Será que vale a pena comprar um carro com câmbio Dualogic?
Eis a pergunta dos compradores quando se veem diante das ofertas de veículos no mercado, com o câmbio manual, automático, automatizado e Dualogic.
Você sabe a diferença de cada um deles e, principalmente, como funciona um câmbio Dualogic?
Pois neste artigo o Review Auto traz todas as informações para você não errar na hora de comprar seu carro novo ou usado.
Acompanhe!
O que é um câmbio Dualogic?
O câmbio Dualogic é um sistema de transmissão lançado pela Fiat para automatizar a troca de marchas manual e automática e, assim, economizar combustível.
Em outras palavras, o câmbio Dualogic aproveita os recursos da caixa de câmbio automática com a manual, sem perder potência ou desperdiçar combustível.
Isso porque o sistema Dualogic utiliza o computador de bordo para auxiliar no processo.
Entre as principais vantagens do câmbio Dualogic estão:
- Economia de energia;
- Menor índice de poluição no meio ambiente;
- Mais acessível;
- Economia de combustível.
Sem o desgaste na troca de marchas constantes, fica evidente que possuir um carro com câmbio Dualogic é a melhor alternativa nos dias de hoje. Contudo, vamos entender como funciona e se realmente vale a pena.
Como funciona o câmbio Dualogic?
O funcionamento do câmbio Dualogic é bem simples. Sem necessidade do pedal de embreagem, a troca de marchas dos carros com Dualogic passa pelo computador.
Dessa forma, é possível garantir que a caixa de câmbio esteja sempre na marcha correta, de acordo com as condições de direção.
Isso acontece porque o computador coleta todos os dados do carro, desde a caixa de câmbio até o motor, favorecendo a melhor coordenação da caixa de câmbio Dualogic com todo o veículo.
Por isso que esse tipo de tecnologia trazida pela Fiat reduz os gastos com o combustível e equilibra o desempenho, evitando gastos de energia a cada mudança de marchas.
Observação: você ainda pode acionar a transmissão de forma manual (já que ele ainda possui embreagem), o que acontece é que o câmbio Dualogic facilita esse processo de maneira automatizada.
Configurações do câmbio Dualogic
O câmbio Dualogic possui características interessantes que fazem a diferença em um sistema de transmissão, como a autonomia para a mudança de marcha.
Além disso, você encontra a seguinte configuração com essa tecnologia:
- Marcha a ré do câmbio Dualogic (R);
- Manter o carro neutro ou em ponto morto (N);
- Colocar no modo manual do câmbio, com monitoramento da central eletrônica (M);
- Marchas trocadas sozinhas no modo Drive (D).
E os outros câmbios, qual a diferença para o Dualogic?
Você já deve ter visto opções de sistemas de transmissão, como manual, câmbio automatizado e caixa automática, certo? Mas, qual seria a diferença entre eles para um câmbio Dualogic?
A seguir, separamos um resumo de cada câmbio e suas diferenças com o Dualogic. Confira!
Câmbio manual
O câmbio manual é o modelo de transmissão mais comum nos veículos. É por meio dele que várias sequências de embreagens são feitas para a troca de marcha.
Por isso, essa mudança feita manualmente depende de uma embreagem para evoluir ou reduzir o motor.
Você pode, inclusive, encontrar modelos de carros novos ou usados com um câmbio de seis ou mais marchas para auxiliar na redução de custos com o combustível.
Câmbio automático
O câmbio automático diferencia do sistema Dualogic porque não possui embreagem, e o seu funcionamento depende de outros parâmetros, tais como acelerador e velocidade do carro.
Isto é, o mecanismo utilizado no câmbio automático no lugar da embreagem é um conversor de torque, um dispositivo que leva a força do motor para o câmbio, a depender da pressão interior.
Em alguns carros com câmbio automático, os motoristas podem contar com uma transmissão de até 10 velocidades.
Em outras palavras, o câmbio automático não depende de embreagem, porque seu modo de funcionamento requer apenas dados de velocidade, acelerador e carga.
Câmbio automatizado
Apesar de muita gente confundir com o automático, o câmbio automatizado funciona com o mesmo sistema do manual.
A diferença aqui é que ao invés do condutor ter que acionar o pedal da embreagem (até porque, não tem) sempre que quiser evoluir ou reduzir o motor, o câmbio automatizado utiliza uma embreagem automática para engatar as marchas.
Por isso que toda vez em que há trocas de marchas o condutor sente trancos e percebe respostas mais lentas do motor.
Por conta de suas características, esse tipo de câmbio também é associado ao Dualogic na Fiat, enquanto nos carros da VW é chamado de I-Motion.
Além disso, há caixas automatizadas convencionais e de dupla embreagem.
Câmbio Dualogic é uma dor de cabeça para o motorista?
Nem tudo são flores no mundo das tecnologias para carros. No caso do câmbio Dualogic, por exemplo, os maiores problemas se concentram na troca de marchas, na complexidade das peças e em seu custo operacional.
O que acontece é que as mudanças de marchas são, muitas vezes, desconfortáveis, além de todo o sistema ser complexo devido ao uso de partes eletrônicas e mecânicas.
Isso porque há riscos de falhas que vão depender de reparos em locais especializados e uma boa manutenção para não ter problemas futuros.
No entanto, estamos falando da versão Dualogic simples, pois existe o Dualogic Plus, um novo conceito que veio para resolver as desvantagens do primeiro.
Entre as melhorias, estão a possibilidade de sair com o carro sem precisar acelerar, e controlar o carro por meio dos freios durante manobras à ré quando estiver em aceleração contínua.
Desse modo, entendemos que o objetivo do Dualogic Plus é trazer as vantagens do Dualogic anterior, sem os defeitos dele.
Considerações finais
O sistema Dualogic é polêmico, mesmo com a adição do Dualogic Plus, uma vez que o problema está todo na manutenção da peça.
Afinal, se considerar as especificações da fabricante, será necessário trocar os discos a cada 100 mil/km rodados.
Contudo, a depender do motorista e de como ele dirige, pode ser que leve mais tempo para o carro precisar de uma manutenção.
De qualquer forma, o sistema de câmbio Dualogic é uma boa opção para quem deseja comodidade e não se importa com as desvantagens aqui relatadas.
Este artigo sobre o câmbio Dualogic foi útil para você? Se sim, não deixe de conferir outros conteúdos sobre carros aqui no Review Auto.
Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais, pois o seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima vez!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.