Entre o Taos ou Corolla Cross, qual dos dois é o SUV médio com melhor custo benefício para o consumidor?
Nesse comparativo, vamos analisar os dois principais concorrentes do líder do segmento (o Jeep Compass) e identificar suas semelhanças e diferenciais, de modo a chegar a um veredito sobre qual é o melhor.
Ótimo Custo-Benefício
O Corolla Cross tem como uma das suas forças o nome imponente da sua marca, fortemente associada à conforto e confiabilidade
- Conta com um motor flex aspirado de combustão interno 1.8 e dois motores elétricos, sendo um gerador e outro de tração
- Na cidade, o consumo do Cross fica em torno de 13 a 18 km/l, enquanto nas rodovias a média está entre 14 e 17 km/l
- O visual interno do Toyota é bastante agradável e diferenciado
Melhor Escolha
O Taos Highline oferece uma ótima dirigibilidade aos seus motoristas e acomoda bem todos os ocupantes
- Equipado com motor flex 1.4 turbo, que chega a 150 cv e 27,5 kgfm
- De modo geral, o Taos Highline é um carro muito prazeroso de dirigir
- O banco do motorista do Taos é mais anatômico e apresenta uma regulagem lombar
Concorrentes no disputado mercado de SUVs
Pela primeira vez na história, em 2021, os veículos do tipo SUV superaram a venda dos modelos hatches no mercado automotivo brasileiro. Esse dado não surpreende porque, atualmente, a carroceria SUV é a mais disputada no mundo.
Isso ocorre por uma série de fatores, como praticidade, visual do seu design, posição de dirigir, espaço interno, além do pacote de tecnologia e equipamentos que os carros geralmente incluem.
Assim, os veículos SUVs se tornaram mais acessíveis ao público em geral e seguem em alta nas vendas.
Foi exatamente dentro desse contexto em alta dos SUVs que tanto a Toyota quanto a Volkswagen lançaram, respectivamente, o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos.
O objetivo de ambas as montadoras era fazer frente a um outro concorrente, que é o atual líder em vendas no segmento de utilitários esportivos médios. Trata-se do Jeep Compass.
Por muitos anos, o carro reinou absolutamente sozinho no Brasil. Contudo, a chegada do Corolla Cross e do VW Taos no mercado, com características bem semelhantes ao modelo da Jeep, conseguiu aumentar a competitividade.
Em termos de vendas, o Toyota Corolla Cross apresenta um desempenho bastante satisfatório, se tornando o modelo mais vendido da fabricante japonesa.
Ele supera, inclusive, seu irmão sedã, que sempre obteve ótimo desempenho no mercado automotivo em nosso país.
Já o VW Taos, no entanto, ainda tem um desempenho de vendas abaixo do esperado. Atualmente ele é o quinto mais vendido dentro da categoria de utilitários esportivos médios.
Questões comerciais entre Brasil e Argentina fazem parte do entrave, que impede que o veículo da Volkswagen deslanche no comércio.
Se em relação às vendas o veredito já é claro, em relação à outras características, entre o Taos ou Corolla Cross, qual leva a melhor?
Vamos analisar abaixo, em um comparativo completo, o Toyota Corolla Cross XrX e o VW Taos Highline.
Toyota Corolla Cross XrX
Com preço médio de saída de cerca de R$ 190 mil reais, o Corolla Cross tem como uma das suas forças o nome imponente da sua marca, fortemente associada à conforto e confiabilidade.
Vejamos quais são as principais características da versão Toyota Corolla Cross XrX.
Pontos positivos
A análise dos pontos positivos do veículo não pode iniciar por outro ponto que não seja a sua motorização híbrida. Isso é um diferencial grande, visto que é o único da categoria no Brasil que apresenta esse tipo de motor.
Assim, ele conta com um motor flex aspirado de combustão interno 1.8 e dois motores elétricos, sendo um gerador e outro de tração.
Enquanto o flex consegue atingir 101 cv de potência, os dois elétricos alcançam 72 cv e 16,6 kgfm. O carro convida o motorista a ter uma direção leve.
Outro ponto de destaque positivo é em relação ao consumo, especialmente ao rodar no modo elétrico. Rodando na cidade, o consumo do Cross fica em torno de 13 a 18 km/l, enquanto nas rodovias a média está entre 14 e 17 km/l.
O carro tem um bom acabamento. Além disso, o visual interno do Toyota é bastante agradável e diferenciado, com forração de cor mais clara nos bancos e forros de portas.
Em termos de equipamentos, o veículo japonês é bastante completo. Possui ar condicionado digital, bancos com regulagens, retrovisores elétricos, além de sistema multimídia e portas USB.
Pontos negativos
Apesar de ter um motor de tração a mais, o desempenho nos testes de aceleração, no entanto, apresenta resultados piores que o seu concorrente analisado aqui.
O Corolla Cross realiza o teste de aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 12 segundos, e os testes de retomada também têm índices piores.
O comportamento dinâmico do Cross é apenas razoável, com seu eixo de torção na suspensão traseira. Apesar de ter menor altura do solo do que o VW, ele é menos estável que o concorrente.
Ele perde em comprimento para o carro da Volkswagen, o que também gera uma diferença perceptível em relação ao espaço interno do veículo.
