Vectra ou Civic? Essa é uma disputa entre dois sedãs médios que não estão mais em produção aqui no Brasil.
O Chevrolet Vectra saiu de linha ainda em 2011, estando disponível apenas no mercado de usados.
O Honda Civic, por outro lado, encerrou sua produção nacional em 2021, mas ainda é produzido em outros países e chega importado ao Brasil.
Quer saber qual dos modelos é melhor? O Review Auto preparou um conteúdo completo, com os prós e contras de cada um deles. Confira!
Ótimo Custo-Benefício
O Vectra saiu de linha ainda no ano de 2011, e deu lugar ao Chevrolet Cruze
- Pelo tempo de uso, o valor do veículo é extremamente baixo em relação aos concorrentes modernos
- Porta malas com capacidade para até 526 litros
- O Sedan predileto da classe média
- Controles de tração e estabilidade, faróis com projetor, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, ar condicionado digital e piloto automático
- Apresenta características mais esportivas em relação ao seu design exterior
- O motor híbrido com o turbo, o motor 1.5 turbo do Honda leva bastante vantagem no quesito de desempenho
Vectra ou Civic? Qual escolher?
Atualmente, o mercado de sedãs médios é cada vez mais sufocado pelo de SUVs, que está em alta por aqui. De todo modo, é uma categoria ainda atrativa para uma boa parte do público.
Dentre as opções disponíveis estão o próprio Chevrolet Vectra e o Honda Civic, dois nomes de peso no mercado. Mas, qual é a melhor opção? Acompanhe!
Vectra
Como mencionado, o Vectra saiu de linha ainda no ano de 2011, e deu lugar ao Chevrolet Cruze, que ainda está em linha.
O surgimento do modelo no Brasil se deu ainda em 1993, e marcou época, mantendo-se entre os mais vendidos da categoria.
O merecido destaque vai para a segunda geração, produzida entre 1996 e 2005, sendo o sedan predileto da classe média.
Atualmente, o modelo só é encontrado no mercado de usados, que tem suas vantagens e desvantagens também.
Pontos positivos do Vectra
Preço
Com mais de uma década sem ganhar novas versões, o modelo mais atual do Vectra é justamente o 2011.
Ou seja, com tanto tempo de uso, o valor do veículo é extremamente baixo em relação aos concorrentes modernos, como o próprio Honda Civic.
Na tabela FIPE, o sedã médio da Chevrolet aparece com os seguintes valores para as versões 2011:
- Chevrolet Vectra Expression 2.0 Automático – R$ 37.263
- Chevrolet Vectra Expression 2.0 Manual – R$ 38.307
- Chevrolet Vectra Elegance 2.0 8V Automático – R$ 39.647
- Chevrolet Vectra Elite 2.0 8V Automático – R$ 40.738
- Chevrolet Vectra Collection 2.0 8V Automático – R$ 45.368
Para se ter uma ideia, o líder de vendas na categoria atualmente, o Toyota Corolla conta com preços entre R$ 132.890 e R$ 180.690.
Porta malas
O Chevrolet Vectra apresentou em seu último ano um porta-malas de 526 litros, além de um espaço interno interessante.
Pontos negativos do Vectra
Motor
O Vectra 2011 chegou ao mercado com toda a linha equipada com um motor 2.0 flex, abastecido com gasolina e etanol.
Nesse caso, o propulsor tem uma potência de 140 cv, quando abastecido com etanol, e 133 cv quando abastecido com gasolina.
Em ambos os casos, a potência máxima é de 5.600 rpm, mas com um torque de 19,7 kgfm para etanol e 18,9 kgfm para gasolina.
O motor conta com versões de câmbio manual de 5 marchas e também câmbio automático de 4 velocidades.
O grande ponto negativo, contudo, fica por conta desses mais de 10 anos de uso que o veículo possui.
Após tanto tempo, o desgaste das peças é totalmente natural, e mesmo com as revisões e manutenções em dias, não há como comparar com os carros modernos.
Além disso, a terceira geração do carro (2005-2011) apresentou problemas no cabeçote, o que acabou levando ao recall na época.
Segurança e tecnologias
Outro ponto que não cabe comparação com os modelos atuais de sedãs médios é em relação às tecnologias e eventual segurança do Chevrolet Vectra.
Afinal, após mais de uma década, muitas coisas já evoluíram e se revolucionaram, e o modelo norte-americano não acompanhou tudo isso.
Para se ter uma ideia, a versão mais moderna do carro conta com:
- Airbag duplo (2);
- Direção assistida;
- Ar-condicionado digital;
- Retrovisores e vidros elétricos;
- Alarme;
- Faróis de neblina;
- Computador de bordo;
- Controle de velocidade de cruzeiro;
- Freios ABS.
Em contrapartida, sedãs médios atuais já são equipados com:
- Airbags frontais, de cortina e laterais (6)
- Controle de tração e de estabilidade;
- Assistente para partida em rampas;
- Assistente para frenagem emergencial;
- Isofix;
- Câmera de ré;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Faróis com acendimento automático;
- Apple CarPlay;
- Android Auto;
- Piloto automático;
- Ar-condicionado automático digital;
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Retrovisor interno fotocrômico;
- Faróis de neblina em LED;
- Sensor de chuva;
- Sistema Start Stop para o motor;
- Assistente para redução do ponto cego;
- Chave presencial.
