Se você busca por opções de sedãs mais completos e com mais recursos, precisa analisar comprar um Virtus ou Corolla. Afinal, ambos oferecem muitos atrativos para seus motoristas e estão no topo da lista da categoria.
Basta uma simples visualização na ficha técnica e nos recursos do Volkswagen Virtus e do Toyota Corolla para entender que há uma briga boa aí.
Mas, qual deles é o melhor para você: o Virtus ou Corolla? Vamos descobrir mais para frente!
- Motor 1.0 turbo, que alcança boa potência, o carro ainda tem um consumo eficiente de combustível
- Tem um sistema de freios especial, que é ativado automaticamente para evitar uma segunda colisão em caso de impacto
- O Volkswagen Virtus é um sedã muito espaço, talvez o maior da categoria
- Um dos diferenciais deste modelo é ter uma tecnologia de acendimento automático de faróis
- Qualquer versão do carro, seja Corolla 1.8 ou outra motorização, terá um bom desempenho e um conjunto mecânico adequado
- É um carro com muito conforto interno, bancos com acabamento de alta qualidade e atrativos que fazem a sua dirigibilidade ser muito gostosa
Virtus ou Corolla: qual comprar?
As configurações do Virtus ou Corolla são relativamente parecidas. Ambas as famílias possuem carros de diferentes versões, com certas variações.
Por isso, para analisar bem se você deve comprar um Volkswagen Virtus ou um Toyota Corolla, é importante ver vários detalhes deles.
Por exemplo, em relação à marca, qual delas tem mais qualidade em seus modelos? Qual tem melhor pós-venda? Essas são características relevantes para você?
No fim, a resposta sempre vai depender do peso que você associa a diversos fatores.
Basta ler comentários de donos dos modelos para entender que eles são carros muito bons, sedãs de alta qualidade.
No entanto, se eles oferecerão a ajuda que você precisa, dependerá se os dados mostram qual desses carros é bom para as suas necessidades.
Para descobrir, siga o comparativo abaixo!
Prós e contras do Virtus Highline
Para fazer um bom comparativo entre os dois carros, nós elegemos o Virtus Highline como o representante mais interessante do modelo da Volkswagen. Obviamente, escolhemos uma versão do Corolla que seja compatível.
A seguir, você verá os prós e contras do Volkswagen Virtus Highline para entender o que ele oferece para você, enquanto motorista.
A saber: existe, também, o Virtus Comfortline 1.0 TSI MT, que não entra no nosso comparativo.
Prós do Volkswagen Virtus
Começaremos pelos pontos positivos deste modelo.
Espaço
Não dá para negar que o Volkswagen Virtus é um sedã muito espaço, talvez o maior da categoria.
Seu entre-eixos é de 2,65 metros, talvez o maior do segmento, sendo pelo menos 8,5 centímetros maior do que o Polo (da mesma “família”, por assim dizer).
Vale lembrar que o entre-eixos é o comprimento do espaço “interno” do carro, contando o banco traseiro, dianteiro e espaço para estar.
Além desse bom espaço central, o sedã também se destaca por ter o maior porta-malas da linha: 521 litros. É uma capacidade de armazenamento enorme. Para se ter uma ideia, é um carro com mais espaço no porta-malas do que um SUV compacto.
Tecnologia
Há bastante tecnologia inserida no Volkswagen Virtus. Por isso, parte do apelo do automóvel está nessas inovações.
Por exemplo, o carro tem um sistema de freios especial, que é ativado automaticamente para evitar uma segunda colisão em caso de impacto. É uma medida de proteção do motorista e seus passageiros.
Há, também, um poderoso computador em sua central multimídia, o que oferece uma boa opção de entretenimento para as pessoas.
Além disso, o carro vem com todos os recursos de tecnologia “esperados”, como ar-condicionado, sensor com câmera, painel tátil e mais.
Desempenho
Quer um carro para fazer Uber, que precisa ser muito mais confortável, mas que também seja econômico? Quer um carro de bom porte, com espaço, mas que não faça você gastar um alto valor de combustível?
O Volkswagen Virtus pode ser esse modelo.
Além de ter um bom motor 1.0 turbo, que alcança boa potência, o carro ainda tem um consumo eficiente de combustível. Chega a fazer 12 km/l na cidade quando abastecido com gasolina.
Contras do Volkswagen Virtus
Veja, abaixo, os pontos negativos deste sedã.
Versão básica
Para começar, o Volkswagen Virtus tem uma versão de entrada muito básica e simplificada. Não conta com muitos recursos valiosos, além de ter um câmbio manual e rodas de ferro.
Acabamento
Além disso, o Volkswagen Virtus tem um acabamento que poderia ser melhor e não é condizente com o seu preço (que não é nada barato). Por isso, há quem fique em dúvida sobre fechar para comprar este modelo da VW.
Prós e contras do Corolla GLI
Agora é hora de fazer o comparativo analisando o Toyota Corolla GLI, o modelo equivalente para essa análise.
Atenção: não estamos falando do Toyota Corolla Altis, o modelo híbrido da montadora. Este custa em torno de R$ 151.090 e não entra no nosso comparativo.
Prós do Toyota Corolla
Começaremos pelos seus pontos positivos.
Acendimento automático dos faróis
Um dos diferenciais deste modelo é ter uma tecnologia de acendimento automático de faróis.
Assim, o motorista não precisa se preocupar ao andar em áreas de baixa visibilidade, pois o próprio sedã vai gerenciar essa parte da iluminação.
Confiabilidade
Você sabia que o Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo? Isso acontece, entre muitos motivos, pela confiabilidade do modelo.
Feito com muita qualidade, os clientes sabem que qualquer versão do carro, seja Corolla 1.8 ou outra motorização, terá um bom desempenho e um conjunto mecânico adequado.
Conforto
Por fim, vale lembrar que o Toyota Corolla é um carro com muito conforto interno, bancos com acabamento de alta qualidade e atrativos que fazem a sua dirigibilidade ser muito gostosa.
Para quem vai passar muito tempo dento do modelo, como sendo um Uber Comfort, por exemplo, é um diferencial importante.
Contras do Toyota Corolla
Agora é hora de ver os aspectos negativos deste modelo.
“Versão Brasil”
Para começar, para tentar competir com os preços do nosso mercado, um Toyota Corolla “versão Brasil” foi lançado, com freio de mão e central multimídia de menor qualidade. Por isso, há uma queda nessa versão.
Falta de versão de entrada
Além disso, o Corolla não tem especificamente uma versão “de entrada”.
Falta um modelo que seja mais acessível aos consumidores, com menor preço, mesmo que tenha menos recursos, portanto, esse é outro ponto que marca um ponto negativo para o modelo.
Como escolher entre Virtus ou Corolla?
Agora que vimos esta análise, é hora de entender: e aí, é melhor comprar um Virtus ou Corolla?
A resposta, de fato, depende bastante do tipo de motorista e do seu foco com essa aquisição.
No geral, o VW Virtus é melhor, uma opção bastante forte, especialmente para quem quer um pouco mais de segurança em caso de acidentes e precisa de mais espaço.
Ele é melhor que o Corolla no aspecto desempenho energético, mas o modelo da Toyota não fica muito atrás.
Já o Toyota Corolla é mais indicado para quem quer um carro mais caro e que realmente parece ser. Ele é mais bonito, mais confortável e tem mais tecnologias, mas também custa mais e não tem uma versão mais acessível.
Mesmo assim, verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como sensor de chuva, Electronic Stability Program e direção elétrica assistida (Power Assisted), por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Cruze ou Virtus que fizemos aqui no blog.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.