O porta malas do Corolla Cross não tem um tamanho pequeno em relação a um veículo da categoria. No entanto, com sua capacidade de 440 L, ele perde por mais de 50 L em diferença para o carro alemão. A sua carga útil também é inferior.
Um detalhe negativo no Corolla Cross em relação aos itens de equipamentos se refere ao ar condicionado. A identificação ruim dos comandos torna o acionamento com o carro em movimento mais complexo.
VW Taos Highline
Com o preço de saída que fica próximo a R$ 182 mil reais, o Taos Highline oferece uma ótima dirigibilidade aos seus motoristas e acomoda bem todos os ocupantes.
Vamos ver quais são seus outros pontos de destaque.
Pontos positivos
Esse modelo Volkswagen é equipado com motor flex 1.4 turbo, que chega a 150 cv e 27,5 kgfm.
Ele realiza os testes de aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos, o que é um bom desempenho para um motor 1.4. Além disso, ele também apresenta bons números nos testes de retomada.
De modo geral, o Taos Highline é um carro muito prazeroso de dirigir.
Isso se deve bastante à sua suspensão traseira multilink e ao seu conjunto de direção/suspensão, que geram pouca inclinação na carroceria. Ele tem mais altura de solo, contudo, é mais estável.
O banco do motorista do Taos é mais anatômico e apresenta uma regulagem lombar. Assim, ao colaborar para que a pelve se mantenha em posição correta enquanto se dirige, também se evita um maior cansaço durante longos percursos.
A ergonomia é um ponto positivo, visto que ele é um dos poucos modelos SUV médio onde o passageiro não precisa se abaixar para entrar nos bancos traseiros. Além disso, os comandos estão posicionados de forma adequada.
A distância entre os eixos é um dos fatores que faz com que o Taos leve vantagem no quesito espaço interno. Ele possui quatro centímetros a mais que o Cross, o que promove mais espaço para as pernas. Também possui bom acabamento em geral.
O porta malas é sempre um diferencial em um utilitário esportivo, especialmente para quem pretende usar o veículo para viajar, seja com ou sem a família.
O Taos Highline oferece um excelente porta malas aos seus compradores, com capacidade próxima de 500 L. A sua carga útil é de 470 kg, também superior à do concorrente.
O conjunto de equipamentos é bastante eficiente, com ar condicionado, vidros e retrovisores elétricos, bancos com regulagens, sistema multimídia, partida sem chave e ainda navegação nativa.
Pontos negativos
De forma contrária ao seu concorrente do comparativo, o Taos tem uma média de consumo bem pior do que o seu desempenho. Na cidade, ele faz cerca de 8 km/l e, em rodovias, chega quase a 10 km/l.
Ademais, para alguns consumidores, o visual do veículo alemão pode não ser tão atraente quanto outros utilitários esportivos. Isso é uma consequência das linhas mais conservadoras de design da Volkswagen.
Ainda que não seja um fator negativo de forma generalizada, pode pesar mais para algumas pessoas.
Taos ou Corolla Cross: afinal, qual é o melhor?
Agora que já analisamos os pontos e características principais, está mais fácil chegar a uma conclusão. Antes de apresentá-la, contudo, é importante mencionar que em alguns itens os dois carros são bastante equivalentes.
Um exemplo é em relação ao conjunto de freios a disco nos dois eixos, que em ambos os veículos conta com frenagem automática de emergência.
Outro ponto se refere aos itens de segurança, que têm bons níveis nos dois automóveis. Carros com valor médio próximo de R$ 200 mil devem ser mais seguros que outros.
Assim, eles não decepcionam ao conter bons conjuntos de airbags laterais e de cortina, além de controle de tração e farol alto automático. Os resultados dos dois carros nos testes de impacto da estrutura também são positivos.
Dito isso, ressaltando principalmente os aspectos de espaço interno, espaço de porta malas, ergonomia e dirigibilidade, o Volkswagen Taos Highline tem mais pontos positivos do que o seu concorrente japonês Toyota Corolla Cross XrX Hybrid.
Esses pontos são especialmente positivos para quem pretende usar o carro para viajar, já que o Taos apresenta um ótimo desempenho na estrada com seu motor de alta potência.
Portanto, para consumidores que desejam um carro bastante confortável, com ótimo espaço de bagageiro, boa direção e boa potência, o Taos Highline atende super bem.
Se o principal uso do carro for em ambientes urbanos, no entanto, o Corolla Cross também segue sendo uma boa opção por conta de suas ótimas médias de consumo de combustível no modo elétrico.
Por isso, se o usuário não tiver necessariamente o desejo de usar o carro para viajar com frequência e não tiver necessidade de maior espaço interno, o veículo japonês pode compensar na escolha por conta do custo benefício de consumo.
Ambos os carros são caros e seu público em potencial é bastante especializado.
Por essa razão, na definição de quem é o melhor entre Taos ou Corolla Cross, a opinião final pode depender muito também da necessidade de cada consumidor em relação ao automóvel.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como freio de estacionamento, alerta de ponto cego, teto solar, câmbio automático e velocidade máxima, por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Jeep Compass ou Corolla Cross que fizemos aqui no blog.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.