Alarme Disparando Sozinho: Por Que Acontece? Como Resolver?

Alarme disparando sozinho é um problema muito comum e que quase todas as pessoas já vivenciaram.

Porém, quando isso ocorre com frequência, pode estar sinalizando alguns problemas no carro ou no alarme que você vai precisar resolver.

Até porque o alarme disparando sozinho diminui a segurança do veículo contra roubo e furto, pode indicar problemas no sistema elétrico, além de incomodar os vizinhos.

E para te ajudar a descobrir o que está causando o problema e como resolver, o Review Auto preparou este conteúdo com algumas dicas que você pode observar. Confira!

Alarme disparando sozinho: por que acontece?

Alarme disparando sozinho
Fonte: AUTODOC CLUB

Quando o alarme dispara sozinho, há uma grande preocupação imediata referente à segurança do veículo.

Porém, quando isso ocorre com frequência, logo pensamos em problemas no sistema de alarme ou no circuito elétrico do carro.

Algumas causas muito comuns são fatores simples que passam despercebidos pelos proprietários.

Então, siga a leitura e veja se realmente há um defeito a ser solucionado ou se são fatores ligados ao clima, temperatura ou até falta de atenção.

Aproveite e veja também o que causa embreagem dura e como resolver.

Boa leitura!

Veja as portas, janelas e capô do carro

Antes de irmos aos possíveis defeitos de um alarme disparando sozinho e para evitar gastos desnecessários, o primeiro passo que você deve fazer é observar se as portas, vidros, janelas, porta malas e capô do veículo estão fechados completamente.

Caso esse não seja o motivo, observe com mais cautela cada janela, porta, capô e porta malas e veja se há amassados ou se tem algo empenado. Certifique-se, principalmente, a porta fechada.

Se houver amassados ou empenados, leve o carro a uma oficina mecânica para retirar os amassados com técnicas como martelinho de ouro ou outras, de acordo com a necessidade de cada situação.

Pode não parecer, mas quando o alarme dispara sozinho, portas e janelas abertas ou com pequenos amassados são as principais causas e que passam despercebidas pela maioria dos condutores.

Clima, tempo e limpeza

Algumas causas físicas também podem fazer o alarme disparar sozinho. Dentre eles, os principais motivos são condições extremas como calor em excesso, chuva, granizo ou até ventos mais fortes.

Além disso, o acúmulo de poeira é um fator que influencia muito nos sensores do alarme e causam o disparo indesejado.

Por isso, é muito importante manter a limpeza do veículo, bem como dos cabos, conectores e outros dispositivos que podem afetar o sistema de alarme e os sensores.

Manutenção

A manutenção do carro é essencial para garantir o bom funcionamento geral do veículo, bem como de todos os seus equipamentos, sistemas e componentes.

E com o alarme não seria diferente. A manutenção permite analisar a sensibilidade dos sensores, erro em conexões, qualidade do alarme, poeira interna e outros detalhes que causam o acionamento indevido do alarme.

Por isso, uma manutenção atrasada, apesar de simples, é um item que pode estar causando o disparo e mau funcionamento do alarme.

Para evitar esse problema e garantir economia, deixe a manutenção do veículo e do alarme sempre em dia.

Portanto, agora que já analisamos as causas mais simples que passam despercebidas pela maioria dos proprietários, veja a seguir uma lista de problemas relacionados ao carro que podem estar causando o acionamento do dispositivo e fazendo o alarme disparar sozinho.

Curto-circuito

Quando o alarme dispara sozinho, pode estar ocorrendo um curto-circuito no sistema elétrico do carro, nos sensores, equipamentos internos ou central do dispositivo de alarme.

Esse curto-circuito na central de segurança do alarme pode ser causado pelos fatores externos que contamos acima como, por exemplo, acúmulo de poeira, ou ainda por causas mais sérias, como fiação e conexão, e que podem levar à troca do alarme.

Sensibilidade

Cada alarme possui um nível de sensibilidade diferente e que deve ser configurado na instalação e manutenção do dispositivo.

Então, quando o alarme dispara sozinho, uma das causas mais comuns é uma simples configuração errada, que faz com que apenas um simples esbarrão já provoque o disparo.

Dessa forma, esse fator pode causar o disparo sem qualquer motivo aparente ou ainda por contato do carro com vibração de som, movimento de outros veículos, pessoas ou animais, correntes de ar ou fatores físicos.

Bateria do controle remoto

O desgaste da bateria do controle remoto também é uma causa muito comum do alarme disparando sozinho, apesar de bem simples de resolver.

Isso porque ela é a fonte de energia para ligar ou desligar o alarme. Com isso, o desgaste pode estar provocando o repasse de informações erradas do controle remoto quanto ao acionamento do alarme.

O desgaste na bateria pode também provocar constrangimentos como não conseguir desligar o alarme.

Porém, nesse caso, é muito simples de resolver. Basta realizar a troca da bateria e ver se o problema do equipamento foi solucionado.

O que fazer quando o alarme dispara sem motivo?

Se o alarme do carro disparar sozinho e você não conseguir identificar o motivo, é de grande importância levar o carro a uma oficina mecânica.

O mesmo ocorre com as situações relacionadas aos sistemas do carro, como curto-circuito, bateria e outros.

Lá, os profissionais adequados vão analisar as possíveis causas do problema e solucionar o mais rápido possível, e com o menor custo.

Inclusive, isso é muito importante, seja para garantir a segurança do carro quanto para evitar problemas maiores no equipamento ou ainda outros defeitos decorrentes de diagnóstico errado do problema.

Além disso, é essencial realizar manutenção preventiva para checar todos os itens de segurança, a qualidade do sistema de alarme do carro e a parte elétrica.

Isso vai evitar gastos maiores no futuro e problemas como o alarme disparando sozinho.

Portanto, confira se você mesmo pode resolver a causa do alarme disparando sozinho ou se é preciso da orientação e prestação de serviços de um profissional adequado.

Não se esqueça de realizar a manutenção preventiva e garanta a sua segurança e a de seu veículo.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Então, nos conte a sua opinião e leia também o nosso conteúdo sobre aditivo no radiador e garanta a maior durabilidade do seu carro.

Deixe um comentário abaixo e, se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós, do Review Auto.

Até a próxima!