Design e visual
Em comparação com mercado atual, o Vectra conta com um design simples, sem tantos detalhes ou caprichos nos acabamentos externos ou internos.
E quanto comparado com o Honda Civic, esse diferencial se torna ainda mais negativo para o norte-americano.
Mais de 1 década fora de linha
Todos os pontos negativos do Chevrolet Vectra partem justamente do grande período de tempo em que o veículo já não está mais em produção.
Além disso, esse ponto torna possível a aquisição do modelo apenas no mercado de usados, nem mais no de semi-novos, uma vez que já é muito tempo de uso.
Civic
O Honda Civic chegou ao Brasil importado, ainda em 1992, e começou a ser produzido por aqui em 1997, marcando a estreia da marca japonesa em solo brasileiro, quando o carro já estava em sua 5ª geração.
Como mencionado, ele encerrou sua produção por aqui em 2021, mas não finalizou sua linha. Na verdade, ele ainda pode ser importado.
Nas versões futuras (11ª geração), porém, ele passará a ser híbrido e brigará com categorias superiores e não mais com os sedãs médios, categoria amplamente dominada pelo Toyota Corolla.
Assim, neste comparativo entre Vectra ou Civic será considerado apenas até a 10ª geração do veículo japonês, disponível nas versões no seu último modelo:
- Honda Civic LX 2.0 CVT
- Honda Civic Sport 2.0 CVT
- Honda Civic EX 2.0 CVT
- Honda Civic EXL 2.0 CVT
- Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT
Pontos positivos do Civic
Opções de veículo novo e moderno
Apesar das novas versões importadas não entrarem no comparativo, o Honda Civic saiu do país há pouquíssimo tempo.
Ou seja, diferentemente do Vectra, disponível apenas no mercado de usados, o modelo japonês conta com opções modernas, em perfeitas condições de uso.
Motor
Em seu último ano de produção nacional, o Honda Civic chegou com a grande parte das versões equipadas com um motor 2.0 i-VTEC FlexOne, com exceção do topo de linha (Touring), que conta com um propulsor turbo 1.5.
Nesse caso, ele consegue entregar uma potência de 150 cv, quando abastecido com gasolina, e 155 cv no etanol, com uma rotação máxima de 6.300 rpm em ambos os casos.
Com etanol, seu torque é 19,5 kgfm, e com gasolina ele chega a 19,3 kgfm, integrado a opções de câmbio manual de 6 marchas ou câmbio CVT.
Segurança e tecnologias
O Honda Civic sempre foi um sinônimo de tecnologia e inovação, e a última versão fabricada no Brasil mostra bem isso, uma vez que sua versão mais completa conta com:
- Airbags frontais, de cortina e laterais (6);
- Controle de tração e de estabilidade;
- Assistente para partida em rampas;
- Assistente para frenagem emergencial;
- Isofix;
- Câmera de ré;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Faróis com acendimento automático;
- Apple CarPlay;
- Android Auto;
- Piloto automático;
- Ar-condicionado automático digital;
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Retrovisor interno fotocrômico;
- Faróis de neblina em LED;
- Sensor de chuva;
- Sistema Start Stop para o motor;
- Assistente para redução do ponto cego;
- Chave presencial.
Assim, é possível adquirir uma versão bastante tecnológica e segura do Civic, algo que não é possível quanto ao Vectra, que está bastante atrasado em relação a esse ponto.
Visual e design
O modelo japonês sempre foi referência em design e sofisticação, sendo realmente muito bonito e atrativo, mesmo em versões anteriores, como o Honda Civic Exs.
Pontos negativos do Civic
Preço
Em comparação ao Chevrolet Vectra, o grande ponto negativo do Honda Civic é justamente o seu preço de mercado.
Para colocar um modelo moderno na garagem, é preciso desembolsar valores significativos:
- Honda Civic LX 2.0 CVT – a partir de R$ 121.000
- Honda Civic Sport 2.0 CVT – a partir de R$ 128.300
- Honda Civic EX 2.0 CVT – a partir de R$ 133.200
- Honda Civic EXL 2.0 CVT – a partir de R$ 139.900
- Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT – a partir de R$ 164.900
Vectra ou Civic: Qual Vale Mais a Pena?
Como ficou claro ao longo do artigo, todos os pontos negativos do Chevrolet Vectra partem justamente dos longos anos que o veículo já não é mais produzido no Brasil.
Assim, ele está muito através de outros modelos modernos, como o próprio Civic, e deixa a desejar em segurança, design, tecnologias e outros pontos.
O veículo japonês, por outro lado, esteve por aqui até bem recentemente, e conseguiu acompanhar a evolução do mercado na última década.
Inevitavelmente, entre o Vectra ou Civic, o Honda Civic leva a melhor na disputa, apesar do modelo da Chevrolet ser também uma ótima opção de compra dentro do mercado de usados mais antigos.
Enfim, antes de comprar um carro, avalie todos os itens de série e pontos mais importantes para você, como sistema de som, consumo de combustível (km/l), teto solar, espaço no banco traseiro, direção hidráulica e trio elétrico, por exemplo.
Uma batalha de automóveis que você também pode curtir é essa aqui: Honda Civic X Corolla.
Quer mais um comparativo? Claro, nós temos! Veja quem ganha a briga entre HR-V ou Civic.
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Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!