litros e capacidade para 5 ocupantes, o espaço interno é um ponto negativo em relação ao Spin.
Spin ou Ecosport: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, Spin e Ecosport são opções que apresentam características um pouco distintas.
Nesse caso, para quem está em busca de um veículo espaçoso, com até 7 lugares, o Spin é a melhor alternativa.
Já para quem prefere um design mais arrojado e com mais potência, mesmo sem tanto espaço interno, seu veículo pode ser o Ecosport.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Grand Livina ou Spin que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Spin ou Doblo para descobrir qual é o melhor.